25.8.06

SEVEN BOYS


Puro, com manteiga ou requeijão, recheado e até mesmo no forno. No café da manhã, almoço, lanche ou jantar, e até mesmo de sobremesa. De qualquer jeito e a qualquer hora, a ampla e saborosa linha de bisnaguinhas, pães e bolos SEVEN BOYS oferece aos milhões de consumidores brasileiros muitas opções para degustar estas delícias.  

A história  
A empresa surgiu na cidade de litorânea paulista de Santos em 1950 quando os irmãos e imigrantes japoneses Jinko e Kiyotero Yonamine começaram a atuar no ramo da panificação, produzindo deliciosos e frescos bolos e doces que eram distribuídos no pequeno varejo local, batendo de porta em porta. Inspirado no pico de estrangeirismos que passava a dominar o vocabulário da época, o nome SEVEN BOYS surgiria somente em 1954. Seven vem do refrigerante 7UP (conheça essa outra história aqui), uma das bebidas preferidas da época, apesar de muitos afirmarem ser do próprio número sete, considerado cabalístico no Japão por representar a perfeição; e na popularidade da palavra inglesa boy (menino), pois a juventude da época se alvoroçava pelos Golden Boys, uma das bandas mais importantes do movimento conhecido como Jovem Guarda. Desde a fundação, a tradicional e pioneira Bisnaguinha (mini-pães de leite macios e com miolo mais denso) foi o produto de maior sucesso da marca, além de ser responsável por tornar a SEVEN BOYS extremamente popular, especialmente entre o público infantil.
  

Na década de 1960, os negócios em crescimento proporcionaram a abertura de filiais e fábricas em grandes cidades do país, como por exemplo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Nos anos seguintes a SEVEN BOYS aumentou e diversificou sua linha de produtos com o lançamento do tradicional pão de forma, que impulsionou as vendas da marca e tornou-a líder em comercialização até os dias atuais, além de pão de leite tradicional, de manteiga, de milho, sovado e preto. A empresa também introduziu no mercado os pães especiais para hambúrgueres e cachorro-quente.
  

Em 1985, os irmãos decidiram separar os negócios. Jinko (que se naturalizou e adotou o nome de Paulo) ficou com a marca SEVEN BOYS e Kiyotero (que passou a se chamar Franklin) adotou o nome Panco (que significa “farinha” em japonês). Por um acordo de cavalheiros entre eles, a marca SEVEN BOYS não poderia atuar nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro, regiões controladas pela Panco, que, em contra partida não disputaria consumidores de Minas Gerais e da região sul do país. Como esse acordo de cavalheiros expirou em 2002, a SEVEN BOYS, sob o comando da filha de Paulo, Iza Yonamine, aos poucos e encontrando forte resistência de marcas já estabelecidas, reingressou no mercado paulista que responde por metade do consumo de pães industrializados do país. A empresa também passou a atender varejistas em Goiás e Distrito Federal.
  

Além disso, em 2005 introduziu no mercado uma linha de pães light e, no ano seguinte, a linha de pães Benefice, enriquecidos com fibras e grãos que funcionam como agentes de saúde dentro do corpo, composta por 7 grãos, 7 grãos light, multigrãos e cereais com iogurte; além de voltar seu foco para o mercado de bolos caseiros apostando em uma linha que prometia o sabor dos bolos feitos em casa, comercializado em embalagens de 300 gramas e disponíveis em duas versões: com suco natural de laranja e com pedaços de chocolate. Em 2009, inovou mais uma vez ao apresentar produtos nutricosméticos, lançando o único pão com colágeno do mercado brasileiro.  

Pouco depois, em 2011, a SEVEN BOYS lançou no mercado a Linea Premium (composta por três sabores de pães integrais: 12 Grãos Sem Açúcar, Granola e Passas e Castanha e Nozes) e os Sequilhos Sabores (que mantinha a textura suave que desmancha na boca e apresentava novos sabores como Coco, Chocolate Branco, Goiabada, além do Tradicional), ampliando assim essa linha e introduzindo um novo conceito de embalagem. Já em 2012, a novidade foi a BISNAGUINHA PLAY (com embalagens e personagens - Clarinha e Juninho - em 3D que interagiam com uma geração conectada) e, no ano seguinte, a Bisnaguinha Integral, o Pão Lev Semi-Integral e as novas embalagens dos bolos SEVEN BOYS.
  

Em 2015, a SEVEN BOYS foi adquirida pela tradicional Wickbold (conheça essa outra história aqui). Sob novo gerenciamento, a SEVEN BOYS ampliou sua distribuição e lançou deliciosas novidades, ampliando assim seu portfólio, incluindo a entrada em novas categorias de produtos. Por exemplo, em 2018 ampliou sua linha de produtos com porções individuais dos seus tradicionais bolos, nos sabores Laranja e Chocolate; lançou o pão de leite Milk Pan, no formato inovador de baguete francesa; e ingressou no mercado de panettones, com os sabores Gotas de Chocolates e Frutas.
  

Em 2019, apresentou novidades como o Pão de Coco e a versão do famoso Pão Sovado Casa de Vó, uma receita caseira (com sabor levemente adocicado e textura macia) que fazia parte da memória afetiva de milhões de brasileiros. A novidade estava alinhada ao posicionamento da marca que visava o resgate de momentos reconfortantes e memórias felizes. Também ingressou no segmento de pães especiais e saudáveis 100% Integrais, com opções para quem deseja seguir uma dieta equilibrada, com quatro sabores especiais: Aveia e Chia, Trigo e Linho, Centeio e Girassol, e Pão Preto. Além disso, a Bisnaguinha mais famosa do Brasil ganhou as versões inéditas nos sabores Queijo e Chocolate (com cacau em sua formulação), este último inaugurou uma versão doce da bisnaguinha, ampliando as possibilidades de receitas com o famoso pãozinho.
  

Em 2020, a SEVEN BOYS ampliou sua participação na categoria de bolinhos com o lançamento da linha Adoleta - batizada com o nome de uma tradicional brincadeira de criança - nos sabores baunilha com doce de leite e baunilha com brigadeiro e gotas de chocolate. O ano também foi marcado pelo lançamento da Bisnaguinha Cereais, fonte de cálcio e vitamina D, além de contar com farinha integral e fibra de aveia na composição. A SEVEN BOYS também ampliou a linha Casa de Vó com as novas Rosquinhas, nas versões Chocolate, Leite e Coco, marcando o ingresso no segmento de biscoitos.
  

Em 2021, a partir do movimento solidário Bisnaguinha do Bem, cujo objetivo era levantar recursos para ajudar a Casa Hope, foi possível causar um impacto positivo na vida de crianças e adolescentes com câncer que recebem atendimento biopsicossocial e educacional da entidade. Ao todo, a SEVEN BOYS conseguiu converter a venda de mais de 8 milhões de pacotes de Bisnaguinhas em doação, que representou mais R$ 100 mil reais repassados à instituição filantrópica, utilizados para beneficiar aproximadamente 92 famílias assistidas, com alimentação, medicamentos, terapia, psicologia, manutenção predial e educação.
  

Entre as recentes novidades da marca estão os novos Bolos Casa de Vó (introduzidos em 2021), entre os quais Chocolate, uma das opções de maior sucesso do segmento; Milho, um dos sabores mais tradicionais da culinária do Brasil; e Laranja com pedaços da fruta, que promove uma experiência sensorial única; e a ampliação da linha de biscoitos Casa de Vó com o lançamento de dois novos sabores (Broinha de Milho, na versão mini, com uma textura crocante e toque de erva doce, e Rosquinha Aveia & Mel, crocante e com presença marcante do mel). Além disso, em 2023, a marca lançou o Bolinho Morango, que chegou com sabor de baunilha e recheio de uma das frutas mais populares da panificação doce.
  

A comunicação 
As campanhas publicitárias da SEVEN BOYS começaram a chamar a atenção do público, especialmente infantil, em 1989 com um filme (assista aqui) que apresentava as tradicionais bisnaguinhas em uma versão animada e divertida.
  

Em 2018, a marca entendeu que dar flores no Dia Internacional da Mulher estava mais do que ultrapassado e resolveu homenagear essa data alterando seu icônico logotipo para uma versão feminina. Intitulada Seven Girls, a novidade ficou disponível em suas redes sociais durante o mês de março. A campanha incluía também a produção de conteúdo sobre o tema nas redes sociais através de posts que relembravam mulheres que marcaram e influenciaram positivamente diversas gerações. Além disso, o slogan da marca “A criança dentro de você” também foi alterado para “A menina dentro de você”. Em 2023, a marca foi além para comemorar a data e lançou uma edição especial da embalagem das Bisnaguinhas, que passou a ter as cores lilás e rosa com a personagem Júlia em destaque. O objetivo era reforçar o posicionamento de marca SEVEN BOYS, que apoia a diversidade em suas ações e produtos como uma ferramenta para a construção de um mundo melhor, potencializando vozes diferentes e favorecendo diálogo.
  

As divertidas mascotes 
Sempre atenta ao público infantil, a SEVEN BOYS possui uma pequena e animada turminha de mascotes. Antes formada por Juninho e Clarinha, em 2020 a marca apresentou uma nova turma formada pelos personagens: 
JÚLIA (no centro da imagem abaixo), adora pular corda e brincar com bonecas, mas o que ela mais gosta é passear no parque com seus pais, levando sempre as bisnaguinhas para a hora do lanche. 
DAVI (à esquerda na imagem abaixo), é muito esperto, adora jogar bola e empinar pipa, e junto aos seus amigos, está sempre buscando diversão e nunca recusa os deliciosos lanches com bisnaguinhas após as brincadeiras. 
LUCAS (à direita na imagem acima), que adora andar de skate e criar manobras radicais com a sua turma, além de ser um menino muito inteligente, e antes de ir à escola, sempre come bisnaguinhas no café da manhã.
   

Os três são presença constante na comunicação (incluindo embalagens) das bisnaguinhas e bolinhos da marca. Na imagem abaixo é possível observar o design das novas embalagens das Bisnaguinhas com o personagem Davi, apresentadas em 2020.
   

A evolução visual 
O logotipo da marca SEVEN BOYS passou por remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve como elementos centrais o rosto de um menino e as cores azul e vermelho. O logotipo original foi modificado nos anos de 1990 e apresentou uma nova tipografia de letra, um novo design para o rosto do menino e uma nova composição dos elementos. Em 2022, esse logotipo passou por uma pequena modernização, apresentando um tom de azul mais escuro.
  

Os slogans 
Com todo mundo junto é mais divertido. (2018)  
Seven Boys. A criança dentro de você. (2018) 
Rituais de amor na sua vida. (1999) 
Carinho em forma de alimento. (anos de 1990)  
Um ritual de amor na sua vida.  
Gostoso como nenhum outro.
  

Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Lançamento: 1954  
● Criador: Jinko e Kiyotero Yonamine  
● Sede mundial: Diadema, São Paulo, Brasil  
● Proprietário da marca: Wickbold & Nosso Pão Indústrias Alimentícias Ltda.  
● Capital aberto: Não  
● Diretor geral: Pedro Wickbold  
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)  
● Segmento: Alimentos  
● Principais produtos: Pães, bolos e biscoitos  
● Concorrentes diretos: PullmanBauducco, Nutrella, Panco, Plus Vita, Casa Suíça, Lekker e Visconti  
● Ícones: As bisnaguinhas  
● Slogan: Seven Boys. A criança dentro de você.   
● Website: www.sevenboys.com.br  

A marca no Brasil  
A SEVEN BOYS está entre as três maiores marcas do segmento de pães industrializados no Brasil, e comercializa seus produtos nas regiões sudeste, sul e centro-oeste do país, incluindo Paraná, Santa Catarina, São Paulo (Interior e Baixada Santista), Brasília, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Atualmente a marca oferece um portfólio com aproximadamente 25 produtos, incluindo pães (forma, sovado, coco, milho, leite, integrais, entre outros), bisnaguinhas (nas versões Tradicional e Integral), bolos, sequilhos, rosquinhas e até panettones. 

Você sabia?  
 Desde 2003, a SEVEN BOYS utiliza gordura vegetal de palma em todas as suas receitas, cumprindo sua responsabilidade ética de ofertar alimentos saudáveis aos milhões de consumidores.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 26/3/2024 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

21 comentários:

Anônimo disse...

porque no pacote de Rosquinhas - baunilha cítrica não contem a quantidade de gorduras trans

Anônimo disse...

o pão da linha integral light da marca seven boys esta embolorando antes da data do vencimento, nunca tinha acontecido

Anônimo disse...

Gostaria de saber se realmente não vai leite nos ingredientes do pão de forma? pois minha filha tem intolerancia lactose. Aguardo resposta.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quantos pães vem aproximadamente num pacote?

vania disse...

Gostaria de saber por que Campo Grande/MS não encontramos a marca Seven Boys??Conheço o produto e gostaria de tê-lo na minha cidade.
Aguardo resposta

Jonatas disse...

Comprei um Pão de Forma e antes da data de vencimento ele está com um forte cheiro de azedo, como entarei em contato com vcs se o sac foi desativado? acredito que a opinião dos consumidores é muito importante. Aguardo retorno, pois fiquei no prejuizo.Rute - RS

Anônimo disse...

Gente, acorda!!! Aqui não é o SAC da empresa, é só um blog... Acho que era pra fazer piada esse pessoal aí.

Suelen disse...

Gostaria de parabenizar a empresa Seven Boys e seus funcionários, pela ótima qualidade de seus produtos. Estão cada vez mais deliciosos e saborosos.

Seven Boys disse...

Olá. Aqui quem fala é a Seven Boys. Vimos que vocês estão com algumas dúvidas quanto a produtos. Para esclarecimentos, entre em contato com o nosso SAC através do e-mail: sac@sevenboys.com.br

Maiores informações em nossas redes sociais.

Siga: www.twitter.com/bisnaguinha10 e www.twitter.com/paes_sevenboys

Anônimo disse...

uma marca fabulosa que me lembra os meus tempos de menino...

Thiago disse...

Isso me lembra meus 5 anos,ta faltando tbm materia sobre a Panco,ótimo blog achei sem querer e já favoritei aki.

Fernando disse...

Péssima notícia: a Seven Boys foi comprada pela Wickbold hoje. É uma pena, os pães da Wickbold são piores. Depois dos mexicanos dominarem o mercado, sem a ação do Cade, mais uma boca marca é engolida. Só restou a Panco.

Tom Carano disse...

rapaziada acha mesmo que aqui é SAC

Anônimo disse...

Os pães da Wickbold esta o mais gostosos depois da compra da devem boys vide a bisnaguinha scoobdoo agora está mais macia e saborosa.
A marca devem Boys só veio a acrescentar na Wickbold.

Airton disse...

Passei minha infância e juventude comprando os produtos Sevem Boys, principalmente a bisnaguinha. De repente, nas prateleiras, a marca sumiu, e nós acreditamos naquela época que havia mudando o nome para Panco. Só muito mais tarde é que fui descobrir a verdade. São da capital paulista, e prefiro Sevem Boys, pois é possível detectar uma pequena diferença de sabor.

Unknown disse...

A marca era muito popular aqui no RJ na primeira metade da década de 90, após isso desapareceu das prateleiras dos supermercados, pensei que havia mudado o nome para Panco, até a logotipo é parecido.

Unknown disse...

Gostaria que a empresa voltasse a fabricar o macarrão instantâneo que era uma delícia.concerteza irá fazer muito sucesso com essa nova geração pensem nisso.

Unknown disse...

A panco tem alguma ligacao com a seven boys? porque tanto na embalagem da panco. quanto da seven boys. tem um desenho de o rosto de um garotinho.

@@etudo_mudou!@@ disse...

A Seven Boys hoje em dia, pertence a Wickbold. A Panco segue o seu caminho por separação dos irmãos ( Família ).

Unknown disse...

...em 1973 existia um bolo ou torta ( doce ) em um prato de aluminio era uma delicia + não lenvro o nome, voces sabem o que é

Unknown disse...

As duas empresas são boas até o momento. Espero que não nos decepcionem.