5.9.06

AZALEIA

Com o conceito “Mulher Brasileira: a grande inspiração da Azaleia”, a marca líder no segmento de calçados femininos no Brasil e na América Latina, desenvolve amplo leque de produtos para atender a todos os gostos femininos. É esta ligação que fortalece cada dia mais, a relação entre a AZALEIA e a mulher brasileira.
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A história
A história teve início no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Parobé, a 80 quilômetros da capital, Porto Alegre, quando no dia 2 de dezembro de 1958, um grupo de amigos, formado por Arnaldo e Nestor de Paula, Theno José Berlitz e Nelson e Arlindo Lauck, fundou a empresa Berlitz, Lauck e Cia. Ltda com objetivo de produzir sapatos femininos. Inicialmente a nova empresa se instalou em um barracão de madeira alugado, antiga cancha de bolão desativada, contando com o trabalho dos sócios e suas respectivas esposas. Ao final de seu primeiro dia de existência a empresa produziu 10 pares praticamente de forma artesanal. A primeira marca própria lançada pela empresa no mercado foi a LAIKA, aproveitando a popularidade da cachorrinha de mesmo nome que foi ao espaço a bordo do foguete russo Sputnik. Essa foi a primeira marca de calçados femininos do país.
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No início dos anos 60 a empresa passou a utilizar a marca Néctar, e pouco tempo depois, surgiu, em 1965, surgiu a marca AZALÉIA, nome sugerido pelo primeiro representante comercial da empresa, Antônio Costa Lopes. Nos anos seguintes, a trajetória da empresa foi marcada por avanços no setor calçadista como, por exemplo, ao criar, em 1975, a primeira marca global de calçado esportivo brasileiro OLYMPIKUS. Em 1997, a empresa instalou uma unidade produtiva na cidade de Itapetinga, localizada no interior do Estado da Bahia, com o objetivo de atender a alta demanda de seus calçados no nordeste do país.
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Com a chegada do novo milênio a empresa desenvolveu novas marcas com o objetivo de atingir público distinto: em 2000 criou a Dijean, uma marca de calçados voltada para o público adolescente feminino com uma diversidade de modelos e estilos busca atender este público tão seletivo e voraz por novidades; e, em 2005 a Funny, uma marca direcionada para meninas que ainda não são adolescentes, mas também já não são mais crianças. Em 2005, a atriz e ex-BBB Grazi Massafera passou a estrelar as campanhas da marca, representando a mulher brasileira, a grande inspiração da AZALEIA. No ano seguinte, a empresa criou mais uma marca: AZ, uma linha de calçados que se caracteriza por coleções com design arrojado e materiais diferenciados.
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No ano de 2007, a tradicional Vulcabras, fundada em 1952, comprou a empresa formando assim a Vulcabrasazaleia. Nesta época, a AZALEIA era um gigante: produzia 45 milhões de pares de sapatos por ano, empregava 14 mil funcionários e faturava aproximadamente R$ 980 milhões. A partir deste momento AZALEIA deixou de ser uma empresa para se tornar uma marca. Pouco depois, em 2009, com o sucesso da parceria entre a AZALEIA e a atriz Grazi Massafera, a empresa resolveu lançar a linha licenciada Grazi Azaleia, que reúne arte, moda e responsabilidade social, já que um percentual da venda da coleção é revertido a instituição Nós do Morro, grupo que existe há 22 anos e gera oportunidade de acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos do Morro do Vidigal e de outros locais, no Rio de Janeiro.
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Em 2010, a marca AZALEIA, que identificou através de pesquisas em desfiles internacionais, nas ruas e vitrines de grandes capitais da moda e no comportamento do consumidor, lançou sua maior coleção dos últimos cinco anos, com mais de 500 produtos, inspirada nos metais. Entre as novidades recentes está a linha Azaleia Fit, desenvolvida em couro legítimo e materiais nobres.
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A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da marca AZALEIA passou por muitas modificações. Até recentemente, a cor laranja sempre esteve presente em sua identidade visual. Mas isso mudou. No final de 2010 a mudança foi radical: saiu a cor laranja para entrar a dourada, passando uma imagem sofisticada da marca; e a palavra Azaléia perdeu o assento, para seguir o Novo Acordo Ortográfico entre os oito países que têm a língua portuguesa como idioma oficial.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 2 de dezembro de 1958
● Fundador:
Nestor Herculano e Arnaldo Luiz de Paula, Theno José Berlitz, Nelson e Arnildo Lauck
● Sede mundial:
Parobé, no Rio Grande do Sul, Brasil
● Proprietário da marca: Vulcabrasazaléia S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente do Conselho: Pedro Grendene Bartelle
● Presidente:
Milton Cardoso dos Santos
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 35.000
● Segmento: Calçados
● Principais produtos:
Sapatos femininos e sandálias
● Ícones:
A linha de calçados Anabela
● Slogan:
Mulher brasileira. A grande inspiração da Azaleia.
● Website:
www.azaleia.com.br
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A marca no mundo
Atualmente a AZALÉIA, marca líder no segmento de calçados femininos no Brasil e na América Latina, comercializa seus produtos em aproximadamente 10 países ao redor do mundo. Os calçados da marca estão presentes em mais de 15.000 pontos de venda no Brasil e outros tantos no exterior em países como Estados Unidos, China, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Argentina e Chile.
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Você sabia?
Ao longo dos anos, uma linha da AZALEIA se tornou extremamente famosa: Anabela, formada por tamancos e sandálias de salto.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 22/3/2010

11 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber o email da azaleia para poder entrar em contato.

Francisco disse...

Gostaria de saber o email da azaléias para entrar em contato o mais rapido possivel.

Paulo disse...

Como posso entrar em contato com a azaléia?

Anônimo disse...

gostaria de receber em meu email o email da empresa azaleia


meu email é sisilvassantos@ig.com.br

Anônimo disse...

Adoro os sapatos da Azaléia porque são bonitos e femininos fazem falta em países orientais onde a moda é bem diferente daqui, ou melhor, gostam de sapatos "kawaii (bonitinhos)". Sou de São Paulo e gosto de sapatos para poder bater perna, sempre que possível eu e minha irmã saimos para procurar novidades.

Claudia disse...

Qual o site da azaleia para dúvidas e reclamções?

Anônimo disse...

Qual o site da azaleia para duvidas?

Anônimo disse...

Oi,Sou Kátma Perdigão de Belém, acho lindo os sapatos da azaléia,mas infelismente compro pouco,sou deficiente fisica,do menbro inferior direito tenho dificuldade de achar sapatos para mim,pq tenho um pé menor que o outro,sou muiiiiiiiito vaidosa, gostaria que voces olhassem com carinho pra nós mulheres especias que também são consumidoras e temos vaidade,que tal vcs começarem a adapitar calçados para essa categoria de pessoas,tenho certeza que voces serão os pioneiros e teram lucros conosco ainda por cima seram reconhecidos....
Por favor pense com carinho a diferença é que faz a diferença...
Espero anciosamente a resposta positiva de voces desde ja agradeço!!!

MÔ disse...

oi kátma,sou mônica,muito prazer em me comunicar com vc,tbm sou portadora de deficiencia,li seu email.eu tbm enviei um p/ a azaleia fazendo o mesmo pedido,pois a muitos anos comprei um par de botinhas da azaleia,onde adaptei ao meu aparelho ortopedico,e tenho essas botinhas ate hoje.concordo com vc,sera que eles nao poderiam olhar com carinho p/ o nosso caso,como vc disse sairiam como pioneiros e nós beneficiados! ok azaleia leiam nossos emails com carinho e nos respostem,obrigada
MÔNICA NASCIMENTO

RobertoJP disse...

E pensar que um de seus conselheiros (Pedro Grendene) saiu da empresa e foi fundar a Grendene, gerando uma das maiores rivalidades mercadológicas nos anos 80 e 90 - ainda hoje me lembro bem das (muitas) peças publicitárias bastante agressivas dessas duas empresas.

E senti falta da Vulcabrás aqui no site (pelo menos até a presente data desta minha postagem, 29/5/2013) - quem tem mais de 40 anos de idade, certamente se lembrará dos famosos sapatos 752 que 'uniu' Leonel Brizola, Paulo Maluf, Vicente Matheus, Dadá Maravilha e outros nomes famosos naqueles comerciais em que apareciam usando os sapatos e dizendo as suas frases mais conhecidas para assim exaltarem as qualidades do produto...

abs., RobertoJP

Rafael Bernardes disse...

A marca AZ foi lançada inicialmente por meados de 97-98, inclusive com comercial veiculado cuja atriz internacional era a Cindy Crowford. Sandália inovadora com elástico.

Achei o blog sensacional.

Parabéns.