24.8.06

CIF


A marca Cif é uma autoridade mundial em limpeza doméstica há mais de meio século, ajudando milhões de pessoas a remover sujeiras e gorduras com uma completa linha de produtos revolucionários e eficazes. Cuidando de cada cantinho da casa, é possível limpar, desengordurar e desinfetar qualquer superfície com o mínimo esforço. Por isso, dê o brilho impecável para a sua casa com Cif. 

A história 
A marca Cif foi lançada primeiramente no mercado francês no ano de 1969 pela empresa Unilever (conheça essa outra história aqui) como um produto multiuso para limpeza diária, inaugurando uma nova categoria neste segmento, iniciando assim uma grande revolução para a limpeza doméstica. De início foi introduzido com o conceito “Powerful cleaning without scratching” (em português, “poder de limpeza sem esfregar”) e o produto direcionado para limpeza de ambientes como cozinhas e banheiros. No decorrer da década seguinte, o produto foi lançado em muitos países da Europa (por exemplo, na Inglaterra e Irlanda foi introduzido em 1974) sob vários nomes como Jif, Viss, Vif e Vim, por razões fonéticas e de marca registrada, o que acabaria dificultando a construção de uma marca global nos próximos anos. Rapidamente a marca Cif se tornou a preferida das donas de casa como grande aliada no combate e remoção de sujeiras.
   

Na década de 1980 a marca ingressou em importantes mercados como Japão, Austrália, América Latina e Europa Central, expandindo-se globalmente e se tornando uma das mais poderosas no segmento de limpeza doméstica. Foi nesta década que a marca Cif começou a expandir sua linha de produtos com o lançamento de desengordurantes, saponáceo cremoso (este introduzido em 1979), limpa vidros, panos de limpeza, limpadores para sujeira pesada, entre outros itens. As embalagens também sofreram alterações no decorrer do tempo, surgindo assim os borrifadores, pistolas, frascos e pastilhas que facilitavam a aplicação e utilização do produto em qualquer ocasião e lugar. Em 1988, a marca foi introduzida em alguns países da América do Sul como Argentina, Uruguai e Paraguai.
   

No Brasil, a marca foi lançada oficialmente no mês de setembro de 1995, com a introdução do Cif Perfect, o primeiro desengordurante do mercado nacional que, por meio de uma formulação exclusiva, permitia a eliminação de gorduras dos mais diversos tipos de superfícies, de maneira rápida e sem esforço. Nos anos seguintes, a linha de produtos Cif foi sendo ampliada no mercado brasileiro de forma consistente com o lançamento das versões Desengordurante (nova fórmula com avançada tecnologia que entrega 2x vezes mais poder de limpeza que o produto líder de mercado), Saponáceo Cremoso (contém alto poder de limpeza e milhares de micropartículas que ajudam a remover facilmente até as sujeiras mais difíceis), Limpa Vidros (com poder concentrado de limpeza para manter vidros, plásticos, acrílicos, fórmicas e espelhos com aparência brilhante), Banheiro (desenvolvido para a limpeza do banheiro, removendo sujeiras como sabão, maquiagem, pasta de dente e resíduos de calcário) e Tira-Limo (recomendado para limpeza e desinfecção das superfícies, cuja fórmula contém cloro que remove manchas causadas por fungos).
   

No ano de 1997 os produtos Cif foram introduzidos nos países bálticos. A partir de 2001, como forma de construir uma marca única no continente europeu Jif passou a ser comercializado como Cif na Inglaterra, Irlanda, Holanda, além de Hong Kong. Ainda neste ano a marca lançou o revolucionário Cif OxyGel, uma nova geração de limpadores que traziam como principal novidade a formulação com o exclusivo Oxigênio Ativo, que gerava micro-bolhas que desprendiam a sujeira por completo, resultando em uma remoção rápida e com ainda menos esforço. Além da formulação diferenciada, sua embalagem trazia um formato inovador, anatômico e fácil de manusear para a categoria, sendo também o primeiro produto, no segmento multiuso, que oferecia gatilho, muito mais prático, porque facilitava e direcionava a aplicação. O novo produto rapidamente se tornou um enorme sucesso e foi lançado em vários países ao redor do mundo.
  

Em 2005, a marca novamente revolucionou o segmento com o lançamento do Cif Power Cream, um poderoso limpador multiuso cremoso em spray. Em 2008, foi lançado um dos sucessos mundiais da marca, o Cif Actifizz, primeiro limpador multiuso com tecnologia efervescente que remove a sujeira instantaneamente. Já em 2012, lançou a linha Cif PowerPro Naturals, cujos produtos proporcionam uma limpeza poderosa com formulações derivadas da natureza, especialmente plantas. Nos anos seguintes a marca também expandiu sua atuação com o lançamento de uma linha de lavadores de roupa em Portugal, luvas de borracha para lavar-louça na Índia, e até pastilhas para máquinas de lavar-louça.
  

No ano de 2019, quando a demanda no Reino Unido por menos plástico e mais soluções recarregáveis e reutilizáveis aumentou consideravelmente, a marca anunciou o lançamento do Cif ecorefill, uma nova tecnologia doméstica que permitia aos consumidores reabastecer e reutilizar seus frascos de spray Cif. Feito com 75% menos plástico, o Cif ecorefill simplesmente se encaixa nas atuais garrafas do Cif Power & Shine. Pouco depois, em 2020, a Unilever em mais uma tentativa de construir uma marca global e homogênea, anunciou que Jif, nome utilizado pela marca na Malásia, Austrália, Nova Zelândia, países nórdicos e europeus, seria renomeado como Cif ao longo de 2021, mas manteria o logotipo e a linha de produtos inalterados. Ainda assim, Cif é comercializado com nomes diferentes em alguns países, como por exemplo, no Canadá onde é chamado de Vim; Viss na Alemanha; e Handy Andy na África do Sul.
   

Com a pandemia de COVID-19 e consequentemente o aumento da procura de produtos de limpeza e higienização, em maio de 2020 a marca Cif resolveu apresentar um plano completo de comunicação para o mercado brasileiro baseado no novo slogan “Poderoso na limpeza, imbatível no cuidado!”. Com essa premissa, a marca relançou sua linha de produtos, apresentou produtos inéditos e ingressou em novos segmentos de mercado. O novo portfólio trazia, além das linhas já conhecidas como Cif Cremoso (com apenas uma gota, limpa superfícies e não deixa arranhões), Cif Especialistas (para remover as sujeiras mais difíceis de cada cantinho da sua casa) e Cif Multiuso (apresenta variantes com diferentes benefícios para cada canto da casa), formatos inovadores como pó, lenços umedecidos, aerossol e limpadores perfumados (de alta fixação que limpam sem danificar). Além disso, todas as embalagens ganharam nova identidade visual, com fácil identificação dos principais benefícios e modo de uso de cada produto. Já as formulações foram pensadas para remoção potente e rápida da sujeira, limpando sem danificar.
   

Pouco depois, no segundo semestre de 2020, Cif ampliou seu portfólio com o lançamento de uma linha completa de produtos para cuidados com a louça. A linha é composta por duas categorias: Lava louças de Pia concentrado (nos aromas limão, erva doce e camomila) e Lava louça para Máquina (tabletes e em pó), além do secante abrilhantador. Mais recentemente, em 2021, a marca voltou a ampliar seu portfólio com a linha “Pro-Kitchen”, voltada à limpeza de estabelecimentos de serviços de alimentação. A novidade é composta por sete produtos: desincrustante, que remove gorduras carbonizadas e incrustadas; lava-louças para diluir, com embalagem de 500 ml que rende 3L; e detergente alcalino clorado, que desengordura, desinfeta e alveja; além de desinfetante para ambientes, desinfetante para hortifrutícolas e detergente e secante para máquinas lava-louças.
   

Hoje em dia, com uma linha completa ideal para áreas delicadas e até para uma limpeza pesada, Cif oferece produtos inovadores e parceiros do dia a dia para manter a casa sempre brilhando. Sua reconhecida fórmula é capaz de limpar rapidamente toda a casa, tornando a rotina de limpeza muito mais fácil e eficaz. A marca acredita que faxina é coisa do passado, por isso constantemente traz inovações que irão facilitar a vida dos consumidores, para que eles possam aproveitar seu tempo com o lado bom da vida, em uma casa sempre limpa e cheirosa.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca Cif passou por algumas modificações no decorrer dos anos. A primeira modificação significativa ocorreu em 1992, quando o logotipo da marca apresentou uma nova tipografia de letra e o pingo da letra “i” em vermelho. Pouco depois, em 1995, a identidade visual passou por uma modificação radical, adotando a cor verde, o formato arredondado e uma tipografia de letra nova, resultando em uma aparência mais moderna e vibrante. Em 2000, esse logotipo foi modernizado e apresentou um tom de verde mais claro e uma nova tipografia de letra.
  

Os slogans 
Goodbye dirt, hello beautiful. (2019, Reino Unido) 
Always a beautiful ending. (2015, Reino Unido) 
Always a great result. (2013, Reino Unido) 
Rejuvenate your favourite things. (2009, Reino Unido) 
Hates dirt, loves surfaces. (2007, Reino Unido) 
That’s the beauty of Cif. (2006, Reino Unido) 
Who else? (2004, Reino Unido) 
Because your home is for living, not just for cleaning. (2001, Reino Unido) 
Powerful cleaning without scratching. (1969) 
Tough Cleaning Minimum Effort. (Índia) 
The best cleaner to let you shine. (Índia) 
Poderoso na Limpeza, Imbatível no Cuidado. (2020, Brasil) 
Máxima limpeza, mínimo esforço. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1969 
● Criador: Unilever 
● Sede mundial: Londres/Inglaterra 
● Proprietário da marca: Unilever plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Alan Jope 
● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Limpeza 
● Principais produtos: Limpadores multiuso, desengordurantes e detergentes 
● Concorrentes diretos: Mr. Clean, Mr. Músculo, Ajax, Harpic, Lysol, Clorox, Pato®, Veja e Limpol 
● Slogan: Poderoso na Limpeza, Imbatível no Cuidado. 

A marca no mundo 
Atualmente a marca Cif, autoridade mundial em limpeza doméstica e limpador multiuso mais vendido do planeta, oferece uma completa linha de produtos comercializada em mais de 60 países com faturamento anual superior a US$ 1.3 bilhões. É uma das marcas mais importantes da empresa Unilever, sendo a mais utilizada em seu segmento na França (calcula-se que mais de 11 milhões de franceses usem seus produtos). A região de mais rápido crescimento da marca hoje em dia é a Ásia. Já a Índia é o maior mercado global da marca. Cif não é comercializado nos Estados Unidos. 

Você sabia? 
Entre 2013 e 2014, a marca Cif teve o orgulho de apoiar a manutenção e limpeza de um dos principais monumentos do mundo, o Cristo Redentor, cujo objetivo era mostrar o valor de manter “coisas” importantes bem cuidadas e bonitas. Outros monumentos importantes ao redor do mundo, como o planetário, na Argentina, e o Topkapi Palace, na Turquia, já haviam sido alvo de ações e campanhas semelhantes da Cif. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 27/5/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

2 comentários:

Unknown disse...

gostaria de saber se houve alguma proibiçao do uso de oxy gel - limpador com oxigenio da marca cif - porque nao o encontro mais em nenhum supermercado de minha cidade - araraquara/sp . agradeço,
hebe j.nogueira

Maria Isabel disse...

Parabéns! Produto excelente, excelente!!!!