5.9.06

BATAVO


Produtos saudáveis, práticos e nutritivos como leites, iogurtes, manteigas, sucos e sobremesas lácteas fizeram da marca BATAVO um sinônimo de alimentos diferenciados que trazem qualidade e benefícios aos consumidores brasileiros. Uma marca que pode acompanhar o consumidor do café da manhã ao jantar, sempre com alimentos saudáveis e deliciosos em uma rica variação de sabores e texturas. 

A história 
A história tem início em 1911 quando as primeiras famílias holandesas se estabeleceram na região de Carambeí, um pequeno povoado então pertencente ao município de Castro, no estado do Paraná. Vieram ao Brasil à procura de trabalho e engajaram-se no plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company, que oferecia terras a colonizadores, com um prazo de dez anos para pagar, em troca da exclusividade na venda do leite à companhia. O contrato de trabalho incluía uma casa de moradia, dois bois, um arado, seis vacas leiteiras, sementes e adubo. Nesta época as famílias holandesas, que carregavam um conhecimento ancestral na arte da produção leiteira, iniciaram a produção de leite e o processamento artesanal de queijos e manteiga, que passaram a distribuir também no mercado regional.


No dia 1 de julho de 1925, quatro pequenas fábricas se uniram em torno de uma produção leiteira de 700 litros/dia. Coube a três dessas famílias holandesas, comandas por Aart Jan De Geus, Leendert De Geus, Gerrit Los, Jan Herman De Geus, Jacob Friesman, Jan Los, Cornelis De Geus, Joseph Ksinsik e Jacob Voorsluys, uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção no Brasil, surgindo assim a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Lacticínios, que distribuía seus produtos (leites e derivados artesanais, como queijo e manteiga) em Ponta Grossa, Castro, Curitiba e São Paulo. A marca BATAVO surgiu somente em 1928, inspirada no nome de um povo germano do início da era Cristã que habitava o delta do Rio Reno (Batávia), região de origem da maioria das famílias holandesas radicadas em Carambeí. O nome foi uma sugestão do cônsul da Holanda no país, o Sr. Dirk Berkhout. Na década de 1930, a vida religiosa dos holandeses seguiu paralelamente as atividades agropecuárias e comerciais. No entanto, em 1941, a referência religiosa à região dos fundadores da Sociedade Cooperativa Holandesa de Laticínios deu lugar a um novo nome para a entidade: Cooperativa Agropecuária Batavo Ltda.


A partir de 1943, com a chegada de novos imigrantes, o quadro social da cooperativa se expandiu com a inclusão da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná (CCLP) e da Cooperativa Agropecuária de Arapoti, e iniciou-se o processo de diversificação da produção pecuária e a introdução da cultura mecanizada. Com o objetivo de organizar em maior escala a produção, a industrialização e o comércio de produtos como leite e derivados, o grupo manteve a marca BATAVO como a sua identificação no mercado. Em 1951, ano em que foi criada uma bebida achocolatada, comercializada com o nome de Choba (derivado das palavras chocolate e BATAVO), o setor de laticínios transformou-se na Cooperativa Central de Laticínios, que seria conhecida posteriormente como Batávia S/A. A cooperativa passou então a produzir queijos dos tipos gouda, edam e leydem, até este período desconhecidos no mercado brasileiro. Desde essa época, a cooperativa focalizou apenas na produção agropecuária, buscando atender o seu quadro social na comercialização, aquisição de insumos e assistência técnica, a fim de que o produtor possa centralizar sua atenção na produção.


Durante os anos de 1960, foram ampliadas as atividades da cooperativa. Além do incremento na produção de leite, houve significativo aumento da produção de avos, frangos e suínos. Na década de 1970, ao agregar de vez a área de carnes (avicultura e suinocultura), transformou-se em um dos maiores complexos agroindustriais de produção de alimentos do país. No ano de 1980 grandes investimentos foram feitos, o que transformou a cooperativa em uma das organizações modelo do segmento no estado do Paraná. Em 1996, a Cooperativa Central associou-se a Agromilk, sociedade composta por 11 cooperativas de produtos laticínios e sediada na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Após um acordo com a Parmalat, em 1998 o grupo deu origem a Indústria de Alimentos Batávia S.A, detentora da marca BATAVO.


No ano seguinte, investiu e lançou diversos produtos, incluindo leites, iogurtes, queijos, manteigas, molhos prontos e sobremesas lácteas comercializados com as marcas BATAVO e Parmalat. Nesta época, chegava ao mercado brasileiro, com exclusividade, a primeira linha de iogurtes funcionais. Em 2000, a Perdigão Agroindustrial adquiriu as ações do Frigorífico Batávia S/A e assumiu a gestão da empresa na divisão de carnes. Para contribuir ainda mais com a saúde do consumidor, a empresa desenvolveu, em 2004, uma linha de leites especiais, com as versões BATAVO SENSY (com 90% a menos de lactose), BATAVO FERRO e BATAVO CÁLCIO LIGHT.


O ano de 2005 representou um marco na ampliação de seu portfólio, principalmente no segmento de refrigerados, e ficou evidente a inovação sempre presente na BATAVO. Somente no primeiro trimestre, apresentou 19 lançamentos e mais 5 produtos com fórmulas inovadoras, sabores diferenciados e embalagens mais modernas e atrativas. Entre as novidades, a linha BIO FIBRAS de iogurtes funcionais foi ampliada e ganhou uma versão cremosa, com consistência que permitia ao consumidor comer de colher. A BATAVO ingressou no mercado de alimentos à base de soja e apresentou Soja Original, produto 100% vegetal sem lactose e 0% de colesterol. Nessa categoria, a marca inovou logo depois com o lançamento do primeiro iogurte cremoso – alimento à base de soja e o primeiro creme de soja do mercado brasileiro. O consumidor ganhou a mais saborosa e completa linha de sucos, com as versões Batavo Néctar de Frutas, Suco + Soja e Smoothies. Estes produtos marcaram a entrada da BATAVO no segmento de sucos prontos para beber.


Em 2006, a Perdigão S.A. adquiriu o controle acionário da empresa, reforçando a estratégia de expansão da marca BATAVO. No segundo semestre de 2007, em meados de novembro, a Perdigão passou a deter o controle total da marca, pela qual pagou R$ 155 milhões. Com a fusão da Perdigão com a Sadia, a marca BATAVO passou a fazer parte do portfólio da BR FOODS (atual Brasil Foods), e deu início à outra fase de diversificação em sua linha de produtos, ingressando em novas categorias de mercado. Em 2012, apresentou um novo posicionamento traduzido pelo slogan “Pensado para sua natureza”, que reforça o DNA da marca. Mais do que um novo posicionamento, era uma crença da marca, que assumia o compromisso de incorporar a sabedoria da natureza para trazer soluções pensadas para a natureza do consumidor moderno. A orientação da marca BATAVO para produtos mais naturais começou em 2011, com o lançamento de NATURIS, à base de soja.


Mais recentemente a marca inovou ao lançar uma linha de iogurte grego, que possuí mais proteína e apresentou pela primeira vez ao mercado brasileiro a versão líquida, além da cremosa com pedaços de fruta. Esses iogurtes se diferenciam dos demais por características como consistência e alto teor nutricional e, em função disso, têm maior valor agregado. Em 2014, a francesa Lactalis, maior empresa do setor de leite e derivados do mundo e proprietária de marcas como Parmalat, Président e Poços de Calda (requeijão), adquiriu a divisão láctea da Brasil Foods por R$ 1.8 bilhões, que incluía a BATAVO e a Elegê. No mercado há mais de 80 anos, a marca tem como um dos segredos da longevidade justamente o fato de não estagnar no tempo e se renovar para seguir contemporânea e atendendo as expectativas dos consumidores através de produtos surpreendentes.


A linha do tempo 
1962 
Lançamento do CHOCO MILK, primeiro achocolatado líquido do mercado nacional. Inicialmente era vendido em garrafas de vidro retornáveis. 
1999 
Lançamento de uma nova linha de produtos in natura e embutidos, entre os quais, peru, presunto, patê, mortadela, presunto defumado, salsicha e peito defumado. 
2003 
Lançamento da PETIT SUISSE BATAVINHO, uma linha direcionada para o público infantil com embalagens de oito unidades, nos sabores morango e doce de leite, e uva com maçã, banana e cereais. 
2005 
Lançamento do KISSY SMOOTHIES, bebida refrescante, com apenas 35 kcal, 0% de gordura, sabores inéditos e que misturava em um só produto suco de frutas e iogurte. O produto era apresentado inicialmente em três versões: uvas roxa e verde; laranja, açaí e guaraná; e laranja, abacaxi e manga. 
Lançamento do SENSY, primeiro achocolatado com 90% menos lactose do mercado brasileiro, formulado especialmente para atender às necessidades específicas dos consumidores com dificuldades na ingestão de lactose. 
Lançamento da linha BATAVO HOLLANDER, composta por queijos nobres como Brie, Camembert, Parmesão e Gorgonzola. 
Novidades também no tradicional Choco Milk com o lançamento de três novas opções: CHOCOMILK LIGHT (70 calorias e 0% de gordura), pó (composto por sete vitaminas que atendem a 30% das necessidades diárias) e sobremesa cremosa (oferece o mesmo sabor da versão líquida). 
Lançamento do primeiro Petit Gateau para forno-microondas do mercado nacional. 
Lançamento dos molhos prontos nas versões Madeira, Strogonoff e Branco. 
2006 
Lançamento da linha BATAVO NATURIS SOJA, 100% vegetal, que oferecia ao consumidor uma refeição completa à base de soja. A linha inaugurou na gôndola refrigerada uma nova categoria, com o lançamento da primeira sobremesa de chocolate à base de soja do mercado. 
2007 
Lançamento da marca FRUITIER de sobremesas 100% à base de frutas. 
Lançamento, em novembro, da PENSE LIGHT (em substituição a Batavo Light), uma nova linha de iogurtes da BATAVO especialmente preparada para quem busca saúde, equilíbrio e bem-estar sem abrir mão do prazer, do sabor e da praticidade. Composta por um mix de 23 produtos, a nova linha também transmitia a leveza da fórmula através da identidade visual, com a predominância da cor azul turquesa - que reforça a suavidade presente no conceito de bem-estar dos novos iogurtes BATAVO. A partir de 2012 essa linha passou a ser denominada apenas PENSE ZERO
2008 
Lançamento do LEITE CONDENSADO BATAVO, elaborado a partir do mais puro Leite Batavo, deixando as receitas com um toque especial. 
Lançamento da linha Garfield, composta por Lasanha à Bolonhesa e Lasanha de Frango Desfiado, contendo o gato mais carismático das histórias em quadrinhos e apaixonado por esta iguaria calórica. 
2009 
Lançamento do LEITE EM PÓ BATAVO nas versões Integral, Integral Instantâneo e Desnatado Instantâneo. 
2010 
Lançamento de três novidades no segmento de queijos: Fondue (produto sazonal, focado nos meses mais frios do ano), Parmesão Ralado e Minas Frescal. Os novos produtos chegaram para ampliar o portfólio da marca, que já contava com Queijo Mussarela, Queijo Prato e Parmesão em diferentes versões. 
2011 
Lançamento da NATURIS SOJA, primeira linha do mercado a oferecer bebidas refrigeradas à base do grão. 
2012 
Lançamento de três linhas de iogurtes adoçados com frutose - o açúcar da fruta - que possui menor índice glicêmico do que o açúcar comum e adoçantes: “Pedaços”, com até 10 vezes mais frutas que os disponíveis no mercado na época; “Grãos”, com flocos de aveia e linhaça dourada; e “Camadas”, que mistura frutas amarelas e vermelhas. 
Lançamento do BATAVO IDEAL, um leite semidesnatado que em vez de seguir o 1% de gordura, padrão das demais marcas, leva 1.5% de gordura, o que o torna mais agradável ao paladar de quem gosta do leite integral, mas mantém os benefícios à saúde do semidesnatado. 
2013 
Lançamento da BATAVO HIDRA, uma linha de bebidas refrescantes que une o soro do leite – e seus atributos nutricionais – ao sabor da fruta. 
Lançamento da linha BATAVO GREGO, que após dois anos de desenvolvimento apresentou as versões cremosa e líquida, esta última a primeira do país nesta categoria. 
● Ampliação do portfólio infantil com o primeiro iogurte integral da linha Batavinho. Até então os produtos eram apenas os da categoria leite fermentado e petit suisse. 
2014 
Lançamentos de dois novos sabores (abacaxi e lichia) da linha de iogurte Batavo Copos, líder de mercado na categoria.


Uma campanha educativa 
Em 2011 a marca criou a campanha MUNDO BATAVO, que tinha como objetivo conscientizar sobre a importância de não desperdiçar. Esse mundo lúdico mostrava um lugar onde nada era desperdiçado, assim como as novas embalagens de leite UHT. Elas foram inspiradas em conceitos sustentáveis e possuíam formato inclinado e com tampa maior, para evitar o desperdício. As novas embalagens ainda apresentavam referências à natureza e eram certificadas pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal). Para a criação do MUNDO BATAVO, a marca convidou a artista plástica Nani Brisque, que coordenou 106 artistas durante 13 dias. O resultado do trabalho foi uma enorme maquete de 45  feita com 20 mil embalagens de leite BATAVO. Com personagens, ruas e prédios, o projeto serviu de cenário para um filme publicitário 3D da marca.


A evolução visual 
A identidade original da marca BATAVO continha um simpático casal de camponeses holandeses vestidos com roupas típicas. Com o passar dos anos o casal foi substituído apenas pela cara de uma camponesa holandesa, claramente identificada pelas suas tradicionais tranças. Este símbolo foi criado por Henrique Geraldo Harms. Em abril de 2012 a marca apresentou sua identidade visual totalmente remodelada: a camponesa, que faz referência à origem dos imigrantes que fundaram a BATAVO, ganhou um visual mais atual e novos traços de fisionomia. Além disso, a tipografia de letra foi alterada. Já o nome da marca, tradicionalmente grafado apenas com letras minúsculas, passa a ser escrito em maiúscula.


A nova identidade visual da marca também foi aplicada nas embalagens de seus produtos, que ganharam, não somente um visual mais moderno e limpo, como também um novo design.


Os slogans 
Pensado para sua natureza. (2012) 
O tempo todo de bem com você. (2009)
De bem com você. (2007) 
Naturalmente Batavo. (2005) 
É Batavo. É de Casa.
Sempre gostoso, sempre fresquinho. 
Sirva com carinho.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1928 
● Criador: Aart Jan De Geus e Jacob Voorsluys 
● Sede (local): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Le Groupe Lactalis 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Patrick Sauvageot (América Latina) 
● Faturamento: R$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Leites, iogurtes, sobremesas lácteas e queijos 
● Concorrentes diretos: Parmalat, Nestlé, Danone, Vigor, Itambé, Mococa, Paulista e Piracanjuba 
● Ícones: A holandesa de seu logotipo 
● Slogan: Pensado para sua natureza. 
● Website: www.batavo.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a BATAVO, terceira maior marca na indústria de laticínios do país, fabrica e comercializa uma extensa linha composta por mais de 500 produtos, distribuídos entre iogurtes, alimentos a base de soja, leites (pasteurizado, UHT, aromatizados e fermentado), creme de leite, sobremesas lácteas, queijos, manteiga, requeijão, sucos e frios. Do volume produzido pela empresa, 40% é leite e o restante, 60%, composto por refrigerados e demais produtos. Hoje a marca BATAVO tem forte presença nos mercados do sul e sudeste e forte acesso ao norte e nordeste. 

Você sabia? 
A marca foi a primeira no mercado brasileiro a lançar iogurtes com características funcionais para casos de trânsito intestinal lento e também a primeira a ter um iogurte funcional de baixas calorias, lançado em 2002. 
A BATAVO conta com uma rede composta por quase mil produtores diretos de leite em 40 municípios do país. 
Todas as embalagens da BATAVO são modernas, seguras e práticas, ou seja, o consumidor não terá dificuldades para abrir e saborear os maravilhosos sabores que a marca oferece. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/3/2016

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostaria que a Batavo lançace uma linha de Batavinho diet. Meu filho adora o produto, mas tem a glicose alta e não pode mais comer. Seria muito muito que fizessem alimentos infantis diet, pois acredito que existam várias outras crianças com o mesmo problema. Obrigada.

Carina Silva disse...

Gostaria de informar que a Batavo procuzia sim um petit suisse que não continha açúcar. Não tenho certeza se eles ainda vendem pois na época que eu trabalhava na empresa, cerca de 2 anos atrás, as vendas desse produto era muito baixa. Mas vale a pena pesquisar!

Murilo"" disse...

*---*
Que legaal... eu moro em Carambeí e a família do meu tataravô foi a primeira das três a chegar aqui fundando a colônia de Carambeí e foi uma das fundadoras da Batavo!
Muito bom o post #thumbsup