20.1.09

CHILI'S GRILL & BAR


Os principais atributos da rede de restaurantes casuais CHILI’S são: ambientes com atmosfera descontraída, um variado serviço de bar e um cardápio baseado na Southwestern Cuisine, composto por uma boa e deliciosa gama de petiscos, muitos deles com temperos picantes e saborosos, de olho em um público que gosta de curtir saborosas refeições e o happy-hour de uma forma animada. 

A história 
A rede CHILI’S GRILL & BAR foi fundada por Larry Lavine no dia 13 de março de 1975 na cidade de Dallas, estado americano do Texas, como uma típica “hamburgueria” com ênfase em temperos mexicanos. Seu primeiro restaurante, inaugurado em uma reformada agência dos correios na Avenida Greenville, possuía um ambiente informal, com um cardápio diversificado (com ênfase nos hambúrgueres e batatas fritas, que ao invés de serem servidos em pratos, chegavam às mesas em pequenas cestas), boa cerveja e preços convidativos. O novo restaurante servia comida ao estilo “tex-mex”, a qual utiliza como base a culinária texana com influência da mexicana. O nome CHILI’S (inspirado na “chili pepper”, que significa um tipo de pimenta em espanhol) foi escolhido por uma óbvia razão: o tempero dos pratos do cardápio geralmente era forte e carregado de pimenta. Mas o diferencial do nome estava na apóstrofe, representada por uma pequena pimenta. Como forma de promover o restaurante recém-inaugurado, margaritas eram vendidas a apenas US$ 1.50, um grande chamariz para um público que procurava momentos de relaxamento e diversão.


O restaurante casual (um conceito que explora a faixa intermediária entre o fast-food e o restaurante tradicional) provou ser um verdadeiro sucesso entre a população local, formada por muitos imigrantes mexicanos, atraindo um público variado, que ia desde adolescentes até famílias inteiras, especialmente em virtude de sua versão picante de hambúrguer, suas generosas porções de batata fritas, suas jovens e atenciosas garçonetes, e sua decoração tipicamente texana com chão de madeira, móveis rústicos, iluminação aconchegante e muitos objetos pendurados nas paredes e teto, como placas de trânsito, além de souvenires colocados em estantes. No dia 18 de novembro de 1976 uma segunda unidade foi inaugurada na cidade de Houston, também no Texas. No início da década de 1980 já existiam 22 unidades da rede espalhadas pela região. Em 1983, Larry vendeu a CHILI’S GRILL & BAR, então com 23 unidades espalhadas por seis estados americanos, para o executivo Norman Eugene Brinker e sua mulher Nancy. Já no ano seguinte a rede veiculou seu primeiro comercial de televisão para promover suas fajitas, mais novo item de seu cardápio.


Sob o comando do casal, nas duas décadas seguintes, a rede viveu uma fase de forte crescimento dentro dos Estados Unidos, introduziu novidades como o cardápio para crianças, novos pratos como saladas, sanduíches de frango, asinhas de frango fritas e as famosas costelas ao molho barbecue (lançada em 1986 e famosa pelo jingle “I want my baby back, baby back, I want my baby back, baby back, baby back...Chiiilliiiis baby baaack riiibbs!”), aumentou a variedade de drinques alcoólicos, além de transformar a pimenta, símbolo da marca, em presença constante em seus restaurantes, colocando réplicas gigantes, feitas de fibras de vidro, no lado de fora dos estabelecimentos. Em 1991 a rede inaugurou suas primeiras unidades no Canadá e, no ano seguinte, no México, iniciando assim sua expansão internacional. No restante da década a rede se expandiu para o Oriente Médio, além de inaugurar, em 1994, uma unidade no Egito e, em 1997, na Coréia do Sul. Em 2000, a CHILI’S começou a vender seus tradicionais vale-presentes. A rede inaugurou sua milésima unidade no dia 3 de agosto de 2004 em Dallas, e dois dias depois, abriu seu primeiro restaurante na Europa, localizado na base aérea de Ramstein na Alemanha.


Nos últimos anos a rede inaugurou restaurantes em pequenas cidades, grandes centros comerciais, shoppings, aeroportos e até em uma base militar (aberto no dia 27 de outubro de 2003 na base americana de Kadena no Japão). Além disso, introduziu em alguns restaurantes o sistema de entrega a domicílio, batizado de CHILI’S TO GO. A partir de 2007 a empresa começou a desenvolver sua presença no mercado da América Latina, inaugurando restaurantes no Equador, Peru e Venezuela, além de México, Guatemala e Honduras. Foram 20 inaugurações na América Latina, que atualmente conta com mais de 90 restaurantes da rede. Em 2009, a rede comemorou a inauguração do restaurante internacional de número 200, localizado em Bangalore, na Índia.


O apetite da CHILI’S se deve a fatores estruturais e estratégicos. Sem espaço para crescer nos Estados Unidos, a rede apostou suas fichas na internacionalização. Nos últimos cinco anos, o grupo vem mantendo a incrível marca de um restaurante aberto por semana fora dos Estados Unidos. Depois de inaugurar seu primeiro restaurante na Rússia, no mês de setembro de 2011, a rede americana abriu sua primeira unidade no Brasil, localizada no bairro de Moema. Para a versão nacional, o cardápio foi adaptado ao gosto do público brasileiro, com itens de venda exclusiva no país como picanha, caipirinha e salada de frutas, entre outros. Porém, a rede americana fracassou no mercado brasileiro, fechando sua loja no mês de agosto de 2013. Mais recentemente, em 2014, a marca ingressou em um novo segmento ao lançar a CHILI’S AT HOME, uma linha de aperitivos e pratos prontos congelados para serem vendidos em grandes varejistas. Atualmente a rede continua apostando nas suas marcas registradas: ingredientes de qualidade, porções generosas e ambiente aconchegante.


Como parte de uma longa tradição, cada restaurante da rede possui pelo menos uma fotografia pendurada de ponta cabeça. Além disso, uma loja da rede somente é inaugurada se tiver uma cópia fiel do cardápio original (foto abaixo) da primeira unidade, aberta em 1975 na Avenida Greenville, na cidade do Dallas, estado americano do Texas. O cardápio original continha cinco tipos de hambúrgueres, batatas fritas caseiras, tacos, margarita, sangria e cervejas.


O cardápio 
O cardápio da CHILI’S GRILL & BAR é composto por mais de 50 itens, e tem respeitado as preferências gustativas de cada país se adequando quando necessário. Os itens mais populares são: asinhas de frango fritas (Chicken Crispers); costela ao molho barbecue (Baby Back Ribs), Fajitas; Nachos; os tradicionais hambúrgueres (conhecidos como Big Mouth Burgers, alguns deles com versões apimentadas, introduzidos em 1996); sanduíches variados (de frango, carne desfiada e peito de peru); batatas fritas coberta com queijo, batatas com jalapeño e bacon (Texas Cheese Fries); porções de 4 mini-hambúrgueres com bacon defumado, queijo, cebolas refogadas e molho caseiro (os famosos Big Mouth® Bites); tortillas com recheio de frango, legumes, feijão preto, pimenta e milho (Southwestern Eggrolls); burritos; peixes e frutos do mar (salmão, tilápia e camarão); carnes; saladas (de camarão, frango desfiado, a tradicional Caesar e muitas outras); além de combos (como por exemplo, o Triple Dipper™, que combina três deliciosos aperitivos com molho em um só prato) e deliciosas bebidas.


No cardápio de sobremesas as estrelas são o popular Molten Chocolate Cake (bolo de chocolate servido quente, com cobertura de chocolate e uma bola de sorvete de baunilha no topo) e o Chocolate Chip Paradise Pie (barra de chips de chocolate, nozes e coco, coberta por sorvete de baunilha, caramelo e calda de chocolate quente). A maioria dos restaurantes contém ainda um enorme e decorado bar chamado de MARGARITA BAR, onde os clientes podem saborear muitos drinques, entre eles inúmeras variedades diferentes de margaritas. Uma de suas bebidas ícones é a Presidente Margarita, criada em 1994, e cuja receita leva tequila Sauza, conhaque Presidente, licor Cointreau e uma rodela de limão.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A identidade visual original da marca era composta pelo nome da marca (onde as letras H e L eram interligadas), uma pimenta que substituía a apóstrofe e a frase Grill & Bar abaixo. Esse logotipo recebeu uma atualização anos depois, com o design da pimenta ganhando uma versão mais moderna.


Em 2002 o logotipo da CHILI’S passou por uma reformulação, sendo modernizado e dando total ênfase à pimenta, principal símbolo de reconhecimento da marca junto ao público, seguida apenas da letra S. No novo logotipo o cabinho da pimenta fazia a função da apóstrofe. Além disso, a frase “Grill & Bar” foi eliminada. Esse logotipo podia ser aplicado também na versão 3D. Também existia um logotipo alternativo (imagem à esquerda).


Em 2011 a CHILI’S apresentou sua nova identidade visual. A pimenta foi redesenhada, ganhando um visual mais limpo, com o talo, que de forma inteligente age como uma apóstrofe, se tornando ainda mais claro. Já o logotipo alternativo (imagem à esquerda), com o nome da marca (agora escrito em vermelho), ganhou uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
More LIFE happens here. (2014) 
Pepper in some fun. (2008) 
Fun. Fresh. Flavourful. 
Grills like no place else.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 13 de março de 1975 
● Fundador: Larry Lavine 
● Sede mundial: Dallas, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Brinker International, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Doug Brooks 
● CEO: Wyman Roberts 
● Presidente: Kelli Valade 
● Faturamento: US$ 2.9 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1.609 
● Presença global: 31 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 100.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Comidas, aperitivos, bebidas e sobremesas 
● Concorrentes diretos: Applebee’s, Friday’s, Outback Steakhouse, Hooters e Ruby Tuesday 
● Ícones: A pimenta 
● Slogan: More LIFE happens here. 
● Website: www.chilis.com 

A marca no mundo 
A rede possui mais de 1.600 restaurantes (40% deles operando sob o sistema de franquia) em 31 países ao redor do mundo, tendo nos Estados Unidos (onde está presente nos 50 estados com mais de 1.255 restaurantes) e Canadá seus maiores mercados. A rede serve mais de 1 milhão de clientes todos os dias. De Porto Rico, ao Egito, passando pelos Emirados Árabes, a CHILI’S é a marca de maior presença mundial da empresa Brinker International, com faturamento de US$ 2.9 bilhões anualmente.  
Você sabia? 
Cada restaurante CHILI’S gera, em média, 90 postos de trabalho diretos, e fatura US$ 3 milhões anualmente. 
Os funcionários da rede são chamado carinhosamente de ChiliHeads


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/1/2017

2 comentários:

Vinícius Bento disse...

Só uma correção... Eu sou weiter do Chilli's Brasil e ainda não inauguramos... A inauguração será no dia 21/09/2011.

E outra curiosidade: Uma loja do Chilli's só abre se tiver uma cópia fiel do primeiro cardápio da primeira loja que foi aberta na Avenida Greenville, Dallas, Texas.

No mais está tudo perfeito!


Abraço,

Claudia disse...

infelizmente o Chilis fechou as portas no Brasil.