5.9.06

LÖWENBRÄU

Em um mundo marcado por constantes mudanças, valores duradouros são crucialmente importantes. Natureza e tradição puras, combinadas com a tecnologia mais moderna: isso é o que representa a Baviera e sua cerveja. E a tradução perfeita dessa cerveja é a LÖWENBRÄU, que no mundo inteiro virou sinônimo da arte bávara de fabricação deste líquido sagrado.
-
A história
Uma das mais tradicionais e conhecidas cervejas alemãs, a LÖWENBRÄU, tem suas origens no ano de 1383, quando foi produzida pela primeira pelo proprietário da “Hospedaria do Leão” (“Zum Löwen”). No ano de 1516 foi aprovada a Lei Alemã de Pureza, onde a cerveja deveria ser produzida exclusivamente a base de cevada, lúpulo, levedura e água; e, com este preceito, as fábricas de cerveja da Baviera assumiram o papel de maior destaque na produção e distribuição de cervejas na Alemanha e no mundo. E a marca do leão esteve sempre no topo deste processo. Uma materialização perfeita da arte e do saber fazer dos bávaros na fabricação de cervejas, que garantiriam à cerveja do leão grande êxito em todo o mundo nos séculos seguintes. Pouco depois, em 1524, na cidade de Munique, capital da Baviera, localizada na região ao sul da Alemanha, mais precisamente em um lugar conhecido como “Löwengrube” (literalmente a “cova dos leões”), próximo à igreja Frauenkirche, foi construída uma fábrica que mais tarde ficaria famosa em todo o mundo. Mas foi em 1818 que Georg Brey adquiriu a fabrica e a conduziu, desde a época manufatureira até a época industrial. Foi a partir desta época que a cerveja passou a ser conhecida como LÖWENBRÄU (cuja tradução seria “Cervejaria dos Leões”). O nome tem suas origens no fundador da cidade de Munique, Duke Henry, que tinha o apelido de “Leão”.
-
-
A empresa familiar se converteu no ano de 1872 em uma sociedade por ações, sendo a primeira entre as cervejarias de Munique a realizar esse feito. Na época desta conversão, a LÖWENBRÄU já era a maior cervejaria da Alemanha e, ao mesmo tempo, a cervejaria líder em exportações. Somente em 1878 a cervejaria passou a se chamar oficialmente LÖWENBRÄU AG. Em 1886, o leão, símbolo da marca, se tornou marca registrada. Em 1900, na Paris World Exhibition, a cerveja LÖWENBRÄU recebeu seu primeiro de grande expressão internacional. De 1914 a 1945 a cervejaria passou por graves problemas, especialmente em virtude das duas Grandes Guerras Mundiais. Mas isso não impediu que em 1928 se tornasse a primeira cervejaria de Munique a atingir a marca de 1 milhão de hectalitros produzidos.
-
-
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1948 a marca LÖWENBRÄU começou a ser exportada, tendo como destino a Suíça. Quatro anos mais tarde um leão mecânico, símbolo da marca, emitiu seus primeiros rugidos na tradicional Oktoberfest, fincando a presença da marca no evento, da qual sempre participou. No começo da década de 70 a produção da cervejaria atingia a marca de 1.5 milhões de hectalitros (equivalente a 40 milhões de galões). Em 1974 foram assinados os primeiros contratos de licenciamento com a Inglaterra e os Estados Unidos, onde a cerveja passou a ser produzida pela Miller Brewing Company sob supervisão rigorosa dos alemães.
-
-
Nos próximos anos a LÖWENBRÄU conquistou novos mercados internacionais, como o Japão, por exemplo, e se tornou uma das marcas alemãs de cerveja mais populares do mundo. No ano de 1997, com o objetivo de manter a presença e crescimento em um mercado globalizado, duas das mais tradicionais cervejarias da cidade de Munique, LÖWENBRÄU e Spaten, se fundem. Poucos anos depois, em 2004, a marca foi adquirida pela Inbev, passando a fazer parte da maior cervejaria do mundo nos dias atuais e iniciando um novo período de expansão internacional.
-
-
A herança do Leão
Uma estreita relação entre produto e pátria é o capital incalculável que caracteriza até hoje a LÖWENBRÄU como uma das empresas mais antigas da Alemanha. Atualmente, essa herança pode ser degustada em uma extensa e completa linha de cerveja:
LÖWENBRÄU ORIGINAL: cerveja do tipo lager, clara, forte, de baixa fermentação, refrescante, saborosa, com sabor de malte, suave amargor de lúpulo e ligeiramente picante. Possui teor alcoólico de 5.2%.
LÖWENBRÄU OKTOBERFESTBIER: comercializada exclusivamente na época das festas da cerveja de Munique, as famosas Oktoberfest, é mais encorpada e possui 6.1% de teor alcoólico.
LÖWENBRÄU URTYP: cerveja produzida com os métodos tradicionais de Munique, com sabor adocicado comercializada em garrafas flip-top.
LÖWENBRÄU WEISSE: clássica cerveja de trigo de Munique produzida desde 1927.
LÖWENBRÄU PREMIUM PILS: cerveja Premium tipo pilsner com 5.2% de teor alcoólico.
LÖWENBRÄU ALCOHOL-FREE: cerveja praticamente sem álcool, contendo apenas 0.5% de teor.
LÖWENBRÄU RADLER: cerveja especial com apenas 2.5% de teor alcoólico e 50% de limonada para ser consumida nos dias quentes de verão.
LÖWENBRÄU VICTOR (TRIUMPHATOR): cerveja escura e extremamente forte, com teor alcoólico de 7.6%, introduzida pela primeira vez em 1925.
LÖWENBRÄU DUNKEL: cerveja tipo dunkel forte (5.5% de graduação alcoólica) e encorpada.
-
-
* A LÖWENBRÄU também está disponível na versão chope.
-
Os slogans
Löwenbräu. Born in Munich, loved by the world.
Löwenbräu, a beer like Bavaria.
(2000)
This night calls for Löwenbräu.
-
Dados corporativos
● Origem:
Alemanha
● Fundação: 1383
● Fundador: Desconhecido
● Sede mundial:
Munique, Alemanha
● Proprietário da marca: ABInBev
● Capital aberto: Não
● Chairman: Carlos Brito
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 120.000 (ABInBev)
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas
● Ícones:
O leão
● Slogan: Born in Munich, loved by the world.
● Website:
www.lowenbrau.com
-
A marca no mundo
A LÖWENBRÄU se tornou uma das cervejas mais conhecidas e clássicas da Alemanha, sendo exportada para mais de 60 países ao redor do mundo. Atualmente a linha de cervejas da marca é comercializada em várias embalagens como lata (330 mil), garrafas (330 ml e 500 ml) e Barrilete de 5 litros.
-
Você sabia?
A cervejaria está presente na Oktoberfest da cidade desde sua primeira edição realizada em 1810.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 19/2/2010

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho o seu blog um dos melhores do mundo. Vou conversar com o diretor do jornal onde trabalho para ele ver a possibilidade de darmos uma nota sobre o seu blog, que é de interesse pra todos. Gostaria que voce me dissesse onde posso encontrar a Lowenbrau. Um abraço
Tony

Lázaro Humberto disse...

Você pode achar essa cerveja no site empório da cerveja.

Anônimo disse...

PRA MIM A MELHOR DO MUNDO !