17.7.06

MASSEY FERGUSON

Se você estiver em um avião, em qualquer lugar do mundo, e avistar enormes pontos vermelhos nos campos de plantações, não se assuste. Trata-se de tratores e colheitadeiras da renomada MASSEY FERGUSON, uma das mais famosas marcas de equipamentos agrícolas do mundo.
-
A história
A história da marca tem suas origens em 1847 quando Daniel Massey fundou a Newcastle Foundry and Machine Manufactory, uma pequena oficina para fabricar e reparar instrumentos agrícolas para fazendeiros da cidade de Newcastle, província de Ontário no Canadá. A nova empresa começou a fabricar uma das primeiras debulhadoras mecânicas do mundo, primeiramente com peças importadas dos Estados Unidos, e posteriormente com fabricação própria. Uma década depois, Alanson Harris inaugurou uma fundição para fabricar e reparar maquinários agrícolas. Em 1875, Massey comprou a patente e começou a fabricar ancinhos (também conhecido como rastelo), um instrumento utilizado na agricultura e na jardinagem para coletar materiais como folhas, grama solta, palha e feno e também em hortas para preparar a terra para o plantio.
-
-
Pouco depois, em 1887, ele inaugurou uma subsidiária na Inglaterra. Em 1891 ocorreu a fusão das duas empresas de maior sucesso do mercado canadense nesse segmento, a Massey Company e a A. Harris Son & Company, para formar a Massey-Harris Co. Pouco depois da virada do século, em 1902, a empresa inaugurou um escritório na França, incrementando consideravelmente suas vendas. Em 1910, a empresa adquiriu a Johnson Harvester Company, localizada no estado de Nova York, se tornando uma das primeiras multinacionais canadenses e ingressando no mercado americano. Em 1918 a empresa introduziu o trator Massey-Harris 1, que se tornaria um grande ícone da marca nos anos seguintes. Em 1926 na Inglaterra, o engenheiro Harris Ferguson aperfeiçoa o Sistema Ferguson de integrar tratores e implementos.
-
-
Em 1930 foi lançado o primeiro trator com tração nas quatro rodas. No final desta década, em 1938, a Massey-Harris Co. introduziu a primeira colheitadeira automotriz, facilitando assim o trabalho nos campos em época de colheita. Foi neste mesmo ano que Henry Ford começou a produzir os tratores Ford-Ferguson, firmando uma parceria com a empresa, que seria encerrada pouco anos depois, em 1947, após a produção de 300 mil tratores. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa produziu equipamentos para o exército. Finalmente, em 1953, ocorreu a fusão da Massey-Harris e a Harry Ferguson Limited da Inglaterra, formando a Massey-Harris-Ferguson Limited, que em 1958 passaria a se chamar somente MASSEY FERGUSON, surgindo assim uma das marcas de tratores mais famosas do mundo, com o lançamento do trator MF35. Nesse mesmo ano a marca ganharia reconhecimento mundial quando Sir Edmund Hillary utilizou um trator da empresa em uma expedição terrestre ao Pólo Sul.
-
-
Na década seguinte a empresa ingressa em vários mercados mundiais, inclusive no Brasil, ONDE FICOU CONHECIDO PELO SLOGAN “A Gente Faz a Terra Crescer”, e expande sua linha de produtos com novos modelos de tratores e equipamentos agrícolas. A década de 80 foi marcada pelo lançamento dos tratores da Série 300, que durante anos foram os mais vendidos no mundo devido a sua força e confiabilidade. Desde 1988, vem investindo e aprimorando o que hoje é o mais avançado, testado e comprovado sistema de agricultura de precisão: o FIELDSTAR, um sistema revolucionário que, instalado em um trator ou uma colheitadeira, permite monitorar e controlar, com precisão, as tarefas agrícolas, desde o preparo do solo, os índices de produtividade, a quantidade adequada de insumos aplicados nas lavouras e até mesmo a produtividade de cada metro quadrado na colheita.
-
-
No ano de 1994 a AGCO Corporation adquiriu a MASSEY FERGUSON, que a partir deste momento passava a ser uma subsidiária da empresa americana. Mesmo assim, os tratores, colheitadeiras, e implementos agrícolas continuaram sendo construídos de acordo com os mesmos rigorosos padrões que os fundadores sempre defenderam. A MASSEY FERGUSON foi a primeira empresa no mundo a trabalhar com o sistema de agricultura de precisão. No início do novo milênio, a subsidiária da empresa no Brasil começou a ganhar enorme importância ao exportar tratores para o mercado americano. Em 2005, a empresa lançou no mercado brasileiro o trator MF 250 XE, o Brasileirinho, voltado para pequenas propriedades e agricultura familiar. No ano seguinte, os tratores da nova Série MF 200 Compacto, são lançados no mercado voltado especialmente para a fruticultura brasileira.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Canadá
● Fundação:
1847
● Fundador:
Daniel Massey
● Sede mundial: Duluth, Georgia
● Proprietário da marca:
AGCO Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman, CEO & Presidente:
Martin Richenhagen
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Concessionárias: 3.000
● Presença global:
140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 15.600 (AGCO)
● Segmento:
Agricultura
● Principais produtos:
Tratores e máquinas agrícolas
● Ícones:
Os tratores vermelhos
● Slogan: Once a Pioneer, always a Pioneer.
● Website:
www.masseyferguson.com
-
A marca no mundo
Atualmente a MASSEY FERGUSON, subsidiária da empresa AGCO Corporation, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos agrícolas e peças de reposição relacionadas, comercializa seus produtos em 140 países através de uma rede de 3.000 concessionárias e distribuidores independentes. A empresa possui atuação destacada nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Venezuela, Chile e África do Sul, além do continente europeu. As fábricas da empresa no Brasil estão localizadas no estado do Rio Grande do Sul: Canoas (tratores), Santa Rosa (colheitadeiras) e Ibirubá (implementos).
-
Você sabia?
A MASSEY FERGUSSON continua se baseando nos princípios que Daniel Massey, Alanson Harris, e Harry Ferguson adotaram. Esse espírito de tradição é um dos grandes motivos pelos tem sido a marca de tratores mais vendida nos últimos 35 anos consecutivos.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 21/12/2009

Um comentário:

nivaldo disse...

QUANDO ADOLESCENTE TRABALHEI MUITO TEMPO COM UM MF 50X...BONS TEMPOS..TRACIONANDO CARRETAS , ROÇANDO , PLANTANDO MILHO , ETC...QUE ÓTIMO TRATOR...NUNCA VI UMA MAQUINA CONSUMIR TÃO POUCO OLEO DIESEL...QUE SAUDADE DO "MEU CINQUENTINHA".....