4.12.08

THE FAMOUS GROUSE


No interior das montanhas, nas terras altas da Escócia, Turret, um lago com quase cinco quilômetros de cumprimento, assume-se como um marco na história do uísque mais vendido do país. O nevoeiro e o silêncio que pairam sobre o lago não escondem lendas como à do Lago Ness, mas é nas suas margens que habita a famosa perdiz vermelha, símbolo do uísque THE FAMOUS GROUSE. Não é de se estranhar que seja no vale por onde correm as suas águas que esteja instalada a Glenturret, a mais antiga destilaria escocesa e fabricante do famoso uísque. 

A história 
A história começou em 1800 na cidade de Perth na Escócia com a Mathew Gloag & Son, uma pequena mercearia fundada por Matthew Gloag que comercializava vinhos e uísques. A empresa na época comprava uísques de várias destilarias espalhadas pela Escócia para revenda, e quando a Rainha Vitória, visitou a cidade em 1842, o comerciante foi convidado a ser fornecedor de bebidas para o banquete real. Ser escolhido para servir a realeza era uma grande honra, e Matthew aproveitou-a ao máximo. Em 1860, seu filho William assumiu o negócio e começou a importar vinhos franceses para incrementar seu portfólio de produtos, além de produzir blended uísques com o estoque comprado pelo pai. Matthew Gloag, neto do fundador, assumiu a destilaria localizada em um dos locais mais úmidos da Escócia, e resolveu apostar na produção própria de uísque, vislumbrando a oportunidade de atingir os caçadores e pescadores que se deslocavam a Glenturret, que devido ao clima chuvoso e às terras montanhosas era propício ao consumo da bebida. Surgia assim em 1896 o uísque THE GROUSE BRAND.


O comerciante optou em não batizá-lo com seu nome, como era comum na época, buscando inspiração na ave escocesa mais famosa, o Grouse, também conhecida como perdiz vermelha (Lagopus lagopus scoticus), alvo preferido dos caçadores provenientes do sul e muito abundante na região onde a empresa estava instalada. O tradicional rótulo da bebida contendo uma perdiz vermelha (ou Tetraz Vermelho) foi desenhado por Phillippa, filha de Matthew. Era o começo do surgimento de um verdadeiro ícone escocês. A mascote da marca, Red Grouse, é uma ave da família dos tetrazes e ao contrário de outras espécies espalhadas pelo mundo que ficam com penas brancas no inverno, a espécie escocesa mantém a cor castanho-avermelhada durante as quatro estações. Daí a relação com o uísque, que mantém sua qualidade e cor ano após ano. Por sua qualidade e sua consistência, o uísque ganhou ótima reputação em pouco tempo e, em 1897, os anúncios da marca já traziam ao lado do nome as palavras “The Famous” (o famoso, em português) em estilo manuscrito. Nos anos seguintes o uísque ganhou ainda mais reputação e se tornou extremamente famoso, tendo seu nome mudado para THE FAMOUS GROUSE oficialmente no dia 12 de agosto de 1905. Foi a partir deste momento, que pelas mãos dos herdeiros, o uísque começou a ganhar ainda mais notoriedade.


Pouco depois, em 1907, o uísque havia se tornado tão famoso que a empresa precisou mudar para instalações maiores, localizada na mesma cidade e chamada Bordeaux House, que, passados dois séculos, deu lugar a um restaurante chamado THE FAMOUS GROUSE BAR que preserva alguns dos elementos originais da antiga loja. Em 1920, a famosa perdiz vermelha voou mais alto e começou a apresentar-se aos mercados internacionais. Durante o período de Lei Seca nos Estados Unidos, os americanos chegavam a viajar para o Caribe para poder degustar o THE FAMOUS GROUSE, agora o principal produto da empresa. Com o fim da Lei Seca nos Estados Unidos, o consumo do uísque explodiu, e a empresa, resolveu construir uma nova casa de envelhecimento para aumentar a produção. Esta atitude permitiu que em 1939, quando foi iniciada a Segunda Guerra Mundial, a empresa tivesse estoque suficiente para os próximos 12 anos.


Mathew Gloag V, descendente direto do fundador da empresa, teve que vender os negócios em 1970 à Highland Distillers (que hoje faz parte do Edrington Group) em virtude da morte súbita dos seus pais e dos altos impostos cobrados sobre heranças. Com a nova proprietária, que já era um fornecedor privilegiado da THE FAMOUS GROUSE, a marca teve um enorme crescimento no mercado doméstico, vendendo mais de um milhão de caixas em 1979 e alcançado a liderança no mercado escocês no ano seguinte. A partir de 1984 a marca se tornou fornecedor oficial da Coroa Britânica, fato que lhe deu ainda mais prestígio. Na década de 1990, a mascote da marca, uma simpática perdiz vermelha (Red Grouse), fez sua estreia, no outono de 1995, nos comerciais de televisão. Desde então, a mascote já estrelou mais de 30 aclamados comerciais. Nos anos seguintes, apostando forte em transmitir uma imagem consistente e elevar os índices de notoriedade do ícone, a empresa teve como grande objetivo aumentar o volume de negócio no exterior e, na Escócia, conquistar os consumidores mais jovens. Inicialmente, em 2006, a marca desenvolveu uma promoção criativa, reforçando o status premium da THE FAMOUS GROUSE e captando a imaginação dos consumidores, comerciantes, mercados internacionais e mídia. A campanha “Personal Touch” permite aos consumidores personalizarem o rótulo da garrafa com o seu nome, de outra pessoa, uma mensagem ou até mesmo uma imagem.


O lançamento de coquetéis pronto para consumo, como por exemplo, o Ginger Grouse e o Grouse and Apple, ou novos produtos como os uísques THE BLACK GROUSE (agora rebatizado como THE FAMOUS GROUSE SMOKY BLACK), lançado em 2007, e THE SNOW GROUSE (lançado em 2011 foi primeiro uísque escocês especialmente criado para ser servido refrigerado diretamente do congelador, cujo rótulo apresentava “o galo silvestre da neve - The Snow Grouse”), faziam parte da estratégia da marca para conquistar novos hábitos de consumo e assim aumentar sua clientela. Além disso, em 2014, lançou no mercado o uísque mais exclusivo de sua história, inicialmente uma série limitada de apenas 276 garrafas com um raro blended malt escolhido no início da década de 1970 por John Ramsay, então o master blender da marca.


Atualmente a linha de uísques THE FAMOUS GROUSE é composta por várias versões, resultado de misturas que levam os melhores maltes do mundo envelhecidos em barris de carvalho espanhol. A preferida pelos escoceses é o THE FAMOUS GROUSE, produzido com dois dos melhores maltes do mundo, o Haiglander Park e o The Macallan, e sem idade definida, é reconhecido por sua alta qualidade e extrema suavidade. Esta versão também é a mais popular e conhecida, sendo exportada para muitos mercados mundiais.


As outras versões são: THE FAMOUS GROUSE SMOKY BLACK (mistura os mais turfados uísques de malte, incluindo uma versão rara de Glenturret, com uísques de sementes excepcionais para produzir o rico e ligeiramente defumado uísque de sabor suave. É muito vendido nos países Nórdicos, Alemanha, África do Sul e Holanda. O uísque foi batizado com esse nome devido a uma parceria com uma organização inglesa de proteção aos animais em perigo de extinção, como é o caso da rara perdiz negra - Black Grouse. A cada garrafa vendida, uma quantia é destinada a organização), THE FAMOUS GROUSE MELLOW GOLD (lançado em 2015, foi cuidadosamente elaborado para ser sedoso, combinando os melhores uísques amadurecidos em barris de xerez e bourbon. Tem uma maior proporção de barris de xerez de primeiro preenchimento para entregar um sabor suave, rico e sutilmente mais doce) e THE NAKED GROUSE (lançado em 2011, é amadurecendo em barris de carvalho de xerez secos ao sol). Da destilação ao engarrafamento, cada líquido sagrado da marca pode receber mais de 8.000 verificações para garantir sua alta qualidade. E o resultado é “famoso”. É o THE FAMOUS GROUSE.


Kirsteen Campbell foi nomeada master blender da THE FAMOUS GROUSE em março de 2016, sendo a primeira mulher à frente da equipe cuja responsabilidade é manter o perfil e a qualidade do uísque. Em boa parte do tempo ela está no chamado 106 Sampling Room, na cidade de Glasgow, uma espécie biblioteca que abriga aproximadamente 11.000 variedades de maltes únicos e misturas. É aqui que ela e sua equipe de mais três pessoas tem a responsabilidade de consistentemente chegar ao perfil do THE FAMOUS GROUSE, certificando-se de que cada garrafa será exatamente a mesma que a anterior. Essa talentosa equipe pode cheirar e experimentar mais de 600 amostras diariamente.


Uma experiência única 
Em um país fortemente marcado pela indústria do uísque, a destilaria Glenturret, fundada em 1775, é um dos muitos atrativos da Escócia. Situada na pitoresca Crieff, no coração de Perthshire, a destilaria fica a apenas uma hora das cidades de Glasgow e Edimburgo. Por ser considerado um local carismático e espiritual para a marca, o grupo Edrington, atual proprietário do THE FAMOUS GROUSE, criou, em 2002, a The Famous Grouse Experience, uma experiência totalmente interativa onde os visitantes e turistas podem conhecer um pouca mais da história e tradição da marca. Segundo o diretor geral do lugar, Jeremy Speirs, “Quem se desloca à Escócia quer experimentar uísque. Existem milhares de pessoas ligadas a esta indústria que representa uma grande parte da cultura do país”. “Bebemos um gole de uísque a cada três segundos, por isso percebemos e gostamos do nosso uísque”, explicou.


Nesta destilaria conservam-se os métodos tradicionais de produção de uísque e, além da típica visita para descobrir como se produz e mistura esta bebida, é possível fazer degustações, visitar as caves, criar seu próprio uísque, e até mesmo, comer uma refeição em um sofisticado restaurante. O visitante ficará sabendo que dois dos melhores ingredientes que fazem parte da mistura do THE FAMOUS GROUSE, o The Macallan - considerado o Rolls Royce dos uísques – e o Highland Park, juntam-se a muitos outros para fazer uma bebida única. A visita só não revela os segredos por detrás do uísque mais vendido na Escócia nos últimos 30 anos e que conta com uma participação de mercado superior a 50%. Mais de 100 mil turistas anualmente visitam a destilaria que, hoje em dia, dá continuidade ao negócio fundado pela família Gloag.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A última remodelação do logotipo ocorreu em 2015, onde as cores roxo e vermelho passaram a ser predominantes. Além disso, uma nova tipografia de letra foi adotada. O logotipo também pode ser aplicado em um fundo roxo.


A famosa garrafa do uísque também evoluiu em termos de design e rótulo. A atual garrafa foi apresentada em 2015. O novo design de rótulo remete para as raízes da marca com um twist mais contemporâneo. O contorno da garrafa agora tem linhas mais elegantes e sofisticadas, que enobrecem e valorizam a embalagem.


Os slogans 
Famous for a reason. (2015) 
Be a part of something famous. (2013) 
Welcome to Grouse Country. (2013) 
Scotland’s Favourite Whisky. (2007) 
Beautifully balanced. (2006) 
Something a bit special. (2000) 
Treasure from Scotland. (1961)


Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Lançamento: 1896 
● Criador: Matthew Gloag 
● Sede mundial: Glasgow, Escócia 
● Proprietário da marca: The Edrington Group Limited 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ian Curle 
● Diretor mundial: Glen Gribbon 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 900 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques 
● Concorrentes diretos: Bell’s, Teacher’s, Grants, Ballantine’s, J&B, Cutty Sark, Black & White e White Horse 
● Mascote: Red Grouse 
● Ícones: A perdiz vermelha de seu logotipo 
● Slogan: Famous for a reason. 
● Website: www.thefamousgrouse.com 

A marca no mundo 
Atualmente, o THE FAMOUS GROUSE é uma 4ª marca mais consumida de uísque do mundo, sendo exportado para 100 países, entre os quais Portugal que representa o quarto maior mercado, depois do Reino Unido, Estados Unidos e Grécia. Das variedades de uísque, o THE FAMOUS GROUSE é o mais vendido com uma participação de mercado, dentro dos uísques novos, de 17.3%. Anualmente a marca vende mais de 43 milhões de garrafas do famoso uísque. 

Você sabia? 
A cada três segundos uma dose do uísque THE FAMOUS GROUSE é consumida na Escócia, onde a marca é líder de mercado há mais de 30 anos. 
Em 2012, a THE FAMOUS GROUSE apresentou a maior garrafa de uísque do mundo. Com 1.65 metros e 228 litros de uísque, a garrafa foi enchida em 3 horas, entrando automaticamente no “Guinness World Record”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/3/2017 

7 comentários:

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

QUE BACANA ESTE BLOG, AMAMOS!

[camille paixão|mile] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
[camille paixão|mile] disse...

parabéns pelo blog.
claro, que já está na minha lista.
bjO=o]

feliciano disse...

cara muito bom este blog estav procurando algumas informações sobre a best buy e o encotrei. parabéns!!!
já está adicionado aos meu favoritos para futuras pesquisas e leituras curiosas.
voce possui um blog bem documentado e com uma extensa lista com a história de várias empresas.

Patrícia disse...

Que máximo teu blog! Estava procurando informações sobre o Bubba Gump e outros restaurantes americanos e encontrei esse mundo de história! Muito legal! Parabéns!

Anônimo disse...

Muito esclarecedora a história desse uísque. Quando o vendedor me disse que era o uísque mais vendido na escócia não acriditei, mas agora puder ver ser verdade. Obrigado pelas informações.

Renata disse...

Eu não era fã de wisky mas depois de quase um mês na Escócia virei fã!!! Outro ótimo: BOWNMORE!! Ótimo post!