1.12.08

PUKET


Além de esquentar os pés, as meias servem também para deixar um visual mais descolado. Não é de hoje que existe uma preocupação por parte dos fabricantes de meias em agregar qualidade, tendências de moda e funcionalidade aos produtos. E uma das primeiras a perceber isso foi a PUKET, com suas meias coloridas e uma infinidade de modelos irreverentes como as listradas, lisas, com bichinhos e olhinhos nas pontas. Com tudo isto, a PUKET destaca-se no setor de moda íntima nacional e internacional, reconhecida por combinar inovação, criatividade, bom humor e irreverência à melhor matéria prima e tecnologia do mercado, oferecendo coleções divertidas e irreverentes de lingeries, pijamas e meias que despertam o bom humor e a alegria na hora de se vestir.

A história
A história da PUKET começou em 1988 quando os irmãos Adolfo e Cláudio Bobrow fundaram a IMB Têxtil, uma pequena empresa para a produção de meias. A PUKET já nasceu com a tradição de uma família que atuava no setor têxtil há mais de 70 anos. Sua primeira unidade industrial foi implantada com o objetivo de fabricar meias para a empresa da família. Não demorou muito para que os irmãos resolvessem realizar um sonho: oferecer ao mercado brasileiro produtos que combinassem a melhor matéria prima e tecnologia com boas doses de bom-humor, criatividade, design e irreverência. Assim, os irmãos decidem abandonar o caminho das tradicionais meias brancas ou pretas e investem para inovar, introduzindo uma cartela de cores da moda no segmento de meias infantis e na criação de meias com estampas. Imediatamente, Adolfo lembrou-se de uma viagem maravilhosa e inesquecível que havia feito para uma linda ilha, encantadora, divertida, onde tudo funcionava à perfeição e onde tinha vivido uma experiência alegre e encantadora: a ilha PHUKET, localizada na paradisíaca costa da Malásia. Surgia assim a inspiração para o nome da nova marca.


Outra estratégia adotada pela empresa foi atrair consumidores para a marca utilizando conceitos como irreverência, bom-humor e cores fortes. Esse posicionamento é percebido no portfólio da PUKET, recheado de produtos das mais diversas cores e estampados com uma infinidade de desenhos de forma a atrair o público feminino, principal consumidor da marca. Outra forma de se diferenciar da concorrência foi no design de produtos. A PUKET possuía meias de todos os tipos, como as especiais para o uso com chinelos, com divisões para os dedos, ou outra que os deixava de fora. A venda de produtos licenciados também foi outra estratégia adotada. Entre os personagens que estampam as meias da marca hoje em dia estão Garfield, Barbie, Snoopy e até marcas como Coca-Cola e Wilson, um tipo de negócio que representa 30% dos produtos da empresa.


O próximo passo foi investir no segmento de franquias. Em 2003, a PUKET abriu sua primeira loja própria no Shopping Villa-Lobos em São Paulo, com o objetivo de reforçar a marca e seus conceitos. Para isso, lançou mão de uma decoração colorida e foco na exposição de produtos até mesmo como objeto de decoração, onde a falta de vitrine, curiosamente, buscava atrair o consumidor para dentro da loja com o objetivo de conhecer de perto os produtos coloridos da marca. O resultado era expresso em números. A loja própria da PUKET passou a vender três a quatro mil pares de meia por mês, enquanto que, na soma das vendas em lojas multimarcas em um mesmo shopping, não passava de algumas centenas. Curiosamente a força da marca também foi percebida nessas mesmas lojas, que apresentaram aumento significativo de vendas.


A expansão da rede de lojas veio com a implantação do sistema de franquias, iniciado em 2004. O sucesso permitiu investir também na linha de lingeries e pijamas. Hoje, esse negócio representa 15% das vendas, porém, 50% dentro da rede de franquias. Em 2006, a marca conquistou o Selo de Excelência em Franchising pela qualidade e excelência em franquias. Em 2009 a PUKET comemorou o sucesso de seu projeto de expansão em franquias, que incluiu a abertura da primeira unidade internacional na Venezuela no mês de setembro, e inaugurações de franquias em muitas cidades brasileiras como Curitiba (PR), Maringá (PR), Santo André (SP), Juiz de Fora (MG), Ribeirão Preto (SP), entre outras localidades, além da apresentação da marca Simpls by Puket – inédito conceito de calçado que levou o grupo IMB Têxtil a integrar o mercado calçadista. Para o lançamento do novo produto a PUKET agregou toda sua experiência, irreverência e tecnologia para criar uma nova proposta de calçado que aliava o conforto do tênis com a versatilidade da meia. O resultado foi um produto totalmente diferente de tudo que existia no mercado. Para chegar ao produto final foram necessários dois anos de intensas pesquisas e um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. O novo produto oferece quatro linhas: Doll, Collors, Candy e Lace, cada uma com característica própria, estampas e cartela de cores, o que possibilita uma infinidade de combinações.


A expansão da PUKET ocorreu também para a região nordeste, onde a inédita coleção moda praia (biquínis) prometia fazer enorme sucesso. Os biquínis que compõem a primeira coleção moda praia foram frutos de uma demanda por parte das consumidoras que apreciam a linha de lingeries fashion, desenvolvidas com design, cores e estampas inspiradas nas tendências de moda. Para os próximos anos, a meta da empresa é atingir a marca de 150 franquias distribuídas em todo o país, além de unidades em outros países da América Latina e no Oriente Médio. No início de 2013 o grupo Dobrevê (proprietário da marca Malawee) anunciou a compra de uma participação significativa da PUKET. Outra novidade foi a estreia da marca no comércio eletrônico, criando assim um novo canal de venda com distribuição em todo o país, estreitando laços com seus consumidores.


Os produtos
Atualmente a PUKET possui um perfil inovador no desenvolvimento de produtos e rigoroso controle de qualidade, destacando-se como uma das maiores empresas no mercado de meias do Brasil. Conta com 8% de participação no mercado nacional, vendendo anualmente mais de 17 milhões de pares de meia e 3 milhões de peças das coleções de roupas íntimas. A empresa é líder no segmento de meias soquetes femininas e também detém a liderança no segmento infanto-juvenil. Também atua como licenciada de grandes marcas, tais como Wilson, Bad Boy, Capricho, Garfield, Snoopy, Marvel Comics, Homem-Aranha, Super-Homem e Penélope Charmosa. A linha de meias da PUKET é composta por mais de 500 modelos diferentes por coleção, divididos em: RN (recém-nascido), baby, júnior, teen boy, teen girl, feminina, masculina, esportiva e meia-calça. Sua linha de meias é dividida ainda em três estilos: Básico, Fashion e Divertido. São meias para todas as ocasiões – lisas, listradas, polainas, esportivas, sociais e as famosas soquetes desenhadas.


A marca segue tendências internacionais em suas coleções e isso não é de hoje. Desde a sua fundação, a PUKET desenvolvia suas coleções com estilistas e designers e já produzia impecáveis catálogos. As coleções de meias seguem as tendências de cada estação e a equipe de desenvolvimento realiza pesquisas constantes por meio de viagens internacionais, birôs especializados, Internet, revistas e principalmente utilizando muita criatividade. Cada vez mais os consumidores querem se sentir únicos. O processo de customização é a grande tendência; nesse conceito, os acessórios passam a ter uma importância cada vez maior para compor um visual diferenciado e descolado. Além das tradicionais meias, a PUKET possui uma linha especial chamada PUKET TECH (desenvolvida a partir de microfibras de alta tecnologia que não observe o suor gerado pelo corpo durante a prática esportiva, facilitando assim a evaporação, melhorando a respiração da pele e reduzindo a temperatura do pé), uma linha de roupas íntimas, pijamas (linha Homewear, que oferece mais de 30 modelos com duas coleções por ano), moda praia (biquínis), acessórios como chaveiros, cachecol, bótons, porta-trécos e uma linha de sapatilhas coloridas, produzidas com solado de borracha e um tipo de tecido semelhante ao utilizado em meias. Assim é a PUKET. Uma marca irreverente, bem-humorada e divertida que enxerga seus pés, pijamas e lingeries sob um ponto de vista diferente e lúdico.


As lúdicas lojas
As lojas PUKET foram idealizadas pelo famoso arquiteto Marcelo Rosenbaum especialmente para proporcionar uma experiência de compra diferente, divertida e encantadora. Com produtos carregados de humor, todo o ambiente da loja transmite a essência da marca. A ausência de vitrine, o acesso fácil aos produtos e a programação visual criaram uma atmosfera lúdica para contagiar os consumidores. O envolvimento tem início na porta da loja. O cliente pode pegar sua sacola de compra e mergulhar no universo de produtos coloridos e divertidos, todos ao seu alcance, bem distribuídos e expostos, garantindo total comodidade. Coleções divertidas e irreverentes de lingeries, pijamas e meias compõem o universo da loja, que desperta o bom humor e a alegria nos consumidores. Se preferir ele pode pedir auxílio a uma das consultoras. Ela certamente saberá recomendar o modelo ideal de meias, pijamas ou lingeries que o consumidor procura.


A irreverência de seus pontos de venda pode ser vista há tempos, quando a empresa realizou a festa do pijama em suas lojas, com todas as consultoras vestidas a caráter, criando um clima ainda mais descontraído. Para que a experiência do consumidor seja sempre inédita, as lojas mudam de cara a cada vinte e um dias. Desde 2010, suas lojas defendem o conceito de “happywear”, roupas que pretendem ser divertidas e confortáveis.


As ações de marketing
Nas ações promocionais da marca, a PUKET procura reforçar a irreverência e o bom humor, como na promoção “Tá Chato? Veste Puket”, um concurso cultural onde os consumidores podiam participar também pelo Orkut, assistindo a vídeos hilários da campanha, que mostravam todos os tipos de chatos. Diferente do universo PUKET, que é colorido, ousado, jovem e divertido, os filmes retratavam momentos de pessoas chatas e irritantes: uma emergente que ama Nova York, um engessado que insiste em tomar água e escovar os dentes, uma hipocondríaca um tanto quanto obsessiva, uma adolescente nada afinada, uma patricinha vítima da moda, um “daminho” de honra sendo preparado para o casamento de sua tia solteirona e uma garotinha que, fantasiada, tinha a grande missão de brilhar como margaridinha. A empresa também inovou ao dar de brinde chocolates Nestlé para quem comprasse as meias e lingeries com estampas e aromas inspirados no alimento, em uma ação conjunta com a multinacional de origem suíça.


Em 2010, a empresa reposicionou marca PUKET e lançou conceito “Isso é Happywear”, que representa alegria por meio de suas peças e literalmente conversa com o lado emocional do consumidor de uma forma lúdica. Happywear é confortável como o underwear, colorida e fashion como o streetwear, prática como o sportswear e divertida como só a PUKET. Para isso foi desenvolvida uma tipologia especial para a marca PUKET, colorida e que remete a balas “jujubas”. A nova identidade estava presente não apenas nas campanhas, mas também nas lojas, ações de ativação e uniformes das vendedoras.


A evolução visual
A identidade visual da marca evoluiu com o decorrer dos anos. Primeiro adotou a cor laranja. Depois um círculo da mesma cor foi inserido no logotipo. E mais recentemente ganhou uma tipografia de letra mais divertida e alegre para expressar a personalidade da marca. Além disso, o logotipo se tornou extremamente versátil com aplicações de diferentes cores na circunferência (amarelo, laranja, azul, roxo, rosa), criando assim um forte ícone que enaltece a personalidade irrequieta, criativa e mutante da marca.


Os slogans
Isso é Happywear. (2010)
Tá Chato? Veste Puket.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1988
● Fundador: Cláudio e Adolfo Bobrow
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: IMB Têxtil
● Capital aberto: Não
● Presidente: Cláudio Bobrow
● Faturamento: R$ 100 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 2
● Lojas: + 100
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos: Meias, roupas íntimas, pijamas e acessórios
● Concorrentes diretos: Lupo, Love Secret, Hope e Scala
● Ícones: As meias super coloridas
● Slogan: Isso é Happywear.
● Website: www.puket.com.br

A marca no mundo
A empresa possui mais de 100 lojas no Brasil, além de vender seus produtos em mais de 8.000 pontos de venda como lojas multimarcas, lojas de departamento e catálogos, como por exemplo, o da Avon. Com mais de 500 colaboradores diretos e um parque industrial localizado em São Paulo, a empresa recentemente inaugurou sua segunda unidade fabril na cidade de Campo Grande (MS) totalizando uma área produtiva de 9.000m². A Europa e a América Latina também não resistiram à contagiante alegria da PUKET. Com sotaque e design autenticamente brasileiros, hoje os produtos PUKET são exportados para países como Venezuela (onde possui duas lojas próprias), França (podem ser encontrados na sofisticada Galleries Lafayette), Grécia, Espanha (na tradicional El Corte Inglés), Portugal, Rússia, México, entre outros.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 28/5/2013

5 comentários:

Guilherme Lopes disse...

Parabéns pelo blog/site! Sempre visito, mas nunca comentei.

Outra coisa, o site da PUKET tem o .com.br

; )

Anônimo disse...

Olá! Encontrei seu blog quando fazia uma pesquisa sobre a Heineken pra faculdade. ADOREI! Parabéns! O blog é super organizado com boas imagens e informações úteis! Obrigada pelas informações! Vou salvar nos meus favoritos pra dar uma olhada com mais calma depois e pra consultar nos próximos trabalhos.. Heheh.. Beijos!

Eduardo disse...

Comprei de um site chamado Primeira Gaveta. Achei bem legal, veio embalado em papel de seda e com um sabonetinho de brinde.

Rosana disse...

Gostaria de agradecer a Puket pela iniciativa da campanha do agasalho 2009 e a todos os seus colaboradores. Somos uma ONG situada na periferia da zona leste e a doação para a nossa organização foi de grande valia!!! Com certeza a Puket conseguiu no mínimo anenizar o frio de várias pessoas, parabéns e obrigada pela iniciativa. Equipe da Obra Social da Paróquia de São mateus Apóstolo.

Chinitos disse...

Olá,
sabe me dizer onde encontroas meias a venda em Portugal, Tenho alguns pares que vieram do Brasil e gosto muito destas meias