18.7.06

YAMAHA

O que podem possuir em comum produtos como pianos, órgão eletrônicos, motocicletas, carrinhos de golfe, motores de popa e Jet-ski? A tradição e a qualidade da marca japonesa YAMAHA, reconhecida por milhões de pessoas no mundo, desde músicos à motociclistas e golfistas, por seus produtos de alta durabilidade e eficiência.
-
A história
A história da empresa começou em 1887 quando Torakusu Yamaha, que consertava órgãos avariados numa escola primária, teve a idéia de construir ele mesmo seus próprios órgãos. Superou grandes dificuldades e teve sucesso na produção do primeiro órgão de bambu feito no Japão. Foi então que ele resolveu formar a Yamaha Reed Organ Manufacturing Company no ano seguinte. Em 1892 a empresa já exportava seus primeiros 78 órgãos para outros países da Ásia. No dia 12 de outubro de 1897, ele fundou oficialmente a Nippon Gakki Co. Limited (literalmente “Japan Musical Instrument Manufacturing Co.”) em Hamamatsu, prefeitura de Shizuoka no Japão, responsável pela idealização do primeiro piano japonês. O desenvolvimento da arte de criar instrumentos musicais veio como uma conseqüência natural.
-
-
No início do novo século, a empresa produziu seu primeiro piano de tamanho grande. Pouco depois, em 1904, o piano e o órgão YAMAHA receberam o grande prêmio na Feira Mundial de St. Louis, ganhando assim reconhecimento mundial. Nas décadas seguintes a YAMAHA diversificou sua linha de produtos com o lançamentos de novos tipos de instrumentos musicais como harpas, guitarras e violões, além de inaugurar, em 1930, um laboratório acústico de pesquisa e um centro de desenvolvimentos de novos produtos. A história da empresa começaria a mudar depois da Segunda Guerra Mundial, quando o presidente da YAMAHA Genichi Kawakami, resolveu utilizar as máquinas que fabricavam peças de aviões durante a guerra e o conhecimento em tecnologias metalúrgicas para a fabricação de motocicletas em série. A primeira motocicleta da empresa foi a YA-1 (conhecida pelos entusiastas japoneses como Akatombo, a “libelula vermelha”, devido as suas formas simples e uma moderna cor marrom avermelhada), da qual foram construídas 125 unidades no primeiro ano de produção, em 1954. Foi então que no mês de junho de 1955 ocorreu a fundação da YAMAHA MOTORS CORPORATION.
-
-
Rapidamente o modelo YA-1, uma motocicleta de 125cc, cilíndrico único e motor dois tempos, estabeleceu a reputação da empresa em fabricar motos duráveis e de ótima qualidade. Essa reputação aumentou com a entrada da empresa nas competições de motociclismo, que tinha como objetivo mostrar claramente a superioridade do produto e aumentar o reconhecimento da marca. Este modelo permaneceu em produção até 1956, e sua mais célebre conquista foi o primeiro lugar conquistado na corrida da subida do Monte Fuji no ano anterior. Porém a primeira motocicleta totalmente desenvolvida e projetada pela YAMAHA só foi produzida em 1957, batizada com o nome de YDI, e lançada em versão de competição. A produção de motocicletas nessa época era ainda modesta, apenas 15.811 unidades, número bem inferior aos das concorrentes Suzuki e Honda.
-
-
No ano de 1958 as motocicletas YAMAHA começaram a serem vendidas nos Estados Unidos através de um distribuidor autorizado. No ano seguinte a YAMAHA lançou no mercado sua primeira motocicleta esportiva sendo a primeira montadora japonesa a realizar esse feito. Tomando por base a sua experiência na produção de motocicletas, a YAMAHA começou no início dos anos 60 a fabricar motores de popa e não demorou muito para investir em novos setores como motores para automóveis, snowmobiles, motores para múltiplos usos, geradores, bombas de água, karts de corrida, carros de golfe, equipamento para remoção de neve, motores diesel e veículos off-road. Nesta época a produção cresceu 600% chegando a 138 mil unidades, e a empresa se estabeleceu oficialmente nos Estados Unidos. Com o Japão vivendo uma enorme depressão, a empresa também começou a exportar suas motocicletas em maior volume. Outra grande estratégia adotada pela empresa foi o início da participação da montadora no Campeonato Mundial de Motociclismo com uma equipe própria.
-
-
Em 1964 as exportações já chegavam a 87 mil unidades. No ano seguinte a produção atingiu 244 mil unidades, sendo 50% destinada para exportação. A primeira fábrica da YAMAHA no exterior foi inaugurada em Siam no ano de 1966 para atender o sudeste asiático. No ano seguinte a produção de motocicletas da YAMAHA ultrapassou a da Suzuki. Em 1968 a empresa ingressou no segmento On/Off Road, motocicleta de uso misto, que proporcionava excelente comportamento tanto para uso no asfalto, quanto na terra ou terrenos irregulares. No final desta década, em 1969, a empresa construiu seu próprio circuito perto de sua fábrica na cidade de Iwata com o objetivo de poder desenvolver e testar mais profundamente novos modelos e tecnologias. Isto era o resultado do enorme sucesso da YAMAHA nas competições de motociclismo mais importantes do mundo, onde conquistou inúmeros títulos mundiais em todas as categorias.
-
-
Em 1970 a empresa, que já era uma das maiores montadoras de motocicletas no mundo, oferecendo aos consumidores aproximadamente 20 modelos de motos, que iam desde 50cc à 350cc. Em 1973 a empresa atingiu uma marca histórica quando a produção rompeu a barreira de 1 milhão de unidades produzidas. Ainda nessa década, os modelos esportivos RD 250LC e RD350LCA fizeram um enorme sucesso, elevando ainda mais as vendas globais da YAMAHA. No começo da década de 80 a produção de motocicletas atingiu a marca de 2.2 milhões de unidades fabricadas. Foi ainda nesta década que a YAMAHA introduziu as motos compactas XJ, que iam de 550cc até 1100cc, além das motos de extremamente potentes como a 750cc e 1000cc.
-
-
Em outubro de 1987, no seu 100º aniversário, o nome da empresa foi mudado para Yamaha Corporation, e dois anos depois, fabricou o primeiro gravador de CD do mundo. Nas décadas seguintes a YAMAHA lançou no mercado inúmeros novos modelos de motocicletas, conquistou títulos e competições esportivas e se transformou em uma das mais importantes empresas do Japão no mundo. Para coroar seu enorme sucesso, em 2008 a YAMAHA conquistou a tríplice coroa do Mundial de Motociclismo ao sagra-se campeão por montadora, equipe e piloto.
-
-
A linha do tempo
1942
Lançamento de sua primeira guitarra acústica.
1956
Lançamento da motocicleta YC-1, uma versão de luxo da YA-1 que imediatamente chamou a atenção do público.
1959
Lançamento da YDS-1, motocicleta equipada com motor de 20cv e quadro tubular em aço, que garantiam um desempenho sem precedentes para a época. Características como a 1ª transmissão de 5 velocidades e painel de instrumentos com contador de rotações, chamou a atenção dos condutores que rapidamente a apelidaram como o “1º modelo esportivo japonês”.
1960
Início da fabricação dos motores de popa.
1965
Início da fabricação dos primeiros instrumentos de sopro, como o trompete.
1968
Lançamento do primeiro Snowmobile (espécie de moto para neve), fazendo com que a empresa ingressasse em um novo segmento de mercado.
Lançamento da DT-1 Enduro, primeira motocicleta que poderia ser utilizada tanto na cidade (andando no asfalto) como para fazer trilhas (andando em terrenos irregulares).
Lançamento de sua primeira linha de equipamentos hi-fi stereo.
1970
Lançamento de sua primeira motocicleta 4 tempos com motor 650cc. A XS-1 rapidamente se tornou popular como um modelo esportivo leve e compacto, conseguido com a montagem de um motor vertical OHC, caracterizado principalmente pela sua reduzida dimensão num chassi compacto.
1971
Início da produção de semicondutores.
1972
Lançamento da motocicleta TX 750, primeiro modelo de 750cc a ser produzido em série.
1973
Lançamento da motocicleta TX 500, uma motocicleta super esportiva sendo a primeira a ter um motor DOHC com 4 válvulas por cilindro de elevada potência.
Lançamento do primeiro modelo de kart.
1975
Lançamento dos primeiros modelos de carrinhos de golfe.
1976
Início da produção de pianos elétricos e eletrônicos.
Lançamento do primeiro motor marítimo movido a diesel.
Lançamento da motocicleta XT 500, desenvolvida como uma máquina de enduro para provas no deserto.
1977
Lançamento da XS Eleven, na época a maior motocicleta produzida por fabricantes japoneses.
1978
Lançamento da XS-650 Special, modelo responsável boom de vendas no mercado americano. Com características como guidão estilo chopper, assento e banco extremamente confortável, rodas de 16'', este modelo vês enorme sucesso entre os motociclistas mais exigentes.
Lançamento no mercado americano do carro de golfe movido a gás.
1981
Lançamento da XJ-750E, modelo que personificou mais do que qualquer um o ideal da YAMAHA em construir motocicletas elegantes, compactas e divertidas de conduzir.
1982
Lançamento da XJ-650 TURBO, equipada com o 1º sistema de carburador com turbo do mundo. Entre outras características marcantes, este modelo tinha um sistema de turbo com injeção eletrônica de combustível. O desenho aerodinâmico das suas carenagens foi resultado de vários testes em túnel de vento e da utilização da tecnologia de construção da divisão Marine da empresa.
1983
Lançamento da XVD-1200D VNTURE ROYALE, na época a moto de maior cilindrada e potência, desenvolvida como uma touring de longas distâncias para o mercado norte americano. Entre suas muitas características se destacava um motor V4 de refrigeração liquida DOHC e sistema de controle da suspensão por computador.
1985
Lançamento da FZ-750, equipada com motor de 5 válvulas DOHC com 4 cilindros em paralelo, uma inovação que resultou em mais potência e estabilidade.
1990
Lançamento da VMAX 1200, motocicleta que oferecia aos condutores uma máquina de turismo com uma experiência de condução distinta. Com um motor de refrigeração liquida V-4 de 1200cc e componentes distintos e de qualidade elevada, este modelo foi um sucesso no mercado japonês.
-
-
Sucesso nas pistas
A YAMAHA tem uma longa herança e tradição em corridas de motociclismo, onde teve a sua equipe vencedora com diversas máquinas, e em diversas categorias, desde motocross até competições de pistas. A montadora japonesa também teve grande sucesso com pilotos como Bob Hannah, Kenny Roberts, Chade Reed, Jeremy McGrath, Stefan Merriman, Wayne Rainey e, mais recentemente, Valentino Rossi e James Stewart. A YAMAHA ficou conhecida como a criadora da motocicleta de motocross moderna, pois foi a primeira empresa a construir em série uma motocicleta mono-choque para cross (modelos de 250 cc e 400 cc em 1975, e um modelo de 125 cc em 1976) e uma das primeiras a ter em sua linha uma motocicleta de cross refrigerada a água (em 1981).
-
-
A evolução visual
O emblema da YAMAHA MOTOR, um arranjo de três diapasões usados para afinar instrumentos musicais, foi definido pela Nippon Gakki em 1898 e tem sido usado pela empresa desde a sua fundação. Esses três diapasões no emblema original incorporavam a idéia de “três braços de produção, marketing e tecnologia ousadamente ascendendo para o mundo”. Na imagem abaixo é possível acompanhar a evolução do logotipo da divisão de instrumentos musicais da empresa.
-
-
Atualmente a YAMAHA utiliza diferentes cores em seu logotipo para designar suas diferentes divisões de produtos.
-
-
Os slogans
Touching your heart.
When you want the best.
Inspire-se.
(YAMAHA MUSICAL Brasil)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1887
● Fundador:
Torakusu Yamaha
● Sede mundial:
Hamamatsu (Shizuoka), Japão
● Proprietário da marca: Yamaha Corporation
● Capital aberto:
Sim
● Presidente & CEO (Motor): Takashi Kajikawa
● Presidente (Global): Mitsuru Umemura
● Faturamento: US$ 16 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 180 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 3.1 bilhões (dezembro/2009)
● Presença global:
120 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 50.000
● Segmento:
Conglomerado
● Principais produtos: Motocicletas, motores marítimos e instrumentos musicais
● Slogan:
Touching your heart.
● Website:
www.yamaha.com
-
* Faturamento e lucro se referem somente a YAMAHA MOTOR.
-
A marca no Brasil
A YAMAHA se instalou no Brasil em 1970 para iniciar a importação e distribuição de motocicletas, motores de popa, peças genuínas e prestação de assistência técnica através de Rede de Concessionárias Autorizadas. Não foi só a cultura oriental que os japoneses trouxeram para o Brasil. Nessa época chegaram as primeiras motocicletas de média cilindrada e as famosas 650 quatro tempos. Em 1973 a empresa começou a comercializar seus famosos instrumentos musicais no país. Já em 1974 é produzida, em uma fábrica recém-inaugurada em Guarulhos (São Paulo), a RD 50, logo afetuosamente chamada de “cinquentinha”, a primeira motocicleta nacional. Em seguida apresentou os modelos RD75 e RS125, proporcionando ao consumidor uma ascensão gradativa do modelo de 50 cc. Em 1978, novamente o pioneirismo da empresa se faz presente com o lançamento do modelo TT 125, instituindo assim, o segmento de motocicletas on/off-road no mercado das motocicletas nacionais. Em 1985, a YAMAHA consolida ainda mais suas raízes no Brasil, inaugurando, na Zona Franca de Manaus, a Yamaha Motor da Amazônia, sua segunda fábrica.
-
-
A famosa RD 350, uma esportiva que se consagrou junto aos motociclistas, foi lançada no ano de 1986. Pouco depois, em 1988, com o lançamento da XT 600 Z Teneré, a YAMAHA apostava no forte potencial do mercado on/off-road de média/grande cilindrada. Também nesse ano aconteceu a instalação da linha de produção de motores de popa, com o lançamento dos motores de 15 e 25 hp de potência. O mercado ganhou força e a YAMAHA ampliou a sua gama de produtos com os veículos aquáticos. Atenta aos desejos do consumidor, a empresa iniciou, em 1992, a importação de vários modelos de motos mais potentes como: FZR 1000, XTZ 750 Super Ténéré e FJ 1200, além dos modelos de motos aquáticas. Acompanhando as tendências mundiais e aprimorando as tecnologias dos motores quatro tempos, lançou, em 1997, a XT 225, primeira motocicleta on/off road de pequena/média cilindrada de quatro tempos produzida no Brasil. Um ano depois, foi a vez do lançamento do scooter Jog Teen, primeiro ciclomotor desenvolvido originalmente de acordo com as novas leis de trânsito.
-
-
A marca no mundo
A YAMAHA, segunda maior produtora de motocicletas do mundo e maior fabricante de instrumentos musicais, oferece uma oferta variada de produtos, incluindo instrumentos musicais (pianos, órgãos, percussão, guitarras, flautas, baterias, violinos, violas, violoncelos e vibrafones), circuitos integrados, veículos (desde motos até quadrciclos e jetski), eletrônica de consumo e robôs industriais, que são comercializados em mais de 120 países no mundo. Os maiores mercados da empresa estão concentrados na Ásia e na América do Norte. A divisão musical gera um faturamento de US$ aproximadamente US$ 5.2 bilhões, enquanto a divisão Motor fatura US$ 16 bilhões.
-
Você sabia?
Desde o estabelecimento da Fundação Musical Yamaha, em 1966, foi criado um amplo leque de atividades musicais no âmbito social, incluindo as escolas de música Yamaha e o Concerto Júnior Original. A importante idéia de promover e ajudar à educação musical e á sua popularização no mundo é um dos elementos mais significativos que distingue a YAMAHA da sua concorrência.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 3/12/2009

6 comentários:

paulo disse...

Sem duvidas, a melhor marca de motocicletas do mundo, um abraço a todos.

Anônimo disse...

Tive 5 motos, 4 foram da YAMAHA, ótima qualidade.

Vadio da XT, Lda disse...

muito bem feito...
Obrigada pela informação

ABR

Edgar

Natsu Isogai disse...

Fora os instrumentos que tem qualidade e preco acessivel.

joao gregorio disse...

conheço algumas histórias,
mas como essa da Yamaha, eu ainda não tinha conhecido.
belíssima história;
parabéns Yamaha.

antonio sandro ferreira disse...

Isso sim é uma marca de respeito!