26.9.06

KROGER


Lista de compras: pães e bolos fresquinhos, frutos do mar, carnes, vinhos e cervejas, produtos orgânicos, flores, brinquedos para as crianças, joias e por último, encher o tanque do carro ou comprar um medicamento. Milhões de americanos que saem com uma lista dessa vão direto para as lojas da KROGER, maior rede de supermercado dos Estados Unidos. 

A história 
A história da rede de supermercados começou em 1883 na cidade de Cincinnati, estado americano de Ohio, quando a primeira loja, com o nome de Great Western Tea Company, foi inaugurada no número 66 da East Peral Street, região central da cidade, por Bernard (Barney) Henry Kroger e um sócio, que investiu US$ 372. Filho de um comerciante, Bernard guiou seu novo negócio baseado no lema “Be particular. Never sell anything you would not want yourself” (em tradução livre: “Seja particular. Nunca venda nada que você não queira para você”). No ano seguinte, Barney tornou-se único proprietário do negócio e inaugurou uma segunda loja. Já em 1901, a KROGER era a única rede a operar sua própria padaria, oferecendo aos clientes pães, bolos e derivados sempre fresquinhos. No ano seguinte, contando com 40 lojas em funcionamento, a rede alcançava vendas anuais de US$ 1.75 milhões. Pela primeira vez, carnes e alimentos manufaturados eram vendidos embaixo do mesmo teto, ou seja, em um mesmo lugar. Foi nesta época que a empresa passou a se chamar oficialmente The Kroger Grocery and Baking Company.


Pouco depois, em 1904, as lojas KROGER foram uma das primeiras do mercado americano a oferecer um departamento específico para a venda de carnes. No ano de 1908, a rede operava 136 lojas nas cidades de Cincinnati, Dayton, Columbus e Northern Kentucky. Nesta época, 200 carroças puxadas a cavalo faziam as entregas a domicílio. Elas foram substituídas em 1914 por 75 caminhões modelos Ford T. Dois anos depois a empresa experimentou o sistema “sirva-se você mesmo”: começava a nascer o atual formato de supermercados que conhecemos hoje. Em 1930 era inaugurada a KROGER FOOD FOUNDATION, fazendo com que a rede se tornasse a primeira a testar alimentos cientificamente. Nesta década a KROGER foi pioneira ao disponibilizar vagas de estacionamento em frentes as suas lojas, oferecendo aos clientes uma comodidade ainda maior. Nos anos seguintes a rede se expandiu para outros estados americanos tornando-se uma empresa gigantesca.


Em 1947, todos os produtos de marca própria da empresa, aproximadamente 45 itens, foram unificados sob uma mesma marca. Foi neste mesmo ano que o tradicional logotipo nas cores vermelha e azul foi introduzido, juntamente com a mudança de nome: surgia oficialmente a marca KROGER. A década de 1960 foi marcada pela informatização: o primeiro computador foi adquirido pela empresa em 1960. A KROGER também começou a operar farmácias, localizadas em áreas anexas as suas lojas. No começo da década seguinte, em 1972, o primeiro sistema de escaneamento foi testado em uma loja da rede localizada no subúrbio de Cincinnati, além da introdução dos rótulos com informações nutricionais em suas marcas próprias, uma grande inovação para a época. Ainda neste ano a KROGER inaugurou a primeira unidade no formato de “superloja” (superstore) em Barberton, estado de Ohio. Em poucos anos foram fechadas muitas unidades de pequeno porte para a construção de lojas maiores, contendo inúmeros departamentos e oferecendo uma quantidade maior de produtos.


No final desta década, em 1979, a KROGER se tornou a segunda maior rede de supermercados dos Estados Unidos. Esta década também foi marcada pela modernização de suas lojas, além da introdução do conceito de supermercado em seus pontos comerciais, vendendo produtos variados como derivados de queijos, confeitaria, flores e muitos outros itens sob o mesmo teto. Durante a década de 1980 foram introduzidas várias novidades nas lojas da rede, especialmente a divisão por departamentos, com itens que variavam desde frutos do mar frescos até uma grande variedade de fragrâncias.


Em 1983 a empresa se fundiu com a Dillon Companies, um gigante do varejo do estado Kansas, iniciando uma nova era, abrindo o mercado de costa a costa nos Estados Unidos, operando milhares lojas de supermercados e de conveniência sob vários nomes como King Soopers, City Market, Frys, Bakers, Gerbes e Kwik Shop. No final da década de 1990, a KROGER se fundiu com a FredMeyer, em uma transação avaliada em US$ 13 bilhões, formando a maior rede de supermercados do país. A fusão permitiu a KROGER economizar em escala, se tornando ainda mais competitiva. Foi nesta época, em 1998, que a KROGER começou a operar postos de gasolina (chamados KROGER FUEL CENTERS), localizados nas áreas de estacionamento de seus supermercados. Em 2007 a rede introduziu uma vasta linha de produtos próprios (mais de 20.000 itens) sob a marca KROGER VALUE, unificando todas as outras linhas existentes. Ainda este ano a empresa introduziu uma linha de produtos financeiros como cartões de crédito, empréstimos pessoais e seguros para casa.


Mais recentemente, em 2013, a maior e mais tradicional operadora de supermercados dos Estados Unidos, finalizou a aquisição da Harris Teeter Supermarkets em um negócio de US$ 2.5 bilhões, elevando assim sua presença nas regiões sudeste e centro-atlântico do país. Enquanto opera em uma escala gigantesca, a empresa tenta – por meio do ponto de vista do consumidor – ser um varejista local. A KROGER cresceu, em parte, por meio de aquisições. As redes regionais adquiridas vão ao encontro da cultura de focar nos clientes e associados, e têm forte participação no mercado, com operações bem-sucedidas. Quando adquiri uma rede de lojas, a empresa sempre continua a operá-las sob a bandeira local. Hoje em dia, a KROGER é um dos melhores exemplos de layout de loja que integra todas as categorias e impulsiona vendas, especialmente em sortimento, atendimento, ambientação, gerenciamento por categoria e exposição.


A diversidade 
De pequenas lojas de conveniência, passando por supermercados até grandes lojas de multi-departamento, a KROGER é uma empresa com vários formatos e bandeiras. A empresa, que fatura mais de US$ 108 bilhões anualmente, é a rede de supermercado número 1 do mercado americano, operando sob vários nomes: 
● KROGER: principal marca da empresa, atuando como supermercado, oferece mais de 50 mil itens entre produtos frescos, carnes, laticínios, produtos orgânicos, frutos do mar, comidas naturais, itens de padaria e alimentos prontos para serem consumidos. Os supermercados contam ainda com farmácias (são mais de 2.100 unidades), departamento de flores e aproximadamente 1.350 postos de gasolinas, localizados na parte de estacionamento de algumas lojas. Com a marca KROGER a empresa está presente em estados como Alabama, Arkansas, Geórgia, Illinois, Indiana, Kentucky, Louisiana, Michigan, Mississippi, Missouri, Carolina do Norte, Ohio, Carolina do Sul, Tennessee, Texas, Virginia e West Virginia. 
● KROGER MARKETPLACE: novo formato de loja (além de alimentos possui departamentos de brinquedos, utensílios para o lar, móveis, serviços bancários, entre outros) lançado em 2004, está presente nos estados do Arkansas, Ohio, Kentucky, Tennessee, Illinois, Geórgia, Indiana, Michigan, Virginia e West Virginia. 
● RALPHS: rede de supermercado presente no estado da Califórnia. 
● KING SOOPERS: rede de supermercado localizada nos estados do Colorado e Wyoming. 
● HARRIS TEETER: rede de supermercado com lojas nos estados de Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virginia, Geórgia, Flórida, Maryland e Delaware. 
● CITY MARKET: rede de supermercado localizada nos estados do Colorado, Novo México, Utah e Wyoming. 
● DILLONS: rede de supermercado presente nos estados do Kansas e Missouri. 
● SMITH’S FOOD & DRUG STORES: rede de supermercado presente nos estados do Arizona, Idaho, Montana, Nevada, Novo México, Utah e Wyoming. 
● PAY LESS SUPER MARKETS: rede de supermercado presente no estado de Indiana. 
● JAY C FOOD STORES: rede de supermercado presente no estado de Indiana. 
● FRY’S FOOD AND DRUG: rede de supermercado presente no estado do Arizona. 
● GERBES: rede de supermercado presente no estado do Missouri. 
● BAKER’S: rede de supermercado presente no estado do Nebraska. 
● QFC: rede de supermercado presente nos estados do Oregon e Washington. 
● SCOTT’S FOOD & PHARMACY: rede de supermercado presente no estado de Indiana. 
● FOOD 4 LESS e FOODS. CO.: rede de supermercado presente nos estados da Califórnia (Los Angeles), Nevada (Las Vegas) e Illinois (Chicago).


A KROGER possui ainda as redes de lojas de departamento FredMeyer (com mais de 130 lojas nos estados do Alasca, Idaho, Oregon e Washington); as lojas de conveniência Turkey Hill (Pensilvânia, Indiana e Ohio), Quik Stop (Califórnia e Nevada), Tom Thumb (Alabama, Flórida e Tennessee), Loaf ‘N Jug (Colorado, Novo México, Nebraska, Montana, North Dakota, Oklahoma, South Dakota e Wyoming) e Kwik Shop (Kansas, Iowa e Nebraska); além das redes de joalherias Littman Jewelers e Fred Meyer Jewelers (com presença em 30 estados americanos).


A evolução visual 
O logotipo da marca KROGER passou por algumas alterações ao longo dos anos. Até 1947 a identidade visual da marca tinha como principal símbolo um simpático elefante. Mas foi nesse ano que o tradicional logotipo oval em azul com a borda vermelha foi adotado. Em 2001 esse logotipo passou por uma atualização, ganhando efeito 3D e sombras.


Os slogans 
More Value for The Way You Live. (2009) 
Right Store, Right Price. (2004) 
Let’s Go Krogering. (1984) 
Where New Ideas Come To Life. (1983) 
Your Total Value Leader. Kroger, 
The Store Where It Costs Less to Get More. 
Kroger, Count on Us. 
Live better for less. 
Low prices plus more.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1883 
● Fundador: Barney Kroger 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Kroger Co. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Rodney McMullen 
● Faturamento: US$ 108.4 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 1.71 bilhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 33.9 bilhões (agosto/2015) 
● Lojas: 2.626 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 400.000 
● Segmento: Varejo (supermercado) 
● Principais produtos: Alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos 
● Concorrentes diretos: Walmart, Albertsons, Safeway, Publix, Randalls, Winn Dixie, Meijer, Giant Eagle, Trader Joe’s e Whole Foods 
● Slogan: More Value for The Way You Live. 
● Website: www.kroger.com 

A marca nos Estados Unidos 
Atualmente a KROGER, terceira maior varejista mundial de alimentação e segunda maior nos Estados Unidos, está presente em 34 estados americanos, operando mais de 2.600 lojas de supermercados (sob 12 marcas diferentes, sendo que 1.342 delas possuem postos de gasolina), 783 lojas de conveniências e 325 lojas de joias e bijuterias, além de contar com 37 fábricas de processamento de alimentos localizadas em oito estados. A própria KROGER é a maior marca da empresa, com mais de 1.305 supermercados. A rede também opera aproximadamente 2.110 farmácias dentro de suas lojas com faturamento superior a US$ 9 bilhões ao ano. A empresa ocupa a posição de número 20 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2015 (empresas de maior faturamento no mercado americano). 

Você sabia? 
Hoje em dia a KROGER é a maior florista, o maior processador de laticínios integrado verticalmente nos Estados Unidos e tem um dos aplicativos mais populares na Apple Store no país. 
Em 2014 a KROGER distribuiu gratuitamente mais de 271 milhões de refeições para pessoas necessitadas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 31/8/2015

Nenhum comentário: