15.8.06

MISS CHIQUITA

A personagem MISS CHIQUITA foi criada em 1944 para dar vida a uma das primeiras marcas de bananas do mundo. Desenhada pelo artista Dik Browne e inspirada na cantora Carmen Miranda, não demorou muito para se tornar uma verdadeira celebridade. A personagem surgiu como uma banana animada, com o objetivo de ensinar aos consumidores o alto valor nutricional da fruta, processo de amadurecimento, promover a fruta tropical na alimentação cotidiana dos americanos e outras informações. Miss Chiquita começou a virar celebridade, aparecendo em inúmeros programas, principalmente de rádio. A personagem ganhou vida própria, sendo interpretada por modelos e celebridades. A primeira foi Patty Clayton ainda em 1944, depois vieram à porto-riquenha Elsa Miranda, a mais famosa delas, que fez inúmeras aparições entre 1945 e 1946, entre outras. 



A personagem apareceu em filmes e comerciais transformando-se definitivamente em uma grande estrela da publicidade americana. Em 1987, o ilustrador argentino Oscar Grillo, transformou a personagem em mulher (mesmo que animada), fazendo com que a simpática mascote ganhasse vida própria, vestida com trajes típicos da América Central. Logo depois, atrizes e personalidades, interpretaram a personagem, entre elas Elizabeth Testa (que interpretou a personagem em 1994 para comemorar seus 50 anos de carreira na publicidade), Angela Lanza (2000) e Jennifer Canales (2003).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 19/10/2016

Um comentário:

Mariana disse...

Oi Kadu!!
É a primeira vez que acesso seu blog. Gostei muito, os posts estão muito claros e muito bem escritos...
Estou colocando um link p/ ele no meu. Se der, faz uma visitinha!
Um beijão!