23.8.06

SANYO

Inovação, tecnologia e design. Esses são os principais ingredientes da receita que levou a marca SANYO à uma posição de destaque no cenário mundial com suas televisões, projetores e telefones celulares de última geração.
-
A história
A empresa foi fundada no primeiro dia do mês de fevereiro de 1947, na cidade de Moriguchi City, região de Osaka, com o nome de Sanyo Electric Works por Toshio Iue, um ex-empregado da Matsushita e cunhado de Konosuke Matsushita, fundador da empresa que seria conhecida mundialmente pela marca Panasonic. O nome “Sanyo” significa três oceanos em japonês, e representava a ambição de seu fundador de comercializar seus produtos pelo mundo, através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. No ano de sua fundação, contando apenas com 12 funcionários, a nova empresa lançou o primeiro dínamo (espécie de gerador de energia) para as lâmpadas de bicicleta. As primeiras exportações tiveram início em 1949. A empresa foi incorporada oficialmente no dia 1 de abril de 1950.
-
-
Dois anos mais tarde, com a explosão de consumo entre a população japonesa no período pós-guerra, a SANYO ingressou no mercado eletrônico com o lançamento do seu primeiro rádio de plástico. E já em 1953, iniciou a produção de televisores. Em 1954 lançou no mercado japonês a primeira lavadora de tipo pulsador, e, pouco depois, em 1957, os primeiros refrigeradores. A produção em massa de transistores e o início da comercialização de aparelhos de som, aspiradores e aparelhos de ar-condicionado começaram em 1958, aumentando ainda mais a oferta de produtos em sua linha. No início da próxima década, em 1962, a empresa começou a produção em massa de televisores, preto e branco com controle remoto, e, no ano seguinte, de forma pioneira na indústria lançou no mercado o primeiro rádio a utilizar baterias recarregáveis. Ainda neste ano, a SANYO introduziu no mercado seu primeiro forno microondas.
-
-
Nos anos seguintes, além de expandir consideravelmente sua presença internacional, vários produtos inovadores foram introduzidos no mercado pela SANYO como vídeos gravadores a cores em 1971, a primeira televisão colorida com controle remoto (1971), as primeiras baterias de Litium (1975), o primeiro CD-RW em 1987 e a primeira câmera digital com televisão interativa no ano de 1996. Com a chegada do novo milênio, a SANYO iniciou uma diversificação em sua área de atuação com o começo da produção em 2004 de baterias para veículos elétricos. Em 2005, a marca japonesa lançou no mercado a pilha eneloop, que já chegava às lojas pré-recarregadas e prontas para uso imediato após a compra. Além disso, essa nova geração de pilhas pode ser recarregada 1.000 vezes antes da substituição.
-
-
No ano seguinte a empresa japonesa lançou no mercado inúmeras novidades: condicionadores de ar “virus-washer” (limpador de vírus), que utiliza uma nova tecnologia capaz de combater odores, bactérias, vírus e polens utilizando um recipiente com água eletrolisada e possui alcance aproximadamente seis vezes maior, em relação a um purificador de ar comum; a máquina de lavar roupas AQUA, equipada com um “aqualoop”, que permite reciclar água para uso futuro, e também com o Air Wash, capacitando roupas, que geralmente são lavadas a seco em uma lavanderia, sejam lavadas em casa; e o Mini-Gorilla, um navegador por satélite (GPS) com TV digital.
-
-
Depois de passar por um período de uma longa reestruturação (quase 15.000 demissões, 15% do total e venda de atividades), a SANYO se ateve nos últimos anos a desenvolver essencialmente produtos no domínio ambiental, a saúde, a higiene e o entretenimento multimídia. Além disso, como parte dessa enorme reestruturação, a empresa vendeu sua divisão de telefones celulares para a Kyocera. Recentemente, no final de 2009, o grupo japonês Panasonic assumiu o controle da SANYO ao pagar aproximadamente US$ 4.5 bilhões. Com isso, uma das marcas mais poderosas do mundo no segmento de produtos eletrônicos e de baterias recarregáveis de diversos tipos, a SANYO vai poder usufruir da enorme potência comercial da Panasonic.
-
-
Um museu correto
O Museu da Energia Solar, mais conhecido como Sanyo Solar Ark, no Japão, está aberto à visitação pública desde 2002. É uma enorme estrutura extremamente leve em forma de asa elegantemente pousada no solo e totalmente coberta de células fotovoltaicas. Para os visitantes do museu, até hoje ele permanece invulgar e fascinante. A edificação revela uma concepção brilhante e uma imagem forte. Apesar de sua enorme dimensão (315 metros de envergadura) somente um pequeno núcleo em seu centro é habitável; o restante é tudo oco. É esse núcleo que tem seu apoio no solo e constitui o espaço do museu propriamente dito. Graças á energia solar gerada por mais de 5.000 painéis solares de células fotovoltaicas o edifício consegue produzir cerca de 630Kv, o que o torna auto-suficiente. A vasta superfície de sua fachada é também aproveitada como screen-wall com a incorporação de 72.200 lâmpadas LEDs (só o logotipo da SANYO utiliza 39.000 lâmpadas de LEDs vermelhos).
-
-
Os slogans
For your No.1.
Affordable Quality.
The Best from Japan.
We care for people and the earth.
(1989)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de fevereiro de 1947
● Fundador: Toshio Iue
● Sede mundial: Osaka, Japão
● Proprietário da marca:
Panasonic Corporation
● Capital aberto: Sim (1954)
● Chairman:
Kunio Nakamura
● Presidente:
Seiichiro Sano
● Faturamento: US$ 18 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 951 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 1 bilhão (abril/2010)
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Japão, países asiáticos e os Estados Unidos
● Funcionários: 86.000
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Projetores, televisões, celulares, câmeras e filmadoras
● Slogan:
For your No.1.
● Website:
www.sanyo.com
-
A marca no mundo
A SANYO, atualmente terceira maior fabricante de eletrônicos de consumo do Japão, comercializa em mais de 120 países uma completa linha de eletrônicos que vão desde projetores, televisores, câmeras e filmadoras digitais, até celulares. A empresa possui aproximadamente 230 subsidiárias e afiliadas no mundo inteiro. Os maiores mercados da marca, além do Japão, são os países asiáticos e os Estados Unidos.
-
Você sabia?
A marca SANYO se estabeleceu no Brasil em 1970.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 1/5/2010

Um comentário:

Anônimo disse...

uma grande marca que marcou os anos 80 com otimos televisores e exelente radios portateis no brasil.. e uma pena que hoje a sanyo praticamente sumiu do mercado brasileiro .que lastima..volta sanyo