3.12.08

PUFFS


Lenços de papel geralmente são produtos que nós somente damos valor quando estamos resfriado. É justamente nessa hora que eles se tornam o melhor companheiro. E foi justamente pensando nisso que a marca PUFFS desenvolve lenços de papel de alta qualidade, macios e com vitaminas e hidratantes, que além de cumprirem seu verdadeiro papel, minimizam ou até mesmo evitam que a pele da região nasal sofra com as constantes assoadas.

A história
Tudo começou no final da década de 50 quando a empresa Procter & Gamble, uma das maiores do mundo quando o assunto são produtos para cuidados pessoais, vislumbrou a possibilidade de ingressar em um mercado que se mostrava promissor: o de toalhas de papel. Em vez de desenvolver o produto, resolveu comprar, em 1958, a empresa Charmin Paper Company, uma das maiores nesse segmento. Porém, somente em 1960 que a toalha de papel facial com a marca PUFFS foi introduzida no mercado americano em substituição as antigas produzidas com a marca Charmin, que passaria a produzir somente papel higiênico e papel absorvente. Depois de um começo difícil para uma marca nova no mercado, a PUFFS começou a inovar em 1968, quando lançou as primeiras toalhas faciais de papel com imagens impressas, uma grande revolução para a época.
  
Na década de 70, a marca achou que era a hora certa para se preocupar com a embalagem, e inovou mais uma vez ao lançar no mercado em 1977 as revolucionárias caixas em formato de cubo, que se tornariam um ícone da PUFFS. Na década seguinte a marca introduziu muitas novidades como as toalhas de papel com loção (PUFFS PLUS) em 1987 e as toalhas com loção e adição de Aloe Vera em 1988. Era o início da preocupação com a pele dos consumidores. No final desta década os produtos da marca começaram a ser distribuídos também na região nordeste dos Estados Unidos.
  
Na década de 90, já com distribuição por todo país, a marca introduziu muitos produtos inovadores como as toalhas com folhas reforçadas (PUFFS EXTRA STRENGHT), a embalagem com duas caixas e a embalagem para viagem (conhecida como PUFFS TO GO) contendo apenas 12 unidades, a toalha de papel com loção, Aloe Vera e Vitamina E, que teve as vendas iniciada nacionalmente em 1996, as caixas cubos com designers divertidos e modernos, e em 1998, as toalhas com papel mais grosso e resistente. No final desta década, em 1999, a marca PUFFS foi lançada no Canadá. No início de 2000 toda a linha de produtos da marca foi aperfeiçoada com a utilização da tecnologia Air-Dried Technology (TAD), tornando o papel mais macio, absorvente e que não provocava irritação em contato com a pele.


Recentemente a linha de produtos foi ampliada com o lançamento das toalhas de papel com loção e camomila (substância conhecida por seus efeitos calmantes) em 2005, toalhas de papel com mais loção em 2006, toalhas de papel com essência de VICK VAPORUB (um dos produtos de maior sucesso da marca) em 2007 e as toalhas de papel com um leve toque de Shea Butter (conhecida popularmente como Manteiga de Karité), que contém vitaminas A e E, ideais para a hidratação da pele, lançadas em 2008. Outra novidade foi o lançamento, pioneiro na indústria, que permite aos consumidores, através do site da marca, personalizar as embalagens cubos dos produtos com vários temas ou com os personagens da marca (a turminha THE PUFFS PALS), que depois são enviadas via correio, estimulando assim a compra de toalhas de papel facial para serem dadas como divertidos presentes ou lembranças. A marca PUFFS também é muito popular devido ao slogan “A nose in need deserves Puffs indeed”.
  
As divertidas mascotes
A marca PUFFS se tornou extremamente popular nos Estados Unidos e Canadá em virtude de suas adoráveis e simpáticas mascotes: uma turminha chamada THE PUFFS PALS. Composta por 9 personagens animados (TOM, SAM, STAN, KAREN, WINNIE, OLIVER, DAISY, PETER e JENNY), eles são charmosos, espertos e divertidos, sendo presença constante nas campanhas publicitárias e embalagens da marca. Cada um dos personagens, com personalidades distintas, demonstra, através de situações, a melhor maneira de utilizar os produtos PUFFS, além de tratarem do assunto do resfriado de uma maneira didática e muito divertida.
  
A evolução visual
A identidade visual da marca PUFFS passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem moderna e mais serena. A última mudança ocorreu em 2012.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1960
● Criador: Procter & Gamble
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Robert McDonald
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 2 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Cuidados pessoais
● Principais produtos: Lenços e toalhas de papel
● Principais concorrentes: Kleenex e Scotties
● Ícones: A caixa em formato de cubo
● Mascote: The Puffs Pals
● Slogan: A nose in need deserves Puffs indeed.
● Website: www.puffs.com

A marca no mundo
A marca PUFFS tem seus produtos comercializados somente nos Estados Unidos e Canadá, sendo uma das líderes de mercado ao lado da tradicional KLEENEX. Hoje em dia a marca comercializa quatro versões do produto.

Você sabia?
As toalhas faciais de papel PUFFS são produzidas somente com madeira proveniente de áreas de reflorestamento.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/7/2012

Um comentário:

Fernando Paim disse...

vai ficar muito bom o blog, informativo e divertido. parabens
e vcs tbm podiam transforma-lo em site(www.mundodasmarcas.com.br), ne.
abraços