5.9.06

AZALEIA


Utilizando o conceito “Mulher Brasileira: a grande inspiração da Azaleia”, uma das marcas líderes no segmento de calçados femininos no Brasil e na América Latina, sempre desenvolveu um amplo leque de produtos para atender a todos os gostos femininos. É esta ligação que fortalece cada dia mais, a relação entre a AZALEIA e a mulher brasileira. 

A história 
A história teve início no estado do Rio Grande do Sul, na pequena cidade de Parobé, a 80 quilômetros da capital, Porto Alegre, quando no dia 2 de dezembro de 1958, um grupo de amigos, formado por Nestor Herculano de Paula, Arnaldo Luiz de Paula, Theno José Berlitz, Nelson e Arlindo Lauck, fundou a empresa Berlitz, Lauck e Cia. Ltda. com o objetivo de produzir sapatos femininos artesanais. Inicialmente a nova empresa se instalou em um barracão de madeira alugado, antiga cancha de bolão desativada, contando com o trabalho dos sócios e suas respectivas esposas. Ao final de seu primeiro dia de existência a empresa produziu 10 pares praticamente de forma artesanal. A primeira marca própria lançada pela empresa no mercado foi a LAIKA, aproveitando a popularidade da cachorrinha de mesmo nome que foi ao espaço a bordo do foguete russo Sputnik. Essa foi a primeira marca de calçados femininos do país.


No início dos anos de 1960 a empresa passou a utilizar a marca Néctar, e pouco tempo depois, em 1965, surgiu oficialmente a marca AZALÉIA (assim mesmo com acento), nome sugerido pelo primeiro representante comercial da empresa, Antônio Costa Lopes. Nos anos seguintes, a trajetória da empresa foi marcada por avanços no setor calçadista como, por exemplo, ao criar, em 1975, a primeira marca global de calçado esportivo brasileiro Olympikus e iniciar as exportações de sapatos femininos com a marca AZALEIA. Em 1997, a empresa instalou uma unidade produtiva na cidade de Itapetinga, localizada no interior do Estado da Bahia, com o objetivo de atender a alta demanda de seus calçados no nordeste do país.


Com a chegada do novo milênio a empresa desenvolveu novas marcas com o objetivo de atingir públicos distintos: em 2001 criou a Dijean, uma marca de calçados voltada para o público adolescente feminino com uma diversidade de modelos e estilos que busca atender estas consumidoras tão seletivas e vorazes por novidades e; em 2005, a Funny, uma marca direcionada para meninas que estavam entrando na adolescência. Em 2005, a atriz e ex-BBB Grazi Massafera passou a estrelar as campanhas da marca, representando a mulher brasileira, a grande inspiração da AZALEIA. No ano seguinte, a empresa criou mais uma marca: A/Z, uma linha de calçados mais sofisticada destinada às mulheres das classes A e B que se caracterizava por coleções com design arrojado e materiais diferenciados, abusando no uso de apliques, detalhes e pedrarias, em materiais nobres e acabamento impecável nos saltos finos, plataformas, rasteiras e anabelas em diversas alturas e formatos.


Em julho de 2007, a tradicional fabricante de calçados Vulcabrás, fundada em 1952, comprou a empresa formando assim a Vulcabrás-azaleia. Nesta época, a AZALEIA era um gigante do setor: produzia 45 milhões de pares de sapatos por ano, empregava 14 mil funcionários e faturava aproximadamente R$ 980 milhões. A partir deste momento AZALEIA deixou de ser uma empresa para se tornar uma marca dentro do portfólio da nova empresa. Pouco depois, em 2009, ocorreu o lançamento de uma sandália, cuja marca significou a estreia da marca no segmento de licenciamento com celebridades. A escolhida para a parceria foi a atriz Grazielli Massafera, sendo lançado um único modelo de sandália com cinco cores. O resultado obtido foi além do esperado vendendo 80 mil unidades da sandália GRAZI AZALEIA em uma feira do setor. Essa linha se tornou um grande sucesso e rejuvenesceu a marca. Depois de identificar através de pesquisas em desfiles internacionais, nas ruas e vitrines de grandes capitais da moda e no comportamento do consumidor, em 2010 a marca lançou sua maior coleção dos últimos cinco anos, com mais de 500 produtos, inspirada nos metais. Pouco depois introduziu a linha AZALEIA FIT, desenvolvida em couro legítimo e materiais nobres.


Nos últimos anos a marca AZALEIA, que já foi referência em calçados femininos no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, acabou ficando perdida dentro do portfólio da Vulcabrás/Azaleia, que havia decidido investir em sua linha de calçados esportivos. Porém, em 2015, a empresa resolveu “resgatar” a marca AZALEIA. A divisão feminina, que ficou durante anos em segundo plano em relação à linha de calçados esportivos Olympikus, voltou a ter estrutura própria. Por trás do investimento estava a ambição de que a fatia da marca no faturamento da empresa subisse de 15% para 50% nos próximos anos. Percebendo que outras marcas conseguiram se estabelecer justamente no nicho que a AZALEIA deixou vago - sapatos de preço competitivo para mulheres - e que era difícil competir com os tênis de marcas estrangeiras, a empresa decidiu reverter a estratégia e voltara investir na AZALEIA. Com isso, em 2016, além dos modelos tradicionais que unem conforto, qualidade e design, a marca apresentou uma novidade, uma linha completa de calçados flatform (salto plataforma reto). Outra estratégia para tornar a AZALEIA mais fashion foi associar a marca á pessoas formadoras de opinião, como por exemplo, a blogueira gaúcha Clau Bartelle, que assinou uma coleção. Atualmente, em todas as coleções, a tecnologia e o conforto trabalham sempre a favor do estilo. Buscando inspiração na beleza, pluralidade e criatividade da brasileira.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca AZALEIA passou por muitas modificações. Até alguns anos atrás, a cor laranja sempre esteve presente em sua identidade visual. Mas isso mudou. No final de 2010 a mudança foi radical: saiu a cor laranja para entrar a dourada, passando uma imagem de sofisticação para a marca; e a palavra Azaléia perdeu o assento agudo, para seguir o Novo Acordo Ortográfico entre os oito países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. Mais recentemente o logotipo adotou um novo tom de dourado, mais puxando para o areia.


Os slogans 
Bonito é você gostar de você. (2011) 
Mulher brasileira. A grande inspiração da Azaleia. (2009)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2 de dezembro de 1958 (empresa) e 1965 (marca) 
● Fundador: Nestor Herculano de Paula, Arnaldo Luiz de Paula, Theno José Berlitz, Nelson e Arlindo Lauck 
● Sede mundial: Jundiaí, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Vulcabrás-azaleia S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Pedro Grendene Bartelle Filho 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Calçados 
● Principais produtos: Sapatos femininos, tamancos, botas e sandálias 
● Concorrentes diretos: Grendene, Beira Rio, Grendha, Dakota, Kolosh e Ramarim 
● Ícones: A linha de calçados Anabela 
● Slogan: Bonito é você gostar de você. 
● Website: www.azaleia.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a AZALEIA, uma das marcas líderes no segmento de calçados femininos no Brasil e na América Latina, comercializa seus produtos em aproximadamente 30 países ao redor do mundo, com lojas próprias no Brasil, Peru e Colômbia. Os calçados da marca estão presentes em mais de 14.000 pontos de venda no Brasil. No final de 2015, a empresa vendeu a Azaleia Argentina para a Dass Nordeste. 

Você sabia? 
Ao longo dos anos, uma linha da AZALEIA se tornou extremamente famosa: Anabela, formada por tamancos e sandálias de salto. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/3/2017

11 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber o email da azaleia para poder entrar em contato.

Francisco disse...

Gostaria de saber o email da azaléias para entrar em contato o mais rapido possivel.

Paulo disse...

Como posso entrar em contato com a azaléia?

Anônimo disse...

gostaria de receber em meu email o email da empresa azaleia


meu email é sisilvassantos@ig.com.br

Anônimo disse...

Adoro os sapatos da Azaléia porque são bonitos e femininos fazem falta em países orientais onde a moda é bem diferente daqui, ou melhor, gostam de sapatos "kawaii (bonitinhos)". Sou de São Paulo e gosto de sapatos para poder bater perna, sempre que possível eu e minha irmã saimos para procurar novidades.

Claudia disse...

Qual o site da azaleia para dúvidas e reclamções?

Anônimo disse...

Qual o site da azaleia para duvidas?

Anônimo disse...

Oi,Sou Kátma Perdigão de Belém, acho lindo os sapatos da azaléia,mas infelismente compro pouco,sou deficiente fisica,do menbro inferior direito tenho dificuldade de achar sapatos para mim,pq tenho um pé menor que o outro,sou muiiiiiiiito vaidosa, gostaria que voces olhassem com carinho pra nós mulheres especias que também são consumidoras e temos vaidade,que tal vcs começarem a adapitar calçados para essa categoria de pessoas,tenho certeza que voces serão os pioneiros e teram lucros conosco ainda por cima seram reconhecidos....
Por favor pense com carinho a diferença é que faz a diferença...
Espero anciosamente a resposta positiva de voces desde ja agradeço!!!

MÔ disse...

oi kátma,sou mônica,muito prazer em me comunicar com vc,tbm sou portadora de deficiencia,li seu email.eu tbm enviei um p/ a azaleia fazendo o mesmo pedido,pois a muitos anos comprei um par de botinhas da azaleia,onde adaptei ao meu aparelho ortopedico,e tenho essas botinhas ate hoje.concordo com vc,sera que eles nao poderiam olhar com carinho p/ o nosso caso,como vc disse sairiam como pioneiros e nós beneficiados! ok azaleia leiam nossos emails com carinho e nos respostem,obrigada
MÔNICA NASCIMENTO

RobertoJP disse...

E pensar que um de seus conselheiros (Pedro Grendene) saiu da empresa e foi fundar a Grendene, gerando uma das maiores rivalidades mercadológicas nos anos 80 e 90 - ainda hoje me lembro bem das (muitas) peças publicitárias bastante agressivas dessas duas empresas.

E senti falta da Vulcabrás aqui no site (pelo menos até a presente data desta minha postagem, 29/5/2013) - quem tem mais de 40 anos de idade, certamente se lembrará dos famosos sapatos 752 que 'uniu' Leonel Brizola, Paulo Maluf, Vicente Matheus, Dadá Maravilha e outros nomes famosos naqueles comerciais em que apareciam usando os sapatos e dizendo as suas frases mais conhecidas para assim exaltarem as qualidades do produto...

abs., RobertoJP

Rafael Bernardes disse...

A marca AZ foi lançada inicialmente por meados de 97-98, inclusive com comercial veiculado cuja atriz internacional era a Cindy Crowford. Sandália inovadora com elástico.

Achei o blog sensacional.

Parabéns.