22.9.06

Scooby-Doo


Um dos desenhos animados de maior sucesso da história, Scooby-Doo, foi criado por William Hanna e Joseph Barbera, pelo executivo da CBS Fred Silverman, pelos roteiristas Joe Ruby e Ken Spears, e pelo desenhista Iwao Takamoto. O título inicialmente era "Mysteries Five", depois passou para "Who's Ssssscared?". Fred Silverman queria um show que misturasse comédia e mistério, na mesma linha da uma série de mistério de rádio chamada "I Love Mistery" e em uma série de TV chamada "The Many Loves of Dobie Gillis". Os primeiros desenhos eram muito assustadores, e foram rejeitados. Num vôo para Los Angeles, Silverman ouviu a canção "Strangers in the Night" de Frank Sinatra e o "dooby dooby doo" não lhe saia da cabeça. Rebatizou o desenho de Scooby-Doo, Where Are You! e tornou um cão o astro do show. A série estreou no canal CBS como programa âncora das manhãs de sábado em 13 de setembro de 1969, com o nome Scooby-Doo, Where Are You! (Scooby-Doo, Cadê Você!). Era um desenho sobre as aventuras de uma turma de jovens detetives que viajavam em um furgão psocodélico, chamado de Máquina Mistério (The Mystery Machine), em busca de novos mistérios para serem desvendados, através da empresa Mistery Inc., tendo como personagem principal o cachorro Scooby-Doo. Visitavam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões. A turma era composta por Fred Jones, o líder dos detetives; , Daphne Blake, uma jovem vaidosa e orgulhosa; Velma Dinkley, a mais inteligente do grupo; Salsicha (Shaggy, no original), medroso e sempre faminto; e o protagonista principal Scooby-Doo, um cão dinamarquês da raça Great Dane que era extremamente medroso.
-
Vinte e cinco episódios foram produzidos para a série inicial. O sucesso de Scooby-Doo impulsionou os criadores da Hanna-Barbera a lançarem nos anos 70 outros desenhos na mesma fórmula "garotos e mascote investigando casos misteriosos", como Goober e os Caçadores de Fantasmas, O Fantasminha Legal, As Panterinhas, Clue Club, Shmoo A Foca Fofa, Bicudo, O Lobisomen, entre outros. Scooby-Doo, Where Are You! teve duas temporadas produzidas entre 1969 e 1971. Devido ao grande sucesso, deu origem a vários outros programas com Scooby ao longo dos anos. De 1972 a 1974, o show voltou com o título "The New Scooby-Doo Movies", (no Brasil, Os Novos Filmes do Scooby) no qual nossos heróis encontram-se com estrelas do mundo pop e outros personagens Hanna-Barbera para solucionar mais mistérios: Os Globetrotters, Sonny e Cher, Don Knotts, Dick Van Dyke, a Família Addams, Batman e Robin, o Gordo e o Magro, Jeannie e Babu, os Três Patetas etc. Por uma temporada em 1976, o grupo apareceu no Scooby-Doo/Dynomutt Show, apresentado com outro desenho: Dinamyte, o Bionicão. Juntou-se a turma de Scooby um primo seu, Scooby-Dão (Scooby-Dum) e a cadela Scooby-Dee. De 1977 a 1980 Scooby-Doo apareceu em Os Ho-Ho-Límpicos (Scooby´s All Star Laff-A-Lympics), juntamente com vários personagens Hanna-Barbera, divididos em três equipes e disputando competições olímpicas. Scooby-Doo é o representante da equipe dos "Assombrados". Em 1979, Scooby ganhou um sobrinho: Scooby-Loo (Scrappy-Doo), uma versão menor mas corajosa. Entre 1988 e 1993 um novo show foi produzido: O Pequeno Scooby-Doo ("A Pup Named Scooby-Doo"). Finalmente em 2002 Hollywood lançou a versão em carne e osso do desenho, com o cachorro Scooby-Doo totalmente criado por computador. O filme "Scooby-Doo", dirigido por Raja Gosnell e produzido por Charles Roven, tinha no elenco Matthew Lillard (Salsicha), Freddy Prinze Jr. (Fred), Sarah Michelle "Buffy" Gellar (Daphne), Linda Cardellini (Velma) e Rowan "Mr. Bean" Atkinson (Mondavarious, o vilão da história). Em outubro de 2003, foi lançado Que Há de Novo, Scooby? (What's New Scooby Doo?). Eram episódios inéditos do cachorro medroso e sua turma. A grande novidade ficava por conta da Internet. A agência de investigação contava com o apoio da web para solucionar os misteriosos casos, por meio de um lap top. No ano seguinte estréia no cinema o segundo filme chamado Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed (Scooby-Doo: Monstros á Solta).
-
Você Sabia?
* Scooby Doo é o desenho com mais tempo contínuo de exibição na história da televisão. Foram produzidos mais de 350 episódios da aclamada série animada.
* O nome verdadeiro de Scooby-Doo é Scoobert. Ele tem 7 anos e mora numa casinha de cachorro nos fundos da casa do Salsicha.
* O verdadeiro dono da Máquina do Mistério é o pai de Daphne. Lá eles transportam todo o material de que precisam para devendar os mistérios que aparecem pelo caminho.

Nenhum comentário: