25.7.06

MAZOLA


A tradição e qualidade de MAZOLA garantem ótimos resultados no preparo de todos os pratos, proporcionando uma alimentação saudável e sendo presença constante em milhões de cozinha pelo mundo afora. Desde uma simples saladas a pratos mais sofisticados, os óleos e azeites da marca MAZOLA são sempre uma opção saborosa e saudável. 

A história 
A história começou no mês de junho de 1911 quando a empresa americana Corn Products Refining introduziu no mercado um novo óleo para saladas, que servia também para cozinhar, feito de milho e com o nome MAZOLA. O produto era vendido em latas quadradas de cor amarela com uma donzela estampada, sendo o primeiro óleo feito 100% de milho do mercado americano. O nome do produto deriva das palavras “Maíz” (milho em espanhol) e “Oil” (óleo em inglês). Para divulgar o novo produto, os vendedores demonstravam para os compradores e donas de casa, fritando batatas em frigideiras portáteis para mostrar o grande sabor e eficácia do óleo. O produto foi vendido pela primeira vez no exterior em 1919, quando a empresa iniciou a comercialização do óleo MAZOLA no Canadá.


Na década de 1930 o óleo passou a ser conhecido como “The Salad Oil of Character”, ganhando muita popularidade. Durante as décadas de 1950 e 1960, a comunidade médica publicou os resultados de uma pesquisa investigativa mediante a qual se descobriu o benefício da gordura não saturado para doenças cardíacas. O óleo MAZOLA, que continha um alto nível de gordura não saturada e níveis equilibrados de ácidos graxos mono e poliinsaturados, era um alimento sem colesterol, sendo uma escolha ideal para uma dieta saudável. A marca estabeleceu programas junto com a comunidade médica para educar os americanos sobre as formas mais saudáveis de alimentar-se para melhorar a saúde cardíaca e controlar o peso.


Em 1954 finalmente a marca chegou ao Brasil através da Refinações de Milho Brasil. As inovações começaram na década de 1970, quando, em 1974, foi introduzido no mercado o Mazola No Stick Cooking Spray, um óleo em forma de spray, muito prático na hora de cozinhar. Em 1982 foi lançada a primeira campanha publicitária em espanhol da marca chamada “La Niña Pequeña”, onde em um comercial a mãe ensina a filha a cozinhar com o óleo MAZOLA. No ano seguinte foi introduzida a segunda campanha publicitária em espanhol chamada “Sola, Sola, No”. Essas campanhas foram responsáveis pela enorme popularidade que a marca conquistou junto aos consumidores latinos. Ainda no final desta década, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do MAZOLA CANOLA (1988), um óleo extremamente saudável feito de canola com baixo índice de gordura; e o MAZOLA SUNFLOWER (1989), um óleo produzido a partir de girassol, rico em vitamina E e Omega 6, trazendo significativos benefícios funcionais.


No ano de 1997 um novo produto foi lançado, o Mazola No Stick Butter Flavor, um óleo spray com sabor de manteiga, ideal para preparar panquecas, torradas e ovos, entre outros alimentos. Em 2002, a marca foi vendida pela Unilever para a empresa americana ACH Food Companies, atualmente subsidiária da Associated British Foods. Nos anos seguintes a marca, cujo óleo de milho é extraído do germe de milho especialmente selecionado e submetido a um moderníssimo processo de refino, aumentou sua linha de produtos com vários lançamentos na categoria de óleos especiais, como por exemplo, o MAZOLA SIMPLICITY (2006), um óleo spray para cozinhar feito 100% de milho; e o MAZOLA CORN PLUS, um óleo de alta qualidade e enriquecido com Omega 3, que mistura milho com canola, sendo uma opção saudável na preparação de alimentos.


Além disso, a MAZOLA ingressou em outros segmentos com o lançamento de uma linha de azeites de oliva, produzidos com as melhores azeitonas das principais regiões oliveiras do mundo. Mais recentemente a marca ingressou em uma nova categoria de produto com o lançamento de uma linha de caldos (galinha e galinha com tomate), ideais para incrementar o sabor dos alimentos e pratos.


A identidade visual 
A marca utiliza uma identidade visual diferente para o mercado da América do Norte e alguns outros países (à esquerda) e o brasileiro (à direita).


Os Slogans 
From the heart of nature. (2015) 
Cook with care. (2010) 
For the young at heart. (1985) 
Goodness from corn. No cholesterol. (1981) 
The only leading oil made from corn. (1980) 
Lets the natural flavors of fresh foods come through. (1980) 
Good for your food because it's corn oil. (1974) 
The Salad Oil of Character. (década de 1930) 
Vida saudável pede Mazola. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1911 
● Criador: Corn Products Refining 
● Sede mundial: Cordova, Tennessee, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: ACH Food Companies, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Richard Rankin 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Óleos vegetais, azeites e temperos 
● Concorrentes diretos: Wesson, Crisco, Bertolli, Liza, Salada, Maggi e Knorr 
● Slogan: Cook with care. 
● Website: www.oleomazola.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente o óleo é produzido nos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Brasil, sendo comercializado em mais de 20 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte, Reino Unido e Espanha. Os óleos MAZOLA possuem enorme popularidade também em países latino-americanos, como no Brasil, onde a marca é extremamente conhecida e utiliza o slogan “Vida saudável pede Mazola”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e EmbalagemMarca), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/3/2016

Um comentário:

Anônimo disse...

Uso a marca há anos, e não sabia da sua origem. Por acaso vi o nome em um filme americano, o que me trouxe aqui para pesquisar. Acho que é um dos melhores produtos no mercado.