7.8.08

BUBBA GUMP SHRIMP Co.

Imagine saborear um delicioso coquetel de camarão. Agora imagine 19 maneiras diferentes de servi-lo contida em um único cardápio. Some a isto uma decoração temática baseada em um dos filmes de maior sucesso da história do cinema: Forrest Gump. Eis a receita do sucesso da rede de restaurantes temáticos de frutos do mar BUBBA GUMP SHRIMP Co., um dos ícones do mercado americano em seu segmento.
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A história
A vida imita a arte, e foi por este motivo que o grupo Viacom, através da Paramount Pictures (divisão de produtos para consumidores), resolveu explorar o verdadeiro potencial de um dos mais formidáveis filmes de todos os tempos: Forest Gump, ganhador de seis estatuetas do Oscar. Para quem não se lembra:
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o personagem Forrest (interpretado por Tom Hanks) vai à guerra do Vietnã e faz de Benjamin Buford “Bubba” (Mykelti Williamson), um negro que conhecia tudo sobre camarões e só falava sobre os adoráveis crustáceos, seu melhor amigo. Bubba morre em uma emboscada e Forest volta como herói. Para homenagear seu melhor amigo, Forest cria a Bubba Gump Shrimp Co.
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Embalada pelo sucesso do filme de 1994 entre uma legião de adoradores e fãs, surgiu a idéia de inaugurar um restaurante temático baseado no famoso filme. A Paramount Pictures então se aproximou da empresa Rusty Pelican Restaurants para apresentar a nova idéia. O presidente da empresa na época, Scott Barnett, e sua equipe de executivos, desenvolveram o conceito do restaurante que capturava o charme e o espírito americano que fizeram do filme um verdadeiro sucesso, e fecharam um acordo com a Paramount para criar o primeiro restaurante temático baseado em um filme de cinema. O primeiro restaurante BUBBA GUMP SHRIMP Co. foi inaugurado no mês de março de 1996, localizado no famoso endereço de Cannery Row na cidade de Monterey, estado da Califórnia. O nome do restaurante surgiu através de uma junção do nome do personagem Benjamin Bufford (Bubba) com o nome do protagonista Forrest Gump: BUBBA GUMP.

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A decoração, extremamente detalhista, e o cardápio baseado em frutos do mar, onde a principal estrela era o camarão, fez enorme sucesso, não só entre os admiradores do filme, mas também para quem estava à procura de uma boa refeição em um ambiente aconchegante e com serviço diferenciado. No ano seguinte mais duas unidades foram inauguradas: nas cidades de São Francisco e Lahaina no Havaí. O sucesso levou ao crescimento da rede, que nos três anos seguintes inaugurou mais sete restaurantes. A primeira unidade internacional da marca foi inaugurada em março de 2001 na cidade de Osaka no Japão sob o sistema de franquia. Dois anos depois foi a vez da famosa Times Square, em Nova York, ganhar uma unidade do restaurante temático. Em 2006, unidades do BUBA GUMP SHRIMP foram inauguradas dentro dos parques temáticos do Universal Studios em Orlando e Hollywood. Recentemente a rede inaugurou duas unidades na Malásia, demonstrando o foco da empresa na expansão internacional. Nos próximos cinco anos a rede espera inaugurar entre 35 a 50 novos restaurantes.

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O conceito
Freqüentar qualquer uma das unidades da rede BUBBA GUMP SHRIMP, é como mergulhar no set do famoso filme. Toda decoração dos restaurantes é composta por objetos que lembram cenas do filme. Obviamente, tudo gira em torno de camarões, que Bubba chamava insistentemente de “a fruta do mar”: fritos, salgados, assados, doces, à La Creole, sopas, coquetéis, churrascos, pipocados, com limão, coco, pimenta, abacaxi, em saladas, em sanduíches – é difícil escolher entre tantas opções. Afinal, são 19 jeitos diferentes de servir o delicioso crustáceo. O filme é passado em telões e, como em todos os grandes sucessos de bilheterias, não dá para tirar o olho enquanto se degusta os deliciosos camarões, preferencialmente acompanhados de deliciosos drinques como morritos, a tradicional bebida cubana.
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O cardápio da rede é uma raquete de pingue-pongue (no filme Forest foi campeão mundial e, através dele, “responsável” pela reabertura do diálogo entre China e Estados Unidos na década de 70). Antes de chegar às mesas, passa-se por uma pequena loja onde é possível comprar camisetas, bonés, copos e souvenires do filme. Nas paredes dos restaurantes, estão afixados os ditados maternos (cujo papel é representado pela excelente Sally Field) sempre repetidos por Gump, como “a vida é uma caixa de chocolates – você nunca sabe o que você vai pegar”, e, numa tradução livre, “não existem pessoas burras – apenas burrices”. Um dos ícones do restaurante é seu sistema que utiliza placas para se comunicar com o garçom: se precisar de algum serviço, o cliente apenas levanta uma placa vermelha que diz “Pare Forrest, Pare”; e se a comida estiver boa basta levantar uma placa azul que diz “Corra, Gump” (frase que motivou o personagem do filme a se tornar “campeão” de futebol americano pela Universidade do Alabama e, já na década de 70, “precursor” do jogging).
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Apesar do BUBBA GUMP SHRIMP ser uma rede de restaurantes especializados em frutos do mar, no cardápio muitas são as opções de saladas, sanduíches como hambúrgueres, drinques e sobremesas. Mesmo os restaurantes sendo caros para uma rede temática (entre US$50 a US$100 por pessoa), o BUBBA GUMP SHRIMP se tornou um verdadeiro sucesso.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1996
● Idealizador:
Scott Barnett
● Sede mundial:
San Clemente Califórnia
● Proprietário da marca:
Rusty Pelican Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Gordon Miles
● CEO & Presidente: Tim Busald
● Faturamento: US$ 180 milhões (2009)
● Lucro:
Não divulgado
● Restaurantes:
32
● Presença global:
7 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 9
00
● Segmento:
Restaurantes temáticos
● Principais produtos: Frutos do mar
● Ícones: A decoração baseada no filme e os camarões do cardápio
● Website:
www.bubbagump.com
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A marca no mundo
Atualmente a rede BUBBA GUMP SHRIMP possui 32 restaurantes localizados em cidades americanas como Chicago, Daytona Beach, Denver, Orlando (dentro do CityWalk no Universal Studios), Ft. Lauderdale, Hollywood (dentro do CityWalk no Universal Studios), Honolulu, Long Beach, Miami, New Orleans, São Francisco, Nova York e Santa Monica; além de unidades em outros 6 países como México (Cancún e Puerto Vallarta), Japão (Tóquio e Osaka), Filipinas (Makati City), Malásia (Kuala Lumpur), Hong Kong e Indonésia (Bali).
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Você sabia?
A venda de suvenires nas lojas localizadas dentro dos restaurantes representa aproximadamente 10% do faturamento da rede.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 10/1/2011

3 comentários:

Anônimo disse...

ki bom en...
¬¬'

Anônimo disse...

Ideia maravilhosa! Esse filme é fantastico. uma liçao de vida, de superaçao, otimismo e sucesso. Como a vida tem que ser. se for pela energia tinha que dar certo.
Adorei saber da historia.

Silene disse...

O filme é um sucesso e sempre será e a sacada da Paramount com a empresa Rusty Pelican foi genial... Só podia ter dado super certo! Achei a história sensacional!!!