25.8.06

SEGA

Qualquer aficionado por videogames deve se lembrar de nomes como MEGA DRIVE, DREAMCAST, MASTER SYSTEM e principalmente SONIC, um veloz e maluquinho porco-espinho que estrelou jogos de enorme sucesso por quase duas décadas. Esses nomes foram responsáveis por inserir a SEGA como uma das principais estrelas do segmento de entretenimento eletrônico.
-
A história
A história teve início em 1940 com uma empresa sediada em Honolulu no Havaí, chamada Standard Games, e fundada por Martin Bromely, Irving Bromberg e James Hupert. Em 1951, Bromely convenceu seus sócios e a empresa mudou-se para a cidade de Tóquio, passando a se chamar Service Games of Japan - que depois viria a ser conhecida como SEGA (junção das iniciais de SErvice GAmes), sendo registrada em maio de 1952. Inicialmente a empresa fornecia máquinas de fliperamas para as tropas americanas baseadas no Japão. Porém, com o sucesso de suas máquinas, a empresa se expandiu para o mercado japonês, partes da Ásia e Europa. Em 1965, a empresa se fundiu com a Rosen Enterprises, fundada em 1954 pelo americano David Rosen para comercializar cabines de fotografia instantânea, jukebox e máquinas de fliperama. Um ano após essa fusão, a SEGA lançou no mercado o “Periscópio”, um simulador de submarino que fez estrondoso sucesso.
-
-
Em 1969, a empresa foi vendida para a Gulf & Western Industries, porém David Rosen continuou no comando da companhia. A SEGA continuou crescendo, investindo em tecnologia e marketing, além de prosperar no ramo de fliperamas, onde acabou se tornando popular pela criação de arcades como Frogger e Zaxxon. Foi nesta época que a empresa foi dividia: SEGA da América e do Japão. O início da próxima década seria marcado por grandes novidades e pioneirismo: em 1983 lançou no mercado japonês o primeiro Laser Disc Game, SEGA Astron Belt; o primeiro videogame em 3D, SubRoc-3D; e o primeiro console de videogame caseiro, SG-1000. Depois de fundar a subsidiária da empresa na Europa em 1985, foi a vez, no ano seguinte, de surgir a SEGA of America, estabelecida na cidade de São Francisco, estado da Califórnia, com o objetivo de desenvolver produtos para o voraz mercado americano. Nesse mesmo ano a empresa resolveu lançar no mercado seu primeiro console, chamado de Master System, um videogame de 8 bits que tinha o claro intuito de concorrer com o NES da Nintendo.
-
-
O mega-sucesso de Super Mario Bros e a fidelidade dos estúdios a Nintendo fizeram da vida do Master System um pesadelo. Isto apesar da videogame até ter sido considerado superior e recebido grandes jogos como Phantasy Star, Outrun e Wonderboy. No dia 29 de outubro de 1988, mais uma vez para concorrer com o Nintendo, à empresa introduziu no mercado japonês o videogame SEGA MegaDrive, console com um processador de 16 bits, sistema de som revolucionário, visual moderno e preto (o Nintendo era cinza) e controles anatômicos muito confortáveis. Apesar de não fazer tanto sucesso no Japão, a história em outros países foi completamente diferente: o console dominava o mercado americano, onde foi lançado com o nome de SEGA Genesis; europeu; e inclusive no Brasil, introduzido pela Tec Toy. No ano de 1991, a SEGA lançou o jogo SONIC que faria a empresa deslanchar e alcançar enorme popularidade no mundo inteiro com um simpático e veloz porco-espinho como protagonista. SONIC abalou o mercado de games e pela primeira vez a empresa vendeu mais que a Nintendo, e conseqüentemente, SONIC mais que Mario Bros. A partir deste momento o porco-espinho desbancou Alex Kid que desde 1986 era a mascote da SEGA. Ainda neste ano, investindo no sucesso dos arcades, lançou Time Travelers, jogo inspirado no velho oeste com atores reais. As imagens eram reproduzidas por uma tela e refletidas por um espelho curvo sobre a área de jogo, criando a falsa impressão de holograma. A tecnologia era cara e a jogabilidade tinha problemas, e não houve mais investimentos nessa linha.
-
-
Dois anos mais tarde, depois que a Nintendo criou o Game Boy e os videogames portáteis deixaram de abrigar um só jogo, para se tornarem verdadeiros consoles, a SEGA não quis ficar atrás e lançou o Game Gear, sistema com um ecrã colorido, processador extremamente rápido e um preço bastante razoável e atrativo. Apesar do sucesso do MegaDrive, assombrada pelo lançamento do Super Nintendo, em 1992, a SEGA, em atitude desesperada, apostou em uma série de periféricos para o seu videogame. O primeiro deles foi o Sega CD, um upgrade que incluía o suporte para, como o nome indica, CDs e ainda melhorias sonoras. Em 1994, em parceria com as empresas Time Warner e TCI, lançou o SEGA Channel, um canal por assinatura para os aficionados por videogames.
-
-
No ano seguinte, lançou o videogame SEGA Saturn, que apesar de ganhar em 1996, um modem para ser conectado à Internet, teria sua morte anunciada dois anos depois. No final desta década, em 1998, a empresa enfim lançou uma plataforma única no mercado de videogames, o super console de 128 bits DREAMCAST, que revolucionou o segmento de entretenimento, chegando ao mercado americano no ano seguinte pelo preço de US$ 199,99 e sendo introduzido na Europa logo depois. Apesar de surgirem grandes jogos como Chu-Chu Rocket, primeiro vídeojogo online para o console e Phantasy Star Online, marcando a estréia da SEGA no segmento de RPGs, os gráficos melhorados, jogos de qualidade e ligação à Internet não foram suficientes para que o DREAMCAST atingisse os níveis de venda esperados e projetados pela empresa.
-
-
No final de janeiro de 2001, a SEGA chocou o mundo anunciando o fim da produção do DREAMCAST, em virtude de suas baixas vendas, e sua especialização no ramo de software: a empresa iria somente criar e desenvolver jogos para os consoles da Sony, Nintendo e Microsoft. Os primeiros jogos começaram a aparecer ainda em 2001, com o lançamento de Super Monkey Ball para GameCube. Em meados de 2004, a Sammy assumiu o controle majoritário da SEGA sob um custo de US$ 1.1 bilhões, criando uma nova empresa denominada Sega Sammy Holdings, agora uma das maiores desenvolvedoras de jogos para vídeogames e computador do mundo.
-
-
A mascote
A história começou no início da década de 90, quando a SEGA, extremamente incomodada pela popularidade de Mario Bros da Nintendo, resolveu criar uma mascote que pudesse fazer frente ao italiano bigodudo. A missão foi entregue aos designers Naoto Oshima e Yuji Naka, aos quais foram exigidos a criação de um personagem moderno e carismático, que conseguisse despertar um forte apelo nos consumidores de games de todas as idades. O resultado foi o surgimento do SONIC, um porco-espinho azul (cor da empresa) capaz de saltar, se transformar em uma bola e acertar seus inimigos. Como uma bola não teria muito apelo gráfico, o porco-espinho acabou ganhando um cabelo espetado e tênis vermelhos (segundo muitos inspirado no Michael Jackson, no álbum Bad), um belo contraste com sua cor azul.
-
-
A equipe trabalhou na programação do personagem, dando a ele um ar invocado. Seu tênis vermelho virou bônus no game e logo se transformou em uma referência ao personagem. Como SONIC parecia sempre estar em movimento, foram adicionadas animações para enfatizar essa idéia. Se ele ficasse parado num lugar por muito tempo, o personagem olharia para a tela com um ar de impaciência e começaria a bater o pé no chão, esperando para correr de novo. Mas a equipe de criação não parou por aí. Cada movimento que SONIC fazia era extremamente animado - correndo, pulando, caindo e rodando. Ele tinha várias expressões faciais para cada momento assim como os outros personagens do game. As fases eram longas, coloridas, altamente detalhadas e eram ótimas pistas, que mais lembravam uma montanha-russa, para o SONIC correr a vontade.
-
-
Esse primeiro jogo do personagem - Sonic The Hedgehog – lançado no dia 23 de junho de 1991, vendeu mais de um milhão de cópias. Isto porque possuía gráficos coloridos, trilha sonora excelente, personagens carismáticos e sua principal arma: a velocidade. Fases mais rápidas do que nunca, ação e aventura com uma jogabilidade nunca vista antes, eram apenas alguns dos atrativos usados pela SEGA para atropelar o velho, gordo e lento Mario, que mais parecia pular em câmera lenta se comparado a ação frenética que era SONIC. As expectativas da SEGA tinham sido superadas. O porco-espinho era rápido, colorido e agradava aos jogadores. Na verdade, um ano depois, segundo um estudo realizado no mercado, o personagem conseguiu ultrapassar Mario Bros. em popularidade, derrotando até mesmo Mickey Mouse. Tinha nascido um mito. Nas quase duas décadas seguintes, o porco-espinho azul fez tanto sucesso que acabou patrocinando a Fórmula 1 (equipe Willians), virou nome de um novo gene descoberto (por causa de sua forma “espinhuda”), foi parar em camisas de time de futebol profissional e nos quadrinhos, e até ganhou um balão gigante na parada de do dia ação de graças nos Estados Unidos (até então o único personagem de videogame a ter essa honra).
-
-
O mais recente game do personagem, lançado em 2010, é o SONIC COLOURS (nome para o mercado Europeu) ou SONIC COLORS (para o mercado americano). Na nova aventura o porco-espinho azul precisa salvar criaturas alienígenas chamadas Wisps, que foram capturadas pelo vilão Dr. Eggman. Cada Wisp representa uma cor e dá um poder especial ao protagonista, que deverá usar essas habilidades para progredir nas fases. Além de Miles “Tails” Prower, seu velho companheiro, novos amigos coloridos acompanham SONIC durante a ação, onde com uma chacoalhada no controle remoto do Wii é possível ativar a ajuda deles. Ao todo o personagem protagonizou mais de 55 jogos e hoje é quase impossível encontrar alguém que não o conheça.
-
-
Pioneirismo
Sempre pioneira no mercado de games, a SEGA entrou no mundo dos videogames de 128 bits em 1998. Depois da derrota do Saturn para a Sony, tentou recuperar seu lugar no mercado e jogou pesado, com o lançamento no Japão do DREAMCAST, que teve títulos de enorme sucesso em sua estréia como: Sega Rally 2, SONIC Adventure, Hidro Thunder, Read Two Rumble, Soul Calibur Dead or Alive, entre outros, que deixaram os fãs boquiabertos com o poder de processamento do aparelho. O que chamava a atenção era o fato do DREAMCAST vir equipado com modem de 33k embutido no aparelho, permitindo conexão com a internet, sendo o único videogame da marca a ter saída para 4 controles. O DREAMCAST estreou oficialmente no Japão em 27 de novembro de 1998 com enorme sucesso, vendendo as 150.000 unidades disponíveis em um único dia; dia 9 de setembro de 1999 chegou aos Estados Unidos batendo recorde de vendas (500.000 unidades); e pouco depois ao Brasil. Em março de 2002 a SEGA anunciou uma mudança de planos, onde apenas desenvolveria jogos para outros videogames disponíveis no mercado. Com isso o DREAMCAST estava sendo oficialmente descontinuado. Apesar da boa participação no mercado americano e europeu, a forte concorrência do Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuízo aliado às baixas vendas no mercado japonês ajudaram para que isso acontecesse.
-
-
Os slogans
Um fator importante para o domínio da SEGA nos Estados Unidos na década de 90 foi o fortíssimo investimento em propagandas de TV, revistas e Outdoors, aliado à uma agressividade nas ações de marketing. Eram campanhas que, quase sempre, comparavam o MegaDrive com o Super NES, geralmente focalizando sua principal vantagem: o potente processador, bem mais rápido que o do rival (apelidado de “Blast Processing”) ou então a grande variedade de jogos. Um dos seus slogans mais provocativos era “Genesis does what Nintendon’t” (algo como “Genesis faz o que o Nintendo não”). A empresa também investia em patrocínio em todos os tipos de esportes, eventos de música e festivais, elevando o mercado de videogame, como dizia outro de seus famosos slogans, a “uma nova fase” (“Welcome to the next level”), também utilizado para comemorar a superioridade de vendas da SEGA frente a Nintendo em 1991. Outros slogans históricos da SEGA foram:
Now, there are no limits.
Do me a favour, plug me into a Sega.
To be this good AGES, to be this good takes SEGA.

-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1940
● Fundador:
Martin Bromely, Irving Bromberg e James Hupert
● Sede mundial:
Tóquio, Japão
● Proprietário da marca:
Sega Sammy Holdings
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO:
Hajime Satomi
● Presidente:
Hisao Oguchi
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.100
● Segmento:
Entretenimento eletrônico
● Principais produtos:
Jogos para videogames e computadores
● Mascote:
Sonic
● Website:
www.sega.com
-
A marca no mundo
Atualmente a SEGA cria e desenvolve jogos para videogames (Nintendo, Playstation e Microsoft), computadores e iPhone que são comercializados em aproximadamente 100 países ao redor do mundo. A sede oficial da SEGA está localizada em Tóquio no Japão. A divisão norte-americana, denominada SEGA América, tem sua sede em San Francisco na Califórnia. Já a divisão européia tem sede localizada na área de Brentford em Londres na Inglaterra.
-
Você sabia?
O personagem SONIC era para ser inicialmente um coelho, mas acabou virando um porco-espinho em virtude de um bichinho, uma espécie de hamster, que era sensação na época no Japão. Outra curiosidade envolvendo o personagem é que a data de lançamento do jogo SONIC 2 ficou conhecida como “Sonic Twosday”, pois foi lançado em uma terça-feira (twesday), que tem quase a mesma pronuncia em inglês.
O videogame de maior sucesso já fabricado pela SEGA foi o MegaDrive, com mais de 35 milhões de unidades comercializadas no mundo.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 4/10/2010

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom artigo, mas tem alguns erros de informações. Um deles é que a Sega já desenvolvia rpg há mt tempo. O Phantasy Star Online foi na verdade o primeiro rpg do mundo a conectar vários jogadores do planeta. Foi uma revolução sem precedentes do gênero! Os rpgs atuais devem tudo a ele!