24.8.06

DROGA RAIA


Com pouco mais de um século de história, a DROGA RAIA comemora a conquista de ser hoje uma das principais e maiores redes de drogarias do Brasil com a capacidade de atender com dedicação e profissionalismo seus milhares de clientes, todos os dias. Desde os tempos dos grandes armários esculpidos em jacarandá até as modernas lojas de hoje, o que permaneceu foi a cultura do bem atender, da ética e da vontade de servir com competência e paixão. Afinal, para a DROGA RAIA farmácia é saúde e beleza para toda a vida. 

A história 
A história teve início no dia 3 de agosto de 1905 quando o então farmacêutico e italiano João Baptista Raia inaugurou a PHARMACIA RAIA, na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Os grandes e imponentes armários da farmácia eram esculpidos em jacarandá. Naquela época, a farmácia desempenhava um papel social mais abrangente, muitas vezes em substituição à assistência médica básica. Nesse cenário, o fundador da empresa criou um modelo de relacionamento centrado no elemento humano, na figura do farmacêutico, que preparava artesanalmente a medicação prescrita pelo médico, atividade na qual João Baptista se mostrou desde o início, e ao longo do tempo, um profissional hábil, preciso e honesto, garantindo-lhe a satisfação e a fidelidade dos clientes daquela cidade. A farmácia sempre se manteve vigilante no atendimento a população, especialmente nas epidemias do início do século, assim como no surto da Gripe Espanhola, que começou em 1918. O fundador da empresa ganhou notoriedade durante pandemia da gripe espanhola ao manter aberta a drogaria 24 horas.


Ainda em 1918, enquanto os medicamentos que produzia contra a gripe espanhola ganhavam fama, ele registrou o direito de uso da sua marca, antevendo o bom negócio que viria a ser no futuro. A industrialização se anunciou, grandes laboratórios multinacionais se instalaram no país e uma realidade diferente para a época se mostrou: farmácias de manipulação convivendo com drogarias. A necessidade de um modelo de atendimento mais ágil foi percebida por João Baptista. Seu senso de oportunidade e experiência acumulada lhe permitiu tecer a rede que levaria seus conceitos de qualidade e respeito aos clientes, disseminadas por várias cidades do estado de São Paulo. Traçou uma diretriz que se incorporou, mais tarde, à tradição e aos princípios da rede: “Interessar-se realmente pelos clientes, colocando suas necessidades acima de qualquer venda”. A segunda loja foi inaugurada em 1931, em Araçatuba, e, em 1937, se expandiu pelo interior paulista (Piracicaba, por exemplo), iniciando uma rede de lojas, até chegar à capital, em 1951.


Em 1966, dez anos após a morte do fundador, seu genro, Arturo Pipponzi, assumiu o controle e gestão da empresa. Somente em 1982, a rede de farmácias (então com sete lojas) adotou oficialmente o nome DROGA RAIA. A primeira loja da rede a receber esse nome foi a unidade localizada na Rua Augusta em São Paulo. Desde então, a rede foi a primeira empresa varejista do país a concluir seu processo de automação comercial em 1987, substituindo máquinas registradoras por computadores. Os estoques, que antes eram definidos e repostos manualmente, passaram a ser gerenciados eletronicamente. Nesse mesmo ano introduziu o Cartão Raia, primeiro instrumento de fidelidade com a constituição de um banco de dados e sem envolver a concessão de crédito, de todo o varejo brasileiro, garantindo aos consumidores descontos em medicamentos, facilidades de pagamento e participação em programas filantrópicos. Hoje, o número de clientes cadastrados no programa já supera a marca de cinco milhões e representa mais de 75% do faturamento total da empresa. Ao final desta década a DROGA RAIA já possuía 37 lojas em funcionamento.


Com a estruturação de uma carteira de Gestão de Benefício Farmácia e o início da constituição de uma carteira de clientes corporativos, o ritmo de crescimento foi acelerado ainda mais na década de 1990. Durante esse mesmo período, para atender às diferentes demandas dos consumidores, além da venda de medicamentos, as farmácias da rede também comercializavam produtos de perfumaria, simbolizando a marca com o conceito de “Saúde e Beleza 24 horas”, fechando a década com 80 lojas e o slogan “Confiança e respeito desde 1905”. A DROGA RAIA se tornou, em 2000, por meio de sua expansão para o Rio de Janeiro, a primeira grande rede do país a operar fora do seu mercado de origem. Depois de rentabilizar e fortalecer sua operação neste novo mercado, a empresa deu prosseguimento à sua expansão nacional no final de 2003, com a entrada simultânea nos estados do Paraná e de Minas Gerais. Essa expansão pode ser vista no faturamento da empresa, que no ano seguinte, alcançou R$ 555 milhões. Em 2004 a DROGA RAIA iniciou as vendas online, criando assim mais um canal para comodidade dos consumidores.


Em 2005, quando completou 100 anos, a rede possuía 135 unidades em funcionamento, atendia 70 mil clientes por dia e vendia 6 milhões de produtos ao mês e, em 2008, chegou ao Rio Grande do Sul. Em 2009, a rede continuou a ingressar em novos bairros e cidades, para alcançar novos consumidores, fortalecer a identidade e oferecer uma experiência única de compra. Com isso a rede encerrou o ano com 299 lojas, o que significou, em apenas três anos, dobrar o número de unidades. Neste período novidades foram introduzidas pela empresa, como o novo Cartão Raia, que passou a oferecer participação no Programa Raia Agradece, no qual as compras de itens de higiene e beleza valem pontos que podem ser trocados por produtos nas lojas da rede. Quem tinha o cartão também recebia todos os dias, no ato da compra, ofertas exclusivas e personalizadas de perfumaria.


Em 2010, a DROGA RAIA abriu seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo. Porém, outras mudanças ainda estariam por vir. E rápido. O ano de 2011 marcou um novo rumo, após a fusão com a Drogasil, outra grande empresa do setor, dando início à Raia Drogasil S.A. Juntas, elas ficaram maiores e mais fortes: 700 lojas, participação de mercado de 8,3%, faturamento superior a R$ 4.7 bilhões e mais de cem anos de experiência na excelência de atendimento. Ainda neste ano, abriu lojas em Santa Catarina e deu início ao Programa de Fidelidade Muito Mais Raia, ampliando os benefícios para clientes cadastrados (troque pontos, ganhe descontos e aproveite ofertas). Dois anos mais tarde, a rede chegou a Goiás, e pouco depois, em 2014, expandiu-se para Mato Grosso do Sul. Em 2018, a rede lançou um novo serviço que permite comprar pelo site, televendas e aplicativo da marca e retirar os produtos na loja mais próxima.


Outro fator de grande sucesso para a consolidação da DROGA RAIA como negócio é a venda de marcas próprias do grupo Raia Drogasil S.A. (Needs, B-Well, Triss, Caretech, Nutrigood e Le Pop) em várias categorias de produtos em todas as suas unidades. Hoje em dia, a DROGA RAIA faz questão de estender aos seus clientes seu conceito de atendimento personalizado, de lojas modernas, de ampla variedade em produtos de higiene e beleza, traduzidos em espaços especiais para venda de cosméticos, denominados “Espaço Beleza”, com profissionais especializados para a venda desses produtos. Estende também, seu conceito de relacionamento com clientes, garantindo serviços e vantagens inovadores.


Um novo conceito 
Em 2009 a DROGA RAIA lançou o conceito “Prazer em cuidar”, um novo formato de loja, mais funcional e acolhedor, que visava melhorar a experiência de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, incorporar e reforçar o novo posicionamento da marca. Uma das principais características do novo modelo era o agrupamento de todas as categorias de produtos em quatro grandes universos: Saúde, Sua Beleza, Cuidados Diários e Coisas de Criança. A comunicação visual era utilizada para facilitar a vida dos clientes, incluindo uma ampla sinalização dos universos com cores diferenciadas e também dicas de saúde, beleza e bem-estar. A primeira loja a incorporar o novo conceito foi inaugurada em junho, no bairro do Brooklin, em São Paulo. A partir de então, todas as novas lojas da DROGA RAIA foram inauguradas já adotando o novo modelo. As lojas existentes foram sendo modificadas progressivamente, ao longo dos próximos anos. O “Prazer em cuidar” da DROGA RAIA vai além da relação com o cliente: se incorpora também aos cuidados com a comunidade e o meio ambiente. As filiais possuem uma área de convivência que divulga projetos sociais e presta informações sobre pontos de coleta seletiva de lixo e recolhimento de pilhas e baterias para reciclagem. Em algumas lojas, o cliente pode comprar ecobags, cuja renda é destinada a instituições beneficentes, e a Revista Sorria, que desde seu lançamento em 2008, já vendeu mais de 6 milhões de exemplares e reverteu mais de R$ 13 milhões em doações para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e o Instituto Ayrton Senna.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca DROGA RAIA passou por inúmeras alterações. A primeira modificação significativa ocorreu em 1982, quando foi adotado o nome DROGA RAIA. Pouco Depois, em 1986, o logotipo ganhou um raio estilizado, uma alusão ao atendimento eletrônico. Em 1991 passou por uma sutil atualização com mudança na tipografia da letra e a introdução da cruz vermelha (mais apropriada ao negócio da empresa). Em 1997, nova mudança: o logotipo ganhou mais cores e destaque para a palavra RAIA. Em meados de 2009, como parte do novo posicionamento da marca, foi introduziu uma nova identidade visual. O logotipo apresentado (já sem a palavra Droga) era muito mais moderno e dinâmico, acompanhando a evolução, e principalmente, o novo posicionamento da marca “Prazer em Cuidar”. Porém, em 2015, esse logotipo foi atualizado e a palavra “Droga” novamente inserida.


Já o design da fachada de suas lojas também evoluiu bastante durante esses anos. A última reformulação ocorreu em 2016.


Os slogans 
Prazer em cuidar. (2009) 
Confiança e respeito desde 1905. (1999)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 3 de agosto de 1905 
● Fundador: João Baptista Raia 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Raia Drogasil S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Marcílio D‘Amico Pousada 
● Faturamento: R$ 5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 913 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 10.000 
● Segmento: Varejo (farmácia e drogaria) 
● Principais produtos: Medicamentos e produtos de higiene pessoal e beleza 
● Concorrentes diretos: Drogasil, Pague Menos, Panvel, Farmais, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco e Ultrafarma 
● Slogan: Prazer em Cuidar. 
● Website: www.drogaraia.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a DROGA RAIA, mais antiga rede de farmácias e drogarias do Brasil e uma das maiores do país, possui mais de 900 lojas espalhadas por estados como São Paulo (onde está localizada a maioria das unidades), Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás, responsáveis pelo atendimento de 5 milhões de clientes por mês e um faturamento superior a R$ 5 bilhões por ano. Mais de 50 lojas da rede oferecem um padrão mais sofisticado de consumo, direcionadas para um público com poder aquisitivo mais alto. A rede vende uma infinidade de produtos como medicamentos controlados ou não, alopáticos, fitoterápicos, produtos de beleza, de higiene e saúde pessoal, além de artefatos de higiene infantil. 

Você sabia? 
Atualmente, aproximadamente 75% do seu faturamento provêm de compras realizadas por clientes cadastrados. 
Estima-se que, para cada quilo de medicamento descartado no lixo comum ou na fossa sanitária, aproximadamente 450 mil litros de água são contaminados. Compreendendo a dimensão desse impacto ambiental, a DROGA RAIA através do Programa Descarte Consciente buscou uma solução para a correta destinação de medicamentos vencidos ou em desuso e disponibiliza 234 pontos de coleta de medicamentos em suas lojas. 
A DROGA RAIA foi uma das primeiras empresas do varejo a apostar na automação comercial no final da década de 1970. Com isso, cada produto ganhou um código (antes dos códigos em barra) e, quando ele era digitado na máquina do caixa, a baixa no estoque era imediata e a reposição poderia ser feita no dia seguinte. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/3/2020

13 comentários:

Anônimo disse...

Porque os sites não divulgam a relação das farmacias, por estado, cidade , com localização e telefone.
Porque esta divulgação na internet é limitada ?
Geraldo Stille
Um cliente

Anônimo disse...

Senhores, Droga Raia de Araçatuba é uma droga mesmo.Atendimento como se fossem funcionários públicos, falta de medicamentos. Por várias vezes não consegui comprar pq não tem o produto. No mundo competitivo ela é a pior da cidade, pessoal desinteressado ou mal formados.Imagine só, 02 cxs. de Galvus-met para atender a cidade, não é o cúmulo do absurdo???
Por favor, saiam do mercado ou façam alguma coisa pra melhorar.
Espero solução.

Anônimo disse...

Fui à uma Droga Raia(Buritis/BH)no dia 06/06/08 p/ comprar um medicamento, como não tinham o produto, pediram q eu voltasse mais tarde para buscá-lo. Comprei no cartão de crédito, confiei no estabelecimento, porém ao retornar 4 horas mais tarde, o medicamento não tinha sido entregue, queriam q eu esperasse mais meia hora...ou voltasse outro dia p/ buscar(absurdo)cancelei a compra. Mas não devolveram a receita pois segundo eles ela já se encontrava na unidade fornecedora.O pior é que nem tentaram corrigir o erro, na sugestão de me entregarem a domicilio, disseram q os locais de entrega eram estabelicidos. Moro no bairro vizinho...É ridículo, nunca mais compro nessa DROGA.Valéria.

Anônimo disse...

Pois eu sou cliente da Droga raia em Santos e lá sempre fui muito bem atendida,todos os funcionários prestativos,nunca fiquei sem o produto a não ser que estivesse em falta mesmo, na perfumaria uma Consultora de Beleza que da ótimas dicas e ta sempre atualizada. Nota dez.

Sophia disse...

Boa tarde,
Infelizmente o atendimento na loja da Rua Domingos de Morais é péssimo, o descaso e a grosseria são facilmente identificados. O tempo de espera na fila do caixa ativo é irritante, os preços são maiores que os da concorrência, a falta de produtos e medicamentos é freqüente. Não recomendo.

Anônimo disse...

A Droga Raia da Rua das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, mostra uma foto bem grande da PRIMEIRA LOJA, no Mato Grosso.
Como se explica isso?

Aqui o blog cita alguns estados e não cita o Mato Grosso.

Aqui em Araraquara já ouvi algumas pessoas dizerem que a prmeira loja foi fundada aqui, e tecem elogios ao trabalho realizado. E eu corrijo dizendo que a primeira foi no Mato Grosso.

Hoje, ao ler as informações supramencionadas noto que andei falando bobagem por aí, com base na informação da loja que eu citei no primeiro parágrafo.

Tem como me esclarecerem?
Desde já agradeço.

Ignez Duarte - Araraquara/SP - 13/05/10

Anônimo disse...

Sinceramente, para todos esses comentários que menosprezam a empresa, redijo a cada um deles:
No primeiro: Gostaria que o primeiro anônimo nos apresentasse a farmácia que em Araçatuba possui aproximadamente 170.000 caixas em apenas uma filial da medicação Galvus.
NO segundo: Gostaria que o anônimo me explicasse que tipo de valor como uma receita tem para a farmácia, até pq qd compro meus controlados sempre foi exigido a mesma com total rigidez sobre qualqer tipo de erro. Rascunho acredito que eles já tenham.
No terceiro: Gostaria de saber do anônimo se em bancos, supermercados e até em cinemas, o mesmo reclama tb da fila. Acho que não.
No quarto: A empresa repassa a todas suas filiais o SAC para dúvidas e sugestões. Só conferir.
Sou apenas mais um cliente, mas tenho em minha consciência que funcionários de atendimento ao público precisam ter a paciência de enfrentar a vida particular, profissional e ainda ter que aturar nós, que nunca estamos satisfeitos com nada.
Fabio. Rio de Janeiro

Yllah disse...

Particularmente eu adoro o atendimento da droga raia, sempre fui bem atendida. Freqüento a loja do recreio dos bandeirantes no Rio de Janeiro, que fica ao lado da favorita e me sinto em casa. Lá tbm tem uma consultora de Beleza q é uma simpatia, uma vez eu quis saber de um produto que vinha no panfleto de um shampoo que ela não conhecia. sabem o q ela fez? Abriu a embalagem e procurou o produto no panfleto, no dia seguinte ela me ligou informando q havia ligado para o sac e que este produto não era comercializado no Brasil, somente na Europa. ela podia muito bem ter dito q ñ conhecia e ponto. Confio muito na droga raia pq os profissionais se preocupam com os clientes e buscam soluções.

Anônimo disse...

Eu tbm discordo com os comentarios q vizeram contra a raia...Eu sou uma cliente muito antiga, e minha familia nunca trocou a raia por nenhuma farmacia,desde o tempo do Ercolano.Como voces podem ver faz muito tempo que venho seguindo esta geração...eu nunca fui mal atendida, nao tive oportunidade de conhecer outras lojas, mas concidero a raia daqui de Araraquara minha familia e nao só ela...mas todas as raias do Brazil.Quero agradece o carinho e o respeito que os funcionarios tem por nos cliente e pela a capacidade do otimo atendimento!!!amo todos vocês funcionarios da raia... """"E PRA QUEM ESCREVEU ESTAS BARBARIDADES VOCES ESTãO NO SEUS DIREITOS....MAS NãO É POR ISSO QUE VOU CONCORDA COM ESSES ABSURDOS Q ESCREVERAM... AH JÀ PARARAM PRA PENSA QUE DERREPENTE O PROBLEMA São VOCES????????????????????????PENSA NISSO ANTES DE CRITICA UMA GRANDE E MARAVILHOZA FARMACIA IGUAL A RAIA!!!!!

rafael disse...

a droga raia é a maior e melhor rede de drogaria do pais !! eu adoro trabalhar na droga raia !!!!!!

Jonnathan disse...

Sempre fui muito bem atendido na Raia.Adoro os produtos exclusivos da Raia como os produtos PLUIII e NEEDS.Acho q o povo adora arranjar um motivo pra falar mal.Ninguem merece.

Anônimo disse...

Moro em Birigui e sempre fui muito bem atendida pelos funcionários que sempre são muito solícitos em me atender e a resolver minhas duvidas em relação aos medicamentos, já vi uma moça ligar em outra rede de farmácia pra me ajudar a encontrar o medicamento com facilidade (levando em consideração que eu estava doente e não podia ficar numa procura desgastante)ela ate poderia me falar que não tem o medicamento e pronto, mas foi empática comigo fazendo oq nem era da obrigação dela. bom quem tem cabeça pensa oq quiser claro que não existe perfeição pelo fato de lidar com pessoas mas considero alguns funcionários como filhos por tanto carinho que tem por mim não so por mim mas pelo que observo vários clientes

Anônimo disse...

Primeiro que ninguém é robô e por trás da empresa há pessoas com necessidades como as suas, e falando de empresa, necessidades logísticas são responsabilidades da mesma da qual funcionários não tem o que fazer já que indústria é uma coisa e varejo é outra. Não generaliza uma experiência pessoal a uma avaliação geral.