18.7.06

REVELL

Sem dúvida alguma a tradicional marca REVELL é sinônimo de plastimodelismo, não somente no Brasil como em vários outros países do mundo. Afinal, a marca se tornou um verdadeiro ícone entre os garotos que cresceram nos anos 60, 70 e 80 e atualmente continua ativa e muito presente entre os modelistas mundo afora com suas perfeitas réplicas de aviões, carros famosos e navios extraordinários.
-
A história
A empresa REVELL, que iria se tornar sinônimo de plastimodelismo e povoar a imaginação de milhões de adolescentes pelo mundo afora, foi fundada no ano de 1943 por Lewis H. Glaser, um empreendedor californiano, e Jacque Fresco, na badalada praia de Venice, estado americano da Califórnia, produzindo inicialmente brinquedos de plástico, acessórios e mobília para casas de boneca. A história da empresa começou a mudar no ano de 1947, quando seus proprietários tiveram a brilhante idéia de começar a produzir kits de plástico com peças diversas de modelos de carros em escala para montar. O primeiro grande sucesso da empresa foi a réplica para montar do luxuoso automóvel Maxwell, introduzida em 1951. Rapidamente outros kits começaram a serem produzidos, dando preferência para carros, aviões e navios. Os modelos impressionavam pelos detalhes e semelhanças com os modelos de tamanho real.
-
-
O primeiro modelo de navio comercializado pela REVELL foi o USS Missouri em 1953, seguido rapidamente pelos primeiros três aviões de combate. Os modelos na escala 1:18 não demoraram para cair no gosto dos colecionadores pelo mundo afora, tonando a marca REVELL uma lenda do segmento. No ano de 1957, a empresa resolveu cruzar o Oceano Atlântico e instalar uma subsidiária na cidade alemã de Bünde, região de Westphalia, sob o nome de Revell Plastics GmbH. Inicialmente a subsidiária comercializava modelos importados dos Estados Unidos na Alemanha e em alguns países vizinhos. Pouco depois, em 1959, adicionou a sua linha de produtos as primeiras réplicas de mísseis e foguetes. No início da próxima década a empresa lançou sua primeira linha de kit para montar de trens e locomotivas, que rapidamente fez enorme sucesso entre os colecionadores.
-
-
No final desta década, em 1968, os modelos comercializados pela subsidiária alemã já estavam disponíveis em todo continente europeu, especialmente em países do lado oriental. Nos anos 70, a subsidiária alemã começou a lançar seus próprios modelos, desenvolvidos fora dos Estados Unidos e independentemente da sede americana. O primeiro modelo criado na subsidiária alemão foi uma motocicleta BMW R75/5 em escala 1:8. Não demorou muito para que modelos desenvolvidos na Alemanha ganhassem a fama de muito precisos (em virtude dos inúmeros detalhes) e de altíssima qualidade.
-
-
A partir da década de 80, a cada ano eram lançados mais de 100 novos modelos diferentes, oferecendo uma gama enorme de opções aos seus ávidos consumidores. Ao longo desse período a marca REVELL se tornou famosa entre os colecionadores produzindo inúmeros modelos nos mais variados segmentos (carro, motocicleta, avião, navio, helicóptero, foguetes, submarino, bicicleta, etc.) e nas mais variadas escalas de tamanho. Ainda na década de 80, apesar de continuar uma marca forte no segmento, suas vendas despencaram e a REVELL acabou sendo comprada pela Monogram Models Company, fundada em 1945 por Jack Besser and Bob Reder como uma empresa de modelos de madeira e que durante décadas foi uma de suas principais rival. Apesar da aquisição, como o nome REVELL era extremamente forte e popular no mercado ele foi mantido.
-
-
A década de 90 foi marcada por recordes nas vendas de vários modelos. Em 1995, a REVELL vendeu mais de 5 milhões de kits no mundo inteiro. No mês de setembro de 2006, a subsidiária alemã definitivamente se separou da empresa-mãe (americana), operando atualmente sob a razão social Revell GmbH & Co. KG.
-
-
A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da REVELL passou por algumas alterações significativas. De 1953 a até o início da década de 60 a palavra REVELL era escrita na cor vermelha. Depois disso, passou a ser escrita em amarela sob um fundo azul, contendo listras vermelha e branca na lateral esquerda. O atual logotipo foi utilizado pela primeira vez em 1982, foi aposentado em 2005 e retornou em 2007.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1943
● Fundador:
Lewis H. Glaser e Jacque Fresco
● Sede mundial:
Elk Grove Village, Illinois
● Proprietário da marca: Hobbico Inc. (Estados Unidos) e Revell GmbH & Co. KG (Europa)
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Rick Schneider
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
1.000
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos:
Réplicas em escala de automóveis, aviões, locomotivas e navios
● Website:
www.revell.com
-
A marca no mundo
Atualmente a REVELL, uma das principais fábricas de kits plásticos para montar do mercado mundial, comercializa sua ampla gamada de produtos, que incluí aviões, navios, helicópteros, carros, foguetes e naves espaciais, em mais de 60 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
Um dos produtos de maior sucesso da marca foi o modelo do lendário navio Titanic, que vendeu mais de 2 milhões de unidades no mundo inteiro.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 18/3/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Por Favor,preciso achar um navio ou um avião para montar!!!

Anônimo disse...

Bons tempos aquele onde eu juntava o dinheiro do lanche da escola para comprar um caça da 2ª Guerra para montar no final de semana. Aprendi muito de história e geografia com estes aeromodelos.