18.7.06

HOWARD JOHNSON


HOWARD JOHNSON é um dos nomes mais tradicionais e reconhecidos de hospedagem na América do Norte. Hoje em dia, mais do que nunca, seus hotéis são destino certo para viajantes que buscam hospitalidade, cordialidade e bons serviços, sempre a um preço mais que justo. 

A história 
A marca HOWARD JOHNSON tem suas origens no ano de 1925 quando Howard Dearing Johnson, depois de levantar um empréstimo de US$ 2.000, comprou uma pequena farmácia no bairro residencial de Wollaston na cidade de Quincy, estado de Massachusetts. O pequeno estabelecimento vendia doces, jornais e remédios. Entusiasmado pelo sucesso das vendas de refrigerantes de sua farmácia, logo depois ele ingressou no ramo de restaurantes, que ficou muito famoso em virtude de seus sorvetes (segundo muitos uma antiga receita de sua mãe, e tantos outros uma receita de um imigrante alemão) e que levavam o nome do fundador. Inicialmente o restaurante oferecia em seu cardápio batata frita, hotdogs, frango frito, bacon e feijão, além de refrigerantes e os famosos sorvetes. O sucesso empresarial de seus restaurantes e principalmente impulsionado pelos sorvetes, que podiam ser encontrados em 28 diferentes sabores, era enorme. Tanto que, em 1939, ele já havia construído uma rede com 107 restaurantes, alguns deles sob sistema de franquia, instalados à beira de grandes rodovias americanas e que faturavam US$ 10.5 milhões. Nos 14 anos seguintes, o visionário expandiu ainda mais sua empresa, que, em 1949, possuía 170 restaurantes em funcionamento, empregava 10 mil pessoas e servia 1.5 milhões de clientes anualmente. Durante as décadas de 1940 e 1950 a marca HOWARD JOHNSON se tornou um ícone da cultura popular americana. O telhado laranja de seus estabelecimentos era um símbolo de identificação em qualquer pequena e média cidade do país.


Somente no ano de 1954, quando a empresa já possuía 400 restaurantes, surgiu o primeiro hotel, estilo motel americano, na cidade de Savannah, estado da Geórgia, com o nome HOWARD JOHNSON’S MOTOR LODGES. O novo hotel seguia a tradicional arquitetura da rede de restaurantes, com o telhado laranja e estilo colonial, e não demorou muito para fazer sucesso entre as famílias americanas que viajavam em férias. Com isso, inaugurou novas unidades em várias outras cidades americanas. Em 1961 já existiam 88 hotéis em 33 estados americanos e nas Bahamas. A rede continuou se expandindo, e em 1975 contava com mais de mil restaurantes e 500 hotéis nos Estados Unidos e Canadá. Em 1979, enfrentando dificuldades financeiras sérias, a família decidiu vender a rede, tanto hotéis (na época com 520 unidades em funcionamento) como restaurantes (1.040 unidades), para a empresa britânica Imperial Group por US$ 630 milhões. Esta década também ficou marcada pelo fim do design original de seus hotéis, começando uma grande reformulação estrutural e visual, que tinha como objetivo a modernização para oferecer aos seus hóspedes ainda mais conforto e cordialidade.


Sem conseguir fazer a empresa se tornar rentável novamente, os proprietários venderam a rede HOWARD JOHNSON’S por US$ 314 milhões para a Marriott Corporation no ano de 1985. Em 1990 a divisão hoteleira foi vendida para a empresa HFS, que pouco depois passaria a se chamar Cendant e hoje é conhecida como Wyndham Worldwide. Foi nesta década que os hotéis da marca perderam a apóstrofe e o S no final do nome. Em 2005 a empresa inaugurou seu primeiro hotel no estado do Alasca. No ano seguinte a divisão de restaurantes foi vendida (hoje existem apenas duas unidades em operação). Mais recentemente, em todos seus hotéis, a rede começou a oferecer o Rise ‘N’ Dine, um completo e enorme café da manhã continental incluso no preço da diária. Além disso, a rede oferece o HOWARD JOHNSON HOME OFFICE, quartos que atendem todas as necessidades de um viajante à negócios; e o “Wags to Whiskers”, unidades da rede que permitem animais de estimação.


Atualmente a rede conta quatro tipos (categorias) diferentes de hotéis: Howard Johnson Plaza Hotel (hotéis de categoria média e alta que oferecem serviços completos), Howard Johnson Hotel (hotéis de categoria média com serviço completo), Howard Johnson Inn (hotéis econômicos com serviços honestos como café da manhã gratuito, piscina e decoração contemporânea) e Howard Johnson Express Inn (hotéis econômicos que não oferecem piscina).


A rede ainda tem o Howard Johnson Anaheim Hotel and Water Playground, localizado na cidade de Anaheim, muito perto da Disneylândia. Com instalações simples, mas de qualidade, este hotel que oferece mais de 300 quartos com decoração totalmente retro, disponibiliza um incrível parque aquático com temática de piratas, assim como áreas de piscina para crianças de todas as idades e até um SPA. Além de uma impressionante seleção de quartos, esta unidade também oferece restaurante, um café/cafetaria, um salão de jogos (que inclui pebolim) e até uma loja de presentes.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por radicais mudanças ao longo dos anos. Foi somente em meados dos anos de 1990 que a marca perdeu a apóstrofe e o S no final, e adotou uma nova identidade visual, que iria durar poucos anos. Em 2009 a marca HOWARD JOHNSON apresentou um logotipo completamente remodelado. O logotipo anterior, introduzido em 1998, foi substituído por um mais moderno, limpo e elegante, mas manteve as mesmas características, incluindo a tipografia de letra.


Os slogans 
Go Happy. Go Hojo. (2008) 
Go anywhere. Stay here. (2004) 
A better quality of life on the Road. (2000) 
Where you feel at home. (década de 1990)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1954 
● Criador: Howard Deering Johnson 
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey 
● Proprietário da marca: Wyndham Worldwide Corporation 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Stephen Holmes (Wyndham Worldwide) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 450 
● Presença global: 13 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis de várias categorias 
● Concorrentes diretos: Holiday Inn, Days Inn, Super 8, Comfort Inn e  Ramada 
● Slogan: Go Happy. Go Hojo. 
● Website: www.hojo.com 

A marca no mundo 
A rede HOWARD JOHNSON possui mais de 450 hotéis espalhados por 13 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Canadá e México. Anualmente mais 15 milhões de pessoas se hospedam nos hotéis da rede. 

Você sabia? 
A marca é conhecida pelo popular apelido de HOJO. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/9/2013

Nenhum comentário: