18.7.06

REVELL


Sem dúvida alguma a tradicional marca REVELL é sinônimo de plastimodelismo, não somente no Brasil como em vários outros países no mundo. Afinal, a marca se tornou um verdadeiro ícone entre os garotos que cresceram nos anos de 1960, 1970 e 1980 e atualmente continua ativa e muito presente entre os modelistas mundo afora com suas perfeitas réplicas de aviões, carros famosos e navios extraordinários. Há muito mais diversão pela frente. E a REVELL convida você para participar. 

A história 
A empresa REVELL, que iria se tornar sinônimo de plastimodelismo e povoar a imaginação de milhões de adolescentes pelo mundo afora, foi fundada no ano de 1943 por Lewis H. Glaser, um empreendedor californiano, e Jacque Fresco, na badalada praia de Venice, estado americano da Califórnia, produzindo inicialmente brinquedos de plástico (principalmente em escala 1/87), acessórios e até mobília para casas de boneca. A história da empresa começou a mudar no ano de 1947, quando seus proprietários tiveram a brilhante ideia de começar a produzir kits de plástico com peças diversas de modelos de carros em escala para montar. O primeiro grande sucesso da empresa foi a réplica para montar do luxuoso automóvel Maxwell, introduzida em 1951. Encorajada pelo sucesso desse primeiro kit, a REVELL rapidamente lançou uma frota de modelos de carros antigos chamados “Highway Pioneers”. Essa nova linha de modelos mostrou-se tão lucrativa que a empresa abandonou todos os outros brinquedos de sua linha para se concentrar exclusivamente em kits de modelos de plástico.


O primeiro modelo de navio comercializado pela REVELL foi o USS Missouri em 1953, seguido rapidamente pelos primeiros três aviões de combate e o submarino Nautilus. Todos baseados em modelo relativos à Segunda Guerra Mundial, para satisfazer a curiosidade das pessoas, que naquela época ouviram as notícias da guerra apenas pelo rádio. Os modelos impressionavam pelos detalhes e semelhanças com os modelos de tamanho real. Tanto é que se descobriu anos mais tarde, que a inteligência russa comprou diversos modelos para tentar descobrir segredos dos projetos dos navios de guerra americanos. O congresso americano na época denunciou o presidente da REVELL por vender segredos militares. Apesar de sua justa justificativa, pois as informações para os modelos foram tiradas de livros, revistas e artigos, disponíveis em livrarias e bibliotecas, isto acabou gerando interesse e curiosidade das pessoas. O episódio gerou um aumento significativo de vendas, pois acabou revelando o contrário que muitos desacreditavam, que os kits em miniatura eram realmente autênticos, e a marca aproveitou e colocou isto nas embalagens (Authentic Kits). Além disso, os modelos na escala 1:18 não demoraram para cair no gosto dos colecionadores pelo mundo afora, tornando a marca REVELL uma lenda do segmento. No ano de 1957, a empresa resolveu cruzar o Oceano Atlântico e instalar uma subsidiária na cidade alemã de Bünde, região de Westphalia, sob o nome de Revell Plastics GmbH. Inicialmente a subsidiária comercializava modelos importados dos Estados Unidos na Alemanha e em alguns países vizinhos.


Pouco depois, em 1959, adicionou a sua linha de produtos as primeiras réplicas de mísseis e foguetes. No início da próxima década a empresa lançou sua primeira linha de kit para montar de trens e locomotivas, que rapidamente fez enorme sucesso entre os aficionados colecionadores. No final desta década, em 1968, os modelos comercializados pela subsidiária alemã já estavam disponíveis em todo continente europeu, especialmente em países do lado oriental. Nos anos de 1970, a subsidiária alemã começou a lançar seus próprios modelos, desenvolvidos fora dos Estados Unidos e independentemente da sede americana. O primeiro modelo criado na subsidiária alemã foi uma motocicleta BMW R75/5 em escala 1:8, lançada em 1971. Não demorou muito para que modelos desenvolvidos na Alemanha ganhassem a fama de muito precisos (em virtude dos inúmeros detalhes) e de altíssima qualidade. Em meados dessa década, a rede de distribuição já incluía todos os países da Europa Ocidental.


A partir da década de 1980, a cada ano eram lançados mais de 100 novos modelos diferentes, oferecendo uma gama enorme de opções aos seus ávidos consumidores. E foi no início dessa década que a REVELL lançou o primeiro kit de um caminhão em escala 1:25. Ao longo desse período a marca REVELL se tornou famosa entre os colecionadores produzindo inúmeros modelos nos mais variados segmentos (carros, motocicletas, aviões, navios, helicópteros, foguetes, submarinos, bicicletas, trens, etc.) e nas mais variadas escalas de tamanho. Ainda nesta década, apesar de continuar uma marca forte no segmento, suas vendas despencaram e a REVELL, em 1986, acabou realizando uma fusão com a Monogram Models Company, fundada em 14 de novembro de 1945 por Jack Besser e Bob Reder como uma empresa de modelos de madeira e que durante décadas foi uma de suas principais rivais. Apesar disso, como o nome REVELL era extremamente forte e popular no mercado ele foi mantido.


O domínio na indústria de modelagem da Revell-Monogram era tamanho que tornou a empresa um alvo atraente para aquisição e, em 1994, a Hallmark Cards comprou a fabricante de kits de modelos e suas afiliadas estrangeiras por US$ 85 milhões. Esta década também foi marcada por recordes nas vendas de vários modelos. Com isso, em 1995, a REVELL comercializou mais de 5 milhões de kits no mundo inteiro pela primeira vez em sua história. Destaques do filme Star Wars foram integrados ao portfólio da marca em 2005. Essa frota substancial de naves espaciais de Star Wars foi um símbolo para os negócios de licenciamento bem-sucedidos da REVELL e da linha de produtos easykit para crianças. No mês de setembro de 2006, a subsidiária alemã definitivamente se separou da empresa-mãe (americana). Mas foi adquirida pela Hobbico em 2012. No início de 2014 a marca apresentou um kit do Mustang 2015, antes do lançamento do carro. Não se tratava de segredo ou espionagem, mas sim de um acordo com a Ford para a promoção de ambas as marcas. Mais recentemente, em 2018, a falência da Hobbico americana, então proprietária da REVELL no mundo inteiro, levou à fabricante a ser arrematada por um grupo de investimentos alemão que é conhecido como Blitz 18-313.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da REVELL passou por algumas remodelações significativas. De 1953 a até o início da década de 1960 a palavra REVELL era escrita na cor vermelha sob um fundo amarelo. Depois passou a ser escrito na cor amarela sob um fundo azul contendo listras vermelha e branca na lateral esquerda. O atual logotipo foi utilizado pela primeira vez em 1982, foi aposentado em 2005 e retornou em 2007.


Os slogans 
I made that! 
Build Your Dream! (2004)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1943 
● Fundador: Lewis H. Glaser e Jacque Fresco 
● Sede mundial: Bünde, Alemanha 
● Proprietário da marca: Revell AG 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Blitz 18-313) 
● Presidente: Hans Remfert 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Réplicas em escala de automóveis, aviões, locomotivas e navios 
● Concorrentes diretos: Hasegawa, Tamiya, Italeri, Airfix, Heller e Lego 
● Slogan: I made that! 
● Website: www.revell.com 

A marca no mundo 
Atualmente a REVELL, uma das principais fabricantes de kits plásticos para montar do mercado mundial, comercializa sua ampla gama de produtos, que incluí aviões, navios, helicópteros, carros, foguetes, tanques e naves espaciais, em mais de 60 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
Um dos produtos de maior sucesso da marca foi o modelo do lendário navio Titanic, que vendeu mais de 2 milhões de unidades no mundo inteiro. 
Atualmente os kits da REVELL são classificados em 5 níveis de dificuldade, que vai do 1-Fácil ao 5-Avançado. 
Um dos primeiros produtos da empresa, direcionado ao público feminino, foi comercializado sob o nome REVELL, da palavra francesa “reveil” (que significa “despertar”). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/6/2018

2 comentários:

Anônimo disse...

Por Favor,preciso achar um navio ou um avião para montar!!!

Anônimo disse...

Bons tempos aquele onde eu juntava o dinheiro do lanche da escola para comprar um caça da 2ª Guerra para montar no final de semana. Aprendi muito de história e geografia com estes aeromodelos.