3.9.06

RICHARDS

Para a RICHARDS a preocupação não é ser moda. A marca está solidamente estabelecida como estilo. Já existe hoje este estilo RICHARDS, com tudo o que a palavra simboliza. RICHARDS é não estar sujeito a tendências. Significa saber, estar à vontade, confortável, cômodo, bem vestido.
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A história
A história começou no Rio de Janeiro em 1961, em um paraíso adolescente onde o ócio consentido marcava toda uma geração, e Ricardo Dias da Cruz Ferreira, craque nos prazeres da praia, surfe e caça submarina (modalidade na qual foi campeão mundial), era uma exceção. Aos 16 anos, porque a mesada andava curta, encarou sua primeira aventura adulta: criar cintos artesanais para vender nas lojas mais exclusivas de Ipanema. Deu certo, e dois anos depois, ele conseguiu seu primeiro grande sucesso no mundo da moda: camisetas estampadas em silkscreen com as frases pop pirateadas dos botons tão comuns nos loucos anos 60. No início dos anos 70, em Londres, numa loja que vendia roupas americanas usadas, encontrou o estilo que sempre sonhou usar. Com aquela roupa no corpo e uma idéia na cabeça, Ricardo abriu sua primeira loja no Leblon: a Mr. Krishna, um minúsculo espaço repleto de camisas que iam do modelo western às tropicais tinturadas. Mas foi somente em 1974, que o empreendedor abriu sua primeira loja da marca RICHARDS em Ipanema, um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro, e diversificou geral: além dos jeans desbotados revolucionou o mercado com o estilo desestruturado.
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A nova marca lançou no Brasil um novo conceito de roupas masculinas associado a um estilo de vida original, informal e requintado. A idéia era construir uma loja com atmosfera que afastasse as pessoas da correria do dia-a-dia e as conduzisse a um mundo de sensações, admiração e romance. A RICHARDS queria se diferenciar em um mercado de roupas cada vez mais saturado, oferecendo produtos e serviços ricos em emoções. O sucesso e o conceito da nova marca fez com que outras lojas fossem inauguradas, criando assim pequenos espaços onde as pessoas podiam ouvir música diante de roupas penduradas e desorganizadas como nos antigos armazéns. No final da década de 90, com o sistema de franquia, a marca inaugurou, nos anos seguintes, várias lojas em cidades importantes do Brasil.
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Em 2000, a sede da empresa foi transferida para um loft de 4000 m2 no Rio de Janeiro. Um ambiente inspirador, alegre, de prazer, claro e iluminado por luz natural para toda a equipe de designers, estilistas, modelistas, engenheiros e administradores, onde se cria de tudo, displays, catálogos, lojas, produtos e serviços. Em 2003 inaugurou sua loja virtual possibilitando o atendimento em todo o Brasil e a qualquer hora. Outra inovação que ocorreu este ano foi a inauguração da primeira loja feminina em Ipanema, já que o público representava 47% dos consumidores da RICHARDS. No ano seguinte, inaugurou sua primeira loja em Portugal, dando os primeiros passos para a internacionalização da marca.
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Recentemente a marca lançou um projeto pioneiro: a Selaria Richards, linha composta por acessórios e calçados (feminino e masculino) em couro. Atualmente, os produtos da marca RICHARDS são todos feitos com tecidos naturais e a coleção feminina de inverno tem detalhes marcantes como pespontos coloridos, botões estampados, camisas que vem com um broche ou com um lenço especial; além de outros diferenciais que deixam o clássico com um toque contemporâneo, que é a mais pura personificação da marca RICHARDS.
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No que diz respeito ao marketing, a RICHARDS prefere investir na distribuição de catálogos e apoiar eventos que estejam relacionados a viagens e atividades de aventura, contribuindo com a disseminação dos valores e atitudes da marca. Um fato curioso é que suas peças não têm etiquetas externas, fazendo com que o produto seja reconhecido mesmo pela qualidade e estilo. Sem nunca ter usado terno na vida, preferindo uma roupa mais livre, casual, fácil de usar, sempre elegante, Ricardo fez do seu próprio estilo de vida sua marca.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1974
● Fundador: Ricardo Dias da Cruz Ferreira
● Sede mundial:
Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Richards
● Capital aberto: Não
● Presidente: Ricardo Dias da Cruz Ferreira
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: 72
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 700
● Segmento: Moda
● Principais produtos:
Roupas masculinas e femininas, calçados e acessórios
● Ícones: O estilo despojado e aventureiro
● Website:
www.richards.com.br
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A marca no mundo
Hoje a RICHARDS conta com uma rede de 70 lojas nos melhores endereços do Brasil (presente em aproximadamente 40 cidades e balneários), além de 2 unidades em Portugal. Seu famoso catálogo é distribuído para seus mais de 220 mil clientes cadastrados.
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Você sabia?
A estampa liberty (aquela padronagem cheia de florzinhas delicadas) que aparece nos produtos da marca é desenvolvida na Europa, pela Liberty of London (a original) numa parceria firmada entre as duas empresas.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 26/5/2010

3 comentários:

Anônimo disse...

sim ok, mas com todo este sucesso poderia ter criado pelo menos um site na internet? Não tem nada sobre ele.

fabiola disse...

oi adoro as roupas da richards eu e meu esposo, nos somos consumidores meu guardan roupa só tem ricards e .do meu esposo tbm.amo de paixão bjs...fabiola e valfredo

Anônimo disse...

Gosto muito da marca, pois, produz muito bem o meu estilo, sao pecas chaves no guarda roupa meu e do meu marido pelo fato de ter roupas lindas que posso ir a praia e outras para serem usadas em varias outras ocasioes. A richards esta de parabens. Rafaela e joao.PB