3.9.06

TANQUERAY


O gim TANQUERAY tem uma imagem de sofisticação, elegância e qualidade, sendo a melhor companhia do Martini para se fazer um excepcional Dry Martini. É um gim com o estilo moderno, mas que não perde o sabor das tradições. Encontrado nos ambientes mais requintados do mundo, o TANQUERAY é uma das escolhas favoritas em qualquer drinque que leve ao menos uma pequena gota de gim de alta qualidade. 

A história 
A famosa marca de gim surgiu em 1830 quando Charles Tanqueray, com apenas 20 anos de idade e descendente de David Tanqueray, membro da família real inglesa, produziu uma receita botânica e tornou-se um destilador de gim de altíssima qualidade, fundando sua pequena destilaria em Bloomsbury, um distrito próximo a cidade de Londres na Inglaterra. Como um grande empreendedor, Charles resolveu ingressar nesse ramo quando olhou para outros destiladores de gim de sucesso, como Felix Booth e Alexander Gordon, e decidiu criar um gim melhor que o deles. Ele utilizava as águas do Finsbury Spa, perto da cidade de Londres, para fazer seu excepcional gim. Segundo muitos pesquisadores, essas águas tinham poderes revigorantes. Nesta época o TANQUERAY LONDON DRY GIN, chamado assim devido ao processo de produção e não por causa da cidade de Londres, era o melhor disponível na região. A garrafa em que a bebida era vendida foi inspirada em hidrantes ingleses do século 18, criando assim um símbolo de distinção da marca.


No ano de 1847, em virtude da alta demanda, o gim TANQUERAY começou a ser exportado para as colônias britânicas, tornando-se o favorito de fazendeiros jamaicanos. Quando Charles morreu em 1868, seu filho, Charles Waugh Tanqueray, assumiu o comando da destilaria. Em meados de 1920, a bebida Martini tornou-se extremamente popular nos Estados Unidos, fazendo com que houvesse uma explosão de consumo do gim TANQUERAY, que misturado ao Martini formava o tradicional drinque conhecido como Dry Martini. Porém a trajetória de sucesso da marca seria interrompida com a Segunda Guerra Mundial, quando a destilaria foi completamente destruída em virtude dos inúmeros bombardeios. O único tanque de destilação que ficou intacto, chamado “Old Town”, ainda hoje é utilizado na produção do gim TANQUERAY em Cameron Bridge, uma pequena vila escocesa.


Superado o período da guerra, a partir de 1951, o tradicional gim passou a ser vendido na sua icônica garrafa verde. Nas décadas de 1950 e 1960, com a explosão dos coquetéis nos Estados Unidos, a marca se tornou ainda mais famosa por fazer parte do ingrediente de muitos deles. O gim TANQUERAY se tornou o preferido do cantor Frank Sinatra e de Sammy Daves Junior, fato que deu a marca ainda mais visibilidade. No final da década de 1970, TANQUERAY já vendia mais de um milhão de caixas no mundo inteiro. Nesta época o sucesso da marca estava garantido. Em 1989, a marca resolveu ingressar em outro segmento de bebidas alcoólicas com o lançamento do TANQUERAY STERLING, uma vodca disponível em duas versões (original e cítrica), especialmente desenvolvida para o mercado americano. Em 1997, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do TANQUERAY MALACCA GIN como alternativa ao London Dry Gin, com menos ênfase no zimbro e mais presença de sabores cítricos, resultando em um gim mais suave, doce e frutado. A vida deste gim foi curta, acabou sendo descontinuado em 2001, mas deixou uma marca, sendo extremamente popular especialmente entre os barmans. Este gim seria relançado em edição limitada em 2013.


No ano de 2000, o TANQUERAY No. TEN, um gim com qualidade superior e sabor mais suave, resultante de uma mistura de ervas botânicas e que passa por um rigoroso processo de quatro destilações (onde na última é utilizada flor de camomila), foi introduzido com muito sucesso nos Estados Unidos. Em sua composição destacam-se os cítricos: casca de toranja, laranja e lima. Nos anos seguintes, esse gim iria conquistar muitos prêmios internacionais, devido não somente ao seu excepcional sabor, como também por sua distintiva e moderna garrafa, cujo mais recente design foi apresentado em 2015 e que utilizou como inspiração a silhueta clássica das coquetelarias dos anos de 1920, auge do movimento Art Deco e da era de ouro dos coquetéis. No verão de 2006, a marca introduziu exclusivamente para o mercado americano (inicialmente limitado aos estados de Maryland, Delaware e a capital Washington), o TANQUERAY RANGPUR GIN, um gim com acentuado sabor cítrico que leva limas de Rangpur, gengibre e louro. A receptividade do produto foi tão boa, que hoje ele pode ser encontrado em todo território americano.


Atualmente, o gim TANQUERAY é destilado quatro vezes a partir de grãos, ervas e especiarias selecionadas manualmente provenientes da Itália, com água puríssima, enorme atenção ao processo de produção e controle de qualidade. A grande diferença do gim TANQUERAY é utilizar ingredientes frescos na destilação e não secos como é usual em outros gins, conseguindo assim, obter um sabor mais fresco e natural. Depois, amadurece por 18 meses na Escócia, antes de ser engarrafado na Inglaterra, de onde segue para todos os mercados onde a marca está presente. O TANQUERAY é vendido em várias graduações alcoólicas, dependendo do país: 47.3%, 43.1% (Inglaterra e Suécia) e 40% (Austrália, Canadá e Nova Zelândia).


A evolução visual 
A identidade da marca TANQUERAY passou por pequenas modificações ao longo dos anos. Isto incluiu uma quase imperceptível nova tipografia de letra (perceba o formato da letra Y) aos mais desatentos.


A imagem abaixo mostra a evolução (da esquerda para a direita) em termos de design da inconfundível garrafa verde bojuda, um dos símbolos de reconhecimento da marca.


Os slogans 
Tonight We Tanqueray. (2011) 
Resist Simple. (2009) 
Ready to Tanqueray? (2005) 
Truly Distinctive. (2002) 
Distinctive since 1830. (2002) 
How refreshingly distinctive. (1995) 
A singular experience. (1993) 
Have at least one thing in life that’s absolutely perfect. (1977)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1830 
● Criador: Charles Tanqueray 
● Sede mundial: Cameron Bridge, Escócia 
● Proprietário da marca: Charles Tanqueray & Co. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Diageo plc
● CEO: Ivan Menezes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Espanha 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Gins 
● Concorrentes diretos: Gordon’s, Gilbey’s, Beefeater, Bombay Sapphire, Seagram’s Extra Dry Gin e Hendrick’s 
● Ícones: Sua distinta garrafa verde 
● Slogan: Tonight We Tanqueray. 
● Website: www.tanqueray.com 

A marca no mundo 
O gim TANQUERAY é comercializado em mais de 120 países ao redor do mundo, tendo como maiores mercados, além do Reino Unido, os Estados Unidos, o Canadá, a Espanha, as lojas do Free Shop e o Japão. Em 2015, somente nos Estados Unidos foram comercializadas 2.4 milhões de caixas (9 litros). 

Você sabia? 
A receita do gim TANQUERAY é guardada “a sete chaves”, e atualmente, somente quatro pessoas no mundo conhecem a fórmula secreta, embora se saiba que contem quatro plantas (zimbro, coentro, angélica raiz e alcaçuz). 
O britânico Angus Winchester, conhecido como o “Guru do Martini Perfeito”, é o embaixador global do gim TANQUERAY. 
A cantora Amy Winehouse, uma apreciadora da bebida, chegou a citar a marca em uma de suas canções (You know that i’m no good). 
Uma lenda conta que o gim TANQUERAY foi a primeira bebida alcoólica a entrar na Casa Branca após o fim da Lei Seca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/7/2016

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