23.9.06

SMURFS

Lala lalala la lalalala... Pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, felizes e boazinhas, vivendo em casinhas de cogumelos em uma aldeia escondida no meio de uma floresta. Coisa de criança? Tenha a maior certeza! Mas ainda atrai fãs que já passaram da idade de ficar em frente à televisão em um típico sábado de manhã. Esses são os SMURFS.

A história
As pequenas criaturas foram criadas por Pierre Culliford, um cartunista e ilustrador belga mais conhecido pelo apelido de Peyo. A primeira aparição, na qual nem chegam a aparecer de corpo inteiro, aconteceu no dia 23 de outubro de 1958, onde as criaturas eram coadjuvantes em uma das histórias de “Johan’s and Peewit’s Adventures” (que narra aventuras de um cavaleiro chamado Johan e de seu escudeiro anão Pirlouit na Idade Média), publicada na revista em quadrinhos Le Journal de Spirou. Os pequenos seres, que segundo o criador tinham a estatura comparada a três maçãs empilhadas, estrearam na história “La flûte à six trous” (“A flauta de 6 buracos”), quando a dupla descobre a existência deles. Não demorou muito para conquistarem a simpatia do público e ganharem suas próprias histórias e quadrinhos já em 1959. Com o nome original de “Les Schtroumpfs”, cada SMURF possuía personalidade específica e habilidade ou defeito característico. Em uma aldeia comandada pelo PAPAI SMURF viviam os pequenos seres azuis, entre eles o gênio, o cozinheiro, o poeta, o brincalhão, o ranzinza, o apaixonado, o robusto, o pintor, o habilidoso, o preguiçoso, o bebê SMURF, o vovô SMURF e até o guloso.


Nas imediações da aldeia, vivia o feudal Gargamel e seu gato Cruel. O feiticeiro perseguia os SMURFS, inicialmente queria apenas comê-los, porém mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de SMURFS como ingrediente (no mínimo seis). Algumas coisas eram comuns a todos os pequeninos personagens: vestiam gorrinhos brancos, com exceção do PAPAI SMURF, que utilizava um vermelho, falavam um idioma chamado “smurfês” e adoravam comer as folhas de Salsaparrilha.


Na década seguinte, alguns curtas de animação em preto e branco dos SMURFS foram produzidos em seu país de origem. O sucesso foi tão grande que em 1981 as histórias foram transformadas em desenhos animados para a televisão por Fred Silverman, diretor da rede NBC, e reproduzidos pelas mãos da Hanna-Barbera Productions, que produziu 421 animações entre 1981 e 1989. Os SMURFS se tornaram populares também por causa do “Lala lalala la lalalala”, canção repetida incansavelmente pelos azulados seres enquanto trabalham ou realizam alguma tarefa. Foi a partir deste momento que a série conquistou crianças em vários países do mundo, se tornou um clássico dos desenhos infantis, ganhou um prêmio Emmy e até inspirou outro desenho: os Snorks.


No Brasil o desenho foi apresentado pela Rede Globo nos programas Balão Mágico e Xou da Xuxa. Com o passar dos anos, os pequeninos personagens azuis não se limitaram apenas às páginas impressas e às telas das televisões. Eles inspiraram discos e CDs que venderam milhões de cópias, coleções inteiras de bonecos e brinquedos, e muitos outros produtos. Ao todo, mais de 3 mil produtos derivados dos personagens foram produzidos e grandes marcas e empresas espalharam suas mensagens publicitárias pelo mundo com a ajuda dos pequenos seres azuis.


No final de julho de 2011, os pequenos seres finalmente ganharam vida nas telonas com o lançamento do filme THE SMURFS, que mistura live action (atores reais) e animação em 3D, dirigido por Raja Gosnell e estrelado por Hank Azaria (Gargamel), Neil Patrick Harris, Jayma Mays e a colombiana Sofia Vergara. No filme, o malvado feiticeiro Gargamel persegue os SMURFS até deixarem a sua aldeia, fazendo com que seis deles caiam através de um portal mágico, e venham parar no nosso mundo, na verdade, em pleno Central Park de Nova York. Com apenas 3 maçãs de altura e presos na “Big Apple”, eles precisarão encontrar um modo de voltar à sua aldeia antes que Gargamel os encontre. Os SMURFS são populares até os dias. E existe uma explicação para tamanho sucesso desses pequenos seres: eles representam a humanidade em sua melhor expressão, enfatizando a família e a importância da cooperação.


Os personagens
Existem 106 diferentes SMURFS no total, alguns somente apareceram em poucos episódios da série e por tempo limitado. Entre os principais personagens estão:
PAPAI SMURF (Papa Smurf): Chefe da aldeia é o terceiro mais velho, com 543 anos, reconhecido de imediato pela sua barba branca. Utiliza uma calça e um gorro vermelho e conhece alquimia melhor que seu inimigo Gargamel. Sua sabedoria e sua paciência marcantes são as responsáveis por manter todos os pequenos seres azuis unidos.
VOVÔ SMURF (Grandpa Smurf): O mais velho deles, que retorna a aldeia depois de 500 anos de ausência. É identificado pela sua enorme barba branca, pelo seu inseparável cajado, óculos de leitura, além de vestir gorro e calça amarelos.
SMURFETE (Smurfette): Originalmente a única SMURF feminina, foi criada por Gargamel como parte de um plano para atrair os pequenos seres para uma armadilha. Mas a mágica de Papai Smurf a transformou em uma charmosa SMURF loira (já que era morena) que todos na vila adoram. Ela adora flores e a cor rosa.
BEBÊ SMURF (Baby Smurf): Foi entregue na vila por uma cegonha em uma noite de lua cheia. Ele tem poderes mágicas.
RANZINZA (Grouchy Smurf): Tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente cômico sempre repetindo a frase “Eu odeio (qualquer assunto)”. Não importa o que os outros digam, ele discorda. Ele reclama, briga e é sempre o pessimista da aldeia, achando que tudo vai dar errado.
GÊNIO (Brainy Smurf): Único que usa óculos é o mais estudioso, inventor e inteligente da aldeia. Sempre bola os planos para fugir das emboscadas criadas por Gargamel. Apesar de ser uma enciclopédia ambulante, não se pode contar com ele para tomar decisões rápidas. É o aprendiz do PAPAI SMURF.
ROBUSTO (Hefty Smurf): É o mais forte deles, tem uma tatuagem de coração flechado no braço e está sempre se exercitando e levantando peso.
BRINCALHÃO - JOCA (Jokey): É o SMURF que prega peças, faz piadas irritantes e distribui presentes explosivos.
VAIDOSO (Vanity Smurf): Possui uma florzinha no gorro e vive se admirando em seu espelho. A única pessoa que ele admira além de si mesmo é a Smurfette (da qual aliás todos os SMURFS admiram) mas não mais do que a si próprio.
HABILIDOSO (Handy Smurf): Conserta tudo. Usa sempre um lápis na orelha para desenhar e calcular os seus projetos. Boa parte do tempo veste um macacão azul. Ele é famoso também pelas suas criações tecnológicas como o telefone (Telesmurf), a máquina do tempo e o automóvel (Smurfmobile).
POETA (Poet Smurf): As voltas com sua caneta de pena e seu pergaminho, vive declamando e escrevendo poesias, versos e sonetos.
PINTOR (Painter Smurf): Utiliza paleta, avental e fala com sotaque francês. Quadros, tintas, pincéis e cores são as maiores alegrias de sua vida.
HARMONIA (Harmony Smurf): Tem alma de um grande músico, mas não o talento, por isso quando toca seu trompete deixa os outros SMURFS irritados.
DESASTRADO (Clumsy Smurf): Está sempre tropeçando, causando desastres e quebrando as coisas. Todos torcem para que ele fique o mais parado possível, porque qualquer coisa banal que faça pode desencadear uma grande confusão.
PREGUIÇOSO (Lazy Smurf): Vive dormindo. Desde que acorda a única coisa que ele quer na vida é que a noite chegue logo para poder voltar ao seu adorado travesseiro. Se bem que ele dorme durante o dia em qualquer lugar.
APAIXONADO (Enamored Smurf): Desde a chegada de Smurfete passa o dia sonhando com ela, escrevendo seu nome nos troncos das árvores.
COZINHEIRO (Cook Smurf): É o cozinheiro, e como tal usa chapéu de chef e avental. Sua casa exala cheiro de deliciosas guloseimas, bolos e tortas.
GULOSO (Greedy Smurf): Tudo é delicioso para ele que só pensa em comida. Suas comidas favoritas são aquelas que ele rouba do SMURF Cozinheiro.
FAZENDEIRO (Farmer Smurf): Cultiva plantações, organiza as colheitas e abastece a aldeia com frutas e vegetais. É claramente identificado pelo seu tradicional chapéu de palha e macacão verde.
SONHADOR (Dreamy Smurf): Vive sonhando com outros lugares e coisas.
ARQUITETO (Architect Smurf): Responsável pela criação das casas em forma de cogumelos da aldeia.
ALFAIATE (Tailor Smurf): Responsável por fazer todas as roupas dos SMURFS, é sempre visto com uma fita métrica pendurada no pescoço.
ASSUSTADO (Scared Smurf): O medroso.
SUJÃO (Sloopy Smurf): Adora sujeira.
PESCADOR (Fisher Smurf): É o pescador da aldeia.
ARROJADO: Está sempre tentando ser o corajoso da aldeia, mas nunca consegue.
SAPATEIRO (Cobbler Smurf): Com seu tradicional avental marrom é o responsável por fazer os sapatos dos SMURFS.
MINEIRO (Miner Smurf): É identificado pelas luvas marrons e por uma vela em cima do gorro. Ele trabalha em uma mina retirando metais preciosos.
CARPINTEIRO (Carpenter Smurf): É o responsável por construir os móveis e objetos de madeira da aldeia.
NATURAL (Wild Smurf): Ele usa roupas feitas de folha, foi criado na natureza e tem o poder de se comunicar com os animais da floresta.
PUPPY: Esse simpático cachorro foi dado como presente para o PAPAI SMURF. Mesmo um cão pequeno é grande para os padrões dos SMURFS, o que pode sempre causar algum problemas para os pequenos seres. Como apenas bebê Smurf sabe como abrir a coleira do pescoço dele, Puppy adotou-o como proprietário. Ele sempre protege seus amigos dos ataques de Gargamel e Cruel.


Além de GARGAMEL e seu gato CRUEL (Azrael) os SMURFS tem outros inimigos menos conhecidos como SCRUPLE, o aprendiz de Gargamel; LORD BALTAZAR, o terrível padrinho de Gargamel; HOGATHA, uma bruxa feia que utiliza sua magia para conseguir pretendentes; WARTMONGERS, monstros do pântano comandados pelo Rei BULLRUSH; e BIG MOUTH, um gigante que apesar de não ser propriamente um inimigo dos SMURFS, devido ao seu tamanho sempre causa enormes problemas para os pequeninos seres azuis.


Os nomes
O nome original em francês, já que foram criados na Bélgica, é Les Schtroumpfs. Se no Brasil ficaram conhecidos como SMURFS, em outros países os personagens assumiram outros nomes.


Dados técnicos
● Origem: Bélgica
● Estréia (quadrinhos):
23 de outubro de 1958
● Estréia (televisão):
12 de setembro de 1981
● Criador:
Pierre Culliford
● Proprietário da marca: International Merchandising, Promotion & Services (IMPS)
● Episódios: 421
● Presença global: + 30 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Segmento:
Desenhos animados tradicionais
● Principais personagens:
Papai Smurf, Smurfete e Gargamel
● Website: www.smurfs.com

A marca no mundo
Os pequenos personagens ainda fazem sucesso em mais de 30 países ao redor do mundo, onde suas histórias (ao todo foram criados 421 episódios somente para televisão) são traduzidas para 25 idiomas. Atualmente os SMURFS emprestam sua marca e personagens para inúmeros produtos, desde livros (que venderam mais de 25 milhões de unidades traduzidas para 25 idiomas) jogos, álbuns de figurinhas, brinquedos até produtos para recém-nascidos. Hoje em dia a empresa belga International Merchandising, Promotion & Services (IMPS) administra os direitos autorais dos SMURFS.

Você sabia?
Segundo Peyo, falecido em 1992, o nome original “Schtroumpfs” é uma palavra inventada por ele, que falou de brincadeira para pedir o sal para o amigo cartunista André Franquin durante um almoço.
Recentemente na Bélgica, país de origem dos personagens, foi lançada uma série de moedas de €5 com a figura de um SMURF para comemorar o 50º aniversário de existência dos divertidos seres azuis.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), sites especializado em desenhos animados e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 12/8/2011

2 comentários:

Gil Queiroz disse...

Belo blog, cara. Gostei muito. No caso dos Smurfs, me parece que ficou faltando o personagem Desastrado. Mas beleza, tá muito bom o blog, fiquei fã.

Diana Cortés disse...

Definitivamente Os Smurfs e a Vila Perdida é um dos meus filmes preferidos, esta caricatura marcou minha infância e agora com o filme, volte memórias felizes daquele tempo! A história é linda e mesmo que seja para criança eu desfrutei muito. :) E se você tiver crianças, eu tenho certeza que eles vão adorar também, garantido. ❤️