22.10.08

MUNDO VERDE


Oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade. Ser marca referência em bem-estar. Você já ouviu falar da rede Mundo Verde? Não? Então, é melhor tratar de se informar sobre ela. Considerada uma estrela ascendente no varejo brasileiro, a empresa trabalha com artigos ligados à saúde, como alimentos naturais, orgânicos, dietéticos, suplementos alimentares, cosméticos produzidos com plantas medicinais e produtos para terapias e aromáticos, como incensos, essências e velas. A filosofia “verde” de viver ganhou tantos adeptos que a rede cresceu e se tornou a maior da América Latina quando o assunto é produtos naturais, orgânicos e para bem-estar. 

A história 
Quem diria que a maior rede de lojas franqueadas de produtos naturais da América Latina foi fruto de uma típica preocupação de mãe. Foi assim que surgiu a Mundo Verde. A preocupação de Isabel Maria Joffe, professora de inglês e iridóloga (especialista na avaliação do estado de saúde a partir de exame da íris), em criar as filhas com alimentos saudáveis foram a grande inspiração para a abertura da primeira loja da rede. No início dos anos de 1980, Isabel vivia nos Estados Unidos, para onde seu marido havia sido transferido. Para fugir da alimentação fast-food típica do país, ela começou a pesquisar sobre nutrição, alimentação vegetariana e medicina natural para oferecer um cardápio mais saudável para suas filhas. Como era dona de casa, mergulhou a fundo em cursos e pesquisas sobre o tema, foi conhecer lojas de produtos naturais e colocou a comida natural na mesa de casa. Até o irmão, Jorge Eduardo, que também morava lá, aderiu. Daí para a criação e inauguração da primeira loja Mundo Verde, no mês de novembro de 1987, foi um pulo.


De volta ao Brasil, junto com o marido, Elísio Joffe, e os irmãos, Jorge e Arlindo Antunes, Isabel fundou uma pequena loja de 25 m² e com apenas um funcionário na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, criando um conceito inédito de loja de conveniência no segmento de produtos naturais, dietéticos e esotéricos. O desejo por uma vida mais saudável vinha se tornando um fenômeno mundial. Seus fundadores perceberam que o mercado para produtos que visam uma melhor qualidade de vida e uma alimentação mais saudável também iria crescer muito no Brasil. O ponto não era dos melhores, mas, contrariando as previsões, a clientela não parava de aumentar. E mesmo assim, o negócio aos poucos foi conquistando clientes, principalmente cariocas, que subiam a serra em busca de mais qualidade de vida nos fins de semana e feriados.


Em 1992, a opção pelo sistema de franquia deu impulso e projeção à marca, aliando variedade, qualidade, informação sobre produtos e excelência no atendimento. A primeira loja franqueada foi inaugurada em Nova Friburgo, também na Região Serrana carioca. A onda por uma alimentação mais saudável, uma vida mais leve e por um mundo menos poluído foi uma excelente aliada para o crescimento da rede nos anos seguintes. O grande desafio foi continuar crescendo, mas sem apagar a chama que deu origem a filosofia do negócio. E a Mundo Verde conseguiu. No ano de 2006 a empresa lançou uma marca exclusiva de cereais: Dr. Grão. A linha, devidamente analisada pela equipe de nutricionistas da rede, oferecia aos seus clientes “qualidade de vida”, através de uma alimentação natural, integral, balanceada e regeneradora.


O ano de 2008 foi encerrado com um saldo muito positivo para a empresa, que festejou com entusiasmo os avanços: o crescimento efetivo da rede física foi de 16.6% em relação ao ano anterior; o faturamento cresceu 9%; e o número de empregos diretos chegou a 1.200. O resultado positivo se refletiu na presença em novos mercados do país e na conquista da internacionalização da marca. Na expansão interna o foco principal foi o estado de São Paulo e a região sul, onde foram inauguradas duas lojas em Florianópolis e uma em Santa Catarina. A principal novidade de 2008 foi a chegada da rede na Europa, com a inauguração de uma loja, no mês de maio, em Vila Nova de Gaia, na região do Porto, em Portugal. Em meados de 2009 a rede inaugurou sua maior loja no Brasil, localizada no badalado bairro de Moema em São Paulo, que oferecia o maior mix de produtos, mais espaço e conforto em uma área de 210 m² com aproximadamente 9 mil itens. Em 2013 ocorreu o lançamento oficial da sua marca própria “Mundo Verde Seleção”, focada em produtos voltados para a alimentação do dia a dia.


Pouco depois, no mês de agosto de 2014, o empresário Carlos Wizard Martins, ex-proprietário das redes de idiomas Wizard e Yázig, comprou a rede de lojas Mundo Verde. Sob nova direção, a empresa acelerou sua expansão nacional com a inauguração de novas unidades. Além disso, iniciou a reformulação dos ambientes de suas lojas. De olho nas mudanças de comportamento dos consumidores, cada vez mais digitais, e na própria proposta da marca de ser uma solução completa de alimentação saudável, a Mundo Verde também apresentou novidades em serviços para os clientes. E os investimentos não pararam por aí. Em 2017 lançou a marca própria Elixir, criada para cuidar da saúde e beleza das mulheres acima dos 30 anos. Além disso, a empresa decidiu criar um modelo de lojas compacto, em formato de quiosques, para acelerar o crescimento. Em 2018, a Mundo Verde anuncia seu novo posicionamento. O conceito da marca, que traz o slogan “É por você que a gente faz o mundo”, tem como objetivo reforçar o compromisso da marca com a saudabilidade e atenção na experiência de atendimento. Outra novidade foi que a atriz Paolla Oliveira se tornou embaixadora da marca.


A filosofia “verde” adotada pela marca vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de varejo brasileiro e a crescente preocupação com a saúde já causou a queda das receitas em empresas de alimentos muito calóricos. Essa filosofia já ganhou tantos adeptos que o empreendimento cresceu e tornou-se a maior franquia de produtos naturais, orgânicos e de bem-estar da América Latina, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).


As lojas e o conceito 
O segredo de sucesso da rede Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável. Hoje, as lojas vendem um mix de produtos que inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten e sem lactose, dieta Kosher), complementos alimentares e suplementos para atletas, até livros, CDs de música clássica, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo, da mente e do planeta. Por isso os vendedores (que usam uniformes feitos com fibras de garrafas pet) são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos, denominado pela empresa como “Cultura Mundo Verde de Servir”. A presença de nutricionistas dentro das lojas é um dos diferenciais da marca. Diversas lojas também oferecem palestras sobre alimentação e cuidados com a saúde e a qualidade de vida.


Os clientes ainda podem recorrer ao Olá Nutri, um serviço gratuito de acompanhamento nutricional disponível em todo o Brasil pelo telefone 0800 0222528, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou no site da empresa. O site recebe mais de 250 mil acessos/mês, que geram mais de um milhão de cliques. Clientes cadastrados no site recebem mensalmente a newsletter eletrônica (atualmente com mais de 120 mil cadastrados) que traz informações sobre alimentação e hábitos para uma vida mais saudável. Já a Revista Mundo Verde, publicação quadrimestral focada em matérias sobre esportes, meio ambiente, alimentação, ecoturismo e informação, é distribuída gratuitamente nas lojas da rede e também na versão digital. Os livretos Bem Natural e Receitas são outras ações focadas na oferta de informação para o público. Estas publicações apresentam informações sobre produtos naturais, alimentos funcionais, orgânicos e dietéticos, vitaminas e minerais, cosmetologia natural, fitoterapia e suplementos alimentares para praticantes de atividades físicas. Hoje a rede também está presente de forma completa na internet, com forte presença nas mídias sociais e em seu blog (www.mundoverde.com.br/blog/).


Empresa do bem 
A marca Mundo Verde virou um estilo de vida, de coisas positivas, saudáveis e boas para o planeta. A rede promove a cultura do bem-estar através dos produtos naturais, integrais, orgânicos, sem lactose, sem glúten, diet, light, da cosmética natural, dos CDs e livros, divulgando e fortalecendo o respeito ao meio-ambiente, ao consumo consciente, à responsabilidade social e à cidadania. Desde 2002, a rede divulga e comercializa a Vassoura Ecológica, feita de garrafas pet por comunidades assistidas pelo projeto Recicla Três Rios, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Em 2008, a Mundo Verde abraçou o movimento Amazônia para Sempre, criado por artistas que participaram da minissérie global Amazônia - de Galvez a Chico Mendes, passando a recolher assinaturas para o manifesto em suas lojas. Também aderiu ao Fórum Amazônia Sustentável (FAS), para promover ações que visem à sustentabilidade das comunidades amazônicas. A rede também criou e desenvolveu o Projeto Mundo do Faz e Conta, que promove sessões de “contação” de histórias com música, brincadeiras e oficinas de arte com material reciclável em ONGs, instituições beneficentes e escolas públicas. Durante a visita da contadora de histórias Tia Dulce são apresentados e distribuídos exemplares do gibi Mundinho Verde, que ensina noções de cidadania, responsabilidade social e preservação do meio-ambiente. O projeto já beneficiou mais de 85 mil crianças em mais de 5.000 estabelecimentos nos últimos cinco anos. Por isso, para ser um franqueado da rede é preciso pensar verde. Ou seja, é necessário estar de acordo com os princípios da empresa: oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade. Até hoje, 90% dos que procuram a rede para se candidatar a franqueado são clientes da empresa. Ou seja, já têm o espírito do negócio. Não entram nisso apenas para ganhar dinheiro, mas querem contribuir para uma sociedade melhor.


Em 2005, a rede inovou no mercado ao lançar o Projeto Mundo Consciente, que valoriza as coisas simples e naturais, pregando o consumo responsável. O símbolo da campanha foi a Bolsa Mundo Consciente, uma ecobag feita de juta (fibra de origem vegetal resistente, que não polui o meio ambiente). Foram comercializadas mais de 5 mil unidades. Com essa ação, a empresa foi uma das primeiras redes varejistas no Brasil a aderir às sacolas retornáveis para substituir o uso de sacolas plásticas. Pouco depois, a rede lançou outro modelo de ecobag, feita com fibras de garrafas pet e alças de algodão cru.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O atual logotipo foi adotado em 2015.


Os slogans 
É por você que a gente faz o mundo. (2018) 
Você mais saudável. (2015) 
A sua loja de conveniência de produtos naturais. 
Sua loja do bem-estar. 
A sua loja de produtos naturais.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: Novembro de 1987 
● Fundador: Elísio Joffe, Isabel Maria Antunes Joffe, Jorge e Arlindo Antunes 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Sforza Holding 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Charles Martins 
● Faturamento: R$ 600 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 400 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Varejo (bem-estar) 
● Principais produtos: Produtos naturais, orgânicos e de bem-estar 
● Concorrentes diretos: Via Verde, Nação Verde, Mercado Natural e Taeq 
● Ícones: O pensamento “verde” da empresa 
● Slogan: É por você que a gente faz o mundo. 
● Website: www.mundoverde.com.br 

A marca no mundo 
De uma simples “lojinha para naturebas” à maior rede especializada em produtos naturais, orgânicos e de bem-estar da América Latina, a Mundo Verde possui atualmente mais de 400 lojas em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de duas unidades em Portugal. Hoje, as lojas da rede recebem diariamente mais de 120 mil pessoas em busca de pelo menos um dos mais de 30 mil produtos cadastrados (média de 5 mil por loja) em 19 diferentes categorias oferecidos por mais de 1.200 fornecedores (75% micro e pequenas empresas). 

Você sabia? 
Aproximadamente 15% das vendas da empresa vêm dos produtos de marca própria. A rede divide esse esforço na marca Mundo Verde Seleção, que hoje já tem mais de 120 produtos, e na Elixir, que tem 32 itens. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Veja e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/8/2018

4 comentários:

atila VELO disse...

Parabéns pelo excelente blog. Já está nos favoritos!

Diogo Simão disse...

Parabéns mil vezes.. eu gosto de saber sobre marcas e quando achei seu blog fikei viajando em todas :D.. Estou enviando no momento seu endereço para várias pessoas..

Alex Frachetta disse...

Não conhecia esta rede. Muito bom o conceito da loja!

Anônimo disse...

Conheçam o blog Mundo Verde!
www.mundoverde.com.br/blog