4.9.08

APRESENTAÇÃO OFICIAL

Esse é o logotipo oficial do BLOG. Ele poderá ser utilizado em outras variações de cores (preto ou branco) dependendo da cor de fundo. Será também criado um slogan, que em breve postarei aqui.
-
-
Aos meus leitores fiéis muito obrigado.

KADU DIAS

6 comentários:

Anônimo disse...

Show de bola! Parabéns pelo ótimo trabalho.

abs.
Diego Menegon

Gerson Santos disse...

Bom dia, Kadu. Fiquei esperando esse logo torcendo para ser "decepcionado". Explico: pensei que havia 99% de chances de você utilizar um globo terrestre. Infelizmente não me decepcionei.

Bruno Pedrozo disse...

Muito legal =D

Anônimo disse...

Algo esperado por 99% das pessoas, pensei que você fosse fugir do globo. Pra mim, muito batido.

Posicionamento dos objetos de forma irregular.

Elcio Ribeiro disse...

Primeiramente gostaria de dar os parabéns pela grande iniciativa na publicação do blog, realmente os conteúdos são muito ricos e auxiliam muitos profissionais das áreas de marketing, design, publicidade, jornalismo e muitas outras que podem buscar aqui referências das histórias e conceitos abordados nas estratégias de marcas de grandes instituições.
Realmente o projeto de construção do símbolo composto – Mundo das Marcas – não foi feliz por uma série de fatores. Digo isso com uma certa propriedade, pois sou professor da disciplina de projeto de programação visual - PPV1 do curso de Design de uma universidade e nessa disciplina abordamos os métodos de projetos de identidades corporativas.
Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, uma marca é muito mais do que um desenho, símbolo, pictograma, emblema, monograma enfim ela vai além das manifestações sensoriais que uma representação física possa ter. Marca é a soma de todos os fatores tangíveis e intangíveis de uma empresa, produto ou serviço.
Sendo assim podemos afirmar que sua marca não está ruim, pois você desempenha um ótimo trabalho em seu blog, possui muitos visitantes, se preocupa com inúmeros fatores relacionados à imagem que as pessoas irão fazer de seu blog. Seu único erro foi pensar que poderia fazer você mesmo a criação de um elemento gráfico/visual para representar ela (a marca).
Os elementos propostos não atenderam a fatores como:
Significado, Diferenciação, Coerência, Atributos, Flexibilidade, Sustentabilidade.
Lessa, Washington – propõe um estudo de figuras imitativas, e sua marca está muito próxima de uma vertente chamada verossimilhança é devido a isso que os comentários acima estão decepcionados. (esse estudo está descrito no livro Signos da Marca de Clotilde Perez)
Outra fonte de pesquisa para aqueles que além de falar mal querem aprender um pouco sobre marcas é: Design da Identidade da marca de Alina Wheeler.
A criação de uma marca possui uma responsabilidade muito grande, como podemos ver nos comentários acima, a expectativa das pessoas se torna muito sensível, ainda mais quando se trata de um blog que fala sobre marcas. Aqui no curso de Design um profissional leva 4 anos para estar preparado a desenvolver um sistema de identidade visual, ou melhor para ter a responsabilidade de representar a alma de empresas em elementos tangíveis como um símbolo composto, logotipo ou mesmo participar de projeto de Branding.
Neste sentido temos que aprender a valorizar os profissionais especializados em suas áreas, por que as pessoas quando estão com problemas de saúde procuram médicos, por que, quando uma empresa decide construir uma nova sede procura engenheiros... Então por que razão uma pessoa ou empresa quando decide criar uma imagem para seus produtos ou serviços não procuram quem realmente está apto a realizar tal tarefa?
Mais uma vez parabéns pela iniciativa, e não desista, é nos erros que surgem aprendizados e soluções. Falar que algo não está bom é fácil, difícil é fazer.
Fico a disposição para auxiliá-lo em novos projetos, aprecio muito seu trabalho.

Professor Elcio Ribeiro

Anônimo disse...

Dias:
Excelente trabalho. A url já está nos meus favoritos.
Abraços,
Theiza