15.8.06

PUBLIX


O slogan da rede de supermercado PUBLIX “Onde comprar é um prazer” reflete fielmente a experiência que o consumidor tem ao entrar em uma de suas lojas. Ambientes amplos, arejados, bem organizados e modernos que vendem uma infinidade de produtos da mais alta qualidade, além de vários serviços extras como flores, revelação de fotos e farmácia. 

A história 
Tudo começou no dia 6 de setembro de 1930 quando o comerciante George Washington Jenkins Jr. (imagem abaixo) inaugurou uma modesta mercearia chamada Publix Food Store, na pequena cidade de Winter Haven, estado americano da Flórida. A loja era um exemplo de organização e limpeza, não demorando muito para fazer sucesso entre a população local. Quatro anos depois a loja já alcançava vendas anuais de US$ 120 mil. Em 1935 uma segunda loja foi inaugurada na cidade. Depois do difícil período da Grande Depressão Americana, que assolou a economia do país, suas lojas vendiam como nunca e a empresa finalmente alcançou um enorme sucesso financeiro.


No dia 8 de novembro de 1940, George inaugurou o primeiro supermercado do estado da Flórida com o nome de PUBLIX SUPER MARKET. O novo estabelecimento introduziu inovações até então nunca visto antes em lojas que vendiam alimentos, como música ambiente, ar-condicionado, lâmpadas fluorescentes, portas automáticas, geladeiras, além de contar internamente com espaços que vendiam flores e deliciosos donuts fresquinhos. As pessoas vinham de longe para comprar no PUBLIX e a rede prosperava em ritmo acelerado. Nesta década a empresa iniciou um forte período de expansão, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, com a aquisição, em 1945, de 19 pequenas lojas da rede All Store que vendiam guloseimas e alimentos. Ele então começou a substituir essas pequenas lojas por grandes supermercados com a marca PUBLIX.



No começo da década de 1950 a rede começou a fechar suas lojas antigas substituindo-as por outras mais modernas que propiciavam aos clientes um maior conforto e facilidade na hora de fazer compras. Além disso, realocou sua sede para a cidade de Lakeland, também no estado da Flórida, construindo lá seu primeiro centro de distribuição. Em meados dessa década a empresa já rompia a barreira de US$ 1 milhão de lucro. Foi também nesta década, em 1957, que muitas das lojas passaram a contar com padarias (batizadas de PUBLIX BAKERY) que produziam produtos sempre fresquinhos. Até hoje, se uma criança se dirigir ao balcão da padaria e pedir um cookie, o ganha de graça. Em 1959, PUBLIX já era a rede de supermercados dominante na Flórida Central e começou sua expansão para o sul do estado. No ano de 1962 a rede contava com 85 supermercados em funcionamento.



Em 1963 a empresa inaugurou um enorme centro de distribuição na cidade de Miami, possibilitando assim, o início da comercialização de itens frescos, como frutas, verduras e legumes, em suas lojas. No final desta década, a rede já contava com 150 lojas em operação. Na década de 1970 a empresa investiu em centros de distribuição, estoques e abriu três novas lojas na cidade de Jacksonville, ao norte do estado da Flórida. Em 1978 as vendas ultrapassaram os US$ 2 bilhões. No ano seguinte a rede PUBLIX abriu 15 novas lojas. A década de 1980 tem início com a instalação de caixas automáticos com sistema de escaneamento, tornando ainda mais ágil o processo de pagamento das compras por parte dos clientes; e, em 1982, com a instalação da rede de caixas automáticos Presto para saque de dinheiro e outras transações financeiras em todas as suas lojas. Depois de mais de 50 anos de resistência, foi ainda nesta década, que as lojas da rede passaram a abrir também aos domingos. Isto aconteceu pela primeira vez em 1983. Pouco depois, no ano de 1986, a cidade de Altamonte Springs ganhou a primeira loja PUBLIX com farmácia. Pouco mais de uma década depois, aproximadamente um terço de suas lojas já possuía farmácias.


A primeira loja fora do estado da Flórida foi inaugurada somente em 1991 na cidade de Savannah na Geórgia. Pouco depois, no ano de 1993, a rede inaugurou sua primeira loja no estado da Carolina do Sul, e, pouco depois, em 1996 iniciou suas atividades no estado do Alabama, mesmo ano em que começou a vender alimentos naturais e orgânicos. O novo milênio começou com a inauguração, em 2001, de seu site de vendas pela internet com sistema de entrega, batizado de PublixDirect e divulgado com o slogan “Online Shopping, Home Delivery”. O serviço foi descontinuado dois anos depois em virtude da baixa demanda de pedidos e seria relançado em 2016.



Nos anos seguintes a rede PUBLIX continuou se expandindo, inaugurando em 2001 os primeiros postos de gasolina com lojas de conveniência, localizados ao lado (adjacente) de alguns supermercados da rede; sua primeira loja no estado do Tennessee em 2002; investindo na rede de restaurantes com cardápio saudável chamada Crispers; implantando um novo visual e cor em suas lojas; abrindo, em parceria com a The Little Clinic, pequenas clínicas médicas para atendimentos não emergenciais dentro de algumas de suas lojas em 2006 (a parceria foi encerrada em 2011); inaugurando o primeiro supermercado voltado para a população hispânica; inaugurando supermercados especializados na venda de produtos naturais e orgânicos; e mais recentemente, em setembro de 2008, adquirindo 49 lojas da rede Albertsons no estado da Flórida. No dia 5 de fevereiro de 2009 a rede inaugurou sua milésima loja na cidade de St. Augustine na Flórida. Essa loja estava entre as primeiras da rede projetada para economizar energia. A loja possuía luzes com sensor de movimento, incluindo nas portas dos congeladores, e um sistema de iluminação suspensa que podia ser controlado por cada departamento. Em 2016, a rede inaugurou sua milésima farmácia dentro de suas lojas, além de inaugurar a primeira unidade da cafeteria Starbucks em uma de suas unidades. No ano seguinte, a empresa inaugurou sua primeira loja no estado da Virginia, iniciando assim mais um período de expansão.


As lojas 
Cada loja da rede PUBLIX SUPER MARKETS oferece uma enorme variedade de produtos, inclusive de marcas próprias, em seus mais diversos departamentos (padaria, peixaria, açougue, frutas e verduras, congelados, produtos de higiene e cuidados pessoais, etc.), além de flores. Em algumas lojas é possível encontrar cafés, sushi bar, loterias, departamento de farmácia (atualmente presente em mais de 90% de suas unidades), revelação de fotos (PUBLIX PHOTO CENTER), máquinas automáticas (ATM) de dinheiro e lojas de bebidas alcoólicas adjacentes. Cada loja da rede divulga semanalmente o WEEKLY AD, um pequeno panfleto com as ofertas da semana e cupons de descontos. Nos últimos anos, a rede introduziu em algumas lojas o Apron’s Simple Meals, quiosques de demonstração que encorajam os clientes a prepararem na hora refeições rápidas e nutritivas em apenas 15 minutos. Todas as receitas foram criadas pela empresa, que dispõe para venda os ingredientes dos pratos feitos nos quiosques.



Além de suas lojas normais a rede, introduziu nos últimos anos, unidades especializadas com conceitos diferenciados: 
PUBLIX SABOR: supermercado voltado especificamente para a população hispânica. A primeira loja foi inaugurada no dia 21 de abril de 2005 no bairro de descendentes porto-riquenhos, chamado Buenaventura Lakes, em Kissimmee na Flórida. A loja de 3.700 m², além de contar com uma decoração diferenciada, vendia produtos hispânicos, oferecendo também um café que servia pratos típicos de países latinos. Outra unidade foi inaugurada em Hialeah, onde a população é predominantemente cubana. Os anúncios e informações dos alimentos (incluindo rótulos) são escritos tanto em inglês como em espanhol. Atualmente existem 7 lojas PUBLIX SABOR, duas delas localizadas na região da Grande Miami. 
PUBLIX LIQUORS: lojas adjacentes aos supermercados da rede que vendem especificamente bebidas alcoólicas. Este tipo de loja foi desenvolvido para atender a legislação da Flórida que, em algumas regiões não permite a venda de bebidas alcoólicas em supermercados. Atualmente existem mais de 100 lojas deste tipo. 
PUBLIX GREEN WISE MARKETS: supermercado especializado na venda de alimentos e produtos naturais e orgânicos. É uma evolução das seções GreenWise, existentes dentro de algumas lojas normais da rede. A primeira unidade foi inaugurada na cidade de Palm Beach no dia 27 de setembro de 2007, seguida de unidades em Boca Raton, Vero Beach, Tampa, Naples e Coral Springs.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 1972 uma nova identidade visual foi apresentada: continha um P estilizado, a cor verde-clara e uma nova tipografia de letra. A mais recente remodelação ocorreu em 2012, quando a identidade visual foi simplificada apenas com o nome da marca e um novo tom de verde.


Os slogans 
It’s Been Our Pleasure. (2005, em comemoração aos 75 anos da empresa) 
Where Shopping is a Pleasure. (1954) 
Florida’s Finest Food Store.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 6 de setembro de 1930 
● Fundador: George Washington Jenkins Jr. 
● Sede mundial: Lakeland, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Publix Super Markets Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Ed Crenshaw 
● CEO: Todd Jones 
● Faturamento: US$ 34.5 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 2.29 bilhões (2017) 
● Lojas: 1.177 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 191.000 
● Segmento: Varejo (supermercado) 
● Principais produtos: Alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos 
● Concorrentes diretos: Walmart, Kroger, Safeway, Whole Foods, Trader Joe’s, Albertsons e Winn-Dixie 
● Slogan: Where Shopping is a Pleasure. 
● Website: www.publix.com 

A marca nos Estados Unidos 
Atualmente a rede de supermercados PUBLIX conta com 1.177 unidades nos estados da Flórida (onde praticamente é onipresente), Carolina do Sul, Alabama, Tennessee, Carolina do Norte, Virginia e Geórgia, além de nove centros de distribuição e onze fábricas de manufatura. Dessas lojas, mais de 780 estão localizadas no estado da Flórida, 186 no estado da Geórgia e 66 no Alabama. A rede é uma das maiores empregadoras dos Estados Unidos em seu setor, tendo mais de 191 mil funcionários. A rede, que fatorou mais de US$ 34.5 bilhões em 2017, possui 103 unidades que só comercializam bebidas alcoólicas. 


Você sabia? 
PUBLIX é a maior empresa privada do estado da Flórida e ocupa a posição de número 85 no ranking das maiores empresas americanas da revista Fortune de 2017. Além disso, em 2016, foi eleita a mais valiosa de toda a Flórida, em estudo realizado pela empresa de marketing britânica Brand Finance. 
Atualmente no logotipo externo de suas lojas está escrito PUBLIX FOOD & PHARMACY. 
A gestão do PUBLIX é “employee-owned”, ou seja, todos os seus funcionários e colaboradores possuem, cada um individualmente, parcela de propriedade na empresa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 9/4/2018

2 comentários:

Raul disse...

Gostaria de saber qual o procedi
mento para o envio de uma propos
ta de patrocínio para esta valoro
sa empresa.

celular disse...

boa pergunta o amigo de cima, hehehe