18.7.06

STP


Ao longo dos anos a razão pela qual os consumidores confiam nos produtos STP é muito simples: seus aditivos e lubrificantes proporcionam força aos motores, quer seja à gasolina ou diesel, para que o carro atinja o máximo desempenho com o menor desgaste. 

A história 
Tudo começou em outubro de 1954 quando três homens de negócios, Charles (“Doc”) Dwight Liggett, Jim Hill e Robert DeHart, com míseros US$ 3.000 de capital inicial fundaram a empresa Chemical Compounds e introduziram no mercado o primeiro produto com a marca STP, fabricado em uma garagem de fundo de quintal, na pequena cidade de St. Joseph, estado americano do Missouri. A marca STP, que significava “Scientifically Treated Petroleum” (Petróleo Tratado Cientificamente, em português), iniciou apenas com um único produto, o STP OIL TREATMENT, que auxiliava o óleo do motor dos automóveis a resistir e não perder consistência em temperaturas e pressões altas. Os três embalavam os produtos manualmente durante a noite e os vendiam diretamente dos porta-malas de seus carros durante suas viagens de negócio e lazer. O crescimento inicial da empresa - atribuído a uma forte publicidade boca a boca, e à associação da marca às corridas de carros – permitiu à STP introduzir o primeiro produto para tratamento de combustível em 1960.


Pouco depois, em 1961, a empresa foi vendida para a Studebaker-Packard Corporation que iniciou a expansão da marca STP nacionalmente. Andy Granatelli foi nomeado presidente da empresa em 1963 e começou a aumentar os esforços de marketing através de investimentos no automobilismo e em corridas de lanchas. Nesta época, os produtos com a marca STP já podiam ser encontrados em mais de 200 mil postos de gasolina e 37 mil oficinas espalhadas pelos Estados Unidos. A primeira grande vitória da marca no automobilismo ocorreu na mítica 500 Milhas de Indianápolis, em 1969, com o piloto Mario Andretti ao volante. Essa vitória representou um enorme ganho de popularidade para a marca STP, que a partir deste momento começava a ser associada à produtos de alta performance. Foi neste momento que a empresa resolveu abrir seu capital na Bolsa de Valores.


Em 1970, com pouco mais de sete anos a frente da empresa, Andy Granatelli conseguiu tirar a STP de uma posição de obscuridade virtual para transformá-la em uma marca dominante no mercado mundial, saltando de 7% para inacreditáveis 85% de participação. Depois de um forte período de expansão internacional nos anos anteriores, em 1973, os produtos STP já eram vendidos nos Estados Unidos, Canadá, México e quase 100 outros países em todo o mundo. Em 1978, a STP CORPORATION, foi adquirida pela Esmark Inc., uma empresa com sede na cidade de Chicago. Foi neste mesmo ano que sua linha de produtos foi completamente melhorada e aperfeiçoada. Foram também apresentadas as novas embalagens, mais finas e com o tradicional “pescoço comprido”, facilitando assim a introdução dos aditivos e lubrificantes nos motores e tanques dos automóveis.


No início dos anos de 1980, a STP explorou vigorosamente as possibilidades de diversificação de sua linha de produtos e investiu maciçamente nos seus programas de pesquisa e desenvolvimento. A Beatrice Companies adquiriu a Esmark, Inc. em 1984, e um ano mais tarde a gigante Union Carbide comprou a marca STP. Nos anos de 1990, a marca tinha presença em praticamente todos os países do mundo por intermédio de uma mistura de distribuidores e subsidiárias internacionais. Em janeiro de 1999 a empresa The Clorox Company adquiriu a marca STP. Pouco mais de uma década depois, em 2010, as marcas STP e Armored foram vendidas para investidores que criaram a empresa Armored AutoGroup. Finalmente em 2015, a Spectrum Brands, empresa que detém inúmeras marcas em vários segmentos, como por exemplo, Rayovac, George Foreman e Black & Decker, adquiriu a Armored AutoGroup e passou a ser proprietária da STP.


Atualmente os principais produtos da marca são o STP COMPLETE FUEL SYSTEM CLEANER (um aditivo para tratamento completo do sistema de alimentação dos motores a gasolina. É composto por detergentes poderosos que se adicionam ao combustível e que eliminam os depósitos do sistema de alimentação - carburação ou injeção - e combustão), STP DIESEL FUEL TREATMENT & INJECTOR CLEANER (aditivo para proteger os motores a diesel contra depósitos de sujeira, corrosão e ferrugem), STP OIL TREATMENT (tratamento para óleo lubrificante mineral ou sintético indicado para uso na troca ou para completar o óleo, que aumenta a viscosidade do óleo a altas temperaturas, diminuindo assim o consumo de óleo e a emissão de gases poluentes, reduzindo o desgaste das peças mecânicas, evitando a acumulação de sujeira e retomando o equilíbrio dos compressores), STP GAS TREATMENT (tratamento para motores a gasolina que elimina a água do combustível, combatendo a oxidação e corrosão, além de limpar e evitar a formação de impurezas, vernizes e borras provenientes da combustão) e STP SUPER CONCENTRATED FUEL INJECTOR CLEANER (aditivo super concentrado para limpar injetores de motores a gasolina. Formulado para dissolver os depósitos de gasolina que podem sujar e obstruir os injetores, este limpador permite retomar a potência original do motor, em particular nas acelerações).


A ligação com o automobilismo 
A forte e tradicional ligação da marca STP com o mundo do automobilismo começou no início da década de 1960 com patrocínios eventuais de algumas equipes e pilotos nas categorias World Land Speed Record, USA Indy Car Racing e F1. Em 1969, a escuderia STP conseguiu a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis com um carro pilotado pelo lendário Mario Andretti, que conquistou o campeonato deste ano. Em 1971 a STP ingressou na NASCAR WINSTON CUP, categoria de automobilismo mais popular dos Estados Unidos, patrocinando o carismático piloto Fred Lorenzen, e no ano seguinte começou sua associação com o lendário Richard Petty (e seu carro #43), que ficaria conhecido como “O Rei da Nascar”, conquistando sete campeonatos e 200 vitórias, sempre tendo a STP como patrocinadora, antes de sua aposentadoria em 1992. Até hoje, a marca continua a patrocinar a família Petty e seu lendário carro #43 (agora dirigido pelo piloto Aric Almirola) em sua escuderia chamada Richard Petty Racing Team.


A ligação da marca com o automobilismo cresceu ao longo dos anos, chegando ao ponto de todos os carros (no total eram 42) na tradicional 500 Milhas de Daytona em 1982 utilizarem produtos STP. O impacto da STP no mundo do automobilismo nunca foi tão evidente como na década de 1980, quando a marca foi exaustivamente representada por duas das mais tradicionais famílias de corredores: os Petty (Nascar) e os Andretti (Fórmula Indy). Nesta década a STP já possuía sua própria escuderia. Na década seguinte a marca esteve associada à tradicional e vitoriosa equipe de Fórmula Indy Chip Ganassi. Ao longo destes vitoriosos anos a STP patrocinou pilotos como Mario Andretti, John Andretti, Michael Andretti, Jeff Andretti, Jim Clark, Richard Petty, Bobby Rahal, Wally Dallenbach, Roberto Guerrero, Danny Sullivan, Al Unser, Al Unser Jr., Jimmy Vasser, Juan Pablo Montoya e Alessandro Zanardi.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o tradicional logotipo oval, nas cores vermelha e azul, passou por algumas pequenas e sutis modificações, porém sem nunca alterar suas características principais.


Os slogans 
The drive goes on.
The edge. (1991)  
The Racer’s Edge. (década de 1970) 
If you care for your car. 
Energise your car. 
Todo carinho que seu carro precisa. (Brasil) 
Amor pelo seu carro. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Outubro de 1954 
● Fundador: Charles Dwight Liggett, Jim Hill e Robert DeHart 
● Sede mundial: Danbury, Connecticut, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Armor All/STP Products Company 
● Capital aberto: Não (Spectrum Brands Holdings Inc.) 
● CEO: Guy J. Andrysick 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Lubrificantes, óleos e aditivos 
● Concorrentes diretos: Havoline, Castrol, Penzzoil, Mobil, Valvoline, Quaker State, Bardahl, Shell e Lubrax 
● Ícones: O tradicional logotipo oval 
● Slogan: The drive goes on. 
● Website: www.petroplus.com.br 

A marca no Brasil 
Tudo começou em 1994 quando a Petroplus Produtos Automotivos passou a representar com exclusividade a marca STP no Brasil, sendo responsável pela importação e distribuição dos produtos. Nesta época o mercado era totalmente irregular e através de um enorme esforço a empresa conseguiu dar a STP uma logística adequada ao mercado brasileiro, com padrão de qualidade internacional. Uma das metas do projeto para o Brasil, a nacionalização de produtos com garantia de qualidade de insumos e tecnologia de fabricação, acelerou-se após a desvalorização do Real frente ao Dólar, em janeiro de 1999. Rapidamente, os produtos STP foram nacionalizados, e desde então, passaram a serem produzidos em solo nacional. Durante essa década, a marca contou com o apoio fundamental de distribuidores, que tornaram possível levar os produtos STP das capitais ao interior, da Avenida Paulista à Amazônia ou ao Sertão do Nordeste. Juntamente com profissionais de postos de abastecimento, oficinas mecânicas e concessionárias, a marca demonstrou que usar produtos STP poderia fidelizar clientes, ampliar oportunidades de serviços e aumentar a lucratividade dessas operações.


Hoje em dia, a marca oferece produtos e serviços da mais avançada tecnologia, para veículos leves e pesados, incluindo uma linha exclusiva para tratores, máquinas e implementos agrícolas. Outro produto popular da marca no Brasil é o STP TUFF STUFF, uma espuma para limpeza ideal para superfície lavável ou pintada, indicada para uso automotivo em estofados, carpetes e vinil, e cuja ação profunda remove a sujeira, restaura a cor e aparência originais.


A marca no mundo
A STP, que disponibiliza uma gama completa de aditivos para tratamento preventivo (manutenção das performances do motor) e tratamento de manutenção (para resolução de problemas como limpeza, redução de emissões, assim como fluidos para direção e freio), assim como óleos e produtos para aparência (espuma para limpar estofados e carpetes, toalhas úmidas para limpar vidros e brilho para pneus), está presente em mais de 120 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
O quarteto de rock californiano Stone Temple Pilots, por exemplo, se inspirou na marca de aditivos para automóveis STP MOTOR OIL para criar o nome da banda. O grupo, formado em 1986, decidiu usar a sigla STP porque era um ícone “cool” nos anos de 1980. O vocalista Scott Weiland tinha inclusive um adesivo da STP na sua bicicleta. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/5/2017

Um comentário:

Edu100sp disse...

Simplesmente sensacional toda História