30.4.07

SHOPTIME


Você já imaginou fazer compras a qualquer hora do dia sem ter que sair de casa? Poder comprar as maiores novidades e lançamentos em eletrônicos, utilidades domésticas e informática no conforto do seu sofá? Basta acessar o site, pegar o telefone ou assistir aos divertidos programas do canal SHOPTIME, maior loja virtual da televisão brasileira, que se transformou em um sucesso de audiência e bons negócios. 

A história 
Pioneiro na América Latina o SHOPTIME foi criado no dia 6 de novembro de 1995 pela operadora Globostat, tendo como inspiração o popular canal americano Home Shopping Network, com a proposta de associar a venda de produtos ao entretenimento 24 horas por dia. A programação inicialmente, dividida em programas de 25 minutos cada, dedicava-se exclusivamente à venda de produtos nas áreas de cuidados pessoais, utilidades domésticas, cama, mesa e banho, informática, lazer, jogos e eletrônicos. A iniciativa foi do empresário Antônio Dias Leite, do Grupo Macal, que se juntou às Organizações Globo e a GP Participações para apostar em um novo modelo de venda à distância. O grande desafio, na época, era se diferenciar do serviço 1406 - comerciais de até 4 minutos de duração, que anunciavam, entre outros produtos, as famosas meias Vivarina e as facas Guinzo. Outro problema era vencer a falta de hábito do brasileiro de comprar sem tocar e conferir de perto o produto.


Inicialmente o SHOPTIME vendia seus produtos apenas pela televisão e através de um catálogo (uma ferramenta de forte fidelização, distribuído sete vezes ao ano em tiragem de 400 mil exemplares em todo território brasileiro). Em 1997, com a ascensão da internet, o canal resolveu ingressar no segmento de comércio eletrônico com a criação do site Shoptime.com, que oferecia maior variedade de produtos e atualmente é um dos maiores do segmento no mercado brasileiro. Nesta época foi iniciada a transmissão da programação ao vivo com duas horas diárias, onde apresentadores tinham como missão falar de forma informativa dos produtos como se estivessem diante de um auditório. Nos anos seguintes o SHOPTIME se tornou responsável por lançamentos e novidades que fizeram enorme sucesso no mercado brasileiro, como por exemplo, o grill, a máquina de waffle, a centrífuga Master Suco, mixers, panelas elétricas e o desidratador de alimentos. Todos esses itens foram introduzidos com a marca própria Fun Kitchen, que desde 2001, quando foi introduzida, vende através do SHOPTIME eletrodomésticos portáteis.


Devido ao enorme sucesso o SHOPTIME foi comprado pelo grupo Lojas Americanas em agosto de 2005 por R$ 126 milhões e hoje faz parte da B2W - Companhia Digital - que possui marcas consagradas do comércio eletrônico no mercado brasileiro como a Americanas.com; Submarino, Ingresso.com e SouBarato. Nos últimos anos o SHOPTIME lançou no mercado algumas novas marcas próprias: Casa & Conforto, composta por produtos de cama, mesa e banho, repletas de cores, estampas e novidades para deixar a casa linda e sofisticada; La Cuisine (utensílios domésticos), composta por panelas (inox e ferro fundido), utensílios de silicone e acessórios como potes e tigelas, introduzida em 2008; e Life Zone, especializada em acessórios e equipamentos para esporte e lazer. Outra novidade foi a criação do SHOPTIME VIAGENS, uma agência de viagens on-line com os melhores preços e promoções em passagens aéreas, cruzeiros e pacotes de viagem, onde é possível escolher o voo, o dia, a hora, o destino e o hotel, tudo sem sair da comodidade de casa. Além disso, recentemente, foi lançado o SHOPTIME MARKETPLACE, uma plataforma para que vendedores parceiros ofereçam seus produtos no site da empresa.


Atualmente a programação do canal é ao vivo todos os dias e possui como principais programas: Casa e Conforto (programa que une charme, beleza e a qualidade indispensável dos artigos exclusivos de cama, mesa e banho), Sua Casa (dicas de viagens, jogos, brinquedos, além da praticidade do “faça você mesmo” com super kits de ferramentas), Eletroinfo (modernidade e inovação para a família que gosta de estar antenada aos últimos lançamentos do mundo da tecnologia), Prime Time (programa para toda família que reúne dicas para a cozinha e para um dia a dia mais feliz, apresentando as novidades tecnológicas para uma vida mais moderna e prática, e o conforto indispensável para o lar) e TV UD (melhor programa para encontrar receitas especiais para toda a família, dicas de culinária e as últimas novidades para tornar a vida muito mais prática e gostosa). O canal tem como principal apresentador Ciro Bottini, que com muita irreverência e um estilo próprio se tornou uma máquina de vender, transformando a expressão “Dedão Bottini de qualidade” (significa algo como qualidade garantida) em um jargão popular.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual do SHOPTIME passou por algumas modificações, mas sempre manteve como símbolo central a tradicional caixa de presente, que acabou se tornando um símbolo da marca. Em 2006 a marca apresentou uma nova tipografia de letra mais arredondada e amigável. Além disso, eliminou a expressão “.com”, incorporada em 2000 para divulgar as vendas via internet. A caixa de presente também foi modernizada e adotou tonalidades de cores mais claras (azul e laranja). Em 2013, como parte da comemoração de 18 anos da marca, foi apresentada uma nova identidade visual com nova tipografia de letra e o símbolo (uma caixa de presente, que agora virou um quadrado) posicionado do lado esquerdo.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 6 de novembro de 1995 
● Criador: Globosat 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: B2W - Companhia Digital 
● Capital aberto: Não 
● Presidente & CEO: Anna Christina Ramos Saicali (B2W) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Vendas pela internet, catálogo, televisão e telefone 
● Concorrentes diretos: Casas Bahia, Magazine Luiza, Fast Shop e Ponto Frio 
● Ícones: A caixa de presente estilizada de seu logotipo 
● Slogan: 24 Horas com você. 
● Website: www.shoptime.com.br 

A marca no Brasil 
O SHOPTIME oferece seus produtos através de vendas pela TV, internet, catálogo e televendas. O foco da marca está na integração entre seus diferentes canais de venda com o objetivo de proporcionar a seus clientes a melhor experiência de compra. A cobertura atual do canal atinge aproximadamente 11 milhões de lares, com audiência média de 50 milhões por mês. Seu público é formado por telespectadores de antena parabólica e ainda de televisão por assinatura (NET, SKY, etc). O canal possui mais de 2 milhões de clientes cadastrados, sendo 89% pertencentes as classes A e B. Juntamente com o site e o catálogo, esses canais oferecem 20 categorias de produtos a mais de 5 milhões de clientes. 

Você sabia? 
Mais de 60% dos clientes compraram mais de uma vez no SHOPTIME. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/1/2015

2 comentários:

Unknown disse...

essa logo marca do shoptime faz tempo

a primeira e de 1995 porque era preta e vinheta as caixas voando

a segunda e de 2000 quando ficou com o .com em sequida em baixo era escrito canal globosat

e a atual ficou assim a vinheta coloca as cores que a vinheta de algum ptograma trasmitido

a caixa de presente

americanas.com e submarino.com

Pedro disse...

MELHOR CANAL DE VENDAS DO BRASIL! Traz ofertas toda hora, receitas, e tem um catálogo enorme com preços acessíveis sempre diminuindo para vender mais barato. Nota 10 para o canal e nota 10 para os apresentadores, inclusive o Ciro Bottini, esse cara é uma figura!