16.7.06

RI HAPPY


Há quem diga que brinquedos são coisas de crianças, mas há quem leve o setor muito a sério. A rede de lojas RI HAPPY encontra sempre uma maneira de ajudar seu cliente a escolher o brinquedo certo para a criança certa. Tudo isso aliado a um ambiente onde as crianças podem conhecer e se divertir experimentando os brinquedos com que tanto sonham, transformaram a RI HAPPY na líder absoluta de mercado em sua categoria. 

A história 
A história de sucesso começou no dia 15 de março de 1988 quando o pediatra Ricardo Sayon, que sempre soube que brincar era necessário ao bom desenvolvimento de toda criança, se associou ao administrador de empresas com especialização em informática Roberto Saba, e decidiu arriscar-se em um mercado que mexe com sonhos e fantasias próprios da inocência da infância, fundando a RI HAPPY BRINQUEDOS. O nome do novo negócio se deve à criatividade da esposa de Ricardo, a fonoaudióloga Ruanita: ela, percebendo que o marido deveria ser feliz com a empreitada, uniu as duas primeiras letras do seu nome à palavra Happy (feliz em inglês) e assim batizou a empresa. A primeira loja foi inaugurada em um imóvel da Rua Pamplona, no bairro nobre dos Jardins na capital paulista. Depois de um começo quase amador (a secretária do consultório de Ricardo foi ser a gerente de loja), agravado pela falta de experiência no setor dos dois fundadores, em três anos a empresa já possuía quatro lojas, acumulava prejuízos e exigia cada vez dedicação integral de ambos.


O crescimento da empresa foi rápido e logo Ricardo deixou de lado o consultório para se dedicar exclusivamente aos negócios. Na época ele possuía muito pouco conhecimento sobre administração de lojas, mas apostou no sucesso de seu negócio, pois, como pediatra, conhecia muito bem o público que desejava atingir. Em 1991, baseados em uma intuição, os sócios decidiram iniciar a expansão da rede para o interior do estado de São Paulo. A aposta deu certo. E hoje, quase metade das lojas RI HAPPY estão localizadas fora das capitais. Os moradores de cidades como Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba já contam com o auxílio dos vendedores das lojas da rede RI HAPPY quando precisam encontrar o brinquedo certo para fazer uma criança feliz.


Foi nesta época que a empresa passou por uma revolução. Eles transformaram as lojas em ambientes lúdicos e interativos. As paredes foram pintadas de vermelho e amarelo (as primeiras cores que as crianças reconhecem) e os funcionários foram treinados para entender melhor o universo infantil. Os sócios também fugiram da sazonalidade do setor. Em vez de concentrar os esforços de marketing e comunicação nas datas clássicas (Natal e Dia das Crianças), a rede passou a distribuir, o ano inteiro, folhetos com ofertas e passatempos, encartados em jornais de grande circulação. O resultado foi outra grande onda de expansão e aumento nas vendas e, já em 1994, a rede possuía 20 lojas. Em 1997 a RI HAPPY lançou na internet o primeiro site brasileiro para a venda de brinquedos que permitiu então, a escolha automatizada do brinquedo ideal. Através dele, o cliente podia conhecer o variado mix de produtos oferecidos pela marca e comprá-los, sem precisar sair de casa. Mas o grande diferencial encontrava-se em uma pequena janela que aparecia no lado esquerdo da tela, denominada Brinquedo Ideal. Definindo apenas o sexo, a idade e o valor que se desejava gastar, o cliente conhecia uma variedade de possibilidades de brinquedos de acordo com as características indicadas.


Nos anos seguintes a rede cresceu além da fronteira do Estado de São Paulo com a inauguração de unidades em muitas cidades pelo Brasil afora. A concorrência de camelôs e o contrabando impuseram duros golpes aos comerciantes de brinquedos. Marcas consagradas como DB Brinquedos e Passe de Mágica não resistiram e fecharam as portas. Mas a RI HAPPY não somente sobreviveu como prosperou. Assim, Ricardo transformou seu negócio, como em um passe de mágica, em líder da categoria. E nem foi necessário varinha de condão. Apenas algumas boas ideias movidas por uma aguçada capacidade de percepção de mercado, como a necessidade de se gerar comunicação constante com o seu público alvo. A ideia da Revista do Solzinho, que hoje possui tiragem de 350.00 exemplares, vem da percepção de seu empresário sobre a questão. Novamente de maneira pioneira, Ricardo inovou com a criação de uma revista própria que é, antes de tudo, um meio de comunicação com o seu principal público-alvo: a criança. Com edições trimestrais, a Revista do Solzinho é enviada, sem qualquer custo, às residências das crianças cadastradas e, também, distribuídas nas lojas da rede. Nela, há sempre uma historinha, brincadeiras, atividades e anúncios de lançamentos de produtos. O Solzinho, personagem principal das histórias, foi inspirado no logotipo da empresa. Devido ao sucesso, ganhou vida própria, pelas mãos do desenhista Maurício de Souza, e pode ser visto interagindo nas lojas com os clientes, além de possuir uma linha própria de produtos com sua imagem.


Em março de 2012, a varejista de brinquedos RI HAPPY foi comprada pelo fundo de investimento americano Carlyle, em um negócio avaliado em R$ 600 milhões, de acordo com fontes do mercado. Com isso ganhou musculatura financeira e pouco depois, em junho, anunciou a compra da rival PBKIDS em um negócio avaliado em R$ 150 milhões. As duas marcas continuaram operando de forma distinta. Aproveitando a experiência da marca PBKIDS no segmento de franquias, a RI HAPPY iniciou um grande investimento no mercado de expansão de novas unidades a partir de 2013, e hoje vem aprimorando-se cada vez mais no franchising e despertando o interesse de novos investidores para o mercado de brinquedos. Outra novidade em 2013 foi o ingresso no segmento de produtos para bebês com a marca RI HAPPY BABY, através de espaços dentro das lojas da rede (store in store) ou unidades próprias especializadas com produtos diferenciados e especiais para um público entre zero e três anos de idade, oferecendo conforto e conveniência para todas as mamães e gestantes. Diversos produtos podem ser encontrados nestes espaços ou lojas próprias, como: vestuário, puericultura leve e pesada, higiene, produtos para mamães, brinquedos, fraldas e nutrição. Em 2016, a rede inaugurou no Recife sua maior loja (conceito), com 1.300 m² que abrigam mais de 8 mil itens, incluindo um espaço exclusivo da Disney.


Hoje em dia, a RI HAPPY investe na interação entre a criança e o brinquedo, ainda na loja, como diferencial. Foram criados espaços, dentro das próprias lojas, onde as crianças podem se divertir à vontade com os produtos, sendo orientadas por monitores. A intenção é de transformá-las em lugares voltados ao entretenimento e ao lazer que também vendem brinquedos, motivando, através da experimentação, a compra. Para alcançar todo esse sucesso, a varejista conta também com uma estreita parceira com os mais importantes fornecedores de brinquedos do país, que asseguram a disponibilidade dos principais lançamentos do setor às gôndolas. Durante toda sua trajetória, colocou como grande objetivo a busca pelo desenvolvimento infantil através de produtos exemplares em qualidade e segurança, fornecendo um atendimento personalizado para todos os clientes, preços competitivos e trazendo a alegria, brincadeiras e mundo de criatividade dos brinquedos para todas as crianças.


Uma poderosa ferramenta de comunicação 
Para melhorar a comunicação com os funcionários, multiplicando a cultura organizacional, padronizar o ambiente das lojas e aumentar as vendas, a empresa resolveu criar a TV RI HAPPY, que foi ao ar no dia 4 de dezembro de 2006. O canal corporativo de comunicação da empresa tem um conteúdo que varia entre reuniões com a diretoria e o escritório central, campanhas motivacionais e treinamentos. Já o canal comercial exibe, durante o expediente comercial diário, filmes, clipes musicais e propagandas de produtos e serviços, atingindo o consumidor em seu momento decisivo de compra. Em 2009, a TV RI HAPPY estreou uma nova programação, assinada pelo canal Cartoon Network, com mais de 40 horas semanais de conteúdo exclusivo.


A divertida mascote 
A marca tem como mascote um simpático e carismático sol estilizado. Batizado de SOLZINHO, o personagem se tornou uma importante ferramenta de comunicação com as crianças, sendo presença onipresente na comunicação e nas fachadas e interiores das lojas. Além disso, o personagem ganhou uma linha própria de brinquedos e até uma revista. O personagem ao longo dos anos ganhou um novo visual como mostra a imagem abaixo.


A evolução visual 
O logotipo da RI HAPPY passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve como figura central a mascote da marca: o SOLZINHO.


A identidade visual da marca RI HAPPY BABY também evoluiu seguindo o design da marca mãe.


Os slogans 
Ri Happy é Uaaauuu! (2013) 
Orgulho de Brincar.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 15 de março de 1988 
● Fundador: Ricardo Sayon e Roberto Saba 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Ri Happy S/A 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Hector Núñez 
● Faturamento: R$ 1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 169 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Varejo (brinquedos) 
● Principais produtos: Brinquedos, bonecas e jogos 
● Concorrentes diretos: Bmart, Zastras Brinquedos, Alô Bebê, Superlegal Brinquedos e Lojas Americanas 
● Mascote: O Solzinho 
● Slogan: Ri Happy é Uaaauuu! 
● Website: www.rihappy.com.br 

A marca no Brasil 
A maior rede de brinquedos do Brasil conta hoje com mais de 169 lojas em 24 estados mais o Distrito Federal, instaladas em mais de 75 cidades brasileiras. Aproximadamente 90% de suas lojas estão localizadas em shoppings centers. Todas as unidades da rede contam com arquitetura e design que oferecem espaços para as crianças brincarem, decoração temática e até palco de ações lúdicas, como campanhas com atividades monitoradas durante as férias. A rede de lojas se transformou na maior vendedora de brinquedos do país e os números não mentem: anualmente a RI HAPPY vende mais de 1 milhão de bonecas, mais de 1.5 milhões de carrinhos Hot Wheels, 430 mil ursinhos de pelúcia e 40 mil unidades do jogo Banco Imobiliário. A venda dos brinquedos - são 10 mil itens no catálogo - é realizada majoritariamente nos espaços físicos. Apesar de se intitular o primeiro varejista de brinquedos a ter um comércio virtual, a compra de produtos online representa 2% do faturamento da rede. 

Você sabia? 
Todos os anos passam por suas lojas mais de 6 milhões clientes, que gastam, em média, R$ 90 cada. 
No mês de dezembro, a rede vende mais de 900.000 brinquedos, somente na cidade de São Paulo, o que corresponde a uma média superior a 39 por minuto. 
O brinquedo mais caro à venda na rede é uma moto elétrica de aproximadamente R$ 3.500. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/4/2017

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