24.8.06

LU

Por mais de 160 anos os produtos da tradicional marca francesa LU são sinônimo de biscoitos refinados, elegantes e saborosos. As deliciosas guloseimas, que acompanham gerações de famílias, são companhias indispensáveis nos chás, cafés da manhã e lanches escolares na Europa.

A história
A tradicional marca francesa LU foi fundada em 1846 por um padeiro, Jean-Roman Lefevre, e sua mulher, Pauline Isabelle Utile, como um pequeno estabelecimento alimentício que embalava biscoitos para a britânica Huntley & Palmers, na cidade de Nantes. Foi somente em 1885 que a primeira grande fábrica da empresa foi construída. O primeiro produto fabricado exclusivamente pela empresa foi a “Petit Beurre”, deliciosos biscoitinhos a base de manteiga, açúcar, farinha e leite, lançados no mercado em 1886. Os deliciosos biscoitos se transformaram em um enorme sucesso, sinônimo de nutrição e equilíbrio.


O nome LU foi formado pelas duas letras iniciais de Lefevre-Utile, razão social adotada pela empresa em 1860, e utilizado nas embalagens dos produtos somente em 1897. Foi nesta época que a empresa contratou o famoso artista Firmin Bouisset para criar uma série de cartazes para os biscoitos que fabricava, surgindo assim o famoso símbolo da marca conhecido como “Little Schoolboy” (uma pequena criança com uma cesta de biscoitos na mão). Os deliciosos e sempre fresquinhos biscoitos não demoraram muito para fazer sucesso, ganhando fama de finas iguarias pelos ingredientes de alta qualidade utilizados em sua fabricação, fazendo com que em 1913 a LU já fosse a maior processadora de alimentos da região de Nantes. Em 1948 a empresa lançou no mercado os biscoitos redondos e recheados PRINCE, que rapidamente se tornaram os preferidos das crianças. Depois de um período de expansão pelo continente europeu, os biscoitos da marca foram introduzidos no mercado americano em 1954. A renovação da embalagem e a criação do logotipo com as letras LU alongadas como conhecemos hoje aconteceu pouco depois pelas mãos de Raymond Loewy, considerado por muitos o pai do desenho industrial.


Em 1978 a marca LU se tornou a terceira em seu segmento no mundo. Na década seguinte, em 1986, a empresa foi adquirida pela poderosa Danone, ganhando força em todos os mercados que o gigante francês operava. Em 1994 ocorreu o lançamento da Petit Beurre de bolso, uma embalagem que continha 12 pacotes com três biscoitos cada um, tornando o produto ideal para ser consumido a qualquer hora, em qualquer lugar. Nos anos seguintes a linha de produto cresceu com os lançamentos da LU Taillefine (agora conhecida como LU Belvita), uma linha de bolachas ricas em ômega 3 que surgiu em 1998; LU Petit Déjeuner (1998), bolachas ricas em cereais; LU Lulu L’Ourson (1999), pequenos biscoitos amanteigados no formato de ursinhos direcionados às crianças; e a Petit Beurre ao Leite (2001), incluindo os sabores chocolate e coco (2004).


Em novembro de 2007 a poderosa empresa americana Kraft Foods, maior fabricante mundial de bolachas, pagou aproximadamente US$ 7.2 bilhões pela unidade de biscoitos da Danone, que incluía as marcas LU, Prince e Tuc, visando uma presença mais forte na Europa e em mercados emergentes, especialmente na China, Rússia, Polônia, Indonésia e Malásia. Para ter noção da força da marca LU e do tamanho do negócio que a americana Kraft Foods comprou, no ano anterior ela representou 16% das vendas totais da Danone. Em 2011, no mercado francês, a tradicional marca ganhou nova identidade visual, além de novas e modernas embalagens.


Atualmente as bolachas LU são encontradas em 18 variedades deliciosas, entre as quais: a clássica Petit Beurre (biscoito amanteigado); Le Petit Écolier (criado em 1983 é um biscoito de manteiga com um dos lados cobertos por chocolate, encontrado nas variedades Chocolate, Chocolate Branco, Chocolate Amargo e Extra Amargo); Langue de Chat (pequenas bolachas compridas de baunilha); Pim’s (lançadas em 1970, são bolachas recheadas com laranja ou raspberry e cobertas com chocolate); Digestive (bolacha feita de manteiga recoberta com chocolate); Le Fondant (bolacha wafer recheada com chocolate); Noir Extrême (bolacha coberta com chocolate 70% cacau); Créme Oulée (bastões de massa folheada recheados de chocolate); e Rich Tea (biscoitos com leve sabor de frutas, como morango, ideal para acompanhar chás).


A evolução visual
O primeiro logotipo da marca que continha as iniciais LU surgiu em 1897, criado por Alfons Mucha. Foi somente no início de 1950 que a marca ganhou o tradicional logotipo com as iniciais LU alongadas sob um fundo vermelho. Em 1990 sofreu uma pequena alteração, ganhando um detalhe amarelo na parte inferior do fundo vermelho. Em 2011, inicialmente para o mercado francês, a marca ganhou uma nova identidade visual: o fundo vermelho ganhou um formato irregular, as iniciais ganharam um discreto efeito de sombra e foi inserida a frase “créateur de biscuits depuis 1846”.


Dados corporativos
● Origem:
França
● Fundação:
1846
● Fundador:
Jean-Roman Lefevre e Pauline Isabelle Utile
● Sede mundial:
Nantes, França
● Proprietário da marca:
Kraft Foods Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
Irene Rosenfeld
● Faturamento: €2 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
65 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento:
Alimentação
● Principais produtos:
Biscoitos e bolachas
● Principais concorrentes:
Bahlsen e Jules Destrooper
● Ícones:
O biscoito Le Petit Beurre
● Ícones: A chic little biscuit.
● Website: www.lu-france.fr

A marca no mundo
Os produtos com a marca LU são vendidos em mais de 65 países ao redor do mundo. Em alguns países os produtos são vendidos sob outras marcas, como por exemplo, Opaviain (República Checa), Bolchevik (Rússia), Saiwa (Itália), Bimo (Marrocos) e Bagleyin (Argentina). A marca possui presença forte na França, (seu maior mercado, onde está presente em mais de 400.000 pontos de venda), Itália, Polônia e outros países europeus.

Você sabia?
Somente na França diariamente são vendidos mais de 2 milhões de pacotes da marca LU.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 30/1/2012

4 comentários:

Carla disse...

E também andam a vender bolachas fora de prazo. A embalagem exterior menciona 02.2008 e as embalagens interiores mencionam 08.2007.

Elvis Brown disse...

muito bacana mesmo este artigo...

Daniel Delgado Bouts disse...

O biscoito Prince é muito bom, pena que ainda não tem no Brasil...

Leia Sales disse...

Nunca tem nads que preste no Brasil