24.8.06

BAZOOKA BUBBLE GUM

Pequenos pedacinhos de chicletes de bola envoltos em populares embalagens nas cores da bandeira americana e enrolados em papéis com tirinhas em quadrinhos do personagem Joe Bazooka se tornaram um ícone da cultura americana. O chiclete de bola BZOOKA divertiu gerações de americanos que cresceram mastigando e fazendo enormes bolas.
-
A história
Tudo começou em 1947, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, quando os irmãos Abram, Ira, Philip e Joseph Shorin, filhos do fundador da empresa americana Topps, que desde 1938 produzia chicletes, resolveram introduzir no mercado uma nova goma de mascar divertida: o chiclete de bola. O novo produto, produzido na fábrica da empresa localizada no bairro Brooklyn em Nova York, foi batizado de BAZZOKA BUBBLE GUM. O nome era baseado em um instrumento musical criado por Bob Burns na década de 30. Sua embalagem patriótica nas cores vermelha, azul e branca ajudaram a tornar o produto muito popular no período pós-guerra. Inicialmente o novo chiclete foi anunciado como sendo macio; saboroso; divertido, pela possibilidade de se fazer enormes bolas; e barato. O chiclete, que era vendido a cinco centavos de dólar, começou a se tornar popular após 1951, quando passou a contar com pequenas tirinhas de personagens em quadrinho para incentivar o consumo junto ao público jovem.
-
-
A embalagem do produto foi modificada para que a tirinhas em quadrinhos fosse adicionada ao chiclete. Mas, foi em 1953, quando o personagem em quadrinho Joe Bazooka, um menino loirinho que utilizava boné e tapa-olho criado pelo cartunista Wesley Morse a pedido da empresa, passou a ser o astro principal das tirinhas em quadrinhos que envolviam os chicletes que a marca BAZOOKA conquistou definitivamente os jovens americanos e chamou a atenção do mercado. Ao longo dos tempos mais de 1.500 tirinhas diferentes do personagem foram desenvolvidas pela Topps, e o chiclete de bola juntamente com Joe Bazooka, se tornou um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos, passando a ser exportado também para outros países como Canadá (onde as histórias do personagem eram escritas em inglês e francês), Israel e Inglaterra.
-
-
Nos anos seguintes a marca cresceu; o garoto-propaganda Joe Bazooka ganhou a companhia de uma nova turminha de amigos (1983), composta por Mort (seu melhor amigo); Jake (seu cachorro), DJ Chen (seu amigo DJ), Kevin Griffin (seu amigo “nerd”), Cindy Lewis (sua amiga), Casey McGiven (sua outra amiga); e Wolfgang (seu amigo alemão de escola); e novos sabores foram lançados como morango (embalagem rosa e branca) e uva (embalagem roxa e branca). Além disso, o sucesso do personagem era tanto que a Topps passou a licenciá-lo para que outras empresas pudessem estampá-lo em outros produtos como camisetas, canecas, bonés e canetas. Na década de 90 o personagem mudou de aparência: apesar de continuar com seu tradicional tapa-olho, passou a vestir jeans e ganhou uma aparência de adolescente, com longas pernas.
-
-
Recentemente, em maio de 2009, foi anunciado que Michael Eisner, ex-executivo poderoso da Disney, comprou os direitos do personagem Joe Bazooka e pretende transformá-lo em filme, com roteiro escrito por Mark Hammer. Atualmente o chiclete BAZOOKA pode ser encontrado em uma grande variedade de formas e sabores como Original, Grape (uva), Strawberry (morango), Sugarless (sem açúcar), Blast (com sabor mais intenso e duradouro disponível nas versões frutas, melancia e cereja) e Bubble Juice (em formato de bolinhas), além das edições sazonais como para o período do “Dia das Bruxas” e do tradicional balde com vários pequenos chicletes.
-
-
A evolução visual
Recentemente a marca alterou sua identidade visual lançando um novo logotipo mais moderno e dinâmico.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1947
● Criador: Abram, Ira, Philip e Joseph Shorin
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: The Topps Company Inc.
● Capital aberto:
Não
● CEO & Presidente: Scott Silverstein
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 700
● Segmento: Doces
● Principais produtos:
Chicletes de bola
● Mascote: Joe Bazzoka
● Website:
www.topps.com/candy/brands/Bazooka/index.htm
-
A marca no mundo
A marca BAZOOKA BUBBLE GUM, um dos chicletes de bola mais populares e vendidos nos Estados Unidos, é comercializada em mais de 40 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte.
-
Você sabia?
Até os dias de hoje, exatas 1.535 tirinhas em quadrinhos diferentes do personagem Joe Bazooka foram lançadas no mercado, sendo as mais antigas disputadíssimas por colecionadores que chegam a pagar fortunas por um pedacinho de papel com histórias do personagem.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 21/2/2010

Um comentário:

Bumper disse...

Olá. Só para ampliar o conhecimento geral... Na década de 80... (aproximadamente em 1987) foi lançada uma versão "pomada" do chiclete, nos sabores maçã-verde, limão e uva. Ambos vinham em tubos plásticos, similares aos de creme dental de hoje, só que mais curtos e bojudos, onde o chiclete poderia ser retirado ao apertar o tubo, numa consistência muito parecida a um creme que, ao levado à boca, nas primeiras mastigadas, ja adquiria a sua consistência tradicional de goma.
Meu pai me trouxe alguns exemplares, durante uma viagem de negócios, na época.
Obrigado pelo site fantástico, de onde podemos retirar informações muito boas.