7.8.08

BUBBA GUMP SHRIMP Co.


Imagine saborear um delicioso coquetel de camarão. Agora imagine 19 maneiras diferentes de servi-lo contida em um único cardápio. Some a isto uma decoração temática baseada em um dos filmes de maior sucesso da história do cinema: Forrest Gump. Essa é a receita do sucesso da rede de restaurantes temáticos de frutos do mar BUBBA GUMP SHRIMP Co., um dos ícones do mercado americano em seu segmento. 

A história

A vida imita a arte, e foi por este motivo que o grupo Viacom, através de sua divisão de produtos para consumidores, e também proprietário da Paramount Pictures, resolveu explorar o verdadeiro potencial de um dos mais formidáveis filmes de todos os tempos: Forest Gump, ganhador de seis estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Tom Hanks. Para quem não se lembra:



O personagem Forrest (interpretado por Tom Hanks) vai à guerra do Vietnã e faz de Benjamin Buford “Bubba” (Mykelti Williamson), um negro que conhecia tudo sobre camarões e só falava sobre os adoráveis crustáceos, seu melhor amigo. Bubba morre em uma emboscada e Forest volta como herói. Para homenagear seu melhor amigo, Forest cria, juntamente com o tenente Dan, a Bubba Gump Shrimp Co., uma empresa especializada em pesca de camarões. 

Embalada pelo sucesso do filme de 1994 entre uma legião de adoradores e fãs, surgiu a ideia de inaugurar um restaurante temático baseado na história de Forrest Gump. A Paramount Pictures, produtora do filme, então se aproximou da empresa Rusty Pelican Restaurants para apresentar a nova ideia. O presidente da empresa na época, Scott Barnett, e sua equipe de executivos, incluindo Tim Busald, desenvolveram o conceito do restaurante que capturava o charme e o espírito americano que fizeram do filme um verdadeiro sucesso, e fecharam um acordo com a Paramount para criar o primeiro restaurante temático baseado em um filme de cinema. A primeira unidade do BUBBA GUMP SHRIMP COMPANY RESTAURANT AND MARKET foi inaugurada no mês de março de 1996 no famoso endereço de Cannery Row em Monterey, cidade pesqueira famosa por suas fábricas de enlatados de sardinha, localizada no estado da Califórnia. O nome do restaurante surgiu através de uma junção do nome do personagem Benjamin Bufford (apelidado de Bubba) com o nome do protagonista Forrest Gump: BUBBA GUMP.



A decoração, extremamente detalhista, e o cardápio baseado em frutos do mar, onde a principal estrela era o camarão, fez enorme sucesso, não só entre os admiradores do filme, mas também para quem estava à procura de uma boa refeição em um ambiente aconchegante, divertido e com serviço diferenciado. No ano seguinte mais duas unidades foram inauguradas nas cidades de San Francisco e Lahaina no Havaí. O sucesso levou ao crescimento da rede, que nos três anos seguintes inaugurou mais sete restaurantes em cidades turísticas americanas. A primeira unidade internacional da marca foi inaugurada no mês de março de 2001 na cidade de Osaka no Japão sob o sistema de franquia. Dois anos depois foi a vez da famosa Times Square, em Nova York, ganhar uma unidade do restaurante temático.


Em 2006, unidades do BUBA GUMP SHRIMP Co. foram inauguradas dentro dos parques temáticos do Universal Studios em Orlando e Hollywood. Nos anos seguintes, além de inserir novo itens em seu cardápio, como por exemplo, carnes e sanduíches, a rede inaugurou unidades em grandes cidades americanas e fortaleceu sua presença internacional com unidades no México, Malásia, Hong Kong e Filipinas. Em 2010 a rede foi adquirida pela Landry’s Inc., uma das maiores empresas de restaurantes casuais do mundo. Mais recentemente, em 2014, a rede inaugurou uma unidade na cidade de Londres.


Apesar do BUBBA GUMP SHRIMP Co. ser uma rede de restaurantes especializados em frutos do mar, no cardápio muitas são as opções de saladas, sanduíches como hambúrgueres, massas, carnes, drinques e sobremesas. Mesmo os restaurantes sendo caros para uma rede temática (em média US$50 por pessoa), o BUBBA GUMP SHRIMP Co. se tornou um verdadeiro sucesso.


O conceito 
Frequentar qualquer uma das unidades da rede BUBBA GUMP SHRIMP Co., é como mergulhar no set do famoso filme. Toda decoração dos restaurantes é composta por objetos que lembram cenas do filme. Obviamente, tudo gira em torno de camarões, que Bubba chamava insistentemente de “a fruta do mar”: fritos, salgados, assados, doces, à La Creole, sopas, coquetéis, churrascos, pipocados, com limão, coco, pimenta, abacaxi, em saladas, em sanduíches – é difícil escolher entre tantas opções. Afinal, são mais de 19 opções diferentes de servir o delicioso crustáceo. Entre os pratos mais populares estão o I’m Stuffed! Shrimp (a base de camarões com purê de caranguejo cozido em manteiga e alho, coberto com queijo e servido com arroz de jasmim), o camarão empanado com coco e o camarão cozido na cerveja. A apresentação dos pratos é extremamente detalhada e temática. Muitos deles são servidos em barcos ou ainda na panela, e muita folha que imita jornal é usada para decorar os pratos. O filme é passado em televisões espalhadas pelo ambiente e, como em todos os grandes sucessos de bilheterias, não dá para tirar o olho enquanto se degusta os irresistíveis camarões, preferencialmente acompanhados de deliciosos drinques como morritos, a tradicional bebida cubana. 



O cardápio de bebidas da rede é uma raquete de pingue-pongue (no filme Forest foi campeão mundial e, através dele, “responsável” pela reabertura do diálogo entre China e Estados Unidos na década de 1970). Antes de chegar às mesas, passa-se por uma pequena loja onde é possível comprar camisetas, bonés, copos e uma infinidade de lembranças do filme. Nas paredes dos restaurantes, estão afixados os ditados maternos (cujo papel é representado pela excelente Sally Field) sempre repetidos por Gump, como “a vida é uma caixa de chocolates – você nunca sabe o que você vai pegar”, “coma mais camarões, milhões de peixes não podem estar errados“ ou ainda “não existem pessoas burras – apenas burrices”. Um dos ícones do restaurante é seu sistema que utiliza placas para se comunicar com o garçom: se precisar de algum serviço, o cliente apenas levanta uma placa vermelha que diz “Pare Forrest, Pare”; e se a comida estiver boa basta levantar uma placa azul que diz “Corra, Gump” (frase que motivou o personagem do filme a se tornar “campeão” de futebol americano pela Universidade do Alabama e, já na década de 1970, “precursor” do jogging).


A decoração da rede é tão detalhada que todas as unidades possuem na entrada uma perfeita réplica do banco da famosa cena em que Forrest espera o ônibus, com sua maleta e chocolates, e com direito até aos tênis do personagem no chão. Os tênis são, na verdade, esculturas onde é possível encaixar os pés para tirar fotos. É nesse banco que ele conversa com muitas pessoas e conta a sua história durante o filme.




Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos

● Fundação: 1996

● Fundador: Viacom Consumer Products 
● Idealizador: Scott Barnett e Tim Busald

● Sede mundial: Houston, Texas, Estados Unidos

● Proprietário da marca: Bubba Gump Shrimp Co. Inc. 

● Capital aberto: Não (subsidiária da Landry’s, Inc.)

● CEO: Tilman Fertitta

● Faturamento: Não divulgado

● Lucro: Não divulgado

● Restaurantes: 43

● Presença global: 8 países

● Presença no Brasil: Não

● Funcionários: 3.000

● Segmento: Restaurantes temáticos

● Principais produtos: Frutos do mar, saladas e coquetéis 
● Concorrentes diretos: Planet Hollywood, Hard Rock Café, Rainforest Café, Señor Frogs, House of Blues e T-Rex Café

● Ícones: A decoração baseada no filme e os camarões do cardápio

● Website: www.bubbagump.com
 

A marca no mundo

Atualmente a rede BUBBA GUMP SHRIMP Co. possui 43 restaurantes localizados em cidades americanas como Chicago, Daytona Beach, Denver, Orlando (dentro do CityWalk no Universal Studios), Ft. Lauderdale, Hollywood (dentro do CityWalk no Universal Studios), Honolulu, Long Beach, Miami, New Orleans, San Francisco, Baltimore e Nova York; além de unidades em outros 7 países como México (Cancún e Puerto Vallarta), Japão (Tóquio e Osaka), Filipinas (Makati City), Inglaterra (Londres), Malásia (Kuala Lumpur), Hong Kong e Indonésia (Bali).



Você sabia?

A venda de suvenires nas lojas localizadas dentro dos restaurantes representa aproximadamente 10% do faturamento anual da rede. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites de notícias (Business Insider), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/4/2016

3 comentários:

Anônimo disse...

ki bom en...
¬¬'

Anônimo disse...

Ideia maravilhosa! Esse filme é fantastico. uma liçao de vida, de superaçao, otimismo e sucesso. Como a vida tem que ser. se for pela energia tinha que dar certo.
Adorei saber da historia.

Silene disse...

O filme é um sucesso e sempre será e a sacada da Paramount com a empresa Rusty Pelican foi genial... Só podia ter dado super certo! Achei a história sensacional!!!