6.2.08

JANSPORT


Não existe nenhuma marca que fabrique mochilas com a mesma quantidade de modelos e cores, e tamanha qualidade. Funcionais e modernas elas são encontradas em abundâncias nas costas de estudantes, empresários, turistas e praticantes de esportes, um público “ligado” nas tendências da moda. Por tudo isso, a JANSPORT se transformou na marca de mochilas e malas dos moderninhos e descolados do mundo todo.

A história
A marca surgiu da ideia de três jovens hippies: Murray Pletz, sua namorada, Jan Lewis, e seu primo Skip Yowell, que moravam no noroeste do Pacífico e possuíam em comum a paixão pela vida ao ar livre e a adoração por viagens. Juntos, os três fizeram mais de 100 viagens, no auge do movimento hippie, em meados dos anos 60. Na primeira, eles percorreram de jipe todo o oeste americano, do Colorado até a Califórnia. Depois, pegaram a estrada em busca de bons lugares para fazer escalada. Foi durante essas aventuras que os três sentiram a necessidade de equipamentos mais apropriados. “Em uma ocasião, queríamos guardar o machadinho que usávamos para escalar e sentimos falta de um bolso lateral na mochila. Outra vez, estávamos em um lugar cheio de neve e o zíper da mochila congelou”, lembra um dos fundadores da empresa. Da necessidade, e com conhecimento de causa, eles foram adaptando e criando equipamentos próprios. Trocaram o zíper de metal por um de plástico, costuraram bolsos nas laterais, reforçaram o fundo e criaram uma estrutura de metal revolucionária para a época, que tinha como objetivo envolver a mochila e acomodar mais bagagem.


Murray foi responsável pelo desenvolvimento da estrutura de alumínio para mochilas, com a qual conquistou um concurso de desenho patrocinado pela empresa Alcoa, e Jan de uma técnica para costurá-las, além da criação das estampas. Inicialmente a venda de mochilas era um hobby, mas logo se tornou um excelente negócio. Murray prometeu a Jan que se ela se casasse com ele, a empresa chamaria JANSPORT, e assim nasceu essa paixão. As adaptações viraram, de fato, um produto, no verão de 1967, quando os três deixaram a faculdade e desenharam o protótipo para ser utilizado por mochileiros, inaugurando uma pequena manufatura na cidade de Seattle, estado de Washington, instalada na sobreloja do negócio do pai de Murray. Rapidamente, a marca ficou conhecida pelas criações que evocavam a funcionalidade, o design simples e a durabilidade, elementos chave que acompanham a JANSPORT desde seus primórdios. Inicialmente a nova empresa vendia mochilas para alpinistas que iam à região de Seattle. Além de mochilas para alpinismo e esqui, um revendedor próximo ao campus da Universidade de Washington contribuiu muito para a popularização das vantagens das mochilas JANSPORT no clima úmido da cidade, mantendo secos os livros e cadernos dos estudantes. O casamento acabou em divórcio em 1970 e Pletz abandonou a empresa, deixando-a a cargo da sua ex-mulher e do seu primo.


Em 1972 a empresa foi vendida à K2 CORPORATION, uma produtora de materiais para esportes de inverno. O sucesso da marca, em virtude da versatilidade das mochilas, veio em 1973 quando elas foram solicitadas para o filme “Travessia para o Futuro” (em inglês “Idaho Transfer”), uma aventura dirigida por Peter Fonda. Para isso, os criadores se inspiraram no filme “Easy Rider” e produziram a mochila do Capitão América com as cores da bandeira dos Estados Unidos. A ideia foi um avassalador sucesso e virou mania principalmente entre as crianças da época, que a usavam para ir à escola. Pouco tempo depois, em 1975, a JANSPORT lançou a primeira mochila para uso comercial (conhecida como daypack). O modelo fez enorme sucesso entre os estudantes que as utilizavam para transportar inúmeros livros e materiais escolares. O modelo SuperBreak (confeccionado em poliéster, é leve e resistente, podendo guardar de pequenos a grandes objetos facilmente com total organização), lançado no mercado em 1979, é o mais tradicional da marca e até hoje é o número um em vendas nos Estados Unidos. Em 1985 a marca comemorou duas grandes conquistas: um milhão de mochilas daypack vendidas e US$ 25 milhões de faturamento.


Depois de passar por muitas mãos, em 1986, a empresa foi adquirida pela VF Corporation. Na década de 90 as vendas explodiram e a marca se tornou líder do mercado americano, principalmente ao desenvolver tecnologias inovadoras no segmento, como as mochilas impermeáveis em 1996; compartimentos nas mochilas para carregar CD e laptop em 1997; mochilas especialmente desenvolvidas para a prática de esportes como esqui; e mochilas transparentes para alunos de universidades e escolas em virtude da onda de atentados a tiro nestas instituições, evitando ou facilitando assim as revistas. A partir de 2002, a linha de produtos foi diversificada com o lançamento de pequenas malas com rodinhas, bolsas de ombros e bolsas para homens (conhecidas como crossover packs). Além disso, suas estampas, invariavelmente criativas e coloridas, conquistaram milhares de consumidores de outros países. Na América Latina a marca americana iniciou suas atividades somente em 2006.


As mochilas
Um dos carros chefe da linha de produtos da marca é o tradicional modelo Right Pack, que possui as costas completamente acolchoadas e couro de camurça para uma maior durabilidade contra desgaste; há também a Air Shell, que possui compartimento exclusivo para Laptop; a Air Vital, com as alças air lift, sistema de suspensão que alivia o peso carregado em até 50%; a linha All Terra com mochilas extremamente resistentes e perfeitas para pessoas que gostam de aventuras e praticidade; e ainda a mala de rodinhas Hampton, com alças que permitem que o produto vire uma mochila.


As tecnologias
A tecnologia é um dos pontos fortes da marca e a grande preocupação da JANSPORT para desenvolver cada produto pensando no dia a dia das pessoas, incorporando praticidade e conforto às suas vidas. Algumas das tecnologias desenvolvidas pela JANSPORT se tornaram referência para o mercado:
Airlift Exos
Um tipo de exoesqueleto em combinação com as alças de suspensão EXO-Flight que proporciona um perfeito apoio para a mochila. Essa tecnologia foi desenvolvida em 1999.
Low-Jack Áudio
Compartimento nas alças para suporte de tocadores de música digital.
Airlift 2.1
“Gelastic Gellycomb” posicionadas estrategicamente para proporcionar muito mais conforto.
Infusion
Proteções de borracha nas mochilas.
Laptop Compartment
Compartimentos desenvolvidos especialmente para transporte de laptop.
ShockShield
Combinação de espuma e polímeros que absorvem impacto para uma dupla proteção.
Wheeled
Produtos equipados com rodinhas de 80 mm, com tração e ótima estabilidade.
Digi Pod
Compartimento interior especialmente desenvolvido para abrigar com segurança câmeras digitais, mp3 players ou outros equipamentos eletrônicos.
Water Tower Technology
Reservatório de água desenvolvido para proporcionar um fluxo perfeito do líquido. Possui um tubo de conexão flexível e prático.
Hydro Dynamic Technology
Sistema de hidratação com uma grande abertura (63 mm), giro de 360º e válvula com Nirvana Moutpiece.
Interchangable Straps
Alças que podem ser alteradas para personalizar as mochilas.
Ball Bag
Compartimento extra que pode ser acoplado à mochila trazendo mais espaço para acomodar materiais esportivos.
Drop Zone
Espaço extra que desaparece quando não é necessário.
Women’s Fit
Produtos especialmente desenvolvidos para as mulheres e suas formas.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. O logotipo atual é a representação da etiqueta presente em todos os seus produtos.


Os slogans
Discover Freedom.
Jansport goes wherever life takes you.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1967
● Fundador: Jan Lewis, Murray Pletz e Skip Yowell
● Sede mundial: San Leandro, Califórnia
● Proprietário da marca: VF Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Eric Wiseman (VF Corporation)
● Presidente: Steven Munn
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Acessórios esportivos
● Principais produtos: Mochilas e malas
● Concorrentes diretos: Oakley, Nike e Adidas
● Ícones: O modelo de mochila daypack
● Slogan: Discover freedom.
● Website: www.jansport.com

A marca no mundo
A JANSPORT está presente em mais de 60 países da Europa, Ásia e América Latina, vendendo anualmente mais de 11 milhões de mochilas, bolsas e malas. O maior mercado da marca é os Estados Unidos, onde a empresa é líder absoluta.

Você sabia?
Skip Yowell descreve sua trajetória e dos sócios no livro The Hippie Guide to Climbing the Corporate Ladder & Other Mountains, lançado em 2006 nos Estados Unidos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 17/7/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou fazendo uma Resenha sobre a JANSPORT e achei muito interessante a História da empresa.
Como é importante a preocupação de cada detalhe para maior satisfação dos clientes, pensar como os clientes necessitam e desejam seu produto faz com que cada vez mais JANSPORT se torne líder de mercado transparecendo sua Credibilidade e Seriedade com sua Marca.

PARABÉNS.

Deniziane R. Teixeira
Cubatão/SP