30.10.08

A NOVA IMAGEM DA PEPSI

É sem dúvida o mais caro re-branding da história. A Pepsi anunciou em outubro que irá investir US$ 1.2 bilhões nos próximos três anos em uma ampla revitalização de suas marcas - das embalagens à forma de se comunicar com os consumidores, resultando em um novo posicionamento. Agora a Pepsi será mais do que uma simples marca tradicional e tenciona posicionar-se como um líder cultural.
-

-
A presidente da PepsiCo Indra Nooyi disse que a empresa irá reformular “cada aspecto da proposição da marca para as marcas-chave do refrigerante: como elas aparentam, como são embaladas, como aparecerão nas prateleiras e como se conectarão com os consumidores”. À frente da missão está Dave Burwick, apontado recentemente como diretor de marketing para bebidas. O Arnell Group, da holding Omnicom, foi o responsável pela criação dos novos visuais para as embalagens de muitas das marcas do portfolio da empresa e também em um novo desenho do logotipo da Pepsi. A faixa branca no meio do círculo no logotipo atual, vai mudar para sugerir sorrisos, variando sutilmente o tipo de sorriso conforme o refrigerante (Pepsi tradicional, Diet Pepsi ou Pepsi Max).
-

-
O investimento anunciado é parte de um programa que envolve a eliminação de 3.300 vagas na empresa e o fechamento de 6 fábricas. O objetivo principal deste projeto de revitalização será a retomada do crescimento no mercado norte-americano.
-

-
Para comunicar essa nova imagem e posicionamento a Pepsi enviou um kit (composto por três caixas e um vídeo) para 25 pessoas influentes no meio digital e social. Em cada uma das caixas continha latas do refrigerante que mostravam a evolução visual da imagem da marca: a primeira caixa continha cinco latas com a imagem visual de 1898 a 1950; a segunda, outras cinco latas com a imagem de 1962 a 1998; e a terceira contendo as latas com a nova imagem da marca. O kit continha ainda um DVD onde um vídeo mostrava todo esse processo de evolução (clique no ícone abaixo para assistir ao vídeo).

-

-

A Pepsi sempre foi ousada quando o assunto é mudanças. Tentar um re-branding era necessário, mas também muito delicado.

4 comentários:

Ricardo disse...

Definitivamente acho que estou vendo uma nova era. Produtos com marcas mais que tradicionais desde sempre estão avançando e mudando completamente. Ontem vi que o Pó Royal mudou sua clássica embalagem.
Agora a Pepsi está jogando fora o que restava de sua identidade. Sei lá.Pode ser besteira minha, espero.
Mas acho antes que é besteira deles. Não consigo me lembrar de nenhuma marca que se deu bem azendo isso. Por acaso são os erros estratégicos mais cometidos.
Extensão de linha, quando não é necessário ou conveniente, e mudança de identidade visual.

fichagas disse...

Já falei no meu blog, mas coloco aqui. Me parece que a Pepsi está novamente correndo atrás da Coca-Cola. Inclusive visualmente, pois no vídeo é possível ver um momento (no final) onde a onda "cocacoliana" aparece.

Não sou contra a renovação. mas acho que é necessário fazer direito. Por esses valores, nós consumidores/clientes merecíamos algo melhor.

Marcos disse...

De cara não gostei ,terão de ser muito bons para que faça sentido, maaas com US$1,2 bi quem não consegue hein .... k k k

Thatty disse...

Procuro estar sempre aberta a novas coisas. Hoje em dia, para ter sucesso no mercado tem que saber inovar e se relacionar com o cliente. Não acho que a Pepsi está perdendo sua identidade de forma alguma, é uma empresa que está procurando sempre estar posicionada ma melhor maneira possível para se enquadrar nesse perfil que todas as organizações de sucesso que estão no mercado estão fazendo que envolvem todos os ambientes de marketing.