10.5.07

ROBERTO CAVALLI

Vestidos curtos e decotados, jeans justíssimos e muitas estampas de pele de animais, em especial a de zebra, traduzem a grife CAVALLI. Um jeans é sempre um jeans, até cair nas agulhas do estilista italiano. Só mesmo o rei do sexy extravagante, consegue transformar peças comuns em verdadeiras jóias, disputadas e adoradas por celebridades mundiais como Jennifer Lopez, Mary J. Blige e Lenny Kravitz. Roberto Cavalli propõe um estilo muito peculiar, um tanto barroco, sempre apostando em estampas fortes e variedade de materiais.

A história
Roberto Cavalli nasceu na cidade de Florença no dia 15 de novembro de 1940, foi criado em um lar modesto, e sempre esteve de alguma forma, ligado à arte. Seja em caráter familiar ou acadêmico. Filho de uma costureira e de um pintor se formou em Artes Plásticas na Escola de Arte de Florença, onde fez especialização em estampas têxteis. Ainda estudante, já colocava sua criatividade em prática. Com a ajuda de um amigo, começou, em 1965, uma das suas primeiras bem-sucedidas empreitadas: a estamparia em couro, feita curiosamente sobre uma mesa de pingue-pongue. Outro sucesso foi o patchwork (a arte de costurar retalhos de tecidos diferentes para a confecção de uma peça), quando, por brincadeira, resolveu unir pedaços de couro ao acaso, técnica que também se tornou uma referência no seu trabalho. Ele vendeu esta técnica para marcas famosas como Hermès e Pierre Cardin.


A marca ROBERTO CAVALLI foi oficialmente lançada em 1970. Pouco depois, em 1972, o estilista apresentou a sua primeira coleção na histórica Sala Branca do Palazzo Pitti, em Florença, com a bela Brigitte Bardot desfilando seus primeiros centímetros quadrados. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira loja da marca na chique Saint Tropez, localizada na Riviera Francesa e na época o mais importante balneário de férias da alta sociedade européia. Pouco depois, lançou uma pequena coleção masculina. Neste momento, o reconhecimento internacional já batia à porta de Roberto Cavalli, apesar da sua resistência em seguir tendências pré-determinadas. Quando sentiu que era hora de enfrentar as passarelas, escolheu Milão como cidade de lançamento. O “sonho americano” com suas clientes endinheiradas foi conquistado de vez em 1985, após um antológico desfile no clube Studio 54.


Desfilado por Brigitte Bardot no auge de suas curvas, o estilista italiano experimentou o esquecimento nos anos 80 e voltou com força nos anos 90. O renascimento da marca começou em 1994, quando descobriu uma técnica com jato de areia para envelhecer o denim strech, uma proposta nova e inédita em um momento no qual as pessoas estavam cansadas da severidade que as reprimia, introduzindo no mercado a linha CAVALLI JEANS. Logo depois abriu lojas em São Bartoloméu (exclusiva ilha do Caribe), Veneza e novamente em Saint Tropez. À medida que o preto-e-branco dos minimalistas perdeu força, o trabalho criativo do italiano voltou a chamar a atenção, principalmente dos estilistas pessoais de famosos que precisavam de roupas para atrair os holofotes. Andrea Lieberman, por exemplo, encontrou nele o figurino ideal para Jennifer Lopez. Outra fã célebre, Patricia Field, figurinista de Sex and the City, transformou a ninfomaníaca e poderosa Samantha (Kim Cattrall) em garota-propaganda da CAVALLI: quase todos os visuais da personagem tinham a assinatura do italiano, que ganhou ibope na mesma proporção do seriado. Hoje em dia, de Madonna a Lenny Kravitz, passando por Anthony Hopkins e David Beckham, todos vestem CAVALLI.


Nos anos seguintes foram lançadas coleções de óculos, relógios, lingeries, perfumes, uma linha completa para casa e uma coleção voltada para o público infantil (6 meses a 14 anos), chamada ROBERTO CAVALLI ANGELS & DEVILS. Desde 2002, tem sido aberta, praticamente, uma loja da marca por mês. Sem falar que é o estilista de maior sucesso na Itália. No ano de 2004, São Paulo foi a cidade escolhida para receber a primeira butique do estilista italiano na América Latina, inaugurada no dia 5 de fevereiro, na Rua Bela Cintra, na nobre região dos Jardins. Com 280 metros quadrados, tinha projeto arquitetônico limpo e sofisticado, assinado pelo arquiteto italiano Roberto Filleni, responsável pelas lojas exclusivas da grife em todo o mundo. Também foram abertas outras lojas em cidades como Hong Kong, Los Angeles, Dubai, Roma, Kuwait City, Jacarta, Beirute e Kiev. Recentemente, para comemorar os 40 anos da marca, a empresa italiana lançou uma campanha estrelada por ninguém menos do que a übermodel Gisele Bündchen. Nas fotos, a top vestia peças da edição super limitada, batizada de “Roberto Cavalli 40th Anniversary”, composta por peças ícones da história da marca reinterpretadas, como a coleção Saint Tropez e as suas variantes de calças jeans 5 pockets em stretch, produto usado pelo estilista nos anos 70 e que provocou uma verdadeira revolução.


Roberto Cavalli é a “bola da vez” em seu país: atualmente, suas vendas superam as dos mais badalados estilistas italianos. Roberto Cavalli revoluciona não só em seus desenhos sensuais, mas também em suas lojas. O Spazio Just Cavalli em Milão é mais que uma boutique, ali se pode beber, comer, se surpreender e se divertir. Nos 500 metros quadrados distribuídos em três andares há espaço para todo tipo de detalhes incluindo um elevador em forma de nuvem com assentos em visôn branco e duas plataformas para Dj.


A linha do tempo
1974
Lançamento de sua primeira coleção masculina.
1994
Lançamento da linha CAVALLI JEANS.
1998
Lançamento da JUST CAVALLI, uma marca de prêt-à-porter completa e voltada para um público jovem e moderno, com preços mais acessíveis. Atualmente a linha é responsável por 35% do faturamento geral da empresa.
1999
Re-lançamento da coleção masculina com o nome de RC MENSWEAR.
Inauguração de uma loja localizada na Avenida Madison em Nova York.
2002
Inauguração do JUST CAVALLI CAFÉ na cidade de Florença.
2003
Lançamento do primeiro perfume masculino da grife.
Lançamento de uma linha de decoração para casa chamada ROBERTO CAVALLI CASA.
2004
Lançamento da linha de roupas infantis ROBERTO CAVALLI ANGELS (para meninas) ROBERTO CAVALLI DEVILS (para meninos).
2006
Lançamento do perfume feminino JUST CAVALLI PINK.
Lançamento do perfume masculino JUST CAVALLI BLUE.
2007
Lançamento de uma coleção especial, com preços acessíveis, assinada pelo estilista para a rede de lojas sueca H&M. As vinte e cinco peças femininas e as vinte peças masculinas eram bastante sensuais e mais que adequadas para as festas do final do ano. Além das roupas, a coleção também era composta por uma mini linha de acessórios coordenados: sapatos, bijuterias, bolsas, cintos, óculos e lingerie.
Lançamento de uma vodca com a assinatura ROBERTO CAVALLI. A festa de lançamento foi regada, além de vodca, claro, por beldades. A bebida, de selo ultra premium, vem com água pura de Monte Rosa.
Lançamento da linha ROBERTO CAVALLI CLASS, compostas por roupas femininas e masculinas mais clássicas.
Inauguração de uma imensa loja na badalada e chique Avenida Montaigne em Paris.
2008
Inauguração da primeira loja JUST CAVALLI em Milão.
2010
Lançamento do perfume JUST CAVALLI I LOVE HER.
Lançamento do perfume ANNIVERSARY, com notas de framboesa, maçã verde, pimenta vermelha, flor de laranjeira, jasmim, Eliotropio, cedro, patchouli e baunilha. Um perfume absolutamente sensual, para uma mulher felina e selvagem, guardado em uma embalagem iluminada de dourado furta-cor.


Os ícones
Tudo o que remete ao mundo selvagem está presente no universo CAVALLI, desde peles de zebra, pavão, onça e cobra até aplicações e acessórios com penas e dentes. Tal paixão lhe vale o título de um dos estilistas mais perseguidos pelas entidades protetoras de animais. Mas, diferentemente de outras casas de moda, ele não tem os produtos feitos de peles de animais em extinção. Ironicamente, o simples ato de reproduzir estampas de animais nas roupas, seja em tecidos ou couro tradicional, é o suficiente para garantir a antipatia dos ecologistas. A introdução pioneira de técnicas de estamparia em couro e patchwork também são marcas registradas do estilista desde o início de sua carreira. Os óculos ROBERTO CAVALLI são fiéis à sua assinatura e carregam seu estilo inconfundível. Não somente para as roupas, mas também para a linha eyewear (óculos), glamour, feminilidade e ousadia são palavras de ordem. Nas últimas temporadas, a marca italiana tem brincado com padronagens e texturas, e muitas de suas peças têm uma serpente em evidência nas laterais, com ou sem aplicação de brilho. O tom de modernidade fica por conta do contraste entre cores sóbrias e chamativas, modelos clássicos e referências mais esportivas.


Um estilo de vida
O estilista Roberto Cavalli está investindo na criação não só de uma marca, mas de um estilo de vida. E é um estilo de luxo. Ele, que já tem um cartão de crédito com seu nome (da Mastercard), o CAVALLI CARD, inaugurou em 2008 o primeiro CAVALLI CLUB. O excêntrico estilista escolheu uma igreja do século XV como localização da sua primeira casa noturna. A igreja precisava de reformas e o estilista investiu €3 milhões no projeto. Por conta das rigorosas leis de proteção ao patrimônio nacional, a casa noturna utilizou a estrutura original da construção, sem que nada tenha sido alterado. Projetado pelo arquiteto Italo Rota, que já fez o Just Cavalli Café em Milão, o novo clube é uma casa que se baseia numa nova concepção da vida noturna. O Cavalli Club é cheio de espelhos, ouro e aço, com bar, restaurante, e tudo mais. O jogo de reflexos e espelhos, além de ampliar o espaço, cria harmonia, sem contraste, entre a estrutura histórica e a contemporânea. O clube de Florença foi o primeiro passo de um projeto do designer, que em 2009, inaugurou a segunda unidade em Dubai, que reúne restaurante italiano, sushi bar e boate, além de loja com peças da linha casa, jóias e relógios do estilista. O Cavalli Club é interligado ao hotel Fairmont e a decoração inclui móveis com estampas de animais - uma das marcas registradas de Cavalli - piso de quartzo preto e lustres com cristais Swarovski, num projeto que custou cerca de US$ 30 milhões. E o próximo passo será Milão.


Clientela estrelada
Á exemplo das demais marcas internacionais do segmento de luxo, Roberto Cavalli também é o favorito de famosos e conta com o mundo do entretenimento como uma valiosa vitrine. As top models Naomi Campbell e Cindy Crawford, os músicos Lenny Kravitz e Bono Vox da banda U2 (coincidentemente, duas personalidades que não abrem mão de óculos ousados e originais para compor seu visual) e as atrizes Sandra Bullock e Sarah Jessica Parker são apenas alguns nomes da extensa lista de clientes ilustres e fiéis, que conta ainda com Madonna, Beyoncé, Jennifer Lopez, Gwyneth Paltrow, Charlize Theron, Sharon Stone, Victoria Beckham, Halle Berry e Adrien Boyd.


O gênio por trás da marca
Não há meio-termo para a moda de Roberto Cavalli. As fãs, muitas famosas, veneram o estilista por seus vestidos sexys e super femininos. Já os críticos vêem nessas mesmas peças uma sensualidade exagerada, com um pé no over. O fato é que nada que o italiano cria passa despercebido. Quando o assunto é moda, os instigantes olhos do estilista brilham com leve toque de magia. A “mulher Cavalli” usa vestidos fluidos, coberta por belos casacos em pele animal, ou não, texturas ricas e padronagens inebriantes. Os detalhes em suas criações são abundantes: pedrarias, bordados, dourados, fios, fendas, rasgos, brilhos e decotes. Politicamente corretas ou não, as peças de Cavalli sempre carregam uma conotação animal como o uso de estampas inspiradas em peles de animais selvagens também nos acessórios (bolsas, cintos colares, óculos e pulseiras).


Longe dos croquis e da loucura do Planeta Fashion, Roberto Cavalli leva uma vida muito tranqüila, ao lado da mulher (17 anos mais nova) e braço direito nos negócios, a ex-Miss Universo Eva Cavalli, com quem é casado há quase 30 anos. A austríaca que, quando solteira, era conhecida como Eva Duringer, chegou a impedir que o marido desistisse da carreira nos tempos das “vacas magras”. Discreta, é o oposto do tipo de mulher que veste as criações do marido e passa longe das peças com inspiração animal, à exceção de um anel com um desenho de serpente, presenteado por ele. Mãe de três dos cinco filhos do estilista, Eva é em grande parte responsável pelo estrondoso sucesso que Roberto Cavalli alcançou no cenário da moda mundial. Enquanto ele cria, ela está à frente da gestão dos negócios, zelando pelo sucesso da grife.


Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1970
● Fundador: Roberto Cavalli
● Sede mundial:
Sesto Fiorentino, Florença, Itália
● Proprietário da marca:
Roberto Cavalli S.p.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Gianluca Brozzetti
● Estilista:
Roberto Cavalli
● Faturamento: €176.2 milhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 135
● Presença global: + 60 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários: 800
● Segmento: Moda de luxo
● Principais produtos:
Roupas, acessórios e perfumes
● Ícones: As estampas de animais
● Website: www.robertocavalli.com

A marca no mundo
A marca italiana, que possui mais de 135 lojas em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Rússia, França, Coréia do Sul, Dubai, Arábia Saudita, Líbano, Brasil, entre outros, faturou mais de €176 milhões em 2010. Os maiores mercados da marca são a Itália e os Estados Unidos. O universo ROBERTO CAVALLI engloba coleções femininas e masculinas, roupa íntima, relógios, óculos, uma linha casual (FREEDOM), a linha jovem (JUST CAVALLI), uma linha de roupas íntimas e moda praia (JUST CAVALLI UNDERWEAR & BEACHWEAR), uma coleção de roupas mais clássicas (CLASS), roupas infantis (ANGELS & DEVILS), roupas para recém-nascidos (ROBERTO CAVALLI NEONATO) e a de objetos utilitários e de decoração (ROBERTO CAVALLI CASA). Os produtos também são vendidos nas mais sofisticadas lojas de departamento do mundo como Selfridges, Saks Fifth Avenue, Harvey Nichols, Bergdorf & Goodman, Neiman Marcus, Harrods e Printemps.

Você sabia?
O italiano Roberto Cavalli também tem um restaurante em Milão, um café em Florença, dois clubes noturnos (Florença e Dubai), um vinhedo em Chianti e empresta seu nome a uma vodca (distribuída generosamente nas noites mais badaladas do planeta). Seu iate e seu helicóptero carregam celebridades para badaladas festas que promove.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/8/2011

2 comentários:

costa rica disse...

Hello I want to congratulate to you. This site is fantastic, looks like entertained and very good to me it elaborated. I invite them to that they explore a little on my site of the Web
Our real estate listing includes great opportunities on Costa Rica Central Valley’s provinces such as San Jose, our Capital, with remarkable cities as Escazu at the west, or Curridabat at the east, experiencing a great development on both commercial and residential properties, making their real estate pricing highly attractive to investors; on other hand, Alajuela city gathers places with a very special warm weather such as Grecia, La Garita and Atenas, or beautiful farms for agricultural, cattle or nature preservation purposes as those located on San Carlos or Sarapiqui. We also offer land properties in Guanacaste, which is the province, along with Puntarenas, with the most beautiful tropical beaches on the Pacific Coast such as Tamarindo, Playa Grande, El Coco, Playa Hermosa, Nosara, Samara, Herradura, Jaco, Manuel Antonio, Dominical and Golfito, where the real estate business occupies the first place as the local economic activity.
Great investment opportunity at Costa Rica Pacific Coast, Preconstruction condos in costa rica
Condo sales in costa rica, Retirement property in costa rica. Visit us for more info at: http://www.costa-ricarealestate.com/

Antonio Dopi disse...

Sou muito teu adimirador.