6.8.06

HARIBO


Milhões de crianças de todo o planeta recebem a primeira “dose” de açúcar dos seus doces e guloseimas. Suas balas de gelatina em forma de ursinho fazem a alegria da criançada, e porque não dizer dos adultos também. A HARIBO, uma das maiores produtoras de balas e guloseimas do mundo, se transformou em um verdadeiro símbolo alemão adocicado. Por isso, está na boca de todo mundo. 

A história 
Tudo começou no dia 13 de dezembro de 1920 quando o jovem empresário e talentoso confeiteiro Johannes Riegel, carinhosamente apelidado de Hans, fundou a HARIBO na cidade de Bonn, localizada no oeste da Alemanha. Inicialmente a linha de produção da nova empresa estava instalada em uma pequena cozinha no subúrbio da cidade. O investimento inicial consistia em um saco de açúcar, uma placa de mármore, um banco, um fogão de tijolos, uma chaleira de cobre e um rolo para produzir balas. No ano seguinte, Hans se casou com sua esposa Gertrud. Ela se tornou a primeira colaboradora da jovem empresa. Em 1922, o confeiteiro teve sua grande inspiração quando criou a bala de gelatina de frutas “Tanzbär” (urso dançarino em alemão), uma versão anterior do “Ositos D’oro” (ursinho de ouro) que se tornaram o produto de maior sucesso da marca e símbolo mundial da balas de gelatina. As balas foram inspiradas nos “ursos bailarinos”, animais amestrados, equipados com mordaças e presos por correntes, trazidos à praça pública para divertir o povo em tempos medievais.



No começo, a produção diária de balas não passava dos 100 quilos, que eram entregues de bicicleta por Hans e sua mulher. Duas balas compradas soltas em um quiosque custavam um pfennig (centavo de marco). As guloseimas eram devoradas com gosto pelo imperador alemão Guilherme Segundo, pelo escritor Erich Kästner e até por Albert Einstein. Rapidamente os Gummibärchen, literalmente ursinhos de goma, se tornaram uma paixão para os alemães e uma enorme fonte de lucro para a empresa, que, no ano seguinte, conseguiu comprar um pequeno caminhão para acelerar a entrega para sua base de clientes. Em 1925, depois de se mudar para uma fábrica maior, a empresa começou a produção de produtos de alcaçuz. As lendárias barras de alcaçuz com a inscrição HARIBO foram inicialmente um sucesso de vendas. Rapidamente outros doces com alcaçuz foram produzidos, entre os quais se encontram os, hoje mundialmente conhecidos, rolos de alcaçuz.


Na década de 1930, a HARIBO, que contava então com 160 funcionários, introduziu o jingle “Haribo makes children happy” (Haribo macht Kinder froh ou em português Haribo faz as crianças felizes, com a devida rima no alemão), que se tornou bastante conhecido na época e simboliza a marca até os dias de hoje. Além disso, foi introduzida na linha de produtos, uma bala de gelatina batizada de URSINHO TEDDY. A bela era menor e mais redonda que a tradicional, e representava uma versão comestível do tão querido boneco de pelúcia. Uma curiosidade: os ursinhos Teddy (em alemão TEDDYBÄREN) foram assim chamados em virtude do 26.º presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt que era um caçador apaixonado e tinha uma preferência particular por ursos. A primeira filial estrangeira foi fundada em 1935 na Dinamarca, dando início à expansão internacional da empresa. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa passou por inúmeras dificuldades com vendas em declínio devido, sobretudo, à crescente falta de matérias-primas. Ao fim do conflito, a produção havia sido reduzida a um mínimo e a empresa funcionava apenas com 40 funcionários. Hans Riegel morreu em 1945 e no ano seguinte seus filhos assumiram o comando dos negócios. 



A família conseguiu reconstruir a empresa e passou a cada vez mais focar seus produtos no público infantil. No ano de 1957 a empresa comprou a marca alemã Monarchs, que produzia balas e chicletes com sabores de frutas. Finalmente em 1960, chegaram ao mercado às balas de gelatina URSINHOS DE OURO (em alemão GOLDBÄREN), como sucessores dos famosos Ursos Dançarinos. Foi o momento do nascimento de um produto que seria adorado no mundo inteiro. Em 1962 a marca anunciou seus produtos, pela primeira vez, na televisão da Alemanha, ainda um meio de comunicação extremamente novo. No meio desta década foi introduzido o slogan “Haribo makes children happy and adults too” (uma quase reinvenção do slogan lançado na década de 1930), mostrando assim uma ampliação do público-alvo a que se dirigia. No idioma inglês o slogan era “Kids and grown-ups love it so, the happy world of Haribo”. O enorme sucesso dos URSINHOS DE OURO encorajou a empresa a emitir um certificado de nascimento oficial para eles: em 1967, os URSINHOS DE OURO foram reconhecidos oficialmente pelo Instituto de Patentes como marca registrada.


No final desta década e começo da próxima, a empresa fez várias aquisições em países como França, Suécia, Áustria e Inglaterra, aumentando ainda mais sua presença pelo continente europeu. Além disso, com receitas exclusivas, a HARIBO introduziu várias outras balas de goma de gelatina, em vários formatos divertidos como garrafinhas de refrigerante (chamadas Happy Cola, uma clara alusão ao refrigerante Coca-Cola), moranguinhos, sapinhos e bananinhas, e inúmeros sabores como pêssego, uva, maçã verde, banana, morango e framboesa. Em 1978 foi alterada a forma dos URSINHOS DE OURO: a posição dos pés original, relativamente larga e apontando para fora, foi eliminada. Em vez disto, os ursinhos adotaram uma aparência mais compacta e estilizada, mantida até hoje.


No ano de 1982 chegou oficialmente aos Estados Unidos, fixando-se na cidade de Baltimore, estado de Maryland. Suas famosas balas eram vendidas em farmácias, mercearias, supermercados e lojas de descontos, tornando-se rapidamente popular entre o público americano. Quatro anos mais tarde comprou a marca de chicletes e balas MAOAM, que possuía forte presença na Europa. Em 1989, os URSINHOS DE OURO alteraram a sua aparência: as cores se tornaram um pouco mais claras, devido ao uso de concentrados de frutas e de plantas em sua formulação. Na embalagem surgiu, pela primeira vez, a ilustração de um simpático urso amarelo com um laço vermelho, que se transformaria em mascote da marca. Durante a década de 1990 a empresa cresceu mundo afora, especialmente no leste europeu e, em 1996, adquiriu a empresa de doces belga Dulcia, que produzia há décadas diversos produtos populares de marshmallow. Por ocasião do seu 85.º aniversário, em 2007, os URSINHOS DE OURO receberam uma nova receita, um novo design de embalagem e um sorriso uniforme e feliz. A lista de sabores também cresceu, foi adicionado o sabor de maçã. Para comemorar esta importante data, uma campanha publicitária em toda a Alemanha anunciava sob o slogan: “Die GOLDBÄREN werden fruchtiger!” (em português “Os URSINHOS DE OURO passaram a ter mais fruta”). Pouco depois, em 2009, a empresa lançou uma grande novidade: SAFT GOLDBÄREN, as tradicionais balas em formato de ursos com 22% de suco de frutas e uma consistência macia e suave. Inicialmente elas estavam disponíveis nos sabores de maçã, pera, framboesa, pêssego, limão e groselha preta.


Depois de anos sendo comercializada por intermédio de importação, a HARIBO iniciou em 2016 as suas atividades oficiais no Brasil, com uma fábrica localizada em Bauru, interior do estado de São Paulo. O Brasil passou então a ser o primeiro país, fora do continente europeu, a possuir uma fábrica da empresa. Além disso, a empresa aumentou sua expansão na China com inaugurações de lojas testes nas cidades de Xangai e Guangdong. O que começou em uma pequena cozinha nos fundos de uma casa nos subúrbios de Bonn, com um saco de açúcar e uma chaleira de cobre, desenvolveu-se para se tornar uma das marcas de qualidade mais bem-sucedidas e conceituadas no setor mundial de doces e confeitos.


O ícone 
A famosa bala de gelatina em formato de urso foi criada em 1922 e se tornou o principal símbolo da marca alemã no mundo. Hoje em dia a HARIBO, líder mundial em balas de gelatina, tem como seu principal produto os famosos URSINHOS DE OURO, que são produzidos em seis sabores (abacaxi, laranja, limão, maçã verde, morango e framboesa). Além disso, as tradicionais balas de gelatinas de frutas ganharam diversos formatos como corações, animais, frutas, minhocas, Smurfs e até garrafas de Coca-Cola.


As lojas 
Em 2012, os fãs da marca HARIBO, independente de serem pequenos ou grandes, ficaram felizes com a inauguração de uma nova loja de fábrica na cidade de Neuss. A partir daquele momento, existia uma loja de fábrica em cada unidade de produção da HARIBO na Alemanha. Com a presença de executivos da empresa foi inaugurada a mais nova das cinco lojas de fábrica da HARIBO. O prazer das compras com a força de um urso em uma área de 600 m² para pessoas de todas as idades: uma banca de doces para o próprio cliente misturar as suas guloseimas preferidas (mais de 100 produtos diferentes), artigos para fãs da HARIBO, bem como o sortimento completo de produtos da marca, que somados passam de 600 itens. Tudo em um ambiente descontraído e lúdico.


A evolução visual 
O nome HARIBO deriva de uma abreviação de Hans Riegel, nome do fundador da empresa, e da cidade de Bonn, onde a empresa foi fundada.


A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo de sua história. A atual identidade visual da marca foi adotada nos anos de 1980.


Os slogans 
Kids And Grown-Ups Love It So, The Happy World Of Haribo. 
Haribo makes children happy and adults too. (1962) 
Haribo makes children happy. (1935) 
Viva um sabor mágico, venha ao mundo Haribo. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 13 de dezembro de 1920 
● Fundador: Hans Riegel 
● Sede mundial: Bonn, Alemanha 
● Proprietário da marca: Haribo GmbH & Co. KG 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Hans Guido Riegel 
● Faturamento: US$ 3.1 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 7.000 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Balas e marshmallows 
● Concorrentes diretos: Fini, Albanese, Arcor, Perfetti Van Melle, Jolly Rancher e Jelly Belly 
● Ícones: As balas de gelatina em forma de ursinho 
● Slogan: Viva um sabor mágico, venha ao mundo Haribo. 

A marca no mundo 
A HARIBO, gigante mundial dos doces, tem vendas anuais estimadas em US$ 3.1 bilhões, detendo aproximadamente 60% do mercado alemão de alcaçuz e balas de gelatina, o que faz dela líder absoluta no mercado europeu. Hoje as balinhas dos “ursinhos de ouro”, que viraram uma grande mania, são comercializadas em mais de 100 países e com fabricação de 100 milhões de unidades por dia. A empresa possui 16 fábricas na Alemanha e em outros países europeus, além de uma unidade fabril no Brasil e outra nos Estados Unidos. 


Você sabia? 
De 1991 a 2015, o garoto-propaganda da HARIBO foi Thomas Gottschalk, um popular apresentador de televisão muito conhecido na Alemanha. A parceria entre HARIBO e Gottschalk é tida como a mais bem-sucedida campanha publicitária na história alemã. 
A HARIBO utiliza há muito tempo gelatina de origem animal em vez de goma arábica na produção de suas tradicionais balas de gelatina. Com esta matéria-prima de base é possível obter uma consistência mais macia e uma experiência mais aprazível no que diz respeito à mastigação e ao sabor. 
Se forem postos em fila, só os ursinhos da série Goldbären (ursinhos de ouro) produzidos em um ano cobririam mais de quatro vezes a superfície do planeta Terra. 
O sucesso da bala em formato de ursinho da HARIBO foi tão grande que ela se tornou um fenômeno cultural, inspirando uma série de TV produzida pela Disney, chamada no Brasil de “Os Ursinhos Gummi”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/10/2016

5 comentários:

Bruno disse...

Tenhos dois amigos da Alemanha qe estão aqui e troxerão Haribo e eu fiquei viciado,aqui no brasil vende Haribo?

Anônimo disse...

aqui no Brasil nunca vi, mas conheço uma marca de produtos que tem ursinhos, marshmallows, como a Haibo faz ... a fini, vc conhece ...? entra no site: www.mundofini.com.br.

abçs

Ana Lucia Polanowski Hammel disse...

Só alguns itens, tbm não estou procurando revendedor/importador

Kassia disse...

As balas Haribo na minha opinião são melhores dos que as da Fini! Elas estão começando a ser comercializadas em diversos lugares no Brasil inclusive mercados! Há menos de um mês começou a venda também pelas LOjas Americanas! Recomendo que experimentem, pois quem é fã das balas Fini vai amar as Haribo.

mara-morena20111@hotmail.com disse...

Fini é Fini não tem comparação