2.10.08

LOGOMARCAS DE PAÍSES

Nos dias de hoje, o turismo é uma das principais fontes de entrada de dinheiro para muitos países. São bilhões de dólares e milhões de turistas (muitos deles ávidos por consumir) disputados por centenas de países. Para atrair literalmente esses turistas, além das belezas naturais e comerciais que os países tem a oferecer, os órgãos de turismos (departamentos e ministérios) se preocupam com uma coisa fundamental: a divulgação. E para isso, é preciso criar uma identidade visual, que neste caso é extremamente complicado, pois marcas que representam países são uns dos maiores desafios na área do design. Afinal, esses logotipos têm como objetivo não somente representar aspectos culturais e geográficos, mas também serem compreendidos por pessoas que não conhecem o país em questão. Símbolos, cores, formas e tipografias são elementos que podem se combinar e criar uma identidade forte para um país. Muitos países preferem fugir de um ícone específico e para não comprometer, acabam apelando para o uso de elementos da própria bandeira ou símbolos abstratos. Outros utilizam símbolos que estão entranhados na cultura e em suas raízes como o canguru na Austrália, a tulipa na Holanda e o trevo na Irlanda. O resultado: logotipos com personalidades fortes e estilos marcantes. É possível notar que um elemento muito presente nesses logos é o traço à mão, tanto no desenho de ícones quanto na escrita dos nomes. Clique na imagem abaixo para ampliar.
-

5 comentários:

Tiago Moralles disse...

Cara, sempre quando preciso passo por aqui, já estava na hora de deixar uma opinião.
Parabéns pelo trabalho.

André Riekes disse...

Lembrando que a Tasmânia, que aparece na lista, não é um país, mas sim um estado da Austrália.

Como sugestão, poderia ser inserida na lista a logo da Nova Zelândia, que é linda e tem muita personalidade, mesmo sem o uso do colorido (é preta e branca).

andreriekes disse...

Parabéns pelo site.

Anônimo disse...

Legal, adorei conhecer os símbolos, não conhecia sequer o do Brasil. Esses parecem ser símbolos mais voltados para turismo e estrangeiros, correto. Deixo uma sugestão para depois, se possível você postar também os símbolos ou logotipos dos países, tipo aquele todo colorido do Brasil, que sempre tem nas páginas de órgãos do estado, do Canadá eu também sempre vejo, da França têm aquela símbolo lá, a Marianne etc.
Ah, e parabéns por manter esse maravilhoso blogue.

Jennie disse...

Olá!!

Em primeiro lugar quero dizer q AMO seu blog... é muito bacana mesmo!!!!!
Meus parabéns!!

e tb dizer q roubei seu post =P

tenho um blog junto com alguns amigos... e uma boa parte..pelo menos as meninas somos publicitarias.
ah..e ta linkado ta =P
passa lá pra conhecer!! ^^