18.9.06

YORK

A tradicional e centenária YORK trabalha continuamente para criar um “mundo mais confortável, seguro e sustentável” através de produtos e serviços presentes em mais de 200 milhões de veículos, 12 milhões de residências e um milhão de edifícios comerciais ao redor do mundo.
-
A história
A tradicional empresa iniciou sua trajetória precisamente no dia 7 de setembro de 1874 na cidade de York no estado da Pensilvânia, quando um grupo de visionários (Stephen Morgan Smith, Jacob Loucks, Oliver J. Bollinger, George H. Buck, Robert L. Shetter e Henry H. LaMotte) resolveu fundar a YORK MANUFACTURING COMPANY, para iniciar a fabricação de máquinas de lavar, plantadeiras de milho e rodas d’água. Em 1881, a jovem empresa já fabricava também motores e caldeiras à vapor. A partir de 1883, a empresa direcionou seu foco para o desenvolvimento de tecnologias que culminaram com a invenção e fabricação da primeira máquina de gelo no mundo, lançada oficialmente no mercado dois anos mais tarde. A primeira máquina de gelo comercializada pela empresa, que possuía capacidade para fabricar 8 toneladas de gelo, foi vendida para a empresa Water Valley Ice and Cold Storage Company. Em 1889, um inverno extremamente quente reduziu a oferta de gelo natural disponível, aumentando assim a demanda pelas máquinas de gelo para evitar o apodrecimento dos alimentos, fazendo aumentar sensivelmente a demanda por produtos da YORK. Até o final deste século, a YORK continuou crescendo, inclusive no mercado internacional com exportações para o Japão, se tornando uma das principais produtoras de máquinas de gelo do mundo.
-
-
Em 1903 a YORK fabricou um sistema de controle de umidade que foi instalado em um alto forno na siderúrgica Carnegie Steel Company, criando assim a primeira ligação entre refrigeração e a indústria de ar condicionado. Com a assinatura de um contrato com a Eastman Kodak em 1908, a empresa voltou a crescer em um ritmo acelerado. Pouco depois, em 1914, a YORK foi responsável pela instalação no Empire Theater, na cidade de Montgomery, Alabama, de um sistema de ventilação e refrigeração que mais tarde seria conhecido como ar-condicionado. Nesta época a empresa ingressou em um novo mercado, passando a fabricar contêineres refrigerados. No início da década de 20, em 1923, a empresa foi responsável pela instalação do primeiro ar-condicionado em um prédio de escritórios da Companhia de Eletricidade San Joaquin na cidade de Fresno, estado americano da Califórnia. Pouco depois, a empresa inaugurou na cidade de Londres sua primeira subsidiária européia.
-
-
A YORK causou uma verdadeira revolução em conforto doméstico no ano de 1928 ao lançar no mercado o ar-condicionado simples de sala, que pesava apenas 270 kg. Era o início de um mercado que a empresa iria prosperar durante décadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a YORK fez contribuições substanciais ao construir centenas de refrigeradores que conservaram os alimentos das tropas americanas envolvidas no conflito. No período pós-guerra a empresa retomou a produção, e, em 1949, lançou no mercado a máquina que produzia gelo com um furo no meio, especialmente direcionada para hotéis, hospitais e restaurantes. No início da década de 50, a empresa foi reorganizada em três divisões: Industrial, Comercial e Internacional. No final desta década, as bombas de aquecimento produzidas pela empresa faziam enorme sucesso no mercado.
-
-
Durante os anos 60 a YORK foi responsável pela instalação de ares-condicionados em locais importantes como no campus da Universidade John Hopkins (algo raro na época), na Biblioteca do Congresso em Washington e nas instalações da Usina Nuclear em York County, na Pensilvânia. Além disso, em 1968, a YORK instalou o maior sistema de água gelada do mundo no World Trade Center, na cidade de Nova York, provando assim toda sua competência e eficácia. Na década de 70, durante a grave crise do petróleo, a empresa desenvolveu um sistema de aquecimento que utilizava o armazenamento da luz solar. Em 1986 a YORK se tornou a maior fabricante independente de ar condicionado no mundo.
-
-
No Brasil, a YORK iniciou suas atividades em 1996 através do segmento de ar-condicionado. Com a aquisição da Sabroe, em 1999, a YORK ingressou na área de contratos o que significava não apenas fabricar equipamentos, mas também vender soluções completas, desde o projeto até a instalação da obra. Há poucos anos atrás, em 2005, a YORK foi adquirida pela Johnson Controls, empresa fundada em 1885 pelo professor Warren S. Johnson, inventor do primeiro termostato elétrico do mundo.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 7 de setembro de 1874
● Fundador: Stephen Morgan Smith, Jacob Loucks, Oliver J. Bollinger, George H. Buck, Robert L. Shetter e Henry H. LaMotte
● Sede mundial: York, Pennsilvanya
● Proprietário da marca:
Johnson Controls, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman, CEO & Presidente:
Stephen Roell
● Faturamento: US$ 4.5 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Fábricas: 29
● Presença global:
125 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 23.000
● Segmento:
Refrigeração e aquecimento
● Principais produtos:
Ar-condicionado, equipamentos de aquecimento, ventilação e refrigeração industrial
● Ícones: As máquinas de gelo
● Slogan: It’s time to get comfortable.
● Website:
www.york.com
-
A marca no mundo
Atualmente a YORK, uma subsidiária da Johnson Controls, comercializa equipamentos de aquecimento, ventilação, refrigeração industrial, além de condicionadores de ar, em mais de 125 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
No Brasil, a divisão de Building Efficiency da YORK envolve 1.500 funcionários em duas plantas industriais, uma em São Paulo, que produz equipamentos de refrigeração e compressores, e outra em Pinhais (Paraná), que produz equipamentos de ar condicionado do tipo climatizadores de ar, splits comerciais e resfriadores de líquido.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 17/5/2010

Nenhum comentário: