24.12.07

LE CREUSET


Dizem que se conquista uma pessoa pelo estômago. Deve ser por isso que há mais de 90 anos a LE CREUSET vem fazendo sucesso no mundo todo com suas panelas coloridas de ferro fundido esmaltado e seus utensílios de cozinha fabricados sob um rígido controle de qualidade. É olhar e imaginar uma comida saborosa e sedutora sendo preparada e servida, afinal suas panelas são feitas para serem exibidas. Com uma história ligada às tradições francesas, a marca construiu uma imagem associada à cultura da alta gastronomia internacional, pois desde 1925 dá cor e sabor a cozinhas de todo o mundo. 

A história 
A LE CREUSET foi fundada em 1925 por dois artesões belgas: Arnaud Desaegher (especialista em ferro fundido) e Octave Aubecq (especialista em esmaltação). Eles começaram uma modesta produção de panelas de ferro fundido esmaltado em Fresnoy Le Grande, um pequeno vilarejo localizado no norte da França. Nesta época, todas as panelas eram da cor cinza, tornando a primeira panela tradicional laranja da marca francesa um ponto de virada para aqueles que amam cozinhar. Em 1930, a LE CREUSET começou a desenvolver uma gama variada de produtos: além das panelas, travessas e utensílios para cozinha. Nesta época, a empresa conseguiu atingir um excelente resultado com o ferro fundido e o esmalte, alcançando a fabricação de produtos de alta qualidade. A empresa também iniciou a divulgação no rádio e na mídia impressa da qualidade de cozinhar em panelas de ferro fundido e todos os benefícios provenientes deste tipo de cozimento. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, todos os esforços da LE CREUSET foram concentrados em aumentar a gama de produtos de ferro fundido. Começou nesta fase, a variação de cores no acabamento esmaltado, que acabou transformando-se em um forte diferencial para a marca.


Em 1952, a empresa iniciou a busca por novos mercados na Europa e América do Norte. Nesse período inaugurou suas exportações para outros mercados europeus, sendo que 50% de sua produção passou a ser destinada a um mercado extremamente forte: os Estados Unidos. No período entre 1955 a 1957, viu-se o lançamento de novos produtos e novas cores que se tornaram verdadeiros sucessos junto ao público, em especial a linha de grelhas, introduzida em 1955. Em 1958 surgiu a logomarca da LE CREUSET e o início de uma identidade visual da marca, sendo que em 1962, foi lançada no mercado a primeira panela de fondue. Mudanças na linha de produção ocorreram em 1966 com a substituição das máquinas que eram operadas manualmente por máquinas semi-automáticas. Nesta etapa, o processo que era praticamente artesanal ganhou tecnologia e mais qualidade.


Em 1970, foi apresentado alguns novos moldes para a linha de panelas de ferro. O ano de 1972 foi marcado por um grande avanço com relação ao design da linha tradicional sofrendo uma considerável evolução com a assinatura do designer italiano Enzo Mari. No mesmo ano, a produção atingiu 6.000 toneladas. Nos dez anos seguintes, o mundo importou a ideia e o conceito de que a gastronomia francesa era uma das melhores e mais sofisticadas, projetando ainda mais a marca LE CREUSET no mercado internacional. Em 1980, uma campanha publicitária indicava: “Todos os grandes cozinheiros devem saber um pouco de francês: Le Creuset”. Em 1985, a LE CREUSET foi classificada entre as 30 marcas francesas mais famosas no mundo. Nesta década, a marca lançou grandes novidades como o modelo “marmita”; os modelos multifunção (molheira e frigideira); os produtos finos de cerâmica “stoneware”; e a tecnologia Vitrobase, revestimento de vidro sobre esmalte, proporcionando maior resistência à esmaltação das peças de ferro.


Uma nova direção assumiu o controle da empresa em 1988, comandada pelo sul-africano Paul van Zuydam. Nesta época, Jean Louis Barrault criou uma linha inovadora de produtos. Em 1991, a empresa adquiriu a americana Hallen International Inc., fabricante de acessórios para vinho e bar através da marca Screwpull, cujos famosos saca-rolhas foram desenvolvidos por um engenheiro chamado Hebert Allen, que em 1975 teve a ideia de criar um utensílio baseado na simples premissa de que uma rolha deveria ser removida da garrafa sem esforço, dano e empecilho; iniciou-se então a abertura do mercado japonês, que inspirou a criação da primeira panela Wok em 1992. O ano seguinte foi marcado pela ampliação da linha de saca-rolhas Screwpull. Já em 1994 foi inaugurada a subsidiária da Alemanha, somando-se a isso o lançamento de novas cores para a linha de panelas de ferro e cerâmica. Além disso, a marca lançou a nova linha Pueblo e as chaleiras esmaltadas feitas em aço.


As espátulas e colheres de silicone chegaram ao mercado em 1997, mesmo ano em que as panelas de ferro fundido da marca começaram a experimentar o mercado brasileiro. No ano seguinte, ocorreu a abertura da subsidiária em Hong Kong, com a LE CREUSET continuando a diversificar seus produtos através da criação de novos utensílios domésticos e de novas cerâmicas. Novas subsidiárias foram inauguradas em 1999: Suíça, África do Sul e Espanha. Dado o sucesso atingido em pouco tempo pela marca francesa no Brasil com o público, chefes de cozinha e lojistas, em maio de 1999 foi aberta a filial brasileira. A partir de 2000, a modernização do parque industrial levou a empresa atingir a incrível marca de 35 toneladas com uma média de 10.000 peças produzidas diariamente. Além disso, a empresa lançou suas grelhas com novas cores. Em 2004, ocorreu o lançamento linha triVita, com suas panelas em aço inox 18/10 com tripla camada uniforme.


Em 2005, a LE CREUSET comemorou seu aniversário de 80 anos expandindo sua linha de produtos e lançando no mercado o livro “Le Creuset Le Livre de Cuisine”. Entre os novos produtos, destacavam-se a linha têxtil (aventais e luvas) e “Clever Friends” de utensílios, além da coleção de miniaturas de cerâmica “stoneware” que tiveram grande aceitação e sucesso. Em 2008, mais uma novidade: produtos em alumínio antiaderente. E a marca francesa não parou por aí: lançou a linha Lever Model LM 400 e a linha para bar “Club” de aço inox 18/10, com tripla camada. Em 2011, a marca francesa inaugurou sua primeira loja-conceito na América Latina, localizada na cidade de Brasília. A nova loja apresentava 350 itens, entre a linha de ferro fundido e esmaltado – seu “carro chefe” – a linha de cerâmica stoneware, non-stick e 3-ply, além dos utensílios de silicone, produtos têxteis, chaleiras e stock pot (panelas de aço esmaltado projetadas para funcionar eficientemente em uma grande variedade de fontes de calor, sendo resistentes aos danos e desgastes). Pouco depois, lançou uma coleção de assadeiras para pães, tortas e massas.


Em 2015, foi lançada a linha Mate à Croquer, panelas em ferro fundido com acabamento fosco nas cores cotton, azul mineral, ametista e sisal, para agradar aos mais diversos gostos; além de uma linha de pratos coloridos, cuja cerâmica possui um bloco denso que dificulta a absorção de umidade, evitando rachaduras, fissuras e ondulações, e o exterior impermeável esmaltado é resistente a manchas e arranhões de utensílios de metal. Ainda este ano, a LE CREUSET comemorou 90 anos de uma rica história e lançou uma reprodução da primeira panela criada pela marca, a cocotte. Apenas 1.925 unidades comemorativas, na icônica cor laranja (também conhecida como fiery lava) foram produzidas em todo o mundo. Mesmo depois de décadas, a LE CREUSET ainda hoje é sinônimo de paixão para quem cozinha por profissão ou por puro amor.


Além das tradicionais panelas de ferro fundido e esmaltado, a LE CREUSET oferece uma linha de produtos extremamente abrangente: grelhas, frigideiras, panelas ovais, conjuntos para fondue, molheiras, réchaud e travessas para diversos usos, todas produzidas na França, em Fresnoy Le Grand. A empresa trabalha também com utensílios e acessórios para cozinha, como espátulas, colheres, batedores e formas de silicone, produzidas nos Estados Unidos, abrangendo ainda, a conceituada linha de chaleiras fabricadas em aço esmaltado e a ampla linha de cerâmica “stoneware”, ambas produzidas na Tailândia e seguindo o mesmo rigoroso controle de qualidade LE CREUSET. Oferece ainda artigos têxteis para cozinha, além do recente lançamento das panelas de aço inox 18/10 triVita e acessórios diversos, como descascadores e raladores de queijo.


Tradição e qualidade 
O processo de produção de uma panela LE CREUSET segue rigorosos padrões de qualidade, desde a escolha da matéria-prima até a esmaltação e embalagem final, processo este que hoje alia o profundo conhecimento de gerações de artesãos a mais alta tecnologia. Cada peça passa pelas mãos de aproximadamente trinta artesãos, garantindo a qualidade dos seus produtos. Esta qualidade, aliada ao seu alto desempenho, faz com que o produto seja almejado por quem entende de culinária. Em relação aos produtos de ferro fundido esmaltado, cabe destacar, que estes apresentam a mesma espessura nas laterais, no fundo e na tampa, o que garante um cozimento uniforme. São peças únicas, que não apresentam ponto de solda, recebendo esmaltação na parte exterior e interior. O lado exterior dos produtos é vitrificado depois de esmaltado, o que garante uma proteção maior ao esmalte. As tampas das panelas possuem pegadores que resistem a altas temperaturas, podendo assim ir ao forno. A perfeita distribuição de calor e cocção prolongada enaltece o sabor e o aroma dos alimentos. A excelente transmissão e retenção de calor do ferro fundido garantem um bom cozimento, sem que o alimento perca seus líquidos e propriedades nutritivas, com o esmalte vitrificado facilitando a limpeza das peças posteriormente, além de não reter odores.


Os produtos LE CREUSET apresentam uma grande versatilidade de uso, pois sua beleza e design permitem que seja levado direto do fogão à mesa. A LE CREUSET dá ao consumidor a garantia de uma vida para defeitos de fabricação, porém se o usuário seguir alguns cuidados solicitados pelo fabricante, certamente terá em mãos um produto que passará para outras gerações. Todos os produtos da marca têm um forte apelo visual, sendo que o desenvolvimento de produtos com design sofisticado e cores atraentes é uma das filosofias da empresa. A marca possui atualmente mais de 20 cores em sua linha de produção normal.


Um exemplo revela bem o que significa a marca para os franceses, que em alguns lugares perpetuou-se uma curiosa tradição. Quando há um casamento na família, geralmente a noiva recebe de presente da mãe ou da sogra, uma panela LE CREUSET usada, com o intuito de trazer sorte ao casamento. Aqui no Brasil, uma história sobre a marca francesa ficou famosa: durante um incêndio em uma fazenda no interior de São Paulo, todos os utensílios domésticos derreteram, inclusive fogão e geladeira, e as únicas peças que resistiram ao intenso calor foram as panelas e grelhas LE CREUSET.
 

Os slogans 
La référence depuis 1925. 
A great recipe lasts forever. 
Good food deserves Le Creuset. (2009) 
Every cook should know a little French. (1980)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1925 
● Fundador: Arnaud Desaegher e Octave Aubecq 
● Sede mundial: Fresnoy Le Grand, França 
● Proprietário da marca: Le Creuset S.A.S. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Paul van Zuydam 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 480 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Utensílios para cozinha 
● Principais produtos: Panelas de ferro, chaleiras e utensílios culinários 
● Principais concorrentes: Silit, Tefal, Mauviel, Staub, Cristel, Emily Henry e Matfer Bourgeat 
● Ícones: A ampla variedade de cores de suas panelas 
● Slogan: La référence depuis 1925. 
● Website: www.lecreuset.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a LE CREUSET, líder mundial no seu segmento e que virou sinônimo de tradição da alta gastronomia francesa, está presente em todos os continentes e em mais de 70 países. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Escandinávia, sudeste asiático e França. A empresa conta atualmente com 14 filiais em países como Estados Unidos, Japão, Brasil, Itália, Inglaterra; Espanha, Suíça, China, África do Sul, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul e Índia. Além disso, a marca francesa mantém uma rede com mais de 480 lojas próprias (das quais 180 dentro de badaladas lojas de departamento) espalhadas por diversas cidades no mundo, incluindo mais de 10 unidades no Brasil, localizadas em cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A LE CREUSET oferece uma diversificada linha de produto com mais de 700 itens, entre panelas de ferro fundido esmaltado, itens de cerâmica, frigideiras, panelas e grelhas antiaderentes, utensílios de silicone, chaleiras, stock pots e acessórios para vinho e champanhe. 

Você sabia? 
O nome da marca vem do caldeirão usado para transportar o ferro fundido, durante o processo de fabricação das panelas, que é chamado em francês de “creuset”
Tendo os produtos da marca um valor agregado elevado, sua comercialização fica restrita a pontos de venda que atinjam um público com alto poder aquisitivo. Na sua maioria são lojas sofisticadas de presentes e artigos para cozinha. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/12/2016

8 comentários:

Ma disse...

Você tem paixão pelo que faz, em cada nova postagem fica evidente a importância do seu blog para o mundo. Parabéns!!! Você é uma grande fonte de conhecimento.

eder disse...

MUITOOOOOOOOO SHOWWWWWWWWWW

OS DETALHES DE TUDO AI MATARAM A PAU ..

SOU UM GRANDE FAN DA DISNEY E ESSA MATERIA FOI MUITO LEGAL ...

Rafael disse...

Nossa, perfeito tudo que está aqui, isto vai ser de grande ajuda para minha Monografia, que estou fazendo para finalização do meu curso - Publicidade e propaganda.

Você está de parabéns mesmo.

Att: Rafael Domingos - Floripa-SC

Rafael disse...

será que vc conseguiria publicar as referencias de pesquisa por completo se não for muito encomodo?!

Obrigado e mais uma vez parabéns =)

Carla Pinheiro disse...

Parabéns pelo EXCELENTE trabalho!
Coloque algo sobre o Disney Institute, o instituto de formação do Grupo.

Um abraço,
Carla Pinheiro

Michel Ayala disse...

É fantastico imaginar que uma empresa tão solida e pioneira em vários aspectos de marketing, tenha chegado a beira da falência e ter sido obrigada a se reiventar no decorrer de menos de 100 anos.
Abraços e continue com o bom trabalho com seus posts de maior qualidade.

Anônimo disse...

Quando se faz uma coisa com paixão, seja ela de que natureza for...os elogios, são combustíveis para sermos cada vez melhores, isto não é um blog... é uma ODISSÉIA ! VOCE É MUITO BOM NO QUE FAZ ! parabens

Michelle Pfaff disse...

A Disney é realmente um sucesso, a marca representa para muitos um sonho de criança, só evoca coisas boas.
E continua fazendo fãs com as novas produções como Wall-e por exemplo.
Veja estas imagens de um Wall-e em origami que um fã fez:

http://marketing-e-inovacao.blogspot.com/2008/12/disney-wall-e-em-origamiamor-uma-marca.html