15.8.06

BECK'S


A BECK’S é descrita como uma cerveja de extrema pureza, sabor distinto, espírito progressivo e apelo autêntico, sendo uma legítima representante da tradição alemã neste segmento de mercado. Produzida com ingredientes naturais da mais alta qualidade e seguindo rigorosamente as leis alemãs de 1516, a BECK’S se tornou sinônimo de excelente cerveja alemã em centenas de países pelo mundo afora. 

A história 
A história da cerveja BECK’S começou no dia 27 de junho de 1873 quando o grande mestre cervejeiro Heinrich Beck, o engenheiro Lüder Rutenberg e Thomas Bay, se uniram para formar a cervejaria Kaiserbauerei Beck & May, na cidade de Bremen no norte da Alemanha. A primeira cerveja, batizada de BECK’S PILSNER PREMIUM, foi produzida de acordo com a conhecida Reinheitsgebot ou Lei da Pureza da Cerveja, que data de 1516, onde a cerveja deveria ser feita somente com malte de cevada, lúpulo e água. A cerveja imediatamente era vendida para as tavernas e pequenos estabelecimentos da cidade de Bremen. No ano de 1875 a cervejaria adotou o nome Kaiserbauerei Beck & Co., depois da saída de Thomas May da sociedade.


No ano seguinte surgiriam três ícones da marca: a chave que aparece nos rótulos da cerveja e que representa a “Key of Bremen” (chave da cidade de Bremen), o rótulo oval e a tradicional garrafa verde (para que a luz não alterasse o sabor da cerveja), uma grande inovação para a época já que as outras cervejas eram vendidas em garrafas de cor âmbar. Era o início do nascimento de um ícone alemão do segmento de cervejas. Outro fato importante que ocorreu nesse ano foi a eleição da BECK’S como melhor cerveja do mundo em uma tradicional feira realizada na cidade de Filadélfia nos Estados Unidos. Com o reconhecimento mundial, as primeiras exportações da cerveja começaram em 1886. Pouco anos depois, em 1893, a cervejaria foi apenas a segunda da Alemanha a estabelecer seu próprio laboratório de bacteriologia.


Na década de 1920 a empresa fez várias aquisições de pequenas cervejarias se estabelecendo ainda mais solidamente no mercado. Em meados desta década, com queda acentuada nas vendas devido a grande depressão americana, a empresa inaugurou duas fábricas na Ásia, localizadas em Jakarta na Indonésia e Singapura, para poder disputar mercado com marcas japonesas nessa região. Um dos períodos mais difíceis para a empresa começou em 1939 com o início da Segunda Guerra Mundial, quando as exportações foram praticamente interrompidas para suprir o fornecimento interno e de pequenos mercados locais europeus. As exportações recomeçaram somente ao término do conflito, em 1948, depois de uma grande reestruturação da empresa, com as primeiras 200 caixas sendo exportadas para a cidade de Bangkok na Tailândia. No ano seguinte a cerveja reapareceu no mercado alemão depois de uma década de ausência.


Em 1968 introduziu no mercado a embalagem com seis unidades (conhecida como Beck’ser). No ano de 1975 a cervejaria decidiu atender a bares e restaurantes com seus tradicionais barris, antes, a cerveja era encontrada somente em sua famosa garrafa verde nesses estabelecimentos. Finalmente, em 1984, a BECK’S foi introduzida no mercado britânico, se tornando rapidamente a cerveja importada número 1 da Inglaterra. Na década de 1990 a cervejaria ingressou em vários mercados, como por exemplo, o asiático, australiano e africano, fortalecendo ainda mais sua presença internacional. Nos anos seguintes a marca iniciou a expansão de seu portfólio com o lançamento da cerveja sem álcool.


No ano de 2002 a cervejaria, até então administrada por famílias locais, foi adquirida pelo poderoso grupo belga Interbrew AS, que pagou US$ 2.1 bilhões, passando a ter uma forte distribuição no mundo inteiro. Nos anos seguintes a marca iniciou uma nova expansão de sua gama de produtos com lançamentos inovadores, como por exemplo, uma cerveja com limão, uma cerveja com mistura de suco de laranja, uma edição especial produzida exclusivamente durante a Oktoberfest, cervejas mais fracas e mais fortes, cerveja do tipo Pale Ale (BECK'S DARK), e até com sabor de limonada extremamente refrescante.


A linha do tempo 
1993 
Lançamento da BECK’S BLUE, uma cerveja sem álcool. 
2004 
Lançamento no mercado americano da BECK’S PREMIER LIGHT, cerveja com apenas 64 calorias. 2005 
Lançamento da BECK’S GREEN LEMON, cerveja com mistura de suco de limão. 
Lançamento da BECK’S GOLD, versão mais fraca do que a cerveja original. 
2006 
Lançamento da BECK’S LEVEL 7, uma mistura de cerveja, cafeína e guaraná. 
Lançamento da BECK’S CHILLED ORANGE, cerveja com um pouco de suco de laranja. 
Lançamento na Inglaterra da BECK’S VIER, versão chope da tradicional cerveja. 
2008 
Lançamento da BECK’S ICE, cerveja com limonada e sabor refrescante de menta. Os laboratórios da cervejaria criaram um método para extrair a cor amarela da cerveja e deixá-la incolor. A nova cerveja tinha um sabor único, uma mistura de limão com menta, extremamente refrescante. 
2013 
Lançamento da BECK’S SAPPHIRE, uma pilsner no melhor estilo alemão e com o raro lúpulo Saphir. A nova cerveja, de gosto suave e delicado, tem garrafa e rótulo pretos.


O rótulo 
Além de sua tradicional garrafa verde um dos mais fortes símbolos de reconhecimento da marca é seu tradicional rótulo oval, cujo principal ícone é a “Key of Bremen” (chave da cidade de Bremen), na verdade uma imagem espelhada do brasão de armas da cidade alemã. Ao longo dos anos o tradicional rótulo foi sendo modernizado (imagem abaixo), mas nunca perdeu seus elementos principais.


A marca soube aproveitar muito bem a força de seu rótulo e o transformou em arte. Isto porque, a partir de 1987 criou o BECK’S ART LABELS, um projeto onde artistas e designers de renome são convidados para criar rótulos para suas garrafas de edição limitada. Os primeiros rótulos foram criados pela dupla Gilbert Prousch e George Passmore. Apesar do projeto, ter sido inicialmente criado no Reino Unido, devido ao enorme sucesso, hoje ele foi estendido a países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, entre outros. O projeto é divulgado com o slogan Live Beyond Labels e todos os anos seis diferentes artistas criam rótulos especiais que decoraram mais de 13 milhões de garrafas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos. Recentemente o logotipo da marca passou por uma remodelação, com o nome da marca sendo escrito em um fundo preto.


Os slogans
Just Part of the Story. (2011) 
Different by Choice. (2007) 
This is your key. This is your beer. (2006) 
The Beck’s Experinece. (2001) 
Beck’s is Beck’s. (1978) 
Beck’s Beer Deletes Man Thirst. (1955)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 27 de junho de 1873 
● Fundador: Heinrich Beck, Lüder Rutenberg e Thomas Bay 
● Sede mundial: Bremen, Alemanha 
● Proprietário da marca: Anheuser-Busch Inbev Nv 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Carlos Brito 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Itália 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Amstel, Heineken, Grolsch, Tuborg e Carlsberg 
● Ícones: A tradicional garrafa verde 
● Slogan: Just Part of the Story. 
● Website: www.becks.com 

A marca no mundo 
Atualmente a BECK’S, uma das mais importantes marcas da cervejaria AB InBev, exporta mais de 34 milhões de caixas para aproximadamente 100 países, sendo a cerveja alemã mais exportada do mundo. Os maiores mercados da cerveja fora da Alemanha são: Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Austrália, Ucrânia, Romênia e Rússia. A produção anual de BECK’S é superior a 7.2 milhões de hectolitros. Hoje, além da Alemanha, a cerveja é produzida em unidades na Bulgária, Austrália, Ucrânia, Sérvia, Montenegro, China, Nigéria, Romênia, Turquia e Bósnia. 

Você sabia? 
Hoje em dia a BECK’S é composta pelos seguintes ingredientes: cevada do sul da Inglaterra, uma cepa de levedura, a água do rio Rotenburger Rinne e lúpulo Hallertau do sul da Alemanha. 
A BECK’S LIGHT é considerada a melhor cerveja de sua categoria nos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/11/2013

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