24.8.06

QUAKER STATE

Óleos, aditivos e lubrificantes, que levam a garantia de um “Grande Q”, são os preferidos quando o assunto é manter motores em funcionamento perfeito. Por isso, a QUAKER STATE é um das marcas preferidas de milhões de motoristas para manter, parafusos, ruelas, porcas e engrenagens funcionando com o mais alto desempenho.
-
A história
A história teve início em 185, após as perfurações dos primeiros poços de petróleo na cidade de Oil City (Cidade do petróleo) no estado da Pensilvânia, quando foram estabelecidas várias empresas como a Oil Company Pennzoil, Wolf's Head e a QUAKER STATE, que na época produzia produtos derivados do petróleo para lubrificar engrenagens, máquinas e vagões de trens. Em 1913, época em que os Estados Unidos entravam na era mecânica e onde o óleo começava a ser o sangue da indústria e do transporte, o empresário da cidade de Chicago, Charles Pape, comprou 19 pequenas companhias de óleos da cidade para formar a QUAKER STATE OIL REFINING COMPANY. Nessa mesma época, a montadora Franfklin Automobile Company estava desesperada em achar óleos de alta qualidade para seus veículos. A QUAKER STATE então enviou para a montadora pequenas amostras de seu mais novo óleo, e em 1914, todos os automóveis da montadora saíam da fábrica com os óleos da marca QUAKER STATE. A empresa cresceu rapidamente apostando em produtos de alta qualidade.
-
-
No ano de 1936, a Standard Oil Company (atual Exxon) se tornou agente exclusivo de vendas dos produtos da QUAKER STATE no meio oeste americano, fazendo com que a marca se tornasse conhecida em muitos estados americanos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a QUAKER STATE, que havia desenvolvido aditivos e lubrificantes de alto desempenho, se beneficiou porque seus produtos foram extremamente requisitados pelo exército americano para lubrificar suas máquinas de guerra. Entre os anos de 1940 e 1941 a empresa introduziu vários tipos avançados de óleos, que foram divulgados para os consumidores como “The Champagne of motor oil” (“O champanhe dos óleos de motores”). Com o final da guerra as montadoras começaram a aumentar a potência e o tamanho dos automóveis, e a QUAKER STATE acompanhou este desenvolvimento criando óleos e lubrificantes com propriedades anti-ferrugem, anti-corrosão e com alto poder de lubrificação.
-
-
Durante a década de 50 o slogan “Quaker State your car” foi amplamente divulgado garantindo vida longa aos motores, e com o suporte para a distribuição, a marca se tornou extremamente popular com o lançamento de óleos anti-congelantes e aditivos para motores a gasolina e diesel, além de filtros de ar e gasolina. A empresa começou a diversificar sua linha de produtos em 1964 com a aquisição da Truck-Lite Company, especializada na produção de luzes de segurança para caminhões comerciais. A inovação e o crescimento continuaram nas décadas de 70 e 80, surpreendendo o mercado mais uma vez em 1984 quando começou a vender óleo em convenientes garrafas plásticas.
-
-
No início da década de 90, em 1991, a QUAKER STATE foi a primeira empresa do setor a introduzir no mercado óleos sintéticos. No ano seguinte as tradicionais garrafas plásticas brancas passaram a ser verdes com rótulos recicláveis. Em 1993, com Herbert M. Baum assumindo o posto de CEO surgia uma nova empresa, forte em promoções; com novos produtos, como por exemplo, o óleo lubrificante especialmente desenvolvido para motores 4x4, introduzido em 1994; aquisições de outras firmas; e uma mudança em sua identidade visual, com a introdução de um novo logotipo. Entre as aquisições importantes estavam a compra da Speciality Oil Companies of Shreveport, Blue Coral e a texana Slick 50.
-
-
Porém o grande passo foi dado no dia 30 de dezembro de 1998 quando a empresa se fundiu com a gigante Pennzoil, formando a Pennzoil-Quaker State Company, tornando-se líder do mercado americano no setor de óleos, aditivos e lubrificantes para automóveis e caminhões. No final de 2002 a empresa foi comprada pela anglo-holandesa SHELL, e passou a contar com a enorme estrutura e distribuição da tradicional “marca da concha”.
-
-
A evolução visual
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da marca, conhecido como “The Big Q” (“O grande Q”), passou por inúmeras modificações. Já foi verde, amarelo e agora dourado. Já teve até inclinação. A mais recente mudança ocorreu em 2009, quando o “Grande Q” ganhou um visual extremamente moderno.
-
-
Os slogans
Real. Durable. Oil. (2008)
The intelligent oil. For Longer Engine Life. (1994)
The big Q stands for quality.
Quaker State your car.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1913
● Fundador: Charles Pape
● Sede mundial: Houston, Texas
● Proprietário da marca: Royal Dutch Shell plc
● Capital aberto: Não
● Presidente: Marvin E. Odum
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 45 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 2.500
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Óleos, lubrificantes e aditivos
● Ícones: O grande Q
● Slogan: Real. Durable. Oil.
● Website:
www.quakerstate.com
-
A marca no mundo
Atualmente a QUAKER STATE detêm aproximadamente 14% do mercado de óleo para automóveis nos Estados Unidos, tendo seus produtos vendidos em mais de 45 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
O nome da marca, QUAKER STATE, foi baseado no apelido do estado da Pensilvânia, porque a maioria de seus habitantes, nos primórdios da colonização européia, eram quakers, membros de um grupo religioso de tradição protestante.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 14/3/2010

Nenhum comentário: