19.9.06

Mister Magoo


A UPA (United Productions of America), empresa que revolucionou a animação nos Estados Unidos nos anos 50, produziu dezenas de curtas que eram distribuídos pela Columbia Pictures, nos cinemas. Um personagem que surgiu por acaso, Mister Magoo, virou o carro-chefe. O simpático velhinho míope, criado por John Hubley, apareceu pela primeira vez na televisão americana em 1949, no desenho Ragtime Bear, onde mostrava as dificuldades encontradas por Mister Magoo para encontrar seu sobrinho Waldo no parque florestal. A incapacidade de Mr. Magoo distinguir seu sobrinho, que usava um paletó de pele, de um urso selvagem e sua teimosia em refutar a hipótese de que sua visão era defeituosa são os ganchos que seduziram o público neste desenho. O curta que tinha o objetivo lançar o personagem Waldo, acabou destacando o velhinho míope, que havia sido criado com boa parte de sua personalidade inspirada no comediante W.C. Fields. A voz original do personagem era dublada por Jim Backus.
-
Em seguida, foram criados vários desenhos de 30 minutos onde Maggo participava incorporando personagens famosos da literatura mundial como Cirano, os Sete Anões, Dom Quixote De La Mancha, entre outros. Em 1958, decidiram fazer um longa-metragem com Mister Magoo. O projeto inicial era filmar uma versão "Magoo" de Don Quixote e pasmem, o escritor Aldous Huxley já tinha feito até um pré-roteiro. Mas os financiadores nunca tinham ouvido falar de Don Quixote, e o projeto mudou para uma versão das 1001 Noites, só assim saindo o financiamento. "The 1001 Arabian Nights", foi exibido no Natal de 1959. Mas o longa de Mister Magoo foi um fracasso comercial. Em 1960, os curtas de Mister Magoo foram exibidos no programa televisivo Syndication. O sucesso alcançado fez a UPA investir em um especial onde Magoo encontra outro famoso personagem, o menino McBoing Boing. A enorme audiência inspirou a criação de uma série animada chamada As Famosas Aventuras de Mr. Magoo, entre 1964 e 1965. Nos anos 70, apareceu em um novo desenho ao lado de seu sobrinho Waldo e de seu cachorro McBarker, este último também míope. Em 1997, a Disney comprou os direitos do desenho e produziu um longa-metragem de Mister Magoo.
-
Você Sabia?
* Dos desenhos produzidos sobre Mr. Magoo, quatro deles foram indicados ao Oscar e "When Magoo Flew" (1954) e "Mr. Magoo’s Puddle Jumper" (1956) venceram.
* O nome completo do personagem era Quincy Magoo.
* Em 2005, Mister Magoo se transformou no Spokesman da rede de óticas Sterling Optical.

Nenhum comentário: