28.7.06

WRIGLEY


Chicletes são consumidos por milhares de pessoas pelo mundo afora. Repare no movimento das bocas e perceberá que eles são consumidos como se fosse um vício saudável. E quando o assunto é chiclete uma empresa parece ter se tornado especialista no assunto: a americana WRIGLEY com sua enorme variedade de gomas de mascar para satisfazer até aos mais exigentes paladares. 

A história 
A história da empresa começou quando William Wrigley Jr., então com 29 anos de idade, mudou-se para a cidade de Chicago, estado americano de Illinois, na primavera de 1891 com apenas US$ 32 em seus bolsos e muita energia e talento para vendas. Como seu pai tinha uma fábrica de sabão, ele iniciou vendendo sabonetes (chamados Wrigley’s Scouring Soap), e pouco depois fermento em pó, mas logo percebeu que o grande sucesso poderia estar em vender gomas de mascar (chicletes), que ele dava de brinde para os comerciantes como incentivo para comprarem seus produtos. Foi então que a empresa, na época conhecida como WM. WRIGLEY JR. COMPANY, iniciou a fabricação de gomas de mascar, introduzindo no mercado em 1892 os chicletes WRIGLEY’S, que rapidamente se tornaram populares nacionalmente. Seus primeiros chicletes levavam os nomes de Lotta e Vassar. Porém o sucesso no segmento de gomas de mascar começaria no ano seguinte com o lançamento no mercado dos chicletes JUICY FRUIT (lançado inicialmente em uma embalagem verde), que logo se tornou o chiclete de frutas mais consumido do país e extremamente popular entre as crianças; e messes depois com o WRIGLEY’S SPEARMINT GUM (chiclete de menta).


Em 1910, o Wrigley's Spearmint - uma das 20 gomas diferentes produzidas pela empresa - tornou-se a mais vendida nos Estados Unidos, enquanto os esforços de expansão levaram à construção de uma fábrica em Toronto, a primeira instalação da empresa fora dos Estados Unidos. A empresa lançou no mercado, em 1914, outro grande sucesso: o chiclete DOUBLEMINT, com um acentuado sabor de hortelã, após passar por um processo de dupla destilação, originando por esta razão o nome do produto, e que viria a se tornar em um dos mais vendidos do mundo. Com o enorme sucesso de seus chicletes a empresa não tardou em inaugurar mais uma unidade produtiva na Austrália (1915), iniciando assim sua escalada internacional fora da América do Norte. Foi nesta época, que em um ato de ousadia a empresa promoveu o lançamento do seu chiclete de hortelã em 1915 enviando pelo correio 4 chicletes para 1.5 milhões de pessoas listadas nos catálogos telefônicos dos Estados Unidos. Em 1927 a empresa abriu uma unidade fabril na Grã Bretanha, ingressando definitivamente no mercado europeu.


O chiclete DOUBLEMINT ficou extremamente famoso por suas campanhas publicitárias na década de 1930, onde os personagens “Gêmeos” estrelaram vários comerciais e também devido ao forte patrocínio à populares programas de rádio. Num deles, ocorrido em 1939, dois pianistas, dois violonistas e dois comediantes estrelavam o programa. Durante a Segunda Guerra Mundial, a produção da empresa foi voltada para as tropas americanas, interrompendo a venda de seus produtos para a população civil. Esta atitude ousada foi tomada pelo então presidente da empresa Philip Wrigley para não comprometer a qualidade de seus chicletes em um tempo onde as matérias prima eram extremamente escassas. Para que os consumidores não esquecessem as marcas da empresa foi veiculada, durante o período da guerra, a campanha “Remember this Wrapper”. Acabado o conflito em 1946, os chicletes JUICY FRUIT (relançado com sua tradicional embalagem na cor amarela) e SPEARMINT reapareceram no mercado, seguidos pelo DOUBLEMINT no ano seguinte.


Em mais um ato de ousadia, no dia 26 de junho de 1974, em um supermercado da pequena cidade de Troy, estado de Ohio, foi lançada a embalagem de 10 chicletes (10-pack) do JUICY FRUIT com código de barra e leitura a laser. Esta atitude mudou para sempre as vendas no varejo, e as tradicionais barrinhas pretas e brancas hoje são achadas em quase todos os produtos vendidos no mundo. No ano seguinte, novos produtos foram introduzidos no mercado, como por exemplo, o chiclete FREEDENT em três sabores (Peppermint, Spearmint e Winterfresh) e o BIG RED, lançado em 1976 e que desde 1987 é o chiclete de canela mais consumido dos Estados Unidos.


Nas décadas seguintes a WRIGLEY introduziu muitas novidades no mercado como chicletes sem açúcar, chiclete com forte poder refrescante, chiclete com sabor duradouro, chiclete com ação branqueadora dos dentes, entre outros produtos inovadores que ampliaram ainda mais sua base de consumidores. No mês de junho de 2005, a empresa comprou da Kraft Foods por US$ 1.48 bilhões as tradicionais marcas de balas ALTOIDS (centenária balas de menta britânica criada em 1780), SUGUS (balas de caramelo e frutas criadas em 1931 pela empresa suíça Suchard) e LIFE SAVERS (balinhas de menta que possuem um furo no meio, inventadas por Clarence Arthur Crane em 1912 nos Estados Unidos). Essas marcas tradicionais deram um novo impulso para WRIGLEY, que aumentou consideravelmente seu faturamento e distribuição no mundo inteiro.


Em abril de 2008, o poderoso grupo Mars, fundado em 1911, anunciou a aquisição da empresa por US$ 23 bilhões. Dona das marcas das balas ALTOIDS e dos chicletes SPEARMINT e JUICE FRUIT, entre outras, a empresa não tinha negócios no Brasil. Os produtos eram importados em pequenas quantidades. Com a operação, a Mars Brasil teve crescimento recorde naquele ano, e alguns produtos da WRIGLEY começaram a ser vendidos fortemente no país. A Mars também anunciou a transferência de seus ativos de confeitos doces, como as marcas SKITTLES (pequenas balas de frutas coloridas criadas em 1974) e STARBUST (balas mastigáveis), para a WRIGLEY, que continua atuando como uma empresa independente.


A linha do tempo 
1893 
Lançamento do chiclete de fruta JUICY FRUIT e do WRIGLEY’S SPEARMINT
1914 
Lançamento do chiclete de hortelã DOUBLEMINT. No ano de 2001, as irmãs e tenistas Venus e Serena Williams começaram a divulgar os populares chicletes. 
1975 
Lançamento do FREEDENT, depois que a empresa recebeu inúmeras cartas de consumidores reclamando que os chicletes estragavam as obturações dentárias. Foi então que a WRIGLEY desenvolveu um chiclete que não grudava nos dentes, eliminando o risco de cair obturações. 
1976 
Lançamento do BIG RED, chiclete de canela que se tornou o mais vendido do mercado americano. Três anos depois a marca introduziu a famosa campanha “Kiss a Little Longer”. Em 2001 o sabor do chiclete foi reforçado com uma nova fórmula, muito mais duradoura e refrescante. Atualmente o chiclete é vendido nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. 
Lançamento do ORBIT, primeiro chiclete sem açúcar da empresa. O produto foi inicialmente lançado nos mercados da Alemanha, Suíça e Holanda. 
1979 
Lançamento do HUBBA BUBBA, primeiro chiclete de bola da empresa. 
1984 
Lançamento do EXTRA, primeiro chiclete da empresa sem açúcar no mercado americano. Não demorou muito para se tornar líder em sua categoria. Somente nos Estados Unidos o chiclete pode ser encontrado em diferentes sabores: Winterfresh (1988), Classic Bubble Gum (1991), Polar Ice (2000), Cool Green Apple (2005), Cool Watermelon (2006), Supermint (2007) e Fruit Sensations (2008). 
1994 
Lançamento do WINTERFRESH, um chiclete extremamente refrescante criando uma sensação gelada na boca. O chiclete, devido ao seu marketing agressivo, se tornou extremamente popular entre os adolescentes. 
1999 
Lançamento do ECLIPSE, um chiclete com sabores intensos que proporciona um hálito sempre fresco. 
2000 
Lançamento, em 18 mercados simultâneos na Europa, do AIRWAVES HONEY & LEMON, um chiclete com sabor de limão e mel perfeito para aliviar irritação na garganta e tosses. Atualmente o chiclete também é encontrado nos sabores Menthol Eucalyptus (eucalipto com menta), Blackcurrant with Vitamin C (com vitamina C), Ginger Orange (gengibre com laranja) e Cherry Menthol (cereja com menta). 
2001 
Lançamento do ORBIT no mercado americano, depois do enorme sucesso na Europa. Com embalagem moderna e funcional, sem açúcar, gosto marcante e sabores deliciosos, o chiclete se tornou um grande sucesso na América do Norte. 
Lançamento do COOL AIR na Ásia, um chiclete com ação de vaporização. 
2002 
Lançamento do ORBIT WHITE, chiclete com ação clareadora dos dentes. 
2003 
Lançamento das pastilhas sem açúcar com a marca ORBIT, introduzidas simultaneamente em 12 países. 
Lançamento das pastilhas WRIGLEY’S EXTRA e ECLIPSE na Europa e nos Estados Unidos, diversificando ainda mais o portfólio da empresa no segmento de balas. 
2007 
Lançamento no mês de março do 5 GUM, um inovador chiclete para “estimular seus sentidos” (Stimulate Your Senses). Vendido em embalagens com 15 unidades, os chicletes com longa duração proporcionam uma sensação diferente a cada sabor. O novo chiclete foi introduzido no mercado com o slogan “What it feels like to chew 5 Gum”. Em 2009 o chiclete seria lançado na Europa e na Austrália. 
2008 
Lançamento das novas embalagens dos chicletes Extra, Juicy Fruit, Doublemint, Big Red, e Winterfresh, contendo 15 unidades e com visual mais moderno e prático. 
Lançamento do ECLIPSE NATURAL GERM KILLING, um chiclete com uma revolucionária formulação que prometia matar naturalmente os germes bucais.


O centro de pesquisas 
Em 2006 a empresa inaugurou na cidade de Chicago, dentro do Global Innovation Center (GIC), inaugurado um ano antes e que se tornaria sua sede mundial em 2012, o WRIGLEY SCIENCE INSTITUTE (WSI), para estudar e pesquisar outros potenciais benefícios das gomas de mascar. Foi a primeira instituição formada para estudar e pesquisar os efeitos das gomas de mascar no controle de peso, redução do estresse e saúde bucal. Recentemente pesquisadores do instituto concluíram que o chiclete pode trazer diversos benefícios à saúde. Auxilia na dieta e no controle de peso, alivia o estresse e, inclusive, melhora a concentração. O estudo foi feito com estudantes da cidade inglesa de Liverpool adeptos dos chicletes. Já o GIC (imagem abaixo) possui três níveis de laboratórios e espaço de escritórios, e a peça central, um jardim de inverno, hospeda 25 espécies de plantas diferentes sob um telhado de vidro único. A planta piloto adjacente é usada para testar novas máquinas e processos de fabricação, e as amostras de produto produzidas lá são usadas para criação de protótipos, testes de consumidor e avaliações analíticas.


A evolução visual 
A identidade visual da empresa passou por poucas modificações ao longo dos anos. A última ocorreu logo após ser adquirida pela Mars, quando o novo logotipo passou a utilizar a cor azul-clara, ganhou uma nova tipografia de letra (mais arredondada) e conter a inscrição “A Subsidiary of Mars Incorporated” (em português “Uma Subsidiária da Mars Incorporated”).


Os slogans 
Creating Simple Pleasures to Brighten Everyone’s Day. 
Gum is good!


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de abril de 1891 
● Fundador: William Wrigley Jr. 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Wm. Wrigley Jr. Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Mars Incorporated) 
● Chairman: Bill Wrigley Jr. 
● CEO: Martin Radvan 
● Faturamento: US$ 6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 180 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 15.000 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chicletes, pastilhas e balas 
● Concorrentes diretos: Mondelēz International, Perfetti Van Melle, The Hershey Company, Ferrero e Arcor 
● Ícones: O chiclete de hortelã Doublemint 
● Slogan: Creating Simple Pleasures to Brighten Everyone’s Day. 
● Website: www.wrigley.com 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa, maior produtora de chicletes do planeta, tem 17 fábricas principais espalhadas ao redor do mundo, tendo seus produtos (chicletes, pastilhas de menta, balas, caramelos e pirulitos) distribuídos em mais de 180 países. Nos Estados Unidos a WRIGLEY é responsável pela venda de quase 50% de todos os chicletes comercializados no país. Na Europa, em 18 mercados, a marca é líder com esmagadores 80% de participação. 

Você sabia? 
Até 2012 a sede mundial da empresa estava situada na cidade de Chicago, no edifício Wrigley Building, que se transformou em um verdadeiro ícone da arquitetura americana, aparecendo em livros, artigos, filmes e documentários. Inaugurado em 1924, o imponente edifício, constituído por torres, transformou não somente a North Michigan Avenue, como a cidade de Chicago, que recebeu o apelido de “Magnificent Mile”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/4/2017

2 comentários:

O Blog disse...

onde posso comprar esses chicletes em São Paulo?
obr

Anônimo disse...

No Walmart tem !!!!!