3.9.06

FRENCH'S®


A French’s®, deliciosa mostarda tipo americana e inconfundível por sua embalagem amarela cheia de curvas, é preferida e apreciada por milhões de consumidores ao redor do mundo, sendo ideal para dar aquele gostinho todo especial a diferentes receitas e companhia ideal para um delicioso cachorro-quente. Não importa a ocasião, churrasco, piqueniques, lanches, a mostarda e os produtos French’s® iluminam o momento em cada mordida. 

A história 
O nome French’s® tem sido uma excelência no desenvolvimento de comidas e condimentos desde 1880 quando Robert Timothy French abriu a empresa R.T. French Company para comercializar condimentos e temperos, especialmente pimenta, na cidade de Elmira, estado de Nova York. Porém, foram seus filhos, George e Francis, que com uma visão empresarial aguçada conduziram a empresa ao topo do mercado alimentício americano. Em 1904, Francis notou que a mostarda era muito desconhecida do público em geral e resolveu lançar uma versão cremosa de cor amarela forte, resultado da adição de açafrão ao molho, o que melhorou a cor e a apresentação. O produto foi apresentado oficialmente com o nome de French’s® Cream Salad Mustard na renomada Feira Mundial de St. Louis (St. Louis World Fair), acompanhada de outra invenção que ficaria famosa e seria seu companheiro inseparável: o cachorro-quente. O termo “Cream Salad” foi adicionado ao nome porque a adição de um pouco de creme transformava a mostarda em um molho de salada de qualidade superior.
  

O novo produto, que custava 10 centavos de dólar, foi lançado em pote de 9 onças (aproximadamente 255 gramas) que vinha acompanhado com uma pequena espátula de madeira para servir ou espalhar a mostarda. French’s® foi um sucesso imediato, sendo presença constante em sanduíches, especialmente o cachorro-quente, vendidos aos milhares em estádios esportivos pelo país. Em 1915, a mostarda foi disponibilizada pela primeira vez em uma garrafa de vidro com tampa de rosca, facilitando assim sua aplicação e consumo. Até 1921, quando as vendas totalizaram US$ 2.5 milhões, o produto era um sucesso devido à propaganda boca a boca. Deste momento em diante, a marca começaria a utilizar a publicidade e propaganda como meio de divulgação de seus produtos. E cinco anos depois, após a introdução de uma campanha publicitária nacional, as vendas saltaram para US$ 5.3 milhões.
   

Em 1926 o negócio foi vendido por US$ 3.8 milhões para a empresa inglesa J. & J. Colman, uma grande produtora de mostarda e também de produtos de limpeza, como por exemplo, Lysol (conheça essa outra história aqui), e predecessora da Reckitt (conheça essa outra história aqui), que seria proprietária da marca French’s® por muitos anos. A French’s® experimentou a primeira extensão de marca em 1933 com o lançamento das cebolas fritas (French’s® Fried Onions), e logo depois, em 1935, com a introdução das famosas batatas palhas no formato de pequenos palitos (French’s® Potato Sticks). Em 1941 a marca introduziu no mercado o seu famoso molho Worcestershire (conhecido tradicionalmente como molho inglês), ingrediente para temperar carnes, molhos e ensopados. Em 1965, a French’s® lançou seus primeiros molhos barbecue, passando assim a ser presença constante nos churrascos americanos.
  

Nos anos seguintes, a marca continuou ampliando sua linha de produtos com o lançamento de muitas novidades, como por exemplo, o sabor Sweet Onion (mostarda com leve toque de cebola) em 1971; a popular embalagem Squeeze, introduzida em 1974; a mostarda marrom apimentada (Spicy Brown) em 1982; a mostarda tipo Dijon (feita com vinho Chardonnay) em 1983; além de outros inúmeros e deliciosos sabores como Honey (mostarda com mel), introduzida em 1998; Horseradish (mostarda com raiz forte lançada em 2005); a Honey Dijon (mostarda Dijon com leve toque de mel); e a Sweet n’ Zesty (uma mostrada de baixa caloria com um toque acebolado). Além disso, a French’s® lançou em 2003 sua primeira maionese, ingressando assim em uma nova categoria de produto.
  

Em 2009, sempre orientada pelos consumidores que desejavam produtos mais saudáveis, lançou no mercado um molho inglês com redução de sódio. No ano de 2015, a French’s® lançou seu primeiro ketchup, feito com tomates frescos maduros e temperos, livre de xarope de milho, conservantes, sabores artificiais, corantes e glúten. Nesta época, a marca lançou no mercado novas variedades de mostardas, como por exemplo, com açúcar mascavo até a orgânica. Em 2017, a Reckitt Benckiser vendeu sua unidade de alimentos, que incluía a marca French’s®, para a americana McCormick & Company por impressionantes US$ 4.2 bilhões.
  

Nos últimos anos, a French’s® tem utilizado o National Mustard Day (sim, os americanos criaram o dia da mostarda), comemorado sempre no primeiro sábado de agosto, como uma eficiente ferramenta de marketing para divulgação de sua mostarda, especialmente através de parcerias para a criação de produtos únicos e limitados que surpreendem os amantes do irresistível sabor de French’s®. Por exemplo, em 2019, a marca se uniu a sorveteria Coolhaus para lançar um sorvete de mostarda, servido juntamente com um biscoito pretzel. No ano de 2020, em parceria com a cervejaria Oskar Blues, lançou a French’s® Mustard Beer, uma cerveja de trigo produzida com limão, tangerina, maracujá e generosas gramas da mostarda French’s®. Em 2021 lançou um pão de mostarda para hot-dog (French’s® Mustard Buns) em parceria com a Piantedosi Baking Company; e, em 2022, numa colaboração com a Dough Donuts do Brooklyn, apresentou um donuts de mostarda. Já em 2023, em parceria com a tradicional Skittles (conheça essa história aqui), famosa por suas balas com sabor de frutas, lançou uma versão inusitada no sabor mostarda.
  

Qual segredo da mostarda French’s®? 
Seu segredo está na matéria-prima: as sementes de mostarda são colhidas no mais alto grau de maturação. Os ingredientes naturais, sem conservantes e corantes artificiais, garantem uma textura cremosa e um sabor intenso, rico e incomparável. Sua receita original de 1904 tem ainda açafrão, páprica e alho. São por essas razões que a French’s® Classic Yellow é um ícone de seu segmento e entre milhões de americanos, que buscam um toque de sabor único e delicioso, além de ser presença constante como acompanhamento de seu melhor amigo, o cachorro-quente. Por isso, das arenas esportivas aos churrascos no quintal ou às mesas de festas, French’s® é um alimento básico americano.
  

As mascotes 
A marca French’s® deve muito de sua alta popularidade entre os americanos à duas mascotes, que foram usadas como importante ferramenta de comunicação. A primeira mascote, criada em 1937, foi Hot Dan - The Mustard Man, um simpático menino gorducho vestido com chapéu de cozinheiro e uma elegante gravata borboleta, e que fez sucesso nas décadas de 1940 e 1950, ajudando a consolidar a marca entre os consumidores americanos. Nos últimos anos a marca adotou como mascote The French’s® Mustard Man (imagem abaixo á direita), um carismático pote amarelo de mostarda animado que percorre os Estados Unidos divulgando a French’s® e seus produtos, marcando presença também em arenas esportivas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca French’s® passou por remodelações ao longo dos anos. O tradicional logotipo conhecido como Pennant (em português “flâmula”), surgiu em 1915 em virtude da sua estreita ligação com o beisebol e por ser um símbolo da celebração americana. A flâmula vermelha passaria por sua primeira remodelação na década de 1940, quando apresentou um novo design e tipografia de letra, além de um tom de vermelho mais marcante. Em 2002 foi novamente remodelado, agora de forma mais radical, com nova tipografia de letra, tom de vermelho mais forte e apresentando a frase “Since 1904” abaixo do nome. A última remodelação ocorreu em 2020, quando a flâmula vermelha apresentou um novo e moderno design e ganhou detalhes em amarelo. Além disso, a frase “Since 1904” passou a ser posicionada abaixo da flâmula.
  

O logotipo da marca também pode ser aplicado sob um tradicional fundo amarelo.
  

Os slogans 
Flavor On. (2022) 
The Color of American Flavor. (2020) 
Real ingredients for real food. (2020) 
Friends. Family. French’s®. (2012) 
The difference is indescribable. (2012) 
Happy starts here. (2009) 
Backing you with every bite. (2009) 
It tastes that great. (2004) 
The only thing French in French’s® is the name. (2003) 
Nothing cuts the mustard like French’s®. (2002) 
Smile! You’ve got French’s®. (1999) 
The taste America loves. (1994) 
More fun on your bun. (1993) 
America’s favorite mustard. (1993) 
The right taste for light foods. (1992) 
America’s Sunshine Mustard. (1988) 
Be good to your food. (1987) 
French’s®. The must in mustard. (1983) 
We make your life delicious. (1980) 
A mostarda preferida dos americanos. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1904 
● Criador: George e Francis French 
● Sede mundial: Rochester, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: McCormick & Company Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Brendan Foley 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Mostardas, molhos e condimentos 
● Concorrentes diretos: Heinz, Kraft, Gulden’s, Hellmann’s, Hunt’s, Plochman’s, Colman’s, Maille e Grey Poupon 
● Ícones: A tradicional embalagem amarela com curvas 
● Slogan: Flavor On. 

A marca no mundo 
A marca French’s®, líder no segmento de mostarda no competitivo mercado americano com mais de 40% de participação, comercializa sua linha de produtos, composta também por molhos, ketchups e condimentos, em mais de 60 países ao redor do mundo. Todos os anos são vendidos mais de 150 milhões de potes de mostarda French’s® no mundo inteiro. Somente no mercado americano, a marca oferece aproximadamente 20 variedades de mostarda. 


Você sabia? 
A French’s® é uma das mais respeitadas marcas do setor de alimentos nos Estados Unidos, alcançando 98% de reconhecimento por parte dos consumidores. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 3/4/2024 

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3 comentários:

Rudá Biondi disse...

Esta mostarda é muito boa mesmo! paarabens pelo blog
abraço

Limites Infinitos Ed Wilson disse...

Muito bom artigo. Valeu!!

Unknown disse...

Irado hein ! Valeu