11.12.07

POLICE


Celebridades com personalidade e carisma, estilo marcante, materiais inovadores, design arrojado e uma história genial. Com esses ingredientes misturados na dose exata, a marca de óculos POLICE conquistou “um lugar ao sol” no universo das grifes de luxo. Durante mais de três décadas, a marca conquistou ícones do showbiz, moda e mundo dos esportes, além de milhões de consumidores, todos com algo em comum, o desejo de se expressar de forma única e autêntica. 

A história 
A marca nasceu das ideias do representante comercial italiano Bruno Palmegiani no começo da década de 1980. Na Itália, houve muitos óculos que se transformaram em fenômenos de sucesso, como um modelo Ray-Ban em um momento, depois um mais esportivo da Lozza, e pouco depois um modelo da Persol. A questão é que, terminada a febre daquela peça, a marca saía de evidência. Como representante comercial, Bruno começou a observar os locais em Roma capazes de lançar moda e pensou em um produto que se vendesse por si só, sem precisar das óticas para promovê-los ou persuadir os clientes. Ele enxergou o quanto os jovens desta década na Itália queriam viver o sonho americano por meio dos óculos.


Na época, em 1983, a De Rigo, uma empresa fundada em 1978 por Ennio De Rigo para produzir óculos e lentes de contato para outras empresas sob licença, ainda estava começando e não tinha nada a perder, ou seja, tudo a ganhar. Resolveu então introduzir no mercado uma marca própria. A POLICE foi lançada através de uma coleção de óculos com um belíssimo outdoor publicitário, uma novidade até então, e que mostrava um casal em um Cadillac, com a ponte do Brooklyn em Nova York ao fundo. A ideia era vender o sonho americano, o que muitos jovens buscavam e conversar com eles por meio dos filmes e das músicas que ouviam. A nova grife teve seu nome inspirado nos óculos escuros de estilo esportivo usados então pelos policiais norte-americanos.


Com a vantagem de estar no país considerado a Meca da produção de óculos, o momento escolhido por Palmegiani e a De Rigo também não poderia ser melhor. O início da década de 1980 foi decisivo na transformação dos óculos de itens corretivos para acessórios de moda que expressavam a personalidade de quem os usava. E se isso ajudou a POLICE a existir, o inverso também é puramente verdadeiro: a marca foi responsável por contribuir para transformar os óculos em itens essenciais para compor um estilo e acessíveis ao público em geral. Desde o início a marca representou um individualismo único com um apelo destacado de rebeldia. E com isso agradou em cheio aos jovens.


Nos anos de 1990, a ousadia e o pioneirismo de lançar um modelo de óculos com lentes espelhadas azuis transformaram a marca em um fenômeno de vendas. Sucesso que anos mais tarde, em 1997, foi ampliado ao universo das fragrâncias (com o lançamento de seu primeiro perfume), aos relógios (2003), a joalheria (2005), aos artigos em couro como cintos, bolsas e carteiras (2012), e mais recentemente a uma linha de roupas composta por jaquetas e casacos. Neste momento a POLICE, cujos óculos são unissex e encontram as suas raízes no estilo streetwear das grandes cidades mundiais, havia se transformado em uma marca de “Lifestyle”.


Em 2013, como comemoração de seu trigésimo aniversário, a marca lançou o projeto Look Beyond (algo como “olhar para além”), uma iniciativa que incluía o lançamento de uma edição limitada de óculos solar POLICE e um livro com fotografias de artistas famosos e personalidades internacionais. Atualmente a POLICE atingiu horizontes que nenhuma marca nascida para os óculos conseguiu até então: o status de franquia de moda e conceito, espalhado para perfumes, relógios e acessórios de couro. Com isso, a marca valoriza a individualidade e a originalidade, imprimindo com paixão tais qualidades em cada um de seus produtos.


A comunicação 
Marca que desde os anos de 1980 tem contribuído para a transformação dos óculos de meros aparelhos corretivos para acessórios indispensáveis no mundo da moda, a POLICE hoje é caracterizada por seu estilo de apelo metropolitano e design cosmopolita. É uma linha unissex de óculos solares e armações de receituário, mas com predominância de elementos masculinos, e que sempre teve suas campanhas publicitárias estreladas por astros do cinema e celebridades esportivas. Seguindo a ideia de divulgar o sonho americano através de ídolos, nos últimos anos a POLICE apostou em rostos mais do que emblemáticos para seus garotos-propaganda. O primeiro foi o astro americano do filme Duro de Matar, Bruce Willis (1999 a 2001), que transmitiu uma imagem extrovertida, dinâmica e que exacerbava charme. As sessões de fotos ocorreram na cidade de Filadélfia e o fotógrafo escolhido foi o alemão Uli Weber.


Logo depois, foi a vez também astro americano George Clooney e seu visual de homem maduro arrasa-quarteirão. Foi fotografado pelo italiano Carlo Miari Fulcis e adicionou à marca uma imagem elegante, madura, maliciosa e ao mesmo tempo amigável. Foi assim entre 2002 e 2003. Com o britânico David Beckham, o ex-jogador de futebol que mais parecia astro de cinema, as fotos mostravam o lado carismático e sedutor da marca e ainda agregavam o valor de estilo de vida livre e fora dos padrões convencionais. Deu tão certo que se estendeu de 2004 a 2006. No ano de seu jubileu de prata, em 2007, foi a vez de a POLICE se tornar um verdadeiro jovem de 25 anos, sedutor e apaixonante, sempre mantendo sua personalidade decidida e forte, representado perfeitamente pelo amante latino Antonio Banderas. Em 2014 a POLICE anunciou o jogador brasileiro de futebol, Neymar, como o novo embaixador global da marca. A jovem modelo mexicana Daniela De Jesus, fotografada ao lado de Neymar, demonstrava a coleção feminina da marca, como protagonista da campanha.


A ideia de que ser você mesmo é o mais importante de tudo foi o mote da campanha global da marca, “Be younique”, lançada em 2010 e que trazia pessoas comuns como garotas-propaganda. Por comuns, entenda isso mesmo: aqueles que estavam passando nas ruas de Nova York e outras cidades cosmopolitas do mundo foram selecionados por seu estilo. O nome da campanha era um jogo de palavras em inglês que mescla “you” (“você”) com “unique” (“único”), criando um novo significado que evoca a originalidade. Na tradução, ficaria algo como “seja você mesmo, seja único”.


A identidade visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação ao longo de sua história. O logotipo atual adotou uma tipografia de letra mais encorpada e impactante. Mais recentemente a palavra “sunglasses” foi retirada, pois a marca hoje em dia é muito mais do que apenas óculos. O logotipo também pode ser aplicado na versão prateada.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1983 
● Criador: Bruno Palmegiani e Ennio De Rigo 
● Sede mundial: Longarone, Belluno, Itália 
● Proprietário da marca: De Rigo Vision SpA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Michele Aracri 
● Faturamento: €340 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 40 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.600 
● Segmento: Moda 
● Principais produtos: Óculos, relógios, perfumes e acessórios em couro 
● Concorrentes diretos: Ray-Ban, Oakley, Carrera, Evoke, Vogue e Persol 
● Ícones: O “P” em estilo gótico nas hastes dos óculos como identificação da marca 
● Slogan: Be YOUNIQUE. 

A marca no mundo 
A marca POLICE, que representa 30% de todo o faturamento da De Rigo, comercializa seus produtos em mais de 80 países através de uma enorme rede de distribuidores e óticas, além de suas 40 lojas próprias (chamadas POLICE SHOP) localizadas em países como Itália, Romênia, Sérvia, China, Hong Kong, Índia e Indonésia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/5/2015

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