3.9.06

CORAL


A marca de tintas CORAL sempre foi inovadora e geradora de tendências, ultrapassando a fronteira da indústria química para colorir há mais de 50 anos a vida e as paredes de milhões de brasileiros. Com sua expertise em cores, a CORAL se dedicou em encurtar o ciclo de tempo de pintura das casas e a incentivar o brasileiro a usar outros tons além do branco. Afinal, a marca acredita que a cor tem o poder de levar alegria para a vida das pessoas.

A história
Constituída em 1954 como Companhia Lubeca, as origens da marca estão ligadas à Argentina, onde o grupo empresarial Bunge y Born mantinha, desde o final da década de 1920, a fábrica de tintas Alba, líder em seu mercado e detentora de alta tecnologia no setor de tintas e vernizes. O nome CORAL foi comprado da Mesbla, que na época era uma grande revendedora de tintas. O produto que levava este nome era uma tinta para utilização em barcos, mas foi escolhido pelo grupo Bunge y Born para batizar a marca de tintas que estava sendo lançada. A primeira unidade produtiva da TINTAS CORAL foi instalada em Utinga, região de Santo André, em uma moderna fábrica com 7.650 m² de área construída e capacidade de produção de 400 a 500 mil litros por mês. Sua produção iniciou-se em 1955. O primeiro produto oferecido ao mercado brasileiro foi a Tinta à Óleo Coral, específica para uso em madeira, mas logo seguiram as tintas látex para interiores e exteriores e os esmaltes sintéticos brilhante e acetinado para madeiras e metais. Era apenas o início de uma trajetória de sucesso, marcada pela expansão da produção, fortalecimento da marca como sinônimo de qualidade e lançamentos de produtos inovadores.

 
Em sua fase inicial a nova empresa contou com o apoio tecnológico e científico dos técnicos e químicos da Alba. Em pouco tempo, com empenho e dedicação dos técnicos, impulsionada pela equipe de vendas, a experiência foi sendo absorvida e aprimorada para atender às exigências do mercado brasileiro. Em 1958, a TINTAS CORAL já despontava entre as principais empresas do setor e em 1960, destacava-se como líder de seu segmento em faturamento. Ainda em 1960, tintas industriais começavam a ser produzidas na unidade de Santo André. Pouco depois, em 1965, para atender a alta demanda por seus produtos, a empresa inaugurou uma nova fábrica no Recife. Em 1978 a empresa criou a divisão de exportação e não demorou muito para as tintas com a marca CORAL chegarem a outros países. No início da próxima década, em 1982, a empresa lançou a linha de tintas para manutenção industrial.
  
Em 1992 a marca foi responsável pela introdução no Brasil do sistema tintométrico (que permite a criação de aproximadamente 6.200 tonalidades diferentes de tintas látex, acrílica e esmalte), tendo sido pioneira também na utilização do espectrofotômetro (instrumento utilizado para a medição da cor). Em 1996, com a aquisição pelo grupo ICI (Imperial Chemical Industries), a linha de produtos da TINTAS CORAL foi reforçada pela Dulux, marca mundial da ICI reconhecida por sua excelência tecnológica e alta qualidade dos produtos. No final desta década, a empresa vendeu sua divisão de tintas industriais e repintura automotiva para se concentrar na linha decorativa, desenvolvendo produtos para a pintura de paredes residenciais e comerciais com ótimo rendimento.

 
Desde janeiro de 2008, a marca CORAL faz parte do grupo holandês AkzoNobel, maior empresa de tintas decorativas do mundo. Neste ano, a marca iniciou um processo de reformulação de suas embalagens e nomes de seus produtos, com o objetivo de ajudar o consumidor no processo de compra, comunicando claramente os benefícios e atributos de cada produto por meio de uma linguagem menos técnica e de fácil entendimento. Com isso, a tinta CORALATEX passou a se chamar Rende Muito; o Coralplus Super Lavável foi renomeado apenas como Super Lavável; e Toque Sublime mudou para Decora Toque Acetinado. As inovações contemplam, ainda, o lançamento das tintas Chega de Mofo, direcionada para o combate ao mofo, e Coral Sol & Chuva, que protege as paredes externas de intempéries.
  
Um dos mais recentes lançamentos de sucesso da marca CORAL foi o Tira Teima, que chegou ao mercado justamente para facilitar a escolha da tonalidade ideal e dar segurança ao consumidor que deseja pintar com cores. Trata-se de um teste de tons vendido em embalagem de 300 ml, especialmente fabricado para ver na parede como ficará a cor selecionada no leque da CORAL, que tem mais de duas mil tonalidades. Além disso, a marca oferece diversas ferramentas que facilitam a escolha das cores e ainda ajudam as pessoas a combiná-las, entre as quais o Simulador de Ambientes, ferramenta inovadora, interativa e de fácil utilização, disponível no site, com mais de 1.500 cores, divididas em famílias, que oferece a possibilidade de se exercitar diferentes combinações e composições de ambientes, antecipando assim o resultado e o efeito das cores; o Colour Futures, estudo internacional que aponta as cores que serão tendências no ano; o Idéia Cards, guias de combinação com livretos diferentes para cada família de cor; além do Coral Studios, um aplicativo móvel através do qual é possível identificar mais de 2.000 cores e encontrar combinações e produtos na palma da mão.
  
Graças a sua postura inovadora, durante esses mais de 50 anos, a CORAL se firmou no mercado como uma marca geradora de tendências, e assim, ultrapassou as fronteiras da indústria química se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda.
  
Um projeto colorido
O Projeto Tudo de Cor para Você, iniciado em 2009, veio para colocar em prática a missão da CORAL, que é levar cor para a vida das pessoas, provando que elas realmente têm o poder de mudar suas vidas e os lugares onde elas vivem. A partir de então, a van da CORAL viaja por todo o Brasil, e, com a participação ativa das comunidades, a ação tem deixado muita cor e alegria pelos locais onde passa, plantando nas pessoas o sentimento de zelo e valorização pelo lugar onde vivem e transformando-as em verdadeiras multiplicadoras do projeto. Até hoje, mais de 360 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de mil imóveis, ou 260 mil metros quadrados de paisagens de comunidades em diferentes regiões do país, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis e Fortaleza e Paraty.
  
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por várias modificações ao longo dos anos. Em 2008, a marca modificou sua identidade visual com a apresentação de um novo logotipo, mais moderno e dinâmico, com uma nova tipologia de letra. Além disso, a palavra “tintas” foi definitivamente retirada. Mais recentemente, em 2012, apresentou sua nova identidade visual. Mais colorido, o logotipo tem quatro principais mudanças: nova fonte, parecida com o anterior só que de estilo mais moderno; adição de uma figura humana com o objetivo de convidar o consumidor a pintar; novo elemento gráfico na parte de cima do logo, no formato de uma “onda de cor” em movimento, remetendo ao dinamismo e transformação; variedade de cores. Vale lembrar que todas as marcas da AkzoNobel terão o mesmo ícone colorido. O Brasil exportou esse posicionamento para diversas marcas decorativas da empresa ao redor mundo. O alinhamento faz sentido, mesmo que cada marca mantenha seu nome local.


Os slogans
Tudo de cor para você. (2009)
Mudar é crescer. (2007)
Mudar faz parte da vida. (2006)
Tudo o que você imaginar.
  
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1954
● Fundador: Bunge y Born
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Akzo Nobel Group
● Capital aberto: Não
● CEO: Ton Büchner (mundial)
● Presidente: Jaap de Jong (Brasil)
● Faturamento: R$ 850 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 2
● Presença global: 15 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.500
● Segmento: Pintura
● Principais produtos: Tintas e vernizes
● Concorrentes diretos: Suvinil, Renner, Lukscolor e Sherwin-Williams
● Ícones: Sua completa paleta de cores
● Slogan: Tudo de cor para você.
● Website: www.coral.com.br

A marca no mundo
Pertencente a multinacional holandesa AkzoNobel, a marca CORAL exporta seus produtos para 15 países na América do Sul, Caribe, África, Oceania e Oriente Médio. Com duas unidades industriais, uma em Mauá (SP) e outra em Recife (PE), a empresa produz aproximadamente 1.000 itens (incluindo tintas sintéticas, látex, acrílicas, impermeabilizantes e verniz), num total de 190 milhões de litros por ano, sendo a segunda marca do mercado brasileiro de tintas; além de deter 25% do mercado de tintas imobiliárias.

Você sabia?
A marca CORAL tem a paleta mais completa do mercado brasileiro, com 2.016 cores e a única que, além de códigos, traz nomes em todas elas.
A marca possui o Clube da Cor, onde associados ganham carteirinha de pintores profissionais, recebem informações sobre o mercado de tintas e novos produtos, participam de cursos de especialização e técnicas de pintura.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 1/7/2012

4 comentários:

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

O JORNA E NOTA 10 PARABENS ROMULO

Anônimo disse...

esta tintaé boa d+!!! ass paula

Anônimo disse...

Sou artesã e trabalho com pintura em mdf e pintura decorativa em paredes.Fiquei satisfeita com a enorme variedade de cores e principalmente com a qualidade das tintas coral.