27.8.06

FRANGELICO


O licor italiano FRANGELICO é versátil podendo ser consumido puro, com gelo, café ou limão e até mesmo em inúmeros drinques. Sua icônica garrafa é vista nas prateleiras de bares e restaurantes pelo mundo afora, e sua inconfundível cor amarelo pálido e aroma com notas de avelã tostadas, conquistou milhões de apreciadores pelo paladar.

A história
A lenda de um dos licores mais famosos do mundo começou aproximadamente 300 anos atrás na região montanhosa de Piemonte, ao norte da Itália, com monges cristãos que dominavam a arte de produzir um saboroso licor a partir de avelãs silvestres (chamada Tonda Gentile Delle Langhe), fruta extremamente abundante naquela região. Diz a lenda que a marca surgiu justamente do nome de um monge eremita, chamado frei Francisco Angélico, que habitava a região. Teria sido ele o primeiro a destilar a bebida, incluindo, além das avelãs, outros ingredientes secretos. Apesar de sua receita ser extremamente antiga, o licor só foi introduzido no mercado, primeiramente nos Estados Unidos, no ano de 1978, produzido pela pequena e tradicional empresa familiar Barbero Spa, fundada em 1891.


Produzido na pequena cidade de Canale, o licor, que foi batizado de FRANGELICO em homenagem ao monge (FRANCISCO ANGÉLICO) que segundo a lenda criou sua receita, chegou ao mercado embalado em uma inconfundível garrafa que tinha a forma do hábito de um frade franciscano e com o tradicional cinto de corda amarrado ao redor da cintura. A cuidadosa produção do licor proporcionava o sabor suave e inesquecível de avelãs e frutas silvestres. Sua fórmula, que continha avelãs, cacau, baunilha, café e várias ervas e extratos naturais, não demorou muito para agradar o paladar dos americanos e começar a ser exportado também para países da Europa. O licor ganhou popularidade por sua versatilidade, pois FRANGELICO podia ser consumido de várias formas, especialmente depois das refeições ou como acompanhamento de um bom café.


Rapidamente o licor passou a ser utilizado como ingredientes de vários drinques ao redor do mundo, e até mesmo como ingrediente de receitas de bolos, aumentando ainda mais sua fama e formas de utilização. A partir da década de 1990 a marca começou a investir bastante em publicidade, sempre associando o distinto sabor, e principalmente o aroma de avelã do licor em suas campanhas. No início do novo milênio a empresa Barbero Spa, produtora do famosos licor, foi adquirida pela empresa irlandesa C&C Group. Recentemente o tradicional licor passou por uma modernização visual, mas manteve o tradicional formato de sua icônica garrafa, reconhecida nos quatro cantos do mundo. Em setembro de 2010, a tradicional marca de licor voltou a pertencer a uma empresa italiana quando foi adquirida pelo Gruppo Campari junto à William Grant & Sons que, por sua vez, a tinha adquirido poucos meses antes. Atualmente o famoso licor, que possui 24% de graduação alcoólica, pode ser encontrado em garrafas de 50 ml, 350/375 ml, 700/750 ml, 1 litro e 1.75 litros.


A evolução visual
Recentemente a marca atualizou seu logotipo apenas modernizando-o, sem perder seus traços tradicionais.


Os slogans
Irresistible hazelnut taste.
Irresistibly delicious taste.
Frangelico. The exception for the rule.


Dados corporativos
● Origem: Itália
● Lançamento: 1978
● Criador: Barbero SpA
● Sede mundial: Canale, Itália
● Proprietário da marca: Gruppo Campari
● Capital aberto: Não
● CEO: Bob Kunze-Concewitz
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 200
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Licores
● Concorrentes diretos: Amaretto Dell Orso, Nocello e Disaronno Originale
● Ícones: A garrafa em forma de um hábito de monge
● Slogan: Irresistible hazelnut taste.
● Website: www.frangelico.com

A marca no mundo
O FRANGELICO, um dos licores mais vendidos e populares do mundo, é comercializado em 90 países. O FRANGELICO é o segundo licor italiano mais popular, tendo como seus mercados mais relevantes os Estados Unidos, Espanha e Austrália, com excepcional crescimento em países como Canadá e África do Sul. Anualmente são consumidas mais de 4.5 milhões de garrafas do tradicional licor no mundo todo.

Você sabia?
Uma garrafa do licor FRANGELICO depois de aberta pode durar até 20 anos. Após esse período, o licor começará a perder algumas sutilezas de seu sabor.
Anualmente são utilizadas mais de 38 toneladas de avelãs italianas para produzir o licor. Elas são todas cultivadas em Langhe, uma pitoresca vila rural localizada na região sul da província de Piemonte.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 14/5/2013

Um comentário:

Hiroshi disse...

Amigo, muito boa, essa sua idéia de colocar curiosidades sobre o mundo das marcas e embalagens. Continue assim. Depois passe em nosso site, também temos um extenso banco de curiosidades sobre esses temas, ele está em nossa secção chamada "Almanaque". Tanto é que nessa edição de janeiro, está saindo justamente uma nota sobre esse licor formidável. Boas Festas!