10.5.07

MILLER LITE


Nos bastidores e camarotes das pistas onde há uma corrida da NASCAR (categoria mais popular do automobilismo americano); nos estádios e bares onde milhões assistem as partidas de futebol americano (esporte mais popular do país); ou nos estádios de beisebol, a cerveja preferida dos americanos fanáticos por esporte é a MILLER LITE. 

A história 
Tudo começou em 1973 quando a cervejaria Miller Brewing Company, fundada em 1855 na cidade de Milwaukee, estado do Wisconsin, e comandada pelo então presidente John Murphy, resolveu testar no mercado americano uma cerveja mais fraca e com menos calorias. A receita original havia sido comprada de uma cervejaria falida de Chicago (utilizada na cerveja Meister Brau Lite) e melhorada pelos mestres cervejeiros da MILLER. A nova cerveja foi testada primeiramente nas cidades de Springfield, no estado de Illinois, Providence, estado de Rhode Island, e San Diego, na Califórnia. Sua comunicação, utilizando o slogan “All you ever wanted in a beer. And less.” (algo como “Tudo o que você sempre quis em uma cerveja. E menos.”) e ex-atletas, especialmente de futebol americano, fez com que o produto se tornasse um verdadeiro sucesso entre os consumidores. Em virtude desse sucesso a empresa resolveu, em janeiro de 1975, introduzir nacionalmente a primeira cerveja light do mercado americano, inicialmente com o nome de LITE BEER from MILLER, que continha 4.2% de graduação alcoólica e apenas 96 calorias, argumento fundamental para conquistar consumidores que se preocupavam com o controle de peso.


O slogan de lançamento “Tastes Great, Less Felling” (em tradução livre “Mais Sabor, Enche Menos”), foi o início de uma comunicação baseada no humor que faria da marca uma das mais populares e consumidas dos Estados Unidos. A campanha mostrava atletas e celebridades discutindo de forma bem-humorada se a melhor qualidade da cerveja era o seu ótimo gosto ou o fato de que ela continha menos calorias que as cervejas normais. O sucesso da nova cerveja foi praticamente imediato. Em 1977 a cerveja já era a segunda mais consumida do país e a cervejaria precisava trabalhar 24 horas por dia para atender a alta demanda pelo produto. Nos estádios ou arenas esportivas, nas praias, em festas ou nas universidades, a cerveja se tornava uma presença cada vez mais constante. Sua comunicação continuou desenvolvendo campanhas antológicas utilizando celebridades e voltadas para o público masculino jovem.


O nome MILLER LITE foi adotado oficialmente em meados dos anos de 1980. A explosão nas vendas aconteceu no começo da década de 1990, quando as cervejas “Light” se tornaram as mais consumidas pelo enorme mercado americano. Alguns slogans que foram utilizados pela MILLER LITE se tornaram famosos e épicos, como “If you can combine great taste with less filling, you can combine anything”. Outro fator de sucesso da marca foi sua estreita relação com esportes tipicamente americanos como a NASCAR (categoria mais popular de automobilismo dos Estados Unidos) e a NFL (liga profissional de futebol americano), onde a MILLER LITE é patrocinadora oficial de ambas.


No verão de 2007, a marca introduziu em alguns estados americanos a MILLER LITE ICE, versão com maior refrescância que a tradicional. Pouco depois, em 2009, lançou no mercado a embalagem Aluminum Pint, uma garrafa de alumínio com boca larga e tampa de rosca com visual extremamente moderno; a lata com tecnologia que indicava quando a cerveja estava gelada; e o barril de chope de 5.7 litros, especialmente desenvolvido para consumo doméstico, que cabe perfeitamente dentro da geladeira. Outra novidade introduzida no mercado pela marca em 2009 foi a garrafa Vortex, cuja particularidade está nos relevos da parede interna do gargalo, que provoca um duplo efeito: aspecto visual diferenciado e o modo como a cerveja sai da garrafa, com mais espuma. Mais recentemente, em 2013, apresentou uma nova garrafa de formato arredondado, com um pescoço longo e elegante, apenas disponível em bares e restaurantes dos Estados Unidos.


As latas 
Um dos principais símbolos de reconhecimento da marca são suas tradicionais latas. Ao longo dos anos, a lata de MILLER LITE passou por inúmeras alterações. A lata original, criada ainda em 1972, um ano antes da marca ser colocada em teste no mercado, tinha uma tipografia de letra completamente diferente em seu visual. Até 1998 suas latas tinham a predominância da cor branca. Após adotarem um design poluído, com predominância da cor prateada, em 2001 a marca apresentou um novo visual para suas latas: a cor azul começou então a fazer parte da identidade visual da marca. Pouco depois, em 2003, a marca modificou o design de sua lata, onde o azul vibrante passou a ser mais presente.


Mais recentemente, em 2012, a marca introduziu no mercado sua nova lata. Além do novo visual, a lata apresentou um diferencial: trazia uma pequena abertura auxiliar. Batizada de “Punch Top”, o segundo furo aumenta o fluxo de ar reduzindo as borbulhas, proporcionando uma saída mais suave do líquido e enfatizando ainda mais o sabor da cerveja. O segundo furo pode ser aberto por meio de pressão com uma grande variedade de objetos: chaves, facas ou até mesmo uma chave de fenda.


A evolução visual 
Ao longo de sua história a MILLER LITE modificou algumas vezes sua identidade visual, mas sempre mantendo os traços característicos em seu logotipo. Em 1992 o logotipo ganhou um formato mais ovalado e um selo com a inscrição “A True Pilsner Beer”. Porém, a mudança mais radical ocorreu em 2003 quando a identidade visual foi completamente remodelada. Adquiriu um formato mais ovalado, visual 3D e a palavra light passou a ter um destaque maior. Este logotipo passou recentemente por uma pequena atualização.


Os slogans 
Great Pilsner taste. Triple Hops Brewed. (2010) 
Tastes Greatness. (2009) 
Good call. (2003) 
It’s Miller Time. (1997-2002) 
Life is good. (1996)
If you can combine great taste with less filling, you can combine anything. (anos de 1990) 
There’s only one Lite beer. Miller Lite. (1986) 
Tastes Great, Less Felling. (1975) 
Everything you always wanted in a beer. And less. (1973) 


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1973 
● Criador: Miller Brewing Company 
● Sede mundial: Milwaukee, Wisconsin 
● Proprietário da marca: MillerCoors LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da SAB Miller) 
● Chairman: Pete Coors 
● CEO: Tom Long 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas light 
● Ícones: A ligação da marca com os esportes americanos 
● Concorrentes diretos: Bud Light, Coors Light, Corona Light e Heineken Light 
● Slogan: It’s Miller Time. 
● Website: www.millerlite.com 

A marca no mundo 
A MILLER LITE trava uma verdadeira batalha no mercado doméstico americano de cervejas light com a Bud Light, pertencente à Anheuser-Busch. Atualmente detém quase 20% de participação no imenso mercado americano, sendo a segunda em seu segmento e representando aproximadamente 40% das vendas da cervejaria MillerCoors. No mundo está entre as 12 cervejas mais consumidas (21.3 milhões de hectolitros/ano), sendo vendida em aproximadamente mais de 10 países, incluindo territórios americanos como Porto Rico e países como México e Canadá. Além disso, segundo a consultoria Millward Brown a MILLER LITE é a nona marca de cerveja mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 3.6 bilhões. 

Você sabia? 
Durante o Super Bowl (final do futebol americano profissional e evento esportivo de maior audiência do país) as vendas da cerveja MILLER LITE explodem nos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/6/2014

8 comentários:

Max disse...

Nossa, que surpresa boa achar esse blog na Internet hein
Parabéns ao criador
=)

dellconte disse...

Olá, sempre estou aqui no seu blog, adoro ler a história das marcas... Não sei se vc aceita sugestão, mas poderia postar algo sobre a Petrobras, Vale do Rio Doce, BIC...
Bom fim de semana!

Vou linkar o teu blog

Bárbara Lima disse...

oooooo
esse blog é o q há pra galera de comunicação social heim???
show de bola =D
espero q nunca fexem ele
parabéns!!!!

nina disse...

ha, eu tambem to conhecendo agora esse blog, to me perguntando [i]como assim[/i] nao conheci antes! vou divulgar pros meus amigos! :)

Anônimo disse...

Nossa..muito bom esse blog hein... adorei!!

Parabéns!!!!!

faço faculdade de design de produtos e sempre preciso pesquisar sobre historicos....já me ajudou hj...

Adicionei nos meus favoritos e divulguei para conhecidos...
;)

Silvana de Borba

Thinkad# Blog disse...

Parabéns!
Fantástico seu blog.
Vou linká-lo no meu. Pelo jeito você não linka blogs, mas se quiser dar uma passada no meu, adoraria ter sua opinião:
http://thinkad.wordpress.com
Abraço,
Thinkad#

zero disse...

gostei tanto do blog que vou relaciuona-lo nos "blogs recomendados" dos blog dos irmãos! um grande abraço!

Gustavo disse...

Boa noite amigo!!
Tenho um blog, o "Sobre Administração" -> www.sobreadm.wordpress.com e posto entre muitas outras coisas, cases sobre grandes marcas, e gostaria de saber se não há problemas em "pinçar" alguns aqui. Peguei um hoje e te convido a ver como foi postado, citando fonte e te linquei no blog tb!!
espero que goste e autorize!!

Um grande abraço e ressalto que está de paabens belo blog!! mt bom msmo!!