24.11.08

WOLFORD


Meias-calça, bodies, lingeries e roupas confortáveis, sofisticadas e de alta qualidade são tudo que uma mulher precisa para se sentir poderosa, confiante e irresistível. Esses são os resultados comprovados por quem usa WOLFORD, geralmente mulheres que despertem o poder de atração, fascínio, bom gosto e elegância. Ao longo dos anos a marca austríaca vem utilizando tecidos inovadores para criar produtos estéticos e confortáveis, que parecem uma segunda pele, direcionados para mulheres que possuam um forte senso de estilo. WOLFORD é a tradução literal de um luxo que pode ser sentido na pele. 

A história 
Inovadora e original, a WOLFORD foi fundada pelo comerciante Walter M. Palmers e pelo industrial Reinhold Wolff como uma fabricante de meias-calça no ano de 1949, na pequena cidade de Bregenz, localizada nas belas encostas do lago Constance, na Áustria, região que possui uma longa tradição têxtil. A empresa inicialmente fabricava essas peças de forma pioneira, utilizando o náilon, uma grande inovação para época, e distribuía para outras marcas. O nome WOLFORD seria registrado como marca em 1950. Desde o início a WOLFORD sempre esteve preocupada com a qualidade e a inovação de suas peças, ditando a tendência do segmento. Já em 1954 a empresa apresentou de forma pioneira a Perlons, uma meia-calça de náilon sem emenda/costura que causou uma grande revolução para a época, iniciando assim sua tradição de buscar o máximo conforto e a melhor qualidade. Produzidas em máquinas de confecções inovadoras, foram justamente estas meias que projetaram a WOLFORD em seu segmento dando início a uma constante pesquisa e desenvolvimento para a descoberta de novas malhas e fios para confeccionar meias-calça.


Na década de 1960 a empresa estabeleceu uma parceria com a DuPont para o desenvolvimento de materiais exclusivos. Em 1969, essa parceria desenvolveu o Cantrece©, material resistente e extremamente elástico. O novo material foi perfeito para o lançamento de uma nova coleção de meias-calça, transparentes e elásticas, nascendo assim “o ajuste perfeito”. Os testes de novos materiais continuaram e, em 1975, foi introduzido o Touchlon, um tecido sintético muito similar a seda. Nesta época a WOLFORD lançou no mercado a Luxor, uma meia-calça justa com grande resistência ao desfiamento, utilizando um processo patenteado que soldava o fio em sua fabricação. Pouco depois, em 1977, apresentou a MISS WOLFORD, primeira meia-calça transparente que possuía uma área de modelagem de calcinha e compressão de malha. Durante a década de 1980 a marca melhorou a textura do tecido de suas meias-calça, lançando no mercado as linhas “Satin Touch” e “Opaque de Luxe”. As misturas destes tipos de Lycra® nas malhas deram um brilho de cetim e seda as suas novas coleções.


No ano de 1983, em parceria com Chantal Thomas, a WOLFORD deu início ao lançamento de coleções assinadas por grandes designers e estilistas. Foi ainda nesta década que a WOLFORD introduziu suas primeiras coleções de bodies, que se tornariam um grande sucesso da marca nos anos futuros. Além disso, em 1988, o designer francês Philippe Starck criou o “Starck Naked”, uma combinação versátil de calça justa com vestido utilizando um material elástico e sem costura. Na década seguinte, além de inaugurar sua primeira loja própria em 1992 na Madison Avenue em Nova York e lançar o primeiro body sem costura, a marca começou a ampliar sua linha de produtos com a primeira coleção de moda praia introduzida em 1996, inicialmente composta por maiôs sem costura. O Stay-hip Wolford foi o nome da inovação da marca para a linha hosiery (meia-calça). Lançado em dezembro de 1998, consistia em duas meias individuais que se uniam no quadril, sobrepostas através do ajuste da fita elástica, que a tornava tão confortável quanto as especiais malhas usadas pelos acrobatas. Stay-hip oferecia uma extensa numeração e variação quanto ao comprimento das pernas.


No ano seguinte a marca lançou no mercado suas primeiras peças de lingeries, que vieram complementar as linhas de meia-calça e bodies. A nova linha de lingerie utilizava o Velvet by Wolford, um fio de poliamida extremamente macio produzido exclusivamente para a marca. Nesta época a WOLFORD possuía no mercado a imagem de uma marca de luxo quando o assunto era roupa íntima, com seus produtos presentes nas prateleiras das mais sofisticadas lojas de departamento do mundo. E essa imagem de luxo foi construída por fotógrafos famosos como Helmut Newton, Howard Schatz, Marino Parisotto, entre outros, que apresentaram suas interpretações em coleções da grife com efeitos impressionantes. A competência criativa da WOLFORD também é refletida na coleção de grandes estilistas que complementam suas linhas com meias-calça e lingeries, apresentadas nos desfiles internacionais de Milão, Paris e Nova York. A marca também ingressou em colaborações prósperas com coleções assinadas por grandes estilistas como Valentino, Giorgio Armani, Jean Paul Gaultier, Alexander McQueen, Vivienne Westwood, Kenzo, Karl Lagerfeld e Emilio Pucci, que registraram a inovação e sensualidade que a moda pede todos os dias.


Foi nesta época que a WOLFORD expandiu sua linha de produtos com o lançamento de novas peças de lingeries, moda praia (biquínis e maiôs), uma coleção de roupa íntima masculina e, em 2006, uma linha de acessórios composta por lenços de pescoço, faixas para o cabelo, luvas, chapéus e cintos de couro; além da primeira coleção de roupa, introduzida ainda em 2006, composta por vestidos, malhas, calças, camisas e casacos. Em 2011 ampliou sua oferta de produtos com a linha SHAPE & CONTROL, composta por lingeries modeladoras.


Em 2014 a marca apresentou as primeiras meias-calça da linha Pure 50, cujas costuras eram presas de forma tão suave que ficavam invisíveis diante das roupas. No ano seguinte, introduziu uma versão muito mais fina, a coleção Pure 10. A WOLFORD continua inovando e, recentemente, a linha Nude 8, como parte da coleção primavera-verão 2016, introduziu um material inovador que é perfeitamente adequado para as estações quentes. É completamente transparente e quase invisível. Além disso, desde 2016 disponibiliza o sutiã 3W sem costura e feito de uma única peça de material.


Atualmente a WOLFORD se estabeleceu como produtora de peças tradicionais que se transformaram em puro luxo, englobando meias-calça, bodies, lingeries, modeladores, além de malhas em viscose e lãs de merino, casacos e vestidos, para atender um público exclusivo e sempre exigente. A marca desenvolve seus produtos com materiais nobres e de alta resistência como seda e cashmere. Pois, qualidade, durabilidade, sofisticação e conforto são as palavras-chave para descrever o poder que a WOLFORD tem na transformação da feminilidade moderna.


Os produtos 
Os produtos da marca WOLFORD são desenvolvidos para um público exclusivo, tanto no projeto, quanto no material e no acabamento. Quem escolhe a marca prioriza o ajuste perfeito dos produtos criativos. A concepção de legwear é classificada em opaca, transparente, fibras naturais, support e fatal. As coleções trazem estampas exclusivas de anagramas ou florais. Algumas estampas das meias-calça são coordenadas com o body. Suas meias apresentam diferentes graus de compressões e, de acordo com a finalidade de uso, modelam barriga e bumbum.


Finalizados por 200 artesãos na fábrica de Bregenz, na Áustria, os bodies são as vedetes da WOLFORD. Encontrados em mais de quarenta modelos, eles são tingidos naturalmente e podem custar até R$ 1.500. A cada coleção todos os produtos recebem uma nomenclatura. O body Festa possui um boá de penas negras acoplado à peça, podendo ser destacado durante o dia e colocado à noite, apresentado em duas variações: com a peça preta ou com a peça marfim. O body suit assinado por Jean Paul Gaultier possui sutiã stand-up collar (tipo coleira), que dá suporte à peça. Várias peças se tornaram marca registrada da WOLFORD: as meias-calça SATIN TOUCH, (introduzidas em 1988), transparentes e brilhantes; a meia-calça mais fina do mundo batizada de Áurea 5 (introduzida em 1993); e as lingeries básicas e com rendas de St. Gallen, que apresentam maior variação de tamanhos que as concorrentes.


Dados corporativos 
● Origem: Áustria 
● Fundação: 1950 
● Fundador: Walter Palmers e Reinhold Wolff 
● Sede mundial: Bregenz, Áustria 
● Proprietário da marca: Wolford AG 
● Capital aberto: Sim (1995) 
● Chairman & Presidente: Junyang Shao 
● Faturamento: €137.2 milhões (2018/2019) 
● Lucro: - €11.1 milhões (2018/2019) 
● Valor de mercado: €38.5 milhões (maio/2020) 
● Lojas: 250 
● Presença global: 65 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Alemanha, Estados Unidos, França e Áustria 
● Funcionários: 1.350 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Meias-calça, lingeries, bodies, moda praia e roupas 
● Concorrentes diretos: La Perla, La Senza, Chantelle, Intimissimi, Victoria’s Secret, Agent Provocateur e Spanx 
● Ícones: As meias-calça 
● Slogan: Devoted to women since 1950. 
● Website: www.wolford.com.br 

A marca no mundo 
A austríaca WOLFORD, uma marca luxuosa voltada para a beleza, qualidade e o conforto, vende seus produtos através de mais de 250 lojas (incluindo unidades próprias, outlets e concessões shop-in-shop) espalhadas por mais de 65 países ao redor do mundo, além de estar presente em mais de 3.500 pontos de vendas como lojas de departamento e lojas especializadas. Presente no Brasil há 25 anos, a marca tem uma loja localizada em São Paulo, no Shopping Iguatemi. O comércio online da marca está disponível em aproximadamente 20 países. O segmento de meias-calça representa 50% do faturamento da empresa. 

Você sabia? 
O nome da marca é o acrônimo do sobrenome do fundador Reinhold Wolff e da cidade inglesa de Oxford. Ou seja, Wolff + Oxford = Wolford
A ex-primeira dama americana Michelle Obama é uma das famosas admiradoras da marca. Ela chegou até a adotar a faixa de cabelo da WOLFORD como acessório fashion. Seu modelo preferido é o preto de veludo com detalhes em joia, que a acompanha em compromissos de trabalho até passeios com looks mais descontraídos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/5/2020

3 comentários:

Eduardo Marculino disse...

ja acompanho este blog a algum tempo....esta de parabéns sempre
um abraço

Lucas Oliveira da Matta disse...

Este Blog é muito bom! Me ajuda em meus estudos.

**Alana** disse...

Tem alguma loja dela no Rio de Janeiro?