27.8.06

MARISA


MARISA é a maior rede de lojas especializadas em moda íntima feminina e uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário feminino, masculino e infantil do mercado brasileiro. Conhecendo e acompanhando as necessidades do seu público-alvo, a MARISA construiu uma relação de cumplicidade e intimidade com a mulher brasileira. A marca, associada ao reconhecido slogan “De Mulher para Mulher”, possui forte reputação por sua ampla variedade de produtos de qualidade, de acordo com as últimas tendências da moda, segmentados por estilo de vida e a preços atrativos.

A história
A história da MARISA está intimamente relacionada à aguçada visão empresarial do fundador da empresa: Bernardo Goldfarb. Sua experiência no mundo dos negócios veio de berço, pois desde muito cedo se envolveu nas atividades da loja de sapatos de seu pai. Sob o seu comando a empresa abriu sua primeira loja, a Marisa Bolsas, em 1948, na Praça Ramos no Centro de São Paulo, e aos poucos foi conquistando o público consumidor feminino pela qualidade de seus produtos. Quando inaugurou esta primeira loja, Bernardo tinha duas opções: ou comprava mercadorias para reposição ou trocava o nome da loja que havia herdado de um negócio anterior. Preferiu investir em produto e manteve o nome MARISA. Desde o início, a loja sempre teve como objetivo atender o público de baixa renda. Era uma filosofia do próprio Bernardo, que apostou em um segmento com essas características de consumo.


Com o intuito de ampliar as oportunidades da MARISA, em 1950, por meio de seu pioneirismo no segmento de varejo voltado ao público feminino, a empresa criou a primeira “ponta de estoque” conhecida no Brasil. Além disso, a Marisa Malhas, terceira loja do grupo e que vendia roupas femininas, apresentava uma grande novidade chamada “banca de exposição”, essenciais hoje em dia para o mercado de varejo. Em seguida, a empresa passou a utilizar apenas o nome MARISA para todas as suas lojas. Vendendo pronta entrega de estoques de grandes fabricantes, a preços competitivos, a MARISA teve um desenvolvimento gradativo e planejado e se tornou nacionalmente reconhecida como uma rede de lojas de moda feminina e moda íntima feminina. A partir de 1952, a rede iniciou sua expansão por todo o território nacional, inaugurando lojas em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Manaus. Em 1982, já estava presente em todas as regiões do país.


Em 1991, acompanhando as tendências do mercado de varejo, inaugurou sua primeira loja dentro de um shopping center, na cidade de São Paulo. Os shoppings centers foram um dos componentes mais importantes para a estratégia de crescimento da rede de lojas MARISA. Em 1999, a empresa iniciou uma estratégia de expansão a fim de aumentar a variedade de produtos oferecidos, rejuvenesceu a marca MARISA e modernizou suas lojas, reformando-as e ampliando-as. A liderança da MARISA foi reforçada depois que a empresa encerrou, em outubro desse mesmo ano, as operações deficitárias das Lojas Brasileiras, outra marca do grupo. Quando anunciou o fechamento das 63 Lojas Brasileiras, Márcio Goldfarb, filho do fundador, já tinha uma “carta na manga”: o projeto das lojas Marisa & Família.


A partir da larga experiência da empresa, ratificada por meio de pesquisas de mercado, a MARISA verificou a necessidade de um novo modelo de loja que aumentasse a variedade de produtos oferecidos para toda a família, criando maior conveniência de compra para suas clientes em um mesmo local. Esse foi o ponto inicial para a criação da nova rede de lojas batizada Marisa & Família (hoje conhecida pelo conceito de “Ampliada”). Livre de dívidas, a empresa se lançou na nova empreitada. O novo formato de loja marcou a entrada da MARISA nos segmentos de roupas masculinas e infantis, além de cama, mesa e banho. A nova rede manteve o alvo nas camadas de baixa renda e se apresentou como uma espécie de MARISA ampliada. Porém, o segmento feminino continuou a ser o carro-chefe nas novas lojas do grupo, representando sozinho quase 50% dos itens comercializados. Além dos novos nichos, em 1999, a MARISA lançou um cartão que oferecia as clientes acesso a uma série de benefícios exclusivos, além de excelentes condições de pagamento e crédito facilitado. O Cartão Marisa foi uma ferramenta importante na estratégia de negócios para a fidelização da clientela, bem como para o aumento das receitas em vendas.


Ainda no mesmo ano, inaugurou a Marisa Virtual, possibilitando às suas clientes a realização de compras pela Internet em seu site. A partir de 2001, com o intuito de aprimorar e atualizar a imagem da marca, a empresa desenvolveu uma nova fase de modernização, expandindo sua metragem e implantando o conceito de exposição dos produtos nas lojas por “estilo de vida”. A moda feminina passou a ser apresentada nos estilo de vida: jovem, contemporâneo, clássico, surfwear, aeróbico e praia; a moda íntima, nos estilos jovem, contemporâneo, sensual e clássico; a moda masculina, nos estilos jovem, contemporâneo, casual e social; e a moda infantil foi segmentada por faixa etária (de 1 a 3 anos, de 4 a 8 anos e de 10 a 16 anos).


Sempre moderna e inovadora, a empresa lançou em 2010 a MARISA LINGERIE, que introduziu no mercado brasileiro um novo conceito de venda de roupas íntimas. O novo formato de loja, exclusivamente dedicada à moda íntima feminina, que ainda comercializa pijamas e meias, fez tanto sucesso que a rede já inaugurou mais de 16 unidades nesse conceito. Para facilitar as compras, essas lojas foram divididas em setores: Sensual, com modelagem sexy, transparências, e até fantasiosas; o Novo Clássico, de peças românticas; Casual, com modelos básicos para o dia-a-dia; Jovem, dinâmica, com estampas de bichos; Tributos, destinado as peças funcionais (modeladores, sutiãs para amamentação); e Meias, de soquetes à estampadas.


Pouco depois, ainda em 2010, a rede inaugurou uma enorme loja em plena Avenida Paulista, que trazia ambiente moderno e iluminação especial direcionada que valorizava a exposição dos produtos, facilitando a visualização de cada setor e estilo de interesse. Recentemente, em 2013, a rede colocou em teste mais um modelo de vendas: porta a porta. Através do canal de vendas diretas batizado de “Agora a Marisa está onde você estiver”, e que conta com mais de 700 consultoras, a empresa espera complementar as vendas da loja virtual e das lojas físicas apresentando um catálogo que oferece um mix de produtos variado, incluindo lingerie, moda feminina, acessórios e calçados. A preocupação de estar sempre lado a lado com as últimas tendências da moda, sem perder de vista a qualidade, fez da MARISA a loja escolhida pela mulher jovem e moderna, que faz questão de se vestir bem e que nem por isso pode pagar o preço alto, e algumas vezes abusivo, das grandes grifes.


As lojas
Nas lojas MARISA, a empresa presta um atendimento diferenciado, em ambiente agradável e moderno, em relação aos demais locais frequentados por seu público-alvo. As lojas são bem decoradas e iluminadas e possuem vitrines criativas e sempre atrativas. A MARISA acredita que se diferencia de sua concorrência por proporcionar uma experiência de compra única em suas lojas, onde busca oferecer às suas clientes “um sonho” e não meramente vender produtos. Oferecendo moda feminina, íntima, masculina, infantil, teen, acessórios, cama, mesa e banho, suas lojas têm a maior variedade e o melhor preço em moda íntima. A MARISA conta com uma das melhores estruturas do país para submeter cada nova coleção a rigorosos testes que garantem ao cliente a certeza de estar levando um produto com os mais altos padrões de qualidade.


Campanhas que fizeram história
A linha de comunicação com foco na valorização da mulher brasileira começou em 2005 com a campanha dos “Bonitões da Marisa”, na qual personalidades consagradas e “objetos de desejo” como Reynaldo Gianecchini, Fábio Assunção, Márcio Garcia e Bruno Gagliasso apareciam seminus e provocavam o imaginário feminino, em clima de muita sensualidade. Logo depois, surgiram novos bonitões como Thiago Lacerda, Eduardo Moskovis e Marcelo Antony na campanha “Aparições”, mostrando que “quando se usa MARISA, tudo pode acontecer”. Em 2008, Wagner Moura surgiu em filmes ora emocionantes, ora divertidos, onde revelava seu lado mais sensível e tentava entender o universo feminino e da moda. Depois, em 2009, chegou a vez das “Meninas Marisa”, Giovanna Antonelli, Tais Araújo e Carolina Dieckmann falarem abertamente com o público feminino, de improviso, sem roteiros, sem máscaras, com total sinceridade, provando que a marca continua se aprofundando e buscando sem parar a proximidade, a intimidade e a cumplicidade com as mulheres de todo o país.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1948
● Fundador: Bernardo Goldfarb
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Marisa Lojas S.A.
● Capital aberto: Sim (2007)
● CEO: Márcio Luiz Goldfarb
● Faturamento: R$ 2.87 bilhões (2012)
● Lucro: R$ 229.9 milhões (2012)
● Valor de mercado: R$ 5.8 bilhões (maio/2013)
● Lojas: 376
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 13.000
● Segmento: Varejo (moda)
● Principais produtos: Roupas, lingeries, acessórios e produtos de cama, mesa e banho
● Concorrentes diretos: Riachuelo, C&A, Renner e Lojas Pernambucanas
● Ícones: A cor rosa
● Slogan: De mulher para mulher.
● Website: www.marisa.com.br

A marca no Brasil
A MARISA conta hoje com uma rede composta por mais de 375 lojas (nos conceitos Ampliada, Feminina e Lingerie) em todos os estados do Brasil, mais de 165 delas localizadas em Shopping Centers, além de quatro centros de distribuição próximos aos maiores centros consumidores país. Uma média de 140 milhões de pessoas frequentam suas lojas anualmente, consumindo mais de 100 milhões de peças de vestuário e acessórios. A empresa possui aproximadamente 150 milhões de clientes cadastrados e mais de 12 milhões de cartões próprios em circulação. Dos mais de 13.000 funcionários da empresa, aproximadamente 70% são mulheres.

Você sabia?
Atualmente, a cada três segundos uma peça de roupa íntima é vendida em alguma das lojas da rede.
A primeira loja MARISA tinha 21m² de área de vendas; hoje, as lojas da rede têm em média 1.400m². Somnado todas as suas unidades são mais de 387.000m².


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 21/5/2013

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